Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

474 mil euros para saneamento na Martingança e Pataias

 A notícia em:

https://www.rtvon.pt/2024/10/31/alcobaca-investe-na-renovacao-da-rede-de-agua-e-saneamento/


Alcobaça investe na renovação da rede de água e saneamento


A rede de água e saneamento do concelho de Alcobaça, no distrito de Leiria, está a ser renovada, num investimento de 1,3 milhões de euros, informou a Câmara.

O investimento está a ser feito através dos Serviços Municipalizados de Alcobaça e contempla “o alargamento e renovação das infraestruturas de água e saneamento do concelho”, segundo o município.

Em comunicado, a autarquia informou que, nas últimas semanas, “foram assinados três autos de consignação” de obras que, no conjunto, ascendem a perto de 1,3 milhões de euros.

O maior investimento, no valor de 613 mil euros, contempla a substituição da conduta elevatória da zona baixa de Alcobaça.

A intervenção, com a duração de 12 meses, prevê a substituição da atual conduta adutora entre a captação e a Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Chiqueda, bem como o reservatório do Castelo. No troço que atravessa a localidade de Chiqueda será também reabilitada a via rodoviária, de acordo com um resumo da empreitada a que a agência Lusa teve acesso.

A construção da rede de esgotos nas localidades de Martingança e Pataias absorverá o segundo maior investimento, no montante de 474 mil euros.

Esta verba contempla a colocação de coletores em ambos os lados da Estrada Nacional (EN) 242 e arruamentos adjacentes, com os respetivos ramais domiciliários.

Por último, a substituição da Rede de Abastecimento de Água na Rua Rei da Memória, na freguesia da Benedita, terá um investimento na ordem dos 200 mil euros.

A intervenção, com a duração de 12 meses, incidirá na EN8/6, na vila de Benedita, entre a rotunda da entrada da vila (lado norte) e o Largo Padre José António da Silva.

“Estas empreitadas são há muito aguardadas e reivindicadas pelas populações locais”, explicou o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, citado na nota à imprensa.

O autarca lembrou que o executivo tem “introduzido melhorias graduais muito significativas nas redes de água e saneamento, procurando dar uma resposta cada vez mais eficaz”, e acrescentou que “novos investimentos serão brevemente anunciados”.

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Nadadores Salvadores


𝐏𝐑𝐄𝐂𝐈𝐒𝐀-𝐒𝐄 𝐃𝐄 𝐍𝐀𝐃𝐀𝐃𝐎𝐑-𝐒𝐀𝐋𝐕𝐀𝐃𝐎𝐑! 

𝐕𝐀𝐆𝐀𝐒 𝐃𝐈𝐒𝐏𝐎𝐍Í𝐕𝐄𝐈𝐒! 

Praias não concessionadas:

👉 Pedra do Ouro

👉 Vale Furado

👉 Água de Madeiros

Época: 29 de junho a 1 de setembro

Full-Time;

Horário: das 10h às 20h;

Folga: 1 semanal;

Remuneração acima da média local;

Contrato de trabalho;

Requisitos:

👉 Certificado ISN atualizado;

👉 Responsável e com iniciativa;

Contactos:

👉 piscinas.coordenacao@ufpm.pt

👉 aev@cm-alcobaca.pt

O Presidente, Hermínio Rodrigues

terça-feira, 28 de maio de 2024

Limpeza de terrenos florestais

 A notícia em:

https://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/51021/ministro-da-agricultura-acompanhou-trabalhos-de-limpeza-de-terrenos-florestais-em-alcobaca-e-nazare.aspx


Ministro da Agricultura acompanhou trabalhos de limpeza de terrenos florestais em Alcobaça e Nazaré


O Ministro da Agricultura José Manuel Fernandes, acompanhado do Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, e do Secretário de Estado das Florestas Rui Ladeira, esteve esta manhã (28 de maio) de visita aos concelhos de Alcobaça e Nazaré para acompanhar os trabalhos de limpeza de terrenos florestais nas Faixas de Gestão Combustíveis.

O prazo para os proprietários procederem à limpeza dos terrenos havia sido alargado até 31 de maio (esta sexta-feira), na sequência da elevada precipitação registada nos últimos meses e ao elevado teor de água ainda existente no solo.

