terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O que Pietro Fittipaldi fará em 2018?


Atual campeão da World Series F-V8 (e último, pois a categoria chegou ao fim), Pietro Fittipaldi ainda não sabe em que categoria irá correr em 2018. Ou se sabe, pelo menos ainda não divulgou.

A resposta, não depende só dele, mas também do programa de desenvolvimento de pilotos do qual faz parte, a Escudería Telmex, do México (que levou Sergio Pérez à Fórmula 1). No final, são eles que decidem. Mas até lá, o brasileiro vai experimentando carros ao redor do mundo. Eles até chegaram a negociar com a Sauber.

O neto de Emerson, campeão também da Fórmula Renault Inglesa e do MRF Challenge, experimentou o LMP1 da Porsche como prêmio pelo seu último título, os Fórmula 2, a Formula E e, mais recentemente, o IndyCar da Dale Coyne nos testes da categoria em Sebring. O que para ele seria um retorno aos Estados Unidos, já que nasceu lá e começou sua carreira na base da NASCAR, onde também foi campeão. Ele também considera a Super Formula, no Japão.

Enquanto não decidem isso, só nos resta aguardar. Fittipaldi é um dos pilotos mais próximos da Fórmula 1, talvez só não tanto quanto Sérgio Sette Câmara, mas ele, aliás, ambos podem seguir outros caminhos. Torço para que consigam, e têm talento para isso. Mas também podem ser grandes em outros certames.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Atualizações da Stock Car 2018: dança das cadeiras, novas regras para Corrida de Duplas e convidados desta


Em outubro eu falei de uma nova equipe na Stock Car, a Squadra G-Force. Há quase uma semana, os pilotos da mesma foram anunciardos: Sergio Jimenez e Gustavo Lima.

Sobre a corrida de duplas, a categoria andou impondo alguns requisitos sobre os convidados (o que desagradou alguns pilotos): não podem ser pilotos que estiveram na categoria (pelo menos não recentemente), e preferencialmente, que tenham disputado grandes campeonatos de relevância internacional nos últimos anos.

Na Hot Car, Guilherme Salas chamou o argentino Mario Altuna, vindo das corridas de turismo do seu país. Na RC, Max Wilson convocou Felipe Giaffone, campeão da Copa Truck, e Ricardo Maurício na Full Time, convidou Felipe Nasr, que vem do IMSA.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

WEC 2018 - 24 Horas de Le Mans: Alonso na LMP1 pela Toyota


Sério mesmo que precisava de confirmação para isto? Está certo... Enfim, agora o que todos já sabiam, é oficial: Fernando Alonso disputará as 24 Horas de Le Mans pela Toyota na classe LMP1, além de outras provas do WEC.

O espanhol faz cu doce se faz de difícil, mas já declarou que quer a Tríplice Coroa do Automobilismo, começando com sua tentativa de conquistar a Indy 500 no ano passado (e poderia, não fosse a quebra do motor... Honda, rs). Depois, ele não fez aquele teste pelos japoneses e disputou as 24 Horas de Daytona neste último final de semana à toa, não é mesmo?

A Toyota aproveitou a oportunidade, e divulgou seu quadro de pilotos para a temporada 2018 do principal certame do endurance mundial.

P.S.: só para evitar confusões, ele continua sendo piloto da McLaren na Fórmula 1, OK?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

O novo carro da Formula E


Como foi dito há duas semanas por Alejandro Agag e após alguns teasers nos últimos dias, hoje finalmente conhecemos a versão definitiva da segunda geração de carros da Formula E, que serão usados a partir da próxima temporada, ou seja, 2018/19.

Desde a versão conceitual, já esperávamos algo bem exótico. Parece um Hot Wheels, lembra o protótipo da Roborace, e como a própria categoria está brincando agora, ficou praticamente como um Batmóvel rodando pelas ruas de Gotham.

