Conforme já tinha referido, vou publicar algumas das especialidades que fiz para os anos do meu filhote mais velho. Como não podia deixar de ser começo com o Bolo de Anos.
Foi a primeira vez que usei pasta para a cobertura (usei pasta portuguesa e não a americana, embora me tenham dito que são iguais...). Também me disseram que deveria usar corantes em gel e não os líquidos, mas como tinha dos líquidos e sou casmurra, foi desses que usei (a diferença está, segundo os entendidos, em que os corantes líquidos fazem com que a pasta se parta mais facilmente). Confesso que deu uma luta imensa (só a decoração foram 3 horas, e não estou a exagerar! Comecei às 23h e só terminei às 2h), mas o resultado final foi do agrado do aniversariante e isso é que interessa. Para a próxima correrá melhor!
Para a massa do bolo usei mais uma vez a receita dos brownies (sem as nozes e com fermento).
Para o recheio fiz uns ovos moles (de "O Livro de Pantagruel"), não ficou nada mal, mas ainda não é a receita certa... É necessário fazer um ponto de pasta, e isso não é fácil!
Massa:
Fiz 2 doses / bolos (eram muitas pessoas e achei que só 1 era pouco)
Recheio:
230 g de Açúcar
Água
8 Gemas
Ferver o açúcar coberto com água até ponto de pasta (segundo o livro: a calda escorre da colher, deixando uma leve camada aderente).
Retirar do lume e, depois de morno, deitar as gemas um pouco batidas.
Volta a lume brando, mexendo sempre para não talhar nem se pegar ao fundo.
Nota: Usei um tacho com fundo térmico, o que foi uma asneira, pois depois de desligar o lume a confecção continua! (Resultado: fiquei com torrões de açúcar, e tive que adicionar mais água).
Preparação Final:
Bolos
Recheio
Pasta Portuguesa
Chocolate
Leite
Manteiga
Smarties
.
Coloquei um dos bolos na base que ía usar e, depois de o rechear, também o cobri com recheio.
Coloquei por cima o outro bolo e também o recheei.
De acordo com a forma que pretendia (o Naruto, para quem não conhece) recortei o bolo com uma faca.
Comecei então a preparar a pasta para a cobertura, usando o corantes de que dispunha (as cores primárias, com as quais fiz todas as cores que precisava). A pasta que comprei era de cor branca (pode-se comprar de diversas cores, mas depois ía-me sobrar muita!).
Primeiro forrei a cara, depois o cabelo e depois a fita do cabelo. Concluí com os pequenos detalhes feitos também com a pasta (emblema na fita do cabelo, olhos, língua e dentes).
.
Os retoques finais foram feitos com chocolate (derreti o chocolate com um pouco de leite e manteiga e usei uma seringa de decoração).
.
Concluí a decoração pondo smarties a toda a volta (por pedido do aniversariante!).
.