A visita do Ministro da Agricultura demonstra, segundo o Presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues “uma particular sensibilidade para a defesa da floresta. O sr. Ministro pode constatar o empenho e a coordenação entre todas as entidades com responsabilidade em matéria de gestão florestal, nomeadamente as autarquias de Alcobaça e Nazaré, a Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, o ICNF e as autoridades fiscalizadores. Contudo, não nos podemos focar única e exclusivamente na prevenção dos incêndios. Nesta região, as florestas são tradicionalmente uma fonte de sustento para muitas famílias, o que infelizmente se foi perdendo. A valorização das nossas matas e dos seus recursos naturais como as resinas, as pinhas entre outros, deve estar igualmente na ordem do dia. Podemos e devemos rentabilizar de forma sustentável os nossos recursos naturais.”

Para o Ministro da Agricultura José Manuel Fernandes, “estar no terreno é essencial. Ouvir para melhor decidir, nomeadamente os autarcas que são essenciais no contexto da prevenção dos incêndios florestais. Mas a prevenção não é o único instrumento. Estão neste disponíveis 220 milhões de euros no âmbito do PRR para a proteção e valorização das florestas. Porém a taxa de execução destes fundos tem sido muito deficitária. A floresta tem uma dimensão económica que não podemos descartar.”

A comitiva do Governo testemunhou os trabalhos realizados em Martingança-Gare (terrenos particulares) e Valado dos Frades (terrenos públicos), que estão a ser alvo de intervenção a nível:

Diminuição da superfície percorrida por grandes incêndios, permitindo e facilitando uma intervenção direta de combate ao fogo

Redução dos efeitos de passagem de incêndios, protegendo de forma passiva vias de comunicação, infraestruturas e equipamentos sociais, zonas edificadas e formações florestais e agrícolas de valor especial

Isolamento de potenciais de potenciais focos de ignição de incêndios

Informe-se sobre a campanha de sensibilização destinada a proprietários de terrenos florestais - AQUIAQUI

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Prova de Enduro em Pataias

 A notícia em:

https://radioelvas.com/2024/05/27/tiago-sena-vence-prova-do-campeonato-nacional-de-enduro-em-pataias/


Tiago Sena vence prova do Campeonato Nacional de Enduro em Pataias


Tiago Sena, piloto de moto de Campo Maior, venceu este domingo, 26 de maio, em Pataias, no concelho de Alcobaça, uma das provas do Campeonato Nacional de Enduro.

O piloto de Campo Maior venceu a prova na classe “Verdes 1”, ficando em segundo lugar na classificação geral de “Verdes”.

No somatório do campeonato, Tiago Sena segue em segundo lugar, tanto em “Verdes 1”, como em “Verdes Geral”.

domingo, 26 de maio de 2024

Burinhosa em desvantagem na final do Nacional sub-19

 A notícia em:

https://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/45133


Futsal - Campeonato Nacional Sub-19

Leões batem Burinhosa no primeiro jogo da final


O Sporting CP ganhou ao Burinhosa, no primeiro jogo da final do play-off do Campeonato Nacional sub-19 de futsal.

Em jogo disputado no Pavilhão João Rocha, os leões garantiram a vitória, por 7-1,  numa final que será jogada à melhor de cinco jogos. 

O segundo encontro da final está marcado para dia 30 de maio, no Pavilhão Gimnodesprtivo da Burinhosa. 

sábado, 25 de maio de 2024

1º Circuito de Ciclismo Vila de Pataias

 A notícia em:

https://jornaldascaldas.pt/2024/05/23/ciclismo-de-ribafria-vence-em-tavira-e-pataias/


Ciclismo de Ribafria vence em Tavira e Pataias


O Centro Recreativo Popular (CRP) da Ribafria participou este mês em várias competições, com vitórias em Tavira e Pataias, tendo alcançado vitórias.


O circuito Brito da Mana, no dia 11 de maio, na cidade de Tavira, com a presença de equipas maioritariamente algarvias, uma vez que se discutia o campeonato regional do Algarve, a equipa beneditense participou com apenas dois elementos, os irmãos Letras.