O chassi divide opiniões, e antes fosse pela adoção do Halo, pois com este choro, eu já estou acostumado. O que pega agora, é que as rodas são cobertas. Algo que, pelo visto, profana os monopostos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

IMSA 2018 - 24 Horas de Daytona


Neste final de semana, tivemos a abertura da temporada 2018 do IMSA, com as 24 Horas de Daytona, uma das provas mais importantes do automobilismo mundial, especialmente entre os certames de endurance.

Entre os protótipos, a classe P, o carro vencedor foi o Cadillac DPi #5 da Action Express, guiado pelo brasileiro Christian Fittipaldi, e os portugueses João Barbosa e Filipe Albuquerque. Os dois primeiros, venceram pela terceira vez. Para o terceiro, foi a primeira vez. Eles construíram uma vantagem sólida e quebraram com sobras um antigo recorde de voltas da prova, com 808 giros (antes eram 782, em 1992).

Foi uma dobradinha da Action Express e, acho que pode-se dizer, também uma dobradinha brasileira, considerando que Felipe Nasr pilotou o carro #31, que chegou em 2º lugar, ao lado de Mike Conway, Stuart Middleton e Eric Curran.

Na GTLM, outra dobradinha: da Ganassi. O Ford GT #67 de Scott Dixon, Ryan Briscoe e Richard Westbrook. E por último, na GTD, a Lamborghini #11 de Rik Breukers, Rolf Inechen, Franck Perera e Mirko Bortolotti levou a melhor.

Bem, são esses os caras que voltarão, cada um, com um Rolex no pulso.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Dieselgate 2 e experiências com macacos intoxicados: Audi e Volkswagen aprontando novamente, agora junto com BMW e Daimler?

Ah, Grupo Volkswagen... eu espero que estas acusações não se provem verdadeiras, porque não é possível que exista tamanho desrespeito com as leis. As indenizações até aqui não foram o bastante? Só nos Estados Unidos, foram US$ 10 bilhões.

Bem, parecia que esta história havia acabado. Mas estávamos enganados. Pois bem, vamos lá.

Mal baixou a poeira do Dieselgate, que começou lá em 2015, atingindo a já mencionada marca das quatro argolas e a Porsche, e gerou sanções em diversos países pelo mundo, inclusive na Justiça do Brasil (além de uma multa do IBAMA), e o Grupo Volkswagen volta a receber a mesma e outra acusação.

Primeiro na Alemanha, com a Audi supostamente instalando um software que detectaria o momento em que o teste de emissão fosse feito, para mudar o mapeamento do motor 3.0 V6 TDI do Audi A8, fazendo com que o mesmo fosse aprovado.

Nesta mesma semana, o New York Times acusou que, em 2014, a Volkswagen confinou macacos em ambientes isolados, respirando os poluentes por até 4 horas enquanto se distraiam com desenhos, para que fossem feitos experimentos respiratórios. A BMW e Daimler também teriam financiado esta experiência.

As montadoras negaram as denúncias, jogando ainda a culpa num grupo de pesquisas da Europa sobre saúde e meio ambiente.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Atualizações da MotoGP 2018: testes, Viñales fica, Yamaha e Suzuki apresentam novas motos, e uma nova carenagem da Honda, com cara de Ducati

Começaram ontem os testes pré-temporada da MotoGP no circuito de Sepang, em Kuala Lumpur, na Malásia, e a Yamaha aparece à frente das rivais, embora como sabemos, esses tempos não signifiquem muita coisa.

A propósito, a marca apresentou no final da semana passada, o layout de 2018 da YZR-M1. Além disso, revelou a renovação contratual do mais rápido até então, Maverick Viñales, por mais duas temporadas. Dias depois, foi a vez da Suzuki mostrar sua cara nova com a GSX-RR, com poucas diferenças. Enquanto isso, a Honda faz mistério sobre uma nova carenagem que está preparando, com inspirações na Ducati.

Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Atualizações da Fórmula 1 2018: datas de lançamento de carros, reservas, planos do Liberty Media e mais


Quase uma semana sem tempo para postar aqui (eu jurava que melhoraria após concluir a faculdade, mas não), então, vamos aos acontecimentos dos últimos dias, começando com a Fórmula 1.

Temos datas de lançamento de três novos carros:

- Dia 15 de fevereiro, a Williams, sendo assim, o FW41, até então, o primeiro que conheceremos.
- Dia 20 de fevereiro, Sauber (já vimos o layout de Alfa Romeo, inclusive) com o C37 e Renault (como mostrado na imagem acima) com o R.S.18.

Há de se falar ainda da Force India: eles foram aprovados no crash-test da FIA e, além disso, possivelmente no dia do lançamento, a equipe irá anunciar um novo nome. Falaram ainda de uma dificuldade em adaptar o Halo ao chassi do VJM11.

Ainda sobre o time indiano, e voltando ainda a mencionar a Sauber, ambas as equipes retiraram uma queixa contra a Fórmula 1 na FIA, que até então reclamavam de falta de transparência na divisão de receitas da categoria.

Por falar no circo como um todo, o dono deste, Liberty Media, quer incrementar as transmissões para atrair mais público (e eles vêm conseguindo isso), como por exemplo, alterar os horários das largadas e transmitir os bastidores via Netflix.

Por último, Pascal Wehrlein, que ficou sem ter onde correr, continuará sendo um pupilo da Mercedes e, por esta razão, haverá a possibilidade de atuar como reserva, piloto de desenvolvimento ou mesmo terceiro piloto, podendo eventualmente participar de testes pelas Flechas Prateadas.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2018: novo patrocinador na McLaren e aprovação no crash-test da FIA; e novidade na Mercedes


Parecia que seria mais um ano sem grandes parcerias para a McLaren, no entanto, foi anunciado hoje um acordo com a CNBC (que já esteve com a Sauber) que, além de patrocinadora, como emissora de TV que é, divulgará a marca para seus telespectadores.

Outra novidade na equipe de Woking, é que o MCL33, carro com o qual disputará a temporada 2018 da Fórmula 1 e que será apresentado no dia 23 de fevereiro (portanto, daqui a exato um mês), foi aprovado hoje no crash-test da FIA.

E a Mercedes anunciou a aquisição de um novo túnel de vento para a sua fábrica, o que sem dúvida, contribui para o desenvolvimento de seus bólidos, desde que a instalação do aparelho seja feita corretamente (a Ferrari sofreu por muito tempo por causa de um erro nisso).


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Sainz Jr., Castroneves e Newgarden no rally; Danica na Daytona 500; e recall do Renault Kwid


Para rapidinhas apenas da Fórmula 1, clique aqui. Agora, vamos aos outros assuntos que nos interessam.

Seguindo os passos do pai, atual vencedor do Rally Dakar entre os carros (e pela segunda vez) e campeão do WRC, Carlos Sainz Jr. participará da abertura deste pela Renault, isto é, o Rally de Monte Carlo. Mas na verdade, trata-se mais de uma exibição do que de competição. Quem sabe no futuro?

Correndo para valer, porém, no Mundial de Rallycross, estarão Helio Castroneves, que esse ano corre no IMSA (mas também na Indy 500), e o atual campeão da IndyCar, Josef Newgarden. Naturalmente, ambos representarão a Penske em duas de quatro etapas disputadas no gelo.


Por falar em corridas de 500 milhas, Danica Patrick, que ao que tudo indicava, deixaria a NASCAR, irá ao menos correr na Daytona 500. Com o patrocínio da sua velha conhecida Go Daddy, ela irá participar com a pequena Premium Motorsports.

E agora falando só de carros, mas algo muito importante, é um recall do Renault Kwid, que aliás, já teve outro recentemente. Uma solda no berço do motor pode se romper, comprometendo (ou até fazendo perder) a dirigibilidade, o que obviamente causa acidentes. Para conferir se seu automóvel está envolvido, clique aqui.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2018: data de lançamento da Force India; uma possível volta da Manor; sobre Stirling Moss; e as atividades de Kubica na Williams


A Force India divulgou hoje a data de lançamento de seu novo carro para a temporada 2018 da Fórmula 1: o VJM11 será apresentado no dia 25 de fevereiro, assim como a Toro Rosso. Dia que antecede o início dos testes pré-temporada em Barcelona.

Há quase um ano, soubemos que a Manor não alinharia mais os seus carros no grid. Desde então, a mesma tem se dedicado ao WEC. Porém, não descarta a possibilidade de voltar aos monopostos. Isto, no entanto, depende de um teto orçamentário para o certame, o que já está sendo estudado. Aliás, o Liberty Media insiste nisso desde que chegou.

Lembram que no final do passado, Stirling Moss passou por uns perrengues de saúde? A lenda viva já está bem. Mas anunciou que irá se retirar da vida pública, pois mesmo se aposentando das pistas, sempre esteve envolvido com o automobilismo, em especial a Fórmula 1.

Na Williams, segundo Paddy Lowe, o reserva Robert Kubica poderá ser titular em 2019. Particularmente, não duvido nada que ele possa substituir Lance Stroll ou Sergey Sirotkin, se houver esta chance, caso a dupla de titulares esteja deixando muito a desejar (o que eu não duvido). Até lá, o polonês deverá participar de testes.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rally Dakar 2018


Pensaram mesmo que eu não fosse falar do maior rally do mundo, é? Pois é, eu também, rs. Brincadeira!

Nas últimas semanas, aconteceu a edição 2018 do Dakar, que terminou no último sábado. A largada foi em Lima, no Peru, e a chegada final em Córdoba, na Argentina.

Na categoria que talvez chame mais a atenção a dos carros, pela terceira vez consecutiva, deu vitória da Peugeot. Desta vez, aliás, vencendo o seu segundo Dakar, o grande campeão (também do WRC, diga-se de passagem) foi Carlos Sainz, el Matador, ao lado de seu navegador Lucas Cruz.

Nas etapas finais, o espanhol já se mostrava como favorito. Tanto que neste último trecho, terminou apenas em 9º, para prevenir qualquer problema que pudesse ter levando seu 3008 DKR ao limite. Quem esteve menos distante, foi Nasser Al-Attiyah (que inclusive deverá ser seu chefe ano que vem).

E Sébastien Loeb? Abandonou ainda no começo, salvo engano no quarto dia, após um acidente que o deixou fora da competição.


Ano passado tivemos a estreia da categoria dos UTVs (agora SxS) e, nesta, pela primeira vez, tivemos uma dupla brasileira campeã do Dakar: Leandro Torres e Lourival Roldan.

No meste certame, na edição deste ano, novamente os vencedores foram do Brasil. Mas desta vez, uma outra dupla: Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, de Can-Am.


Nas motos, pela décima sétima vez consecutiva, a vitória ficou com um piloto da KTM, que aliás, dizia que não esperava por isso. Sua expectativa era, no máximo, um pódio. É, ele conseguiu. Mas no topo deste. Enfim, o grande vencedor sobre duas rodas foi Matthias Walkner.


Conquistando um bicampeonato consecutivo nos quadriciliclos, o vencedor foi Ignácio Casale, com um quad da Yamaha.


Por último, mas não menos importante, nos caminhões, a vitória ficou o trio russo da Kamaz, composto por Eduard Nikolaiev, Evgeny Yakovlev e Vladimir Rybakov.

Aqui, vocês podem conferir todos os resultados completos: https://www.dakar.com/en/


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 21 de janeiro de 2018

Atualizando o blog: nostalgia, datas, regras e motores da Fórmula 1; um Schumacher na F4 árabe; e na MotoGP, o substituto de Folger na Tech3


O circuito de Laguna Seca, nos Estados Unidos, é um templo clássico muito famoso do automobilismo. Mas nunca recebeu uma prova de Fórmula 1. O que no entanto, não impede de carros da categoria de correr lá, para ações promocionais.

Que tal o lendário McLaren M23 Ford Cosworth, campeão das temporadas de 1974 e 1976, respectivamente pelas mãos de Emerson Fittipaldi e James Hunt? Ao volante, um outro gênio: Mika Hakkinen, bicampeão em 1998 e 1999, justamente pela equipe de Woking. Caso tenham se interessado, eis o link para o vídeo no YouTube.

Voltando aos tempos modernos, a mesma Ford que dava "coração" ao ícone acima, diz que no momento, não cogita voltar ao certame, mas não descarta este retorno para o futuro. Curioso que a Cosworth, hoje fora da Ford, também demonstra interesse.

A Toro Rosso, agora o lado da Honda, anunciou a data de lançamento do seu novo carro, o STR13: 25 de fevereiro. Isto é, na véspera do início dos testes pré-temporada, que acontecem em Barcelona.

Atualização (30/01): a STR adiou o lançamento para o dia seguinte, ou seja, quando os testes começarem.

Por falar nesse tipo de atividade, dando um pulo rapidinho na MotoGP, a Tech3 Yamaha já escolheu um substituto para o afastado Jonas Folger nos testes em Sepang: Yonny Hernández.

Voltando aos monopostos, a Fórmula 1 decidiu estabeler um peso mínimo para os pilotos, que deverá ser atendido a partir da temporada de 2019: 80 kg. Os que pesarem menos do que isso, terão um lastro em seus carros. Isso para dar um equilíbrio ao peso mínimo total dos carros junto aos seus respectivos pilotos.

Outra mudança para o ano que vem, é de dar mais espaço para as logomarcas de patrocinadores nos chassis, aumentando o tamanho de certos componentes dos mesmos, na lateral e na asa traseira.

Descendo de categoria, David Schumacher, filho de Ralf, irá fazer sua estreia em monopostos na Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

WEC 2018 - Rees nas 24 Horas de Le Mans


Depois de uma participação na edição de 2017 pela Larbre Compétition na classe GTE-Am, Fernando Rees disputará as 24 Horas de Le Mans em 2018, pela mesma equipe. Mas desta vez, com um Ligier JS P217 na divisão LMP2.

O brasileiro é um antigo parceiro da equipe francesa. Correu por eles entre 2010 e 2013, antes mesmo do certame de endurance ser o WEC que conhecemos hoje, na Le Mans Series. Inclusive ele já teve a experiência de pilotar protótipos, em 2008 e 2009.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Russell na Fórmula 2; a possibilidade da Alfa Romeo na IndyCar; e sobre o próximo carro da Formula E


Hoje eu tive que fazer um desses posts de rapidinhas só dedicado ao que vem acontecendo na Fórmula 1. Finalmente, mais notícias. Agora, vamos falar de outras categorias.

Pupilo da Mercedes, George Russell foi campeão da GP3 Series em 2017, pela ART Grand Prix. Em 2018, ele continuará na equipe, mas disputando um certame de um degrau acima: a Fórmula 2.

Sergio Marchionne está falando muito ultimamente, hein? A novidade é que ele quer levar a Alfa Romeo para a IndyCar. Olha, eu não duvido mais. Ele já fez isso com a mesma marca na Fórmula 1, depois de muito falar, e a categoria norte-americana quer uma terceira fabricante. Até na Formula E ele já falou, inclusive colocando a Ferrari.

E por falar em Formula E, Alejandro Agag, o manda chuva da categoria, está prometendo uma apresentação do novo carro para o final deste mês. Aquele cujo a versão conceitual, conhecemos há quase um ano.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2018: datas de lançamento de McLaren e Mercedes; a possível parceria entre Haas e Maserati; e o interesse de Cosworth e Aston Martin


Ainda não conhecemos os carros para a temporada de 2018 da Fórmula 1, mas a data de lançamento dos mesmos, aos poucos, vão sendo anunciadas.

Hoje, foi a vez de Mercedes e McLaren dizerem que dia mostrarão seus novos bólidos ao mundo. A Flecha Prateada, que deverá se chamar F1 W09 EQ Power+ será revelada no dia 22 de fevereiro. Ou seja, no mesmo dia que a Ferrari. Provocação? E no dia seguinte, 23 de fevereiro, será a vez do time de Woking.


E falando na Scuderia, presidente desta, bem como do grupo Fiat Chrysler Automobiles, Sergio Marchionne, ainda no Salão de Detroit, falou sobre a possibilidade de concretizar os boatos sobre uma parceria entre a Maserati e a Haas, após para este ano ter fechado um contrato entre Alfa Romeo e Sauber, fazendo desta seu time B para promover pilotos da Ferrari Driver Academy. Isso tudo graças ao novo acordo de motores.

Por falar em motores, a Cosworth cogita voltar ao certame. Tanto que participou de reuniões sobre esse assunto no ano passado. Mas quer uma parceira para esta empreitada, e para isto, mira na Aston Martin, que vem aumentando seu interesse na categoria, agora como parte da Red Bull.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: McLaren pronta para a Renault; Whitmarsh de volta à Fórmula 1; Folger afastado da MotoGP; SUV e carro elétrico da Ferrari; e um carro dos Flintstones para o sultão da Malásia


Deu trabalho, mas a McLaren fez as alterações necessárias em seu novo chassi, para que pudesse trocar os motores Honda, pelos Renault. Para isso, teve que mudar o posicionamento de outros componentes também.

Outra coisa sobre a equipe de Woking, mas não muito importante, é que há conversas e indícios de que, apenas após um ano, irão abandonar a cor laranja, tão clássica para a escuderia.

E por falar nesta, lembram de seu antigo chefe, Martin Whitmarsh? Ele deixou o time ao final de 2013, sendo substituído a partir de 2014 por Eric Boullier, vindo da Renault, até então Lotus, ainda. Enfim, tudo isso para dizer que Whitmarsh voltará à Fórmula 1, a pedido da FIA, para estudar e desenvolver um teto orçamentário para a categoria.


Mudando de certame para a MotoGP, Jonas Folger, que já tinha contrato renovado com a Tech3 Yamaha para esta temporada, terá que se afastar para tratar de sua Síndrome de Gilbert, que já tinha o deixado fora das pistas no final do último ano.

Passando para a indústria automobilística, Sergio Marchionne, presidente da Ferrari, não tornou oficial, mas deixou muito bem subentendido que a marca irá mesmo fazer um SUV e, mais do que isso, um superesportivo totalmente elétrico. A declaração foi dada no Salão de Detroit.

Por último, mais para descontrair mesmo, o sultão da Malásia, Ibrahim Sultan Iskandar, fã de automóveis e de desenhos, em especial dos Flintstones, em especial Fred Flintstone, da Hanna Barbera, foi presentado pelo regente da região de Pahang, com uma réplica... do carro dos Flintstones! Só que claro, sem a necessidade de usar os pés. O carro tem um motor.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: pela primeira vez, teremos uma engenheira na IndyCar; Toro Rosso passa no crash-test da FIA para a Fórmula 1


Em 2018, pela primeira vez em sua história, a IndyCar Series terá uma engenheira de corrida. E estamos falando de uma tricampeã de uma das maiores corridas do mundo, senão a maior.

Esta mulher pioneira é Leena Gade, vinda do WEC onde, na LMP1 com a Audi Sport, ela trabalhou para três vitórias nas míticas 24 Horas de Le Mans, em 2011, 2012 e 2014. A marca deixou o certame ao final de 2016, então depois disso, até então ela esteve na Bentley.

Na categoria norte-americana, ela trabalhará para a Schmidt Peterson, como engenheira de James Hinchcliffe.

E na Fórmula 1, o novo carro da Toro Rosso, que deverá se chamar STR13 e passará a contar com motores Honda, já foi aprovado no crash-test da FIA.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Duas novas gerações de sedãs no Salão de Detroit: Kia Cerato e Volkswagen Jetta


Novas gerações de dois sedãs mundialmente conhecidos, foram apresentadas ontem no Salão de Detroit. O primeiro, mal dá tempo de você se acostumar com a geração do momento, que a marca já lança um novo, e o segundo, já demora mais para se renovar.


Começando pelo Cerato, da Kia, que chega ao seu quarto modelo em aproximadamente 14 anos. O retrasado ainda parece (e por mim é) um carro novo, e o anterior, mal deu tempo de eu ver pelas ruas. Acho que vendeu menos, até. Enfim, o que importa agora, é que o mais novo Cerato, continua muito bonito e lembra um pouco seu irmão maior, Stinger, lançado há quase 1 ano.

O motor é um 2.0 aspirado que gera 147 cv de potência, e o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou CVT. E promete fazer até 15 km/l.


Como desde a versão de 2004, a primeira, o Certao vem ao Brasil, logo, esta nova geração deve estar aí no nosso mercado também.

Agora, vamos de alemão: o novo Jetta, da Volkswagen. Com aquela cara de "sou quase igual aos outros modelos da mesma marca". Mas pelo menos ele está quase um Audi.


A propósito, este modelo também volta a acompanhar o Golf, como deveria ser sempre. É praticamente o seu sedã. Tanto que agora, ele é feito sobre a plataforma MQB.


O motor é o nosso já conhecido 1.4L turbo, o TSi, que como o carro apresentado primeiro, coincidentemente também gera 147 cv de potência, e de torque, são 25,4 kgfm. Os câmbios podem ser manual de 6 marchas, ou um automático convencional de 8 marchas.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

IndyCar Series 2018 - Kit aerodinâmico é apresentado no Salão de Detroit


Como todos já devem saber, a IndyCar Series contará com novos carros, ainda feitos pela Dallara, a partir desta temporada.

As montadoras que estão atualmente no certame, são a Chevrolet e a Honda, com seus motores independentes. Os kits aerodinâmicos, no entanto, serão universais e, as versões definitivas, foram apresentadas hoje, no Salão de Detroit.

A propósito, a categoria busca ainda uma terceira fabricante de motores, para se fortalecer e tornar-se ainda mais competitiva.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Hyundai apresenta nova geração do Veloster, com versão N


Do mês passado pra cá, aos poucos foram surgindo um teaser aqui, uma aparição disfarçada ali... Esses lançamentos aos poucos "vazados" que viraram moda nos últimos anos, e que eu morro de preguiça. Por isso, até então, não havia me manifestado sobre o assunto.

Enfim, a Hyundai apresentou ontem, final e oficialmente, a nova geração do Veloster, com direito a uma versão N, da divisão esportiva da marca. É o segundo carro que fazem, vindo depois do i30N. A apresentação aconteceu no Salão de Detroit. E desta vez, ele deve honrar o nome em todas as suas versões, ao invés de ser um Slowster.


Para começar, só a versão de entrada, já vem com um motor 2.0L aspirado, que gera nada menos do que 149 cv de potência, que pode ser acoplado ao câmbio manual (aleluia) ou automático, ambos de 6 marchas.

Depois vem o Veloster Turbo, com o mtoro 1.6 GDI, de 204 cv e 26,9 kgfm de torque, com um overboost que pode elevar o número para 27,8 kgfm. Este pode vir com a transmissão manual de 6 marchas, ou um automatizado com dupla embreagem, de 7 marchas.


Finalmente, podemos falar do mais atrativo de todos: o Veloster N, que deve dar dor de cabeça aos hot hatches japoneses, europeus e americanos, além de, em seus detalhes especiais, ser muito bonito.


Usando o mesmo motor do já mencionado i30 N, isto é, um 2.0L turbo, com injeção direta de combustível, o Veloster N chega aos 275 cv de potência. E a única opção de câmbio, é o manual de 6 marchas. Mas nele, as rotações do motor e do câmbio, são sincronizadas nas reduções de marcha, funcionando como um punta-tacco, automaticamente. Nada mau, hein?

Incrementando o conjunto esportivo, temos rodas aro 18, "calçadas" por pneus Michelin Pilot Super Sport, mas como opcionais, as rodas podem ser de 19 polegadas, com pneus exclusivos, que são o Pirelli PZero Trofeo R.


A primeira geração do Veloster chegou por aqui em 2012 e... bem, melhor eu me calar sobre. Não muito tempo depois, ele saiu de linha. Agora a CAOA, que traz os veículos de fora da marca para cá, não descarta a nova geração do agora, sim, esportivo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!