Bem-vindo(a). Aqui ando às voltas. Com a vida. Com o doutoramento. Com o blog. Quando as circunstâncias o permitem dou umas voltinhas pela Educação de Infância.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ticteando no Pré-Escolar

Um artigo de Ádila Faria da janela do meu jardim  sobre a utilização dos blogues na emergência da literacia na Educação de Infância. 
Trago aqui para o "às voltas" as principais conclusões apresentadas pela autora . O texto integral pode ser lido aqui.  Espero que os educadores e professores que o venham a ler possam compreender melhor a natureza do contexto da educação pré-escolar e, verificar como é possível os educadores e as crianças "tictearem" com tanto empenho e dedicação. 

"Verificámos que o blogue se apresenta não só como uma ferramenta de publicação de conteúdos, mas também como um importante meio de comunicação que nos possibilitou desenvolver projectos de colaboração e partilha e nos permitiu manter sempre o contacto com a comunidade quer local quer internacional. [...] o blogue nunca se assumiu como um repositório estático de informação, mas sim como uma ferramenta comunicacional que nos aproximou do mundo. [...] Favoreceu, pois, as práticas conducentes à promoção de literacia
desde a primeira infância o que constitui uma mais-valia para a emergência da leitura e da escrita. Assim, Da Janela do Meu Jardim assumiu-se, simultaneamente, como uma estratégia pedagógica para a emergência da leitura e da escrita e como um instrumento de desenvolvimento da autonomia e de formação pessoal e social. É certo que temos de ter sempre presente que nada se constrói sem uma consciência de que o recurso está ao serviço da pedagogia que o Educador adopta. Neste sentido, defende-se que o educador tem um papel ainda mais determinante, apesar da autonomia que muitas destas ferramentas potenciam,
porque o alcance do olhar da criança já não vai ficar restrito à rua ou ao seu bairro, mas está aberto para o mundo. Por outro lado, a preparação das actividades lúdico-didácticas passa a ser muito mais exigente que no passado porque o educador experiencia situações novas que, também para ele, são de desafio e que por vezes nem domina, mas a que procura responder."

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Glicéria muito agradecida pela divulgação do artigo e pelas simpáticas palavras. É sempre muito gratificante quando assistimos à visibilidade do nosso trabalho nos "sítios" que valorizamos. "Às Voltas", é sem dúvida um local de passagem obrigatória, pela pertinência, qualidade e profundidade dos temas, aspecto gráfico … e agora, de casa nova torna-se ainda mais convidativo a entrar! Parabéns.
Beijinhos