Bom dia,
Desta vez vem a receita da nossa Jornalista e chef, Clara de Sousa, fiz com farinha de centeio.
Eis o aspeto das minhas… A Receita é literalmente a cópia da jornalista à excepção da farinha de centeio...
Ingredientes:
400grs de farinha de centeio
250grs de farinha T65 sem fermento
400ml de água tépida
1.5 colher de fermento seco de padeiro (+- 5 g) ou 15 de fermento fresco
1 colher d e chá de açúcar
2 colheres de chá de sal fino
umas gotas de óleo para untar taça
farinha extra para polvilhar
gelo q.b.
Extra: tabuleiro perfurado para baguetes ou tabuleiro normal forrado com papel vegetal
Preparo:
Misture a água tépida com o fermento e o açúcar, mexa e deixe descansar 7 minutos. A espuma que se forma no topo é a prova de que o fermento está activo.
Coloque a farinha e o sal numa taça, envolva bem , abra um buraco no meio e verta aí a mistura de água e fermento.
Com a ajuda de uma espátula larga, comece a envolver a farinha com o liquido. Quando estiver bem misturado, corte pedaços da massa junto às paredes da taça e coloque por cima da restante massa. Faça isto, sempre rodando a taça, durante uns dois minutos, Este Processo também pode ser feito à mão. A massa estará ligada, mas peganhenta.
Unte a taça e a massa, cubra com pelicula aderente, ou um pano, e deixe levedar para o dobro.
Depois da massa ter levedado, coloque-a sobre a bancada generosamente polvilhada com farinha. Aconchegue a massa por baixo para fazer um bola e corte-a em 3 partes iguais.
Achate cada pedaço com a palma da mão e enrole, como se estivesse a enrolar um papel. Mantenhasobre a bancada enfarinhada, cubra com um pano, deixe descancar uns 15 minutos.
Depois disso estique cada pedaço para ficar mais comprido. Achate novamente. Peque na extremidade superior e dobre para si. Começando uma ponta e acabando na outra, uma mão dobra a massa e os nós dos dedos da outra vão calcando. Depois de dobrada e calcada molde um charuto.
Coloque os charutos num tabuleiro com papel vegetal polvilhado com farinha ou num tabuleiro próprio, polvilhe os rolos com farinha e faça golpes no topo da massa e cubra com um pano para levedar. O tempo de crescimento da massa depende da temperatura ambiente.
Pré-aqueça o forno a 240ºC. Na base do forno coloque um recipiente de metal vazio. Quando as baguetes estiverem bem levedadas e o forno a temperatura certa, coloque-as no forno e despeje uma taça com cubos de gelo no recipiente quente de metal. Feche imediatamente a porta do forno. Isto vai criar vapor, que torna a baguete mais leve e com uma crosta perfeita.
Coza durante 20 a 25 minutos, até conseguir uma crosta bem dourada.
Retire do forno deixe as baguetes arrefecerem sobre uma grelha durante certa de meia hora antes de cortar.
Por fim, delicie-se com as mesmas em boa companhia...
Bom apetite e Bjinhos fofos e gulosos da Bela...