As elites teriam de perfazer oito voltas (72 quilómetros) e os M30 menos uma (63 quilómetros).

Na sétima volta, João Letras assumiu a cabeça do pelotão, imprimiu um ritmo forte para ajudar a chegada do seu irmão, Jorge, que cortou a meta em 3º lugar. Na chegada final, João Letras conseguiu ser o mais rápido e vencer no escalão elites.


A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic participou no dia 18 de maio no 1º circuito de ciclismo da Vila de Pataias, tendo obtido a vitória coletiva.

Tratou-se de uma prova federada, com a distância de 64 quilómetros, num circuito de 3,7 quilómetros a ser percorrido por 17 vezes.

Foram nove os ciclistas da equipa beneditense que competiram: Humberto Pereira, Hélder Loureiro, Ricardo Sequeira, Aníbal Santo, Gonçalo Santo, Jorge Marques, Paulo Simões, Jorge Letras e João Letras.

Na passagem da sétima volta deu-se uma queda, onde alguns atletas ficaram cortados, sendo um deles Ricardo Sequeira.

À passagem da nona volta deu-se uma fuga de oito atletas, onde estava Hélder Loureiro e Jorge Letras.

Na décima terceira volta tinha uma vantagem de um minuto e vinte segundos, altura em que João Letras com mais três adversários atacaram no pelotão, ganharam vantagem, mas ficaram a vinte segundos de alcançar os fugitivos.

A vitória viria a ser discutida ao sprint pelos fugitivos, com Jorge Letras a não poder discutir o sprint em virtude de uma avaria mecânica, e onde Hélder Loureiro terminou no 5º lugar e Jorge Letras no 7º. Coletivamente a equipa conquistou o 1º lugar.


No próximo domingo, pelas 14 horas, realiza-se o II circuito de ciclismo da Vila da Benedita, uma prova de ciclismo do calendário master nacional.

Terá partida e chegada na Praça Damasceno Campos. Os ciclistas vão percorrer 17 voltas num circuito de 4,5 quilómetros dentro da vila, perfazendo um total de 75 quilómetros.

A organização da prova pertence ao CRP Ribafria.

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Limpeza da praia de Vale Furado

 A notícia em:

https://www.diarioleiria.pt/noticia/133670


Voluntários recolhem 290 kg de resíduos da praia do Casal Ventoso


Cerca de 60 voluntários recolheram, ontem, 290 kg de resíduos, entre os quais cerca de 120kg de paletes e tábuas, da praia do Casal Ventoso, no Pedrógão, em Leiria.

A ação ambiental envolveu o movimento One Piece After Another, em parceria com o LeiriaShopping.

Em comunicado, o movimento One Piece After Another esclarece que aquela praia já havia sido limpa”, recentemente, pela Brigada do Mar. Ainda assim, ressalva, “apesar de aparentar estar limpo, foi possível recolher muitos pedaços de plástico, microplásticos, pellets de plástico, tampas, cotonetes, cordas e pedaços de corda, lâmpadas, etc e também muita madeira de paletes”.

“Apesar de deixarmos o areal bastante mais limpo, importa ressalvar que temos, todos, de fazer muito mais. Temos de ser agentes da Recusa, Redução, Reutilização, Reparação, Reciclagem.. senão, de alguma forma o lixo encontrará o seu caminho para o mar ou ficará eternamente na natureza”, alertou o movimento.

A próxima ação decorre no sábado, na praia do Vale Furado, no concelho de Alcobaça, às 10h30.

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Plano Operacional Municipal - fogos florestais

 A notícia em:

https://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/50982/comissao-municipal-de-gestao-integrada-de-fogos-rurais-apresenta-plano-operacional-municipal-para-o-verao-2024.aspx


Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais apresenta Plano Operacional Municipal para o verão 2024


Realizou-se ontem, 21 de Maio, uma Reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, com o objetivo de apresentação e análise do Plano Operacional Municipal para o verão de 2024.

Foram também abordados outros temas de interesse, referentes à defesa da floresta contra incêndios.

A reunião contou com a presença de diversas entidades nomeadamente:

Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Herminio Rodrigues,

Vereador do Pelouro da Proteção Civil, Paulo Mateus,

Coordenador Municipal de Proteção Civil, Nélio Gomes e respetivos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil

representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)

Redes Energéticas Nacionais (REN)

Corpos de Bombeiros

GNR

PSP

Infraestruturas de Portugal (IP)

Representantes das Juntas de Freguesia

Associações de Produtores Florestais

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)

outras entidades com responsabilidades na área florestal e ordenamento do território.

"A coordenação de esforços e a partilha de informação entre todas as entidades é essencial para termos um verão sem incidentes. Os desafios são diversos e complexos mas com o apoio de todos vamos estar preparados para dar uma resposta eficaz. Contamos com todos para cumprir esta missão", afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues.

terça-feira, 21 de maio de 2024

1º Enduro Peleke - Pataias

 A notícia em:

https://www.enduroportugal.com.pt/2024/05/julien-roussaly-domina-em-alcobaca.html


Julien Roussaly domina em Alcobaça


Julien Roussaly, piloto francês ao serviço da Sherco, reforçou a sua liderança no Campeonato Nacional de Enduro – CFL 2024, ao vencer de forma categórica a 5ª ronda da competição, o ‘1º Enduro Paleke’ em Pataias, Alcobaça, que contou com a presença de 140 pilotos. Roussaly venceu todas as 11 especiais da prova, deixando o seu rival mais próximo, Luís Oliveira (Yamaha), a 1m30s. Diogo Ventura (Beta) fechou o pódio da categoria Elite, terminando a 1m43s do vencedor.

Vinda da bem-sucedida organização de provas de Enduro Sprint, a Associação Recreativa Cultural e Desportiva os Palekes estreou-se assim, em boa hora, a colocar de pé uma ronda do Nacional de Enduro, numa prova com piso quase totalmente em areia, cerca de seis dezenas de quilómetros por volta e especiais bem elaboradas, com particular destaque para a Enduro Test, que agradou bastante à generalidade dos pilotos.

Roussaly somou o triunfo na Elite 2 à vitória absoluta, com Diogo Ventura a secundá-lo na E2, ele que teve aqui a sua segunda presença da época, depois de ter alinhado apenas na sua ronda ‘de casa’ em Góis. O seu companheiro de equipa na Beta Portugal / Moto Espinha, Renato Silva, fechou o pódio em E2. Na classe Elite 1, Luís Oliveira também ampliou a sua vantagem face a Bruno Charrua (GasGas), que foi segundo da classe à frente de André Sérgio (Beta).

Na Open, Ruben Ferreira (Beta) viu a sua série invicta ser interrompida pela primeira vez este ano, devido a uma queda na segunda passagem que levou ao abandono, abrindo caminho para o triunfo de Francisco Salgado (GasGas) em Open Absoluto, a que somou a vitória em Open 1. Filipe ‘Taniko’ Oliveira (Beta) terminou a 27s do vencedor, triunfando na Open 2.

Entre os Verdes registaram-se grandes lutas entre Tomás Alves (GasGas), que haveria de desistir por falha mecânica à terceira passagem, quando liderava, Luís Pinto Jr. (KTM), que viria a vencer, Tiago Sena (KTM), Tomás Rodrigues (Yamaha) e Fábio Magalhães (Honda), terminando por esta ordem. Tiago Sena venceu a Verdes 1, Luís Pinto Jr. a Verdes 2, Joel Carvalho (Husqvarna) a Verdes 3 e Tomás Rodrigues a Youth Cup.

Na classe de Senhoras, depois da ausência por lesão na ronda anterior, Vilde Holt (Husqvarna) regressou à competição para vencer, batendo Mariana Afonso (KTM) e Francisca Henriques (Sherco). Nos Veteranos, Pedro Oliveira (GasGas) venceu pela segunda vez este ano, uma época em que as vitórias estão repartidas equitativamente entre si, Manuel Moura e Gil do Carmo, que o acompanharam ao pódio. Cláudio Belchior (KTM) voltou a ganhar em Super Veteranos e reforçou o comando do campeonato, enquanto, na Promoção, Lucas Cêpa (Fantic) se estreou a vencer esta época.

A prova de Alcobaça foi também pontuável para vários troféus monomarca, com José Silva e Tony Carvalho a vencerem o Troféu Beta (respetivamente nas classes 2T e 4T), Pedro Oliveira a triunfar no Troféu Enduro GasGas Portugal e Nuno Santos a impor-se no Troféu Sherco.

O mês de junho será palco de todas as decisões no Campeonato Nacional de Enduro – CFL, com a realização das duas últimas jornadas da competição: Tábua a 9 de junho e Souselas a 30 de junho.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Burinhosa luta pelo título nacional

 A notícia em:

https://regiaodecister.pt/2024/05/19/futsal-ccrd-burinhosa-faz-historia-e-vai-lutar-pelo-titulo-nacional-de-sub-19/


Futsal: CCRD Burinhosa faz história e vai lutar pelo título nacional de sub-19


A equipa de sub-19 do CCRD Burinhosa venceu o Benfica, por 5-4, no jogo da ‘negra’ das meias-finais, disputado este domingo, e garantiu uma inédita presença na final do campeonato nacional.

A formação de Nuno Veiga tinha entrado melhor na eliminatória, tendo ganho por 4-3 no Pavilhão da Luz. No segundo embate, os burinhosenses acabaram derrotados em casa pelos encarnados, por 3-7, tendo sido necessário recorrer ao terceiro e decisivo duelo.

Nesse embate, disputado este domingo, a equipa da aldeia do futsal levou a melhor e garantiu o passaporte para a grande final, onde vai enfrentar o Sporting, atual campeão nacional em título.

domingo, 19 de maio de 2024

Pataias: três praias Zero Poluição

 A notícia em:

https://www.diarioleiria.pt/noticia/133067


Distrito de Leiria conta com sete praias Zero Poluição


A associação ambientalista ZERO reconheceu 59 praias Zero Poluição, sendo que sete delas estão no distrito de Leiria, nomeadamente nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Leiria, Nazaré e Pombal.

As praias do distrito que mereceram o reconhecimento da ZERO são Água de Medeiros, Légua e Pedra do Ouro (Alcobaça), Praia do Mar (Caldas da Rainha), Pedrógão-Cento (Leiria), Salgado (Nazaré) e Osso da Baleia (Pombal).

Em comunicado, a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável revela que o objetivo alcançado este ano “é verdadeiramente aquilo que à escala europeia se deseja no quadro do Pacto Ecológico Europeu, em particular no âmbito do Plano de Ação para a Poluição Zero”.

Alcobaça, com três praias, está entre os concelhos líderes em número de praias Zero Poluição, de acordo com a associação.

Este ano, as praias Zero Poluição representam 9% do total das 664 águas balneares existentes, um aumento de 1%, ou seja, mais cinco praias em relação às 54 classificadas em 2023.

Todas as praias consideradas o ano passado como praias Zero Poluição estão classificadas, ao abrigo da legislação, como praias com qualidade da água “excelente”, no entanto, a ZERO alerta que “na maioria das vezes, à custa de uma única análise onde foi detetada a presença de microrganismos, mesmo que muito longe do valor-limite, deixaram de poder ser consideradas praias Zero Poluição”.

“Um outro aspeto relevante é haver pela primeira vez duas praias interiores classificadas como praias Zero Poluição – Santa Clara, em Odemira, e Devesa, no Sabugal”, lê-se na nota.

Destaque ainda para o facto de os concelhos de Leiria e de Pombal passarem também a fazer parte dos concelhos com, pelo menos, uma praia Zero Poluição.

Em termos de balanço, saíram da lista do ano passado 19 praias e entraram 24 novas, revela a ZERO.

Entre os concelhos que deixaram de estar representados está o município de Óbidos.

Uma praia Zero Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

Os ambientalistas salientam ser “extremamente difícil” conseguir um registo incólume ao longo de três anos nas zonas balneares interiores, “muito mais suscetíveis à poluição microbiológica”.

“À exceção de duas praias interiores, todas as restantes praias são costeiras. Este facto é um indicador do muito que ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”, refere a associação.

Uma praia Zero Poluição é assim denominada a partir de dados da Agência Portuguesa do Ambiente, em que são identificadas as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (no caso, 2021, 2022 e 2023), não só tiveram sempre classificação “Excelente” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais).