segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Pé na tábua!

Foi um ano intenso. Chegou e saiu voando, mas não sem antes trazer grandes alegrias para este que vos escreve. Apesar do pouco tempo para o blog, muita coisa bacana aconteceu envolvendo o mesmo, por isso, estejam certos de que em 2013 continuaremos na ativa, divulgando e preservando a memória do nosso automobilismo gaúcho.

Aproveito para agradecer a todos que colaboraram para manter o blog funcionando, dividindo memórias e registros da história. Muito obrigado!

Tudo de bom para todos nós, fé em Deus e pé na tábua! 
 
O blog ficará no box a partir de hoje, voltando dia 4 de janeiro. Até lá!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Desafio da Semana

Verdadeira relíquia recebida recentemente. Tem muito mais, mas até lá tentem identificar o local, o ano e os "motoristas".
 

Mãos à obra!

sábado, 22 de dezembro de 2012

Os personagens da 32ª 12 Horas de Tarumã - Final

Fechando a classificação ilustrada das 12 Horas, hoje o destaque fica para a turma da parte de cima da tabela.
 
 
13º) #27 - Rodrigo Machado/Sérgio Pereira/Cacó Pereira (Classe I, MXR Nissan V6), a 104 voltas. Largou em 33º.


12º) #19 - Vicente Daudt/Fernando Poeta/Duda Rosa/Mateus Stumpf/Carlos Kray (Classe I, Lamborghini LP560), a 102 voltas. Largou em 7º.


11º) #25 - Ney Faustini/Edson Ferreira/Rodrigo Garcia (Classe IV, Montana), a 88 voltas. Largou em 10º.


10º) #1 - Felipe Roso/Vinicius Roso/Fernando Stédile/Cláudio Ricci (Classe I, Tango Audi Turbo), a 65 voltas. Largou em 6º.


9º) #11 - Airton Diehl/Gustavo Dal'Bosco (Classe V, Gol), a 38 voltas. Largou em 22º.


8º) #143 - Paulo Machado/Marcos Voges/Ramiro Tissot (Classe IV, Opala), a 38 voltas. Largou em 23º.


7º) #5 - Geciel de Andrade/Pedro Castro/Bruno Justo/João Carlos de Andrade (Classe I, Tubarão Ford Duratec Turbo), a 38 voltas. Largou em 3º. 

 
6º) #12 - Fernando Nose/Fernando Trennepohl/Claudiomir Spagnol (Classe IV, Corsa), a 31 voltas. Largou em 31º.


5º) #222 - \Luis Halmenschlager/Reinaldo Halmenschlager/Rodrigo Bonora/Franco Daver (Classe V, Gol), a 24 voltas. Largou em 26º. CAMPEÃO CLASSE V. 


4º) #3 - Cali Crestani/Fernando Mello (Classe IV, Maserati), a 21 voltas. Largou em 15º.


3º) #9 - Ricardo Kreuz/Renato Kreuz/JKreuz/João Batista Rodrigues (Classe I, MXR Audi Turbo), a 8 voltas. Largou em 8º. 


2º) #111 - Carlos Belleza/Vilson Jr/Paulo Rutzen/Odilon Menezes/Jeferson Puhl (Classe IV, Maserati), a 7 voltas. Largou em 19º. CAMPEÃO CLASSE IV. 

 
1º) #10 - Pierre Ventura/João Cardoso Jr/Felipe Toledo/Gustavo Martins/Cristiano Almeida (Classe I, MXR Audi Turbo), 467 voltas em 12:00:12.154 (média de 118,23 km/h). Largou em 2º.

Fonte das imagens: arquivo pessoal.

Panchos e Chorizos

Bem que a turma tentou, mas dessa vez, o Desafio da Semana venceu. Também pudera, aquela imagem do Dodginho era complicada e não dava nenhuma pista de quem o pilotava. A unanimidade ficou por conta da pista, que todos facilmente reconheceram como sendo em Rivera, no autódromo Eduardo Cabrera. Por falar nisso, o autódromo está em reformas desde o início de 2011, com direito ao reasfaltamento, reconstrução da torre e ampliação do traçado. Bem que caberia uma excursão da nossa pilotada para participar de uma prova por aquelas bandas. Já havia comentado isso aqui tempos atrás. Já pensaram uma prova, estilo "Torneio de Verão" feita lá junto com os uruguaios? Seria muito legal.

Mas voltando ao ponto, o piloto do #32 bem que poderia ser o Arlindo Marx, que além de inúmeras vitórias no Uruguai, sempre correu com este numeral, porém aquele carro era pilotado pelo José Fernando Schlosser, de Santa Maria. O carro era patrocinado pela revenda Dodge de Santa Maria, a Miorin Mello e Cia Ltda.

Foi ele que entrou em contato com o blog, trazendo várias informações da época em que competiu, além de aumentar o acervo do blog com diversas imagens daquela época.

Fernando começou a competir em meados dos anos 70, na maioria das vezes nos autódromos uruguaios com carros turismo. Correu em Salto, Melo, El Pinar e Rivera. Aquela imagem do Dodginho é de 1977. Ele lembra que a competição se chamava "Torneio Fronteiras Irmãs" e a maioria dos pilotos era do Uruguai. Ele escreveu: "era uma época muito romântica. Alguns viajavam com os carros de corrida. A pista era muito curta, muito óleo na pista, largadas queimadas, mas fora da pista muita parceria. Em uma das provas passei a noite ajudando um uruguaio a refazer o motor do carro dele. Até hoje tenho amigos desta época. Imagina que na noite de sábado, para promover as corridas, alinhavamos dois a dois e fazíamos uma arrancada em plena Av. Sarandi, em Rivera. E no domingo, dê-lhe pancho e chorizo com pão."

Ainda no final dos anos 70, Fernando participou de provas do Torneio Passat que aconteceram no Rio Grande do Sul, entre Tarumã e Guaporé. Entre 1982 e 83, Fernando competiu em provas do Campeonato Gaúcho de Kart. A partir de 1984 ele passou a fazer dupla com Paulo Barreto novamente nas provas de turismo. A dupla guiou um Passat. O #15, amarelo que aparece nas imagens abaixo era preparado pelo Ruy Dornelles, que também fazia o carro do Délcio Dornelles. Depois disso, entre 1988 e 1989, a preparação ficou a cargo do Romeu Franzoni. Eventualmente a ida ao Uruguai acontecia, como pode ser visto nas últimas imagens, provavelmente em 1989 ou 90.


Antes de pendurar o capacete, Fernando ainda participou de algumas provas do regional de Fórmula Ford de 1990, sempre em parceria com Paulo Barreto.

Por fim, Fernando registrou: "foi muito legal ver no blog as nossa fotos e as dos pilotos que correram conosco. Participei daquele período em que corriam grandes pilotos como "Bocão", Anor, Buneder, "Castrinho", Cristina, delegado Ribas, Fornari, professor Quadrado, entre outros que marcaram época. Sempre tivemos muitas dificuldades, pois eu trabalhava como engenheiro em uma empresa metalúrgica e nunca podia treinar nos autódromos, mesmo assim foi um período muito bonito e do qual tenho muito carinho. Fiz poucas amizades, mas todas elas muito sinceras."


Abaixo alguns registros da trajetória do Fernando nas pistas. Agradeço a ele pela colaboração.









 
Fonte das imagens: arquivo Fernando Schlosser (algumas fotos Vilsom Barbosa).

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Os personagens da 32ª 12 Horas de Tarumã - Continuação

Bem atrasado, mas antes que o mundo acabe, voltamos com a classificação ilustrada das últimas 12 Horas de Tarumã.
 

26º) #18 - Fernando Poeta/Alexandre Silveira/Giovani Bianchessi/Roger Sandoval (Classe IV, Ferrari 430), a 323 voltas. Largou em 9º.


25º) #4 - Felipe Bertuol/Juliano Salton/Darci Marini (Classe I, MXR Opel Turbo), a 298 voltas. Largou em 4º.


24º) #96 - Hardy Kohl Jr/Mauricio Veloce/Noel Teixeira/Rogério Xavier/Eduardo Espírito Santo(Classe III, MCR VW AP 2.0), a 272 voltas. Largou em 12º.


23º) #78 - Jairo Bastos/Everton Narciso/Heinrich Ott Jr (Classe II, Super Stilo Duratec 2.0), a 253 voltas. Largou em 34º. CAMPEÃO CLASSE II.


22º) #110 - Jovani Migliavacca/Marco Migliavacca/Ramon Matias/Sérgio Cardoso (Classe IV, Maserati), a 250 voltas. Largou em 21º.


21º) #7 - Daniel Scarton/Ivo Siviero Filho/Cláudio Ricci (Classe III , Spider VW AP 2.0), a 234 voltas. Largou em 11º. CAMPEÃO CLASSE III.


20º) #21 - Luciano Cardoso/Juliano Cardoso/José Laênio Jr./Vinetou Zambom (Classe V, Gol), a 209 voltas. Largou em 32º.


19º) #50 - Adolfo Rossi/Aline Cipriane/Elias Azevedo (Classe V, Volvo C30), a 209 voltas. Largou em 20º.


18º) #77 - Alexandre Lima/Rodnei Tardivo/Fabiano Baretta (Classe V, Gol), a 197 voltas. Largou em 25º.


17º) #28 - Juliano Moro/Christian Castro/Matheus Castro/Paulo Hoerlle (Classe I, MRX Audi Turbo), a 185 voltas. Largou em 1º.


16º) #51 - Edson Postal/Igor Eberle/Telmo Jr (Classe V, Logus), a 150 voltas. Largou em 16º.


15º) #113 - Ribamar Muller/Gabriel Matzenbacher/Christian Schwartz (Classe V, Gol), a 135 voltas. Largou em 24º.


14º) #30 - Ricardo Dilser/Renato Constantino/Rogério Castro (Classe IV, Linea), a 113 voltas. Largou em 17º.

Assim que der, termino a série.

Fonte das imagens: arquivo pessoal.

domingo, 16 de dezembro de 2012

sábado, 15 de dezembro de 2012

Os irmãos Klein

Tentando colocar as pendências em dia, hoje publico a resposta do Desafio da semana retrasada, já que não houve tempo hábil para fazê-lo antes. Quem matou a charada foi o amigo "Pedrão" lá de São Miguel do Oeste - SC. A imagem mostrava o piloto caxiense André Klein em seu JQ-Reynard no Campeonato Gaúcho de Fórmula Ford de 1990.
 
André foi o destaque daquela temporada. Participando pela primeira vez, conseguiu derrotar pilotos mais experientes como Ricardo Morassutti, Abramo Mazzochi, entre outros. Com o título regional conquistado por antecipação, decidiu participar da etapa de Guaporé do Brasileiro de Fórmula Ford. Concorrendo com mais 25 pilotos, debaixo de um "aguaceiro", André, que havia largado na sexta posição, conseguiu duas ultrapassagens já na largada. Conseguiu ultrapassar os adversários até chegar ao segundo posto, passando a atacar o então líder Ricardo Mattos. Num dos ataques, André acabou por rodar na curva 1, se distanciando de Mattos, mas sem perder a segunda posição. Eis então que o carro da equipe Texaco-Petrópolis teve uma quebra de motor, deixando o #22 na liderança em sua prova de estreia.
 
Porém, o que parecia um sonho acabou se transformando em um drama. Ao sair da pista naquela rodada, o motor de André sofreu uma rachadura na parte inferior e lentamente foi perdendo óleo. a prova já estava chegando ao fim, mas com o #22 perdendo rendimento e virando cerca de 2 segundos mais lento que o segundo colocado, foi impossível manter a ponta. Na última volta, o #17 do também gaúcho Marcello Ventre o ultrapassou, vencendo a prova, com André em segundo, numa dobradinha da casa, que há muito não era presenciada na categoria.
 
Apesar do drama no final, André deixava sua marca e mostrava a todos suas qualidades como piloto, que puderam ser comprovadas na temporada de 1991, quando participou regularmente do Campeonato Brasileiro.
 
Um ano depois a equipe caxiense passou a competir com dois carros, tendo o irmão de André (#8), Jacques (#77), se unido ao time. Já na terceira etapa em Goiânia, Jacques, que havia feito bastante sucesso no kart, obteve um belo segundo lugar, atrás apenas de Marcelo Carneiro, grande destaque daquela temporada. Nesta mesma prova, André chegou em terceiro, fazendo um pódio em família.
 
Após um tempo fora das pistas, o sobrenome Klein retornou para competir na Fórmula Ford Gaúcha em 1998, já obtendo vitórias. No ano seguinte mostrou estar em forma, ao obter o bi-campeonato da categoria.
 
Tempos atrás soube que o filho de André já estava acelerando no kart. Será que em breve teremos o retorno do sobrenome Klein nos monopostos?
 
Abaixo uma série de imagens dos irmãos André (#22, #8 e #3) e Jacques (#55 e #77), no período de 1989 a 1999.
 









Fonte das imagens: jornal Esporte Motor, Pit Stop e Zero Hora.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Os personagens da 32ª 12 Horas de Tarumã

Conforme prometido vamos ao resultado ilustrado das 12 Horas de Tarumã. Do último para o primeiro, como sempre.


38º) #46 - João Sant'Anna/Vitor Genz/Giovani Bianchessi/Roger Sandoval (Classe I, MCR P2 Turbo), a 461 voltas. Largou em 5º.


37º) #08 - Antônio Soares/Michael Soares (Classe III, Spider VW AP 2.0), a 424 voltas. Largou em 13º.


36º) #54 - Pedro Ávila (Classe V, Corsa), a 414 voltas. Largou em 29º.


35º) #89 - Renato Stumpf/ Jager Frigeri/Eduardo Rodrigues (Classe III, Spider VW AP 2.0), a 396 voltas. Largou em 36º.


34º) #913 - Matheus Tercetti/Carlão Barros/Ricardo Gargiulo (Classe III, Spider VW AP 2.0), a 391 voltas. Largou em 35º.


33º) #81 - Niltão Amaral (Classe V, Passat), a 374 voltas. Largou em 27º.


 32º) #22 - Jorge Alberto Machado/Fernando Justo/Victor Steyer (Classe IV, BMW Chevrolet V8), a 373 voltas. Largou em 18º.


31º) #55 - Wagner dos Santos (Classe V, Chevette), a 372 voltas. Largou em 38º.


30º) #2 - Sandro Loff (Classe III, Spider VW AP 2.0), a 364 voltas. Largou em 14º.


29º) #177 - Daniel Elias/Fernando Doval Jr/Rafael Apolo (Classe V, Gol), a 363 voltas. Largou em 28º.


28º) #88 - Ricardo Terres (Classe V, Gol), a 359 voltas. Largou em 37º.


27º) #31 - Paulo Fontes/José Fontes/Marcelo Ritter (Classe V, Fusca), a 352 voltas. Largou em 30º.

Em breve a continuação.

Fonte das imagens: arquivo pessoal.