terça-feira, 31 de maio de 2011

Quiche Rápida de Salmão Fumado


No domingo de manhã fui para a cozinha pensar o que ia fazer com os filetes de panga. Entretanto como ia sair de tarde para ir visitar a minha sogra ao hospital, e depois sabia que ia levar o meu filho a casa de um amigo para terminarem um trabalho da escola, e que com essas andanças sabia que ia chegar tarde a casa para preparar o jantar. Então resolvi fazer essa quiche que fiz ao mesmo tempo do peixinho no forno e que serviu para o jantar com uma boa salada e um resto de puré de beterraba.
Ficou simplesmente... leve e saborosa! E é perfeita para festas, porque é um petisco e tanto.


Ingredientes:

1 base de massa quebrada
1 embalagem de salmão fumado
150 gr aproximadamente de queijo Quinta Ingleses (para quem não conhece pode ser qualquer um queijo amanteigado)
200 g de natas de soja
4 ovos

Sal q.b
Pimenta 5 bagas q.b
Noz moscada q.b

Fiz assim:

Forrei uma tarteira com a massa e piquei o fundo com um garfo.
Distribuí o salmão e o queijo cortado aos bocados na tarteira e reservei.
Numa tigela bati os ovos com as natas, temperei com os temperos e distribui pela tarteira.
Levei ao forno quente a cozer por 25 minutos, quando começar a rosar deve-se tirar do forno para não ficar seca.



Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

P.S- Como devem saber eu não tenho tido muito tempo para visitar os vossos cantinhos como gostaria, mas aos poucos irei visitar-vos para ver as novidades. Espero que compreendem a situação, pois tem sido muito dificil. Obrigada.

domingo, 29 de maio de 2011

Filetes de pangasius de tomatada com crosta crocante


Muito de tem falado da origem desse peixe por aí, até acreditam que é prejudicial para a nossa saúde. Pois estive a pesquisar na net e o que encontrei foram só investigações e pesquisas de laboratório a esse peixe e que não confirmam nada que seja prejudicial. Já se sabe que é peixe criado em cativeiro logo a sua alimentação não é natural como os peixinho que andam livremente pelo mar. E todos sabemos que quando comido exporadicamente (como se deve fazer com todos os outros alimentos, mesmo naturais) não prejudicamos a saúde. Temos é que variar bastante a nossa alimentação, ingerindo vegetais, legumes, frutas e carnes brancas sendo essa última muito peixinho. E como o peixinho é um alimento que cá em casa sai bastante eu tento variar dentro do possível, e os filetes do peixe panga são super suculentos e macios e adequa-se e mil e uma confeções... haja inspiração!

Ingredientes:

4 filetes de panga
1 limão
100 ml de leite meio gordo
Sal
Tomilho seco
Pimenta 5 bagas
1 pimento vermelho
1 pimento verde
2 cebolas
3 dentes de alho
2 folhas de louro
5 tomates de cacho
Azeite
Pão aromatizado com salsa

Fiz assim:

Temperei os filetes de peixe com sal, pimenta, tomilho, sumo de limão e o leite e deixei a marinar durante 30 minutos.
Entretanto arranjei os legumes. Descasquei e cortei os tomates em meias luas eliminando as pevides (mas não por completo, porque gosto da acidez do tomate), e reservei.
Lavei os pimentos, retirei as pevides e cortei em tiras, reservei.
Descasquei as cebolas e os alhos e cortei em meias luas, reservei.
Num wok aqueci um fio de azeite e salteei os legumes, deixei amolecerem um pouco, mas mantendo a rigidez e transferi para um pirex grande. Por cima dos legumes coloquei os filetes escorridos e cobri com pão aromatizado. Borrifei com um pouco de azeite e levei ao forno quente até começar a tostar por cima mais ou menos 35 a 40 minutos.
Servi com puré de beterraba e salada de alface com tomates cherry.

Espero que gostem da sugestão e não deixem de deixar a sua.

Beijinhos

sábado, 28 de maio de 2011

Pão Integral com Bagas Goji e Cranberrys

Mais um pão delicioso que saiu da minha máquina de fazer pão. A novidade são as bagas goji e os cranberrys que comprei quando fui de férias ao Continente, sim porque aqui é muito dificil encontrar essas coisas.
Depois de conhecer os benefícios dessas bagas não deixo de as consumir todos os dias. Se não:for no pão é no iogurte  ou mesmo ao natural, porque são deliciosas.

Ingredientes

400 ml de água
1 c. de sopa de mel
1 c. de chá de sal
2 c. de sopa de azeite
250 g de preparado de farinha com sementes (marca Continente)
250 g de farinha integral
150 g de farinha de trigo
50 g de aveia
1 1/2 c. de chá de fermento
1 copo de medida com bagas goji, cranberrys(arandos vermelhos) e linhaça dourada

Fiz assim:

Na cuba da máquina de fazer pão coloquei primeiro os líquidos e depois os sólidos. Programei no programa pão normal e depois do bip adicionei as sementes.



Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Gelado de Baunilha da Duxa

Acho que ainda não falei aqui que tenho uma máquina de gelados (aquisição recente) e que não lhe tenho dado uso. Bom a primeira experiência que lá fiz não resultou nada bem, porque a máquina não estava gelada, por isso o gelado saiu do congelador parecia mais um bloco de gelo que outra coisa.lol
Como devem imaginar eu fiquei bastante decepcionada com a máquina, mas tudo teria sido diferente se no manual tivesse escrito que a máquina tinha de ser levada antes ao congelador! Mas a diante...
Cada vez que via gelados espalhados pelos blogs ficava tão triste, até pedir ajuda em alguns blogs amigos, mas a ajuda mais explicadinha veio do blog da minha querida cozinha da Duxa que foi expectacular comigo. E como não podia deixar de ser, estreei-me com a receita dela do gelado de baunilha e fiquei deveras felissícima... não é que mesmo depois de ir ao congelor o gelado saiu cremoso! Adorei... obrigada Duxa pela ajuda. Agora sim, vou dar uso à máquina!


Estão a conhecer a flor?

Ingredientes:

130g de açúcar

2 gemas

300 ml de leite meio gordo

1 colher de sopa de essência de baunilