Gratinado de Bacalhau e Puré de Batata



Este ano prometi a mim mesma que não ia deixar os presentes de comer para fazer na correria dos últimos dias. Dezembro começou e eu já comecei a fazer algumas coisas. Sei que os dias vão ser intensos e não quero mesmo deixar para a semana que antecede o natal ter de fazer tudo, como tem sido nos últimos anos. Acontece que tenho de me organizar ainda mais para conseguir encaixar para todos os dias fazer algumas coisas para além das coisas que já tenho de fazer.

Ontem fiz doce de abóbora e acabei outras coisas - que este ano tenho umas ideias diferentes das quais vou guardar segredo para já!.

As nossas refeições nestes dias também têm sido bem práticas a juntar a tudo o resto e coisas que posso fazer com antecedência e que depois é só levar do frigorífico  ao forno. Ontem saiu este gratinado, numa espécie de empadão que estar muito bom!


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de bacalhau em migas demolhadas e desfiadas

800g de batatas

2 ovos

1 cebola média

1 ramo de salsa picada

Sal pimenta e noz moscada q.b.

500ml de molho bechamel caseiro


Preparação:


Coza as batatas com o bacalhau. Depois de cozido, escorre-se tudo muito bem. 

As batatas esmagam-se com um esmagador até ficarem em puré e junta-se o bacalhau  previamente desfiado. Junta-se a cebola picada e a salsa, mexe-se bem e tempera-se com sal, pimenta e noz moscada e juntam-se os ovos misturando bem.

Acrescenta-se depois metade do molho bechamel e coloca-se tudo num tabuleiro que vá ao forno e à mesa. Alisa-se a superfície e por cima coloca-se o resto do molho bechamel.

Leva-se depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos até ficar bem gratinado,

Serve-se com legumes cozidos ou uma salada verde.


Bom Apetite!


Presentes de Comer 2024: Salame de Café e Pistachio



Entrámos em Dezembro. Agora é sempre a andar até ao fim do ano. Entramos no mês de mais azáfama, de mais trabalho e no meu mês favorito.

Há workshops para dar - este fim de semana foram mais dois! - presentes de comer para preparar, presentes para comprar e embrulhar, receitas para fazer e trabalho no blogue e no instagram!

E começo o mês com ideias para a mesa de natal, ou mesmo para oferecer, num presente de comer.


Ingredientes:


350g de Bolacha Maria

200gr de manteiga

175g de açúcar

1 café bem forte

3 gemas

75g de pistachios

75g de arandos


Preparação:


Comece por picar a bolacha Maria, de modo a que alguns pedaços ainda fiquem grosseiros e outros mais finos. Junte-lhe a manteiga à temperatura ambiente, o açúcar o café e as gemas e mexa bem, até tudo ficar bem ligado. Acrescente depois os pistácios e os brandos e envolva bem.

Coloque a mistura sobre uma folha de papel vegetal ou de alumínio e enrole de modo a formar um salame. Feche bem e leve ao frigorífico.

Para oferecer, ofereça o salame embrulhado e decorado com uma etiqueta.

Para servir, é só tirar uns minutos antes do frigorífico e cortar em fatias.


Bom Apetite!


Coxinhas de Frango





Aproveitar comida e transformar em outras coisas tem para mim sempre um toque de magia. Na verdade cozinhar é quase um acto mágico em que ingredientes se transformam em receitas e banquetes diante dos nossos olhos.

Há algum tempo que deixei praticamente de comprar frango em pedaços e passei a comprar frango inteiro e a separar eu mesma as partes: asas, coxas, pernas e peito. O que significa que fico sempre com as “carcaças”. Com as carcaças  - que posso depois congelar até juntar várias  - faço caldos de frango caseiro que uso para fazer canja, arroz, massas, recheios vários, risotto, estufados, ramen…. E aproveito sempre a carne de cozinhar essas carcaças que aprece pouca mas dá sempre uma quantidade simpática. Também essa carne é aproveitada em varias receitas: pode acabar numa canja ou numa  lasanha, misturada numa massa ou arroz, ou transformada em recheio de rissois, crepes ou como desta vez destas deliciosas cozinhas de frango.

Claro que podem usar qualquer outra parte de frango cozido ou assado. Porque esta receita é uma óptima forma de aproveitar!


Ingredientes para 10 a 12 coxinhas:


350g de carne de frango cozinhada e desfiada

1 cebola pequena

2 dentes de alho

1 tomate pequeno ou 2 colheres de sopa de polpa de tomate

1 raminho de salsa ou mistura de ervas secas a gosto

Sal e pimenta q.b.

50ml de caldo de frango caseiro 

Azeite q.b. 


Massa:

(Chávena usada com 250ml de capacidade)


1 chávena de caldo de frango 

1 chávena de farinha

Sal q.b.

20g de manteiga


Para panar:

1 ovo batido

Pão ralado q.b.

Farinha q.b.


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar com um pouco de azeite. Junte depois o tomate picado ou a polpa de tomate e envolva bem. Junte o frango desfiado, a salsa picada e o caldo de frango e retifique de sal e pimenta. Deixe estufar em lume médio até todo o líquido ter sido absorvido. O recheio deve ficar seco. Retire e deixe arrefecer.

Entretanto prepare a massa. Leve o caldo ao lume com a manteiga e deixe levantar fervura. Junte depois e de uma vez só a farinha e misture bem e energicamente até que se forme uma massa homogénea que se separa das paredes do tacho. Deixe cozinhar 1 minuto sem parar de mexer e retire a massa para uma bancada polvilhada com farinha.

Amasse depois a massa até que este fique super macia e elástica e arrefeça um pouco.

Para montar as coxinhas, pegue um pouco de massa do tamanho de uma noz e estique-a num disco com as mãos, formando uma espécie de um taça. Coloque um pouco de recheio dentro da massa, e feche-as cuidadosamente de modo a formar um bico  - a forma de pêra característica das coxinhas. Repita até esgotar todos os ingredientes.

Passe depois as coxinhas por farinha e depois por ovo batido e finalmente pelo pão ralado.

Frite depois em óleo quente até que fiquem douradas, ou congele-as para depois, sem descongelar, fritar quando quiser.


Bom Apetite!


Massa com Frango, Molho de Tomate e Queijo Cottage



Vivemos numa altura em que todos temos pouco tempo para tudo. Vivemos muitas vezes os dias a correr entre uma e outra actividade, entre trabalho e filhos, entre casa e trabalho, entre muitas horas no transito.

Vejo como muitas vezes é difícil para as pessoas encontrarem tempo para tudo, porque parece que temos de ser bons a tudo. Temos de trabalhar muito e muitas horas, temos de tratar da casa, tratar e acompanhar os filhos, as actividades dos filhos, fazer exercício, ter tempo para nós, tratar da casa e das coisas de casa, dormir bem, e ter tempo de lazer. Nem sempre conseguimos. Ou melhor: deixamos de fazer algumas coisas para ter tempo para outras. Seremos mais sortidos se tivermos alguém ao nosso lado que partilhe connosco todas estas tarefas e talvez assim exista mais disponibilidade e tempo. Mas na verdade o tempo passa a correr para todos. No meio de tudo isto ainda há que todos os dias preparar refeições simples e rápidas e de preferência económicas e “diferentes” para variar do bife grelhado, arroz branco e salada que nos salva na maioria das vezes.

Talvez não posso fazer quase nada pela vossa vida. Mas espero pelo menos conseguir e ajudar na parte das refeições com ideias rápidas e simples para todos os dias, como este jantar. 


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de carne de frango desfiado (pode ser peito de frango cozido ou sobras de frango de outra refeição)

100g de queijo cottage

250ml de molho de tomate caseiro ou de compra

350g de massa fusili ou laços ou penne

Queijo parmesão q.b.

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Leve um tacho ao lume com água temperada de sal e deixe levantar fervura, Junte depois a massa e deixe cozer até ficar al dente. Escorra bem guardando um pouco de água da cozedura e coloque a massa de novo no tacho. Junte depois o frango desfiado, o molho de tomate, o queijo cottage e um pouco de água de cozedura e envolva bem. Deixe levantar fervura e ratifique de sal e pimenta.

Coloque num prato de servir e termine com um pouco de parmesão ralado na hora.


Bom Apetite!

Cookies de Amêndoas



O Natal aproxima-se a passos largos e apesar destas bolachinhas não terem sido feitas a pensar no natal, podem perfeitamente fazer parte dos presentes de comer e serão certamente um presente muito apreciado.

Aqui foram preparadas para as lancheiras dos miúdos, mas se calhar também vão acabar em alguns cabazes deste natal.

Ficaram realmente deliciosas e ainda estou a pensar que na próxima vez lhes junto umas pepitas de chocolate. Os miúdos têm levado na lancheira e ficaram aprovadas.


Ingredientes para cerca de 16 bolachinhas:


220g de farinha de trigo ou trigo espelta

100g de açúcar

100 g de manteiga

1 ovo

1 colher de chá de fermento em pó

150g de amêndoas com pele


Preparação:


Numa taça coloque a farinha, o açúcar, o fermento, o ovo e a manteiga e misture bem até obter uma mistura homogénea. 

Acrescente depois as amêndoas grosseiramente picadas e envolva bem.

Coloque depois colheradas de massa num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, deixando cerca de 5cm entre elas.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos ou até as bolachas estarem douradas nas bordas.

Retire-as cuidadosamente - ainda estão um pouco moles enquanto estão quentes - e deixe arrefecer completamente antes de guardar num recipiente hermético.


Bom Apetite!


Pão de Arandos e Nozes com Canela



É raro o fim de semana que não faço pão caseiro. E andava há alguns dias com esta ideia de experimentar juntar nozes e arando ao pão e foi exatamente isso que fiz no fim de semana.

No sábado de manhã, como tinha mais disponibilidade e não tinha almoço para fazer - tivemos um aniversário - deu para preparar pão e mais umas coisas para depois ter disponíveis para os lanches da semana com os miúdos.

Saiu o pão de arandos e nozes e foi melhor do que eu esperava.


Ingredientes:


500 g de farinha

300ml de água morna

1 colher de sopa de azeite

1 saqueta de 7g de fermento de padeiro em pó

7g de sal ou flor de sal

75g de nozes

75g de arandos

1 colher de sopa de canela em pó


Preparação:


Numa taça coloque a farinha, misture o fermento, o sal, o azeite, misture. Por fim acrescente a água morna e amasse bem, cerca de 15 minutos, à mão, até obter uma massa lisa e elástica. Em alternativa, coloque na batedeira ou no copo do robot de cozinha e amasse cerca de 6 minutos. 

Forme depois uma bola e deixe repousar numa taça ligeiramente untada (com óleo, azeite ou manteiga), dentro do forno desligado ou outro local livre de correntes de ar. Deverá demorar cerca de duas horas até duplicar de tamanho.

Coloque depois a massa na bancada, junte as nozes, os arandos e a canela e amassa até incorporar tudo. 

Forme depois o pão estendendo a massa de forma a que fique rectangular e dobrando depois metade da massa como se fosse a tampa de um envelope e pressionando com o calcanhar da mão. Dobre depois as pontas superiores da massa para o centro e volte a pressionar. Dobre mais duas vezes, calcando sempre a zona de união para ficar bem fechado. 

Coloque depois numa forma de bolo inglês polvilhada com um pouco de farinha e com a “costura” do pão para baixo e deixe levedar mais uns 30 minutos a 1 hora até duplicar de volume.

Ligue o forno a 220 ºC cerca de 15 minutos antes de colocar o pão a cozer;

Leve depois a cozinhar, em forno pre aquecido a 220ºC durante cerca de 20 a 25 minutos. O pão está pronto quando tiver uma carapaça dourada. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar. Congele já frio e cortado em fatias.


Bom Apetite!


Lulas Grelhadas com Batatinhas e Molho de Tomate Fresco



Fim de semana cheio como habitualmente. Festas de aniversário e o primeiro workshop de natal que por motivos vários foi um bocadinho agridoce.


Foi maravilhoso celebrar os 50 anos de uma grande amiga numa festa tão incrível como ela e foi maravilhoso estar com as minhas meninas de Lisboa num workshop privado.

O fim de semana teve ainda tempo para testar e experimentar receitas novas. E foi com estas lulas no jantar de sexta feira que demos início ao fim de semana. Aqui fica a receita.


Ingredientes para 4 pessoas:


600g de lulas limpas (usei das congeladas que deixei previamente descongelar)

3 dentes de alho

800g de batata miúda com casca

1/2 cebola roxa

1 tomate 

1 pernada de salsa

Azeite q.b.

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Vinagre q.b.


Preparação:


Comece por preparar o molho de tomate fresco. Corte o tomate em cubinhos pequenos, assim como a cebola. Coloque numa taça e junte a salsa picada. Acrescente azeita, cerca de 70ml e 2 colheres de sopa de vinagre. Tempere de sal e pimenta e misture bem. Reserve.

Lave bem as batatas e corte-as ao meio. Leve-as a cozer em água temperada de sal até que fiquem macias. Escorra e reserve.

Leve uma chapa de grelhar ou frigideira ao lume e deixe aquecer bem. Junte um fio de azeite e os dentes de alho laminados e acrescente as lulas deixando-as grelhar e ganhar cor. Atenção que as lulas cozinham muito rapidamente. Retire e coloque-as o prato de servir. Coloque depois as batatinhas na chapa para que também fiquem tostadas e ganhem cor e junte-as às lulas. Misture as lulas com as batatas e regue com o molho de tomate fresco. Sirva depois acompanhados com legumes cozidos ou uma salada verde.


Bom Apetite!


Frango Estufado com Esparguete, Cenoura e Ervilhas



As receitas clássicas de um tacho só nunca são demais. É engraçado que nos workshops e masterclass uma das maiores dificuldades é sempre com as receitas e ementas da semana - às vezes nem é tanto o que cozinhar, mas que receitas fazer. Digo sempre para não decidirmos refeições muito complicadas, para nos mantermos nos clássicos e apostarmos em receitas de um tacho só. Não complicar é a palavra. Mas acho que no meio da azáfama nos esquecemos muitas vezes daquelas receitas caseiras que lembram a mãe e as avós. É um bocado o que sinto com esta receita. Um clássico intemporal. Uma receita muito simples de preparar e perfeita para os jantares simples da semana e sempre um bocadinho diferente do frango assado ou grelhado com “massa branca”. 


Ingredientes para 4 pessoas com sobras:


800g de frango partido em pedaços 

300g de esparguete 

1 folha de louro 

1 cebola 

1/2 lata de tomate pelado ou polpa de tomate 

2 dentes de alho 

Sal e pimenta q.b. 

Oregãos 

1 pitada de cravinho (opcional) 

Caldo de frango caseiro ou água 

1 chávena de ervilhas

1 cenoura grande em  cubinhos 


Preparação: 


Pique a cebola com os dentes de alho. Leve uma caçarola ou tacho ao lume com um fio de azeite ao lume e deixe aquecer. Junte a cebola e alhos picados, as ervas secas e a folha de louro e deixe cozinhar até começar a ferver. Deixe ferver uns minutos em lume brando e junte a polpa de tomate e os pedaços de frango. Tempere de sal e pimenta e o cravinho e envolva tudo. 

Deixe cozinhar tapado até o frango estar praticamente cozinhado. Acrescente cerca de 300ml de caldo ou água, retifique os temperos e deixe levantar fervura. Acrescente depois o esparguete e as ervilhas e envolva bem, deixando-a cozinhar em lume brando, até a massa estar cozinhada e o molho cremoso e não aguado. (Se enquanto a massa estiver a cozinhar achar que o molho está a secar, acrescente um pouco mais de água!)

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


Enchiladas de Feijão Preto



Quando o tema são refeições sem carne nem peixe, se levarem feijão nunca têm nada que enganar cá em casa. Não há quem não goste e para mim é até uma excelente maneira de começar a iniciar este tipo de refeições.

Estas enchiladas ficam deliciosas, e se só o feijão e o queijo não forem suficientes para vocês podem sem pre juntar um bocadinho de carne picada ou de sobras de carne assada previamente desfiada à mistura de feijão.

De resto é difícil de não gostar!


Ingredientes para 4 pessoas: 


300g de feijão preto ou outro a gosto 

1/2 lata de polpa de tomate 

1 cebola 

2 dentes de alho

 Cominhos q.b. 

Sal e pimenta q.b. 

8 a 10 wraps ou tortilhas 

200g de queijo ralado a gosto 

Azeite q.b. 


Preparação: 


Pique a cebola e os dentes de alho e leve a refogar com um pouco de azeite. Acrescente o feijão e tempere a gosto com sal, pimenta e os cominhos. 

Acrescente o tomate e deixe ferver uns minutos até o molho apurar. Reserve. Aqueça ligeiramente os wraps ou tortilhas numa frigideira. No centro de cada tortilha coloque a mistura de feijão e um pouco de queijo ralado. Enrole bem e coloque num pirex ou recipiente que vá ao forno.Repita até esgotar as tortilhas. Por cima, disponha a restante mistura de feijão e o restante queijo, espalhando bem, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos até o queijo derreter. Sirva bem quente com uma salada verde. 


Bom Apetite! 


Salmão com Molho de Limão



A simplicidade das receitas faz muitas vezes a diferença. Um simples lombinho de salmão que os miúdos adoraram e que disseram que tinha um molho delicioso. Nada mais simples e básico. Mas a importância de pequenos pormenores também nas receitas de todos os dias. Uma posta de peixe, batatinhas e legumes cozidos e um molho de ingredientes básicos que todos temos em casa e que faz a diferença. Também na culinárias os detalhes importam.


Ingredientes para 4 pessoas: 


4 postas ou lombos de salmão 

Sal e pimenta q.b. 

1 fio de azeite 


Molho de Limão: 


1 dente de alho 

35ml de azeite 

Flor de sal q.b. 

Sumo de meio limão pequeno 

Mostarda q.b. (opcional) 

1colher de sobremesa de Salsa picada ou outras ervas secas a gosto q.b. 


Preparação: 


Coloque um fio de azeite no fundo de um pirex ou assadeira que vá ao forno e coloque as postas de peixe. Tempere de sal e pimenta. Leve ao forno previamente aquecido a 160ºC durante 20m ou à airfryer durante 7 minutos a 180ºC.

Entretanto prepare o molho. Numa taça coloque o dente de alho ralado, o azeite e o limão, a mostarda, a salsa picada e tempere de flor de sal. Mexa bem todos os ingredientes. 

Sirva o peixe com o molho e acompanhamentos a gosto. 


Bom Apetite!


Esparguete com Molho de Legumes Assados, Almôndegas e Queijo



Uma das coisas que mais paz me dá é o facto de me organizar e planear as minhas refeições de maneira a que há sempre alternativas para aquela semana, quer tenha mais ou menos disponibilidade.

A par de planear as minhas ementas, planeio sempre em função de como sei que vão ser os meus dias. E mesmo quando há surpresas e as coisas no saem ao contrário, há quase sempre alguma coisa pronta a sair do congelador ou frigorífico.

A meal prep não vive apenas de refeições prontas, mas de preparações ou até refeições congeladas, legumes para sopas prontos a ir para a panela, salada pronta a comer, mas principalmente de organização e de planeamento.

Sabendo que ia estar praticamente sem ir a casa 3 dias, que ia chegar e precisar de ter uma refeição praticamente pronta a cozinhar, organizei-me com antecedência preparando-me para essa eventualidade.

Havia almôndegas no congelador prontas a cozinhar. Molho de legumes assados no frigorífico pronto a comer, sopa feita, salada pronta a ir para a saladeira e em pouco mais de 15 minutos o jantar na mesa.


Ingredientes para 4 pessoas:


Cerca de 20 almôndegas caseiras congeladas (receita aqui: http://paracozinhar.blogspot.com/2024/05/almondegas-italianas.html)

250g de esparguete

300ml de molho de legumes assados (receita de ontem)

Queijo parmesão q.b.

Sal q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Leve um tacho ao lume com água e sal. Assim que levantar fervura junte o esparguete e deixe cozinhar até que fique al dentes. Escorra -o reservando  um pouco a água de cozedura e junte-lhe um fio de azeite envolvendo bem. Reserve.

Entretanto coloque as almôndegas na airfryer e cozinhe-as a 180ºC durante 15 minutos até que fiquem cozinhadas. (Pode também fazer no forno ou ao lume numa frigideira).

Coloque o molho de legumes assados num tacho e deixe aquecer bem. Junte op esparguete e envolva no molho, juntando um pouco da água de cozedura reservada para deslaçar o molho. Junte um pouco de queijo parmesão ralado na hora e envolva bem.

Coloque o esparguete com o molho no prato de servir e por cima disponha as almôndegas. Termine com um pouco mais de queijo.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


Molho de Abóbora e Cenoura Assadas




O fim de semana foi intenso. Houve workshops em Lisboa no sábado, seguido de um evento de natal com os miúdos. Chegamos tarde a Coimbra mas felizes e de coração cheio e sentimos finalmente que iniciou a época de natal com a Festa de Natal da Lego.

No domingo segui para o Porto para mais um workshops, voltei a Coimbra para o lanche ajantarado de aniversário da minha querida Alexandra, mas antes das 22h já estava no comboio de regresso a Lisboa porque hoje cedo tinha de estar na CMTV para mais uma ida à televisão com o “Curso de Cozinha”. Fui fazer um Caril Rápido de Frango e Maçã com a Àgata e o Rui. Ainda fui à Sic gravar para o Curto Circuito e só depois voltei para casa, cansada mas feliz que é o que acontece quando amamos o que fazemos. Mas na verdade foram 3 dias em que mal parei em casa e onde chego quase em cima da hora para ir buscar os miúdos à escola e onde é preciso preparar o jantar e seguir para mais uma semana intensa.

Vale-me que antecipo estes dias e no final da semana passada tinha preparado algumas coisas que agora me poderiam simplificar a semana. Deixei sopa feita, hambúrgueres e almôndegas congelados, legumes preparados, salada feita, e um delicioso molho de legumes assados que vou partilhar aqui a receita porque é uma excelente alternativa ao molho de tomate e ao mesmo tempo uma excelente forma de cozinhar sem desperdício.


Ingredientes para cerca de 1 litro de molho:


1 cebola

2 dentes de alho

2 cenouras grandes

700g de abóbora com casca (tipo butternut ou menina)

talos de brócolos (depois de preparar os floretes para cozer a vapor ou saltear)

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Descasque a cebola e corte-a em pedaços descasque e lamine os dentes de alho. Descasque também a cenoura e corte-a em pedaços. Corte a abóbora sem descascar em pedaços também pequenos e corte o talo dos brócolos.

Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e espalhe numa camada só todos os legumes preparados. Tempere de sal, pimenta e um fio de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos ou até os legumes estarem macios e ligeiramente dourados nas pontas.

Triture depois no robot de cozinha, liquidificador ou com a varinha mágica sem acrescentar água e até obter  um molho cremoso. Use como molho, numa massa ou em outra receita ou congele para mais tarde.


Bom Apetite!


Sumo de Goiaba



Continuamos na saga das goiabas que estavam bem maduras e tinham mesmo de ser consumidas. Ainda pensei em congelar a polpa já triturada, mas entre a goiabada e fazer sumo de goiaba que os miúdos adoraram, já não sobrou mais nenhuma. Se o sogro ainda tiver goiabas já sei o que lhes fazer e podem continuar a vir, já que mais ninguém as consume…

Então o sumo. Super prático de fazer. Acho que também resultaria do mesmo modo se tivesse congelado a polpa para não deixar estragar e usar depois em qualquer altura.

As quantidades vão ser sempre um bocadinho aleatórias, porque depende da quantidade de goiabas e se são doces ou não e se querem um sumo mais ou menos espesso. Mas não tem sabedoria nenhuma e vale muito a pena! Fico só a imaginar este sumo n um dia de calor!


Ingredientes para 1,5l de sumo (aproximadamente):


350g de goiabas maduras

Cerca de 600ml de água

Açúcar q.b.


Preparação:


Lave as goiabas e corte-as o meio. Coloque no copo do liquidificador, robot de cozinha ou varinha mágica e triture até obter uma polpa. Coe para eliminar as sementes.

Junte depois água e se necessário o açúcar a gosto. Coloque no frigorífico e sirva fresco.


Bom Apetite!


Goiabada





Nada bate um bom presente de comer. No domingo a minha Sandra toca-me à porta com um saco com chuchus. Na segunda feira a minha cunhada Rita vem de casa do pai ( o meu sogro) com couves, dióspiros, phisalis e muitas goiabas.

Destino para o chuchus já sabemos que na sopa nunca falha. As couves acabam salteadas, em migas ou em sopa. Os dióspiros mesmo quando são muitos despachamo-los a grande velocidade que todos adoram e sabemos que têm uma curta duração e daqui a pouco já não há. As phisalis a Benedita dá conta delas num piscar de olhos. Mas… e as goiabas? Eu na verdade nem nunca me tinha dado conta deste pé de goiaba. Ou provavelmente este foi o primeiro ano em que deu muitas… nem sei. Quem adorava goiabas era a minha sogra, e agora vi-me ali com pouco mais de 2kg delas e sem saber o que fazer. Ou melhor, lembrei-me logo do que fazer goiabada com elas. E assim foi.


Ingredientes:


2 kg de goiabas maduras (amarelas por fora, avermelhadas por dentro porque há outras variedades)

1kg de açúcar

1 limão pequeno


Preparação:


Lave bem as goiabadas e corte-as em pedaços (não é preciso descascar). Coloque as goiabadas no robot de cozinha ou liquidificado e triture-as até ficar com uma mistura cremosa. Se necessário junte água, mas deve evitar. Eu não juntei.

Depois de trituradas coe a polpa de modo a separar as sementes (eu esqueci-me completamente deste passo, e a minha goiabada ficou com as sementes).

Coloque depois a polpa num tacho largo ou caçarola e junte 1 quilo de acúcar e o sumo de 1 limão pequeno. Misture bem.

Leve ao lume. Assim que levantar fervura e começar a borbulhar, reduza um pouco o lume e deixe cozinhar até que a goiabada reduza e fique muito cremosa e a descolar do fundo da panela, tal como quando estamos a fazer brigadeiros.

Demora o seu tempo. O ideal é estarem com o lume médio alto e sem parar de mexer para não agarrar mas é um processo demorado (diria 1 hora ou mais) Se deixaram o lume muito brando e sem vigilância, pode demorar mesmo muito tempo diria mais de 3 horas. 

Para estar realmente no ponto de goiabada tem de se soltar do fundo da panela e ao mexer verem realmente o fundo, num ponto de estrada forte. A cor também fica assim bem escura também. Quase que parece que está caramelizada. Tal como os brigadeiros.

Quando atingir este ponto na vossa goiabada, coloque a mistura num pirex ou tabuleiro untado com um pouco de óleo vegetal e coloque a mistura no tabuleiro. Ela deverá estar bem grossa. Depois de completamente arrefecida, umas 3 ou 4 horas, a goiabada estará rija e maleável e é possível desenformar e cortar em pedaços.

Para guardar basta depois de cortar envolver em papel vegetal ou guardar numa taça já cortada. 

Se preferir pode optar por colocar em taças e depois desenformar e cortar às fatias.

De sabor e textura fica exatamente igual à goiabada de compra e é deliciosa com um pouco de queijo.


Bom Apetite!


Ovos Cozidos com Gema Mole



Sou muito fã de ovos ao pequeno almoço. Um ovo estrelado sobre uma torrada com abacate. Uns deliciosos ovos mexidos. Uma omelete com queijo e oregãos. Ovos quentes. E também gosto e um belo ovo cozido. Mas o ideal para mim é mesmo um ovo cozido na perfeição e de preferência com a gema ainda mole e cremosa.

Não é difícil de fazer, mas têm mesmo de estar atentos ao tempo e o ovo convém estar mesmo submerso em água. Aqui fica a receita para estes ovos sempre perfeitos. (No livro novo também há muitas dicas para ovos sempre perfeitos e os timmings ideais para um ovo mais bem ou mal cozido, ovos mexidos perfeitos e uma omelete que nunca sai mal!)


Ingredientes:


2 ovos

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Leve um tacho ao lume com água e deixe levantar fervura. Assim que a água levantar fervura junte os ovos e conte 7 minutos exatos. Ao fim desse tempo retire os ovos e coloque-os em água fria e deixe arrefecer bem antes de descascar.

Descasque depois os ovos, corte-os ao meio e tempere com uma pitada de sal e pimenta!

Sirva com pão torrado.


Bom Apetite!


Salteado de Porco e Legumes na Casa Feliz




Hoje voltou a ser dia de ir à TV falar do “Curso de Cozinha”. Desta vez estive com o João Baião e a Diana Chaves na “Casa Feliz” e fui desafia-los a fazer o almoço com uma receita de Salteado de Porco e Legumes.

O desafio foi aceite e acho que não se sairam mal. Como televisão é mesmo assim a receita não ficou completamente terminada, mas partilho-a aqui com todos para que nada escape a consigam experimentar. E esta é também uma receita que podem encontrar no novo livro!


Ingredientes para 4 pessoas:


300 g de bifanas

1 cebola

1 pimento vermelho

150 g de cogumelos

2 cenouras grandes

3 dentes de alho

1 pedacinho de gengibre fresco ralado

Óleo de sésamo q. b.

Sal e pimenta q. b.

3 colheres de sopa de molho de soja

1 colher de sobremesa de amido de milho (maisena)

1 colher de sopa de ketchup

30 ml de água


Preparação:


Corte as bifanas em tirinhas e reserve.

Corte o pimento em tiras e a cebola em meias-luas, lamine finamente os dentes de alho, e os cogumelos e corte a cenoura em pedacinhos pequenos. Reserve.

Leve um wok ou frigideira grande ao lume e deixe aquecer bem. Acrescente um fio de óleo de sésamo e a carne em tirinhas. Tempere de sal, mexa durante 2 ou 3 minutos at.

a carne estar cozinhada e retire para um prato juntamente com os sucos.

No mesmo wok quente, junte mais um fio de óleo de sésamo e acrescente todos os legumes e também um pouco de gengibre fresco ralado. Tempere com um pouco de molho de soja e deixe saltear sem parar de mexer até que os legumes cozinhem, mas se mantenham crocantes. Acrescente a carne, guardando os sucos que entretanto se formaram, e envolva bem. 

Numa taça misture 2 colheres de sopa de molho de soja, água, o ketchup, a maisena e os sucos que reservou da carne. Misture bem até a maisena se dissolver. Junte tudo ao wok quente, onde está a mistura de carne e legumes, e misture bem até o molho engrossar.

Retifique os temperos e junte mais um pouco de sal e pimenta ou, se necessário, molho de soja.


Bom Apetite!


Imprimir