22 fevereiro, 2025

AMZALAK, Moses Bensabat -
PALÁDIO E A EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA.
Por... História das Doutrinas Económicas da Antiga Roma. Lisboa, [s.n. - Composto e impresso na Tipografia da Editorial Império, Lda. - Lisboa], 1953. In-8.º (19x12 cm) de 21, [7] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante ensaio tendo como tema Padádio, escritor e agrónomo romano do século  IV, e a sua doutrina de economia agrícola.
"Públio Rutílio Tauro Emiliano Paládio -, a cujo respeito, os historiadores hesitam em situar a sua carreira entre os séculos II e IV -, é o último dos scriptores de re rustica, isto é, o último do autores latinos que escreveram sobre agricultura.
Tudo nos leva a crer que Paládio viveu no século IV, pois no seu livro De re rustica refere-se a Gargilius Martialis, que morreu em 25 de Março de 260; mas isto não basta, Cassiodoro faz menção de Paládio numa passagem escrita em 540; e o facto de Paládio ter dedicado o 14.º livro do seu trabalho a Pasiphilo que viveu nos fins do século III, leva à conclusão de que Paládio viveu no século IV.
Paládio deixou-nos só o seu livro acerca de agricultura. Este trabalho é constituído por uma introdução sobre os preceitos gerais da agricultura; os livros seguintes , até ao décimo-terceiro, têm cada um por título um mês do ano, e contêm uma resenha detalhada dos trabalhos agrícolas que se devem realizar no respectivo mês; o livro décimo-quarto é constituído por um poema sobre a enxertia.
Apenas no primeiro livro nos ocuparemos, pois só nele encontramos ideias gerais sobre a exploração agrícola.
O fim que Paládio teve em vista com o seu trabalho foi tratar, em estilo simples, claro e preciso, de tudo o que dissesse respeito às «diversas espécies de cultura, aos currais, às construções rurais, à descoberta de nascentes de águas, e em geral a tudo o que se referisse a coisas ou indivíduos que entrem na exploração agrícola, tendo em vista obter satisfação ou lucro. «Procurarei - continua Paládio - a seguir a ordem dos meses e tratar assim sucessivamente de cada planta e da sua educação». Tal foi o sistema seguido por Paládio no seu livro."
(Excerto do preâmbulo - Paládio e a Exploração Agrícola)
Índice:
Paládio e a Exploração Agrícola - a) Orientação e método. b) Condições de uma boa exploração agrícola; escolha do terreno e sua localização. c)A fecundidade da terra; d) As construções agrícolas e a sua mais conveniente disposição. e) A água na agricultura, e sua utilização como força motriz. f) O trabalho e as alfaias agrícolas. g) Conclusão.
Exemplar em brochura, por abrir, bem conservado.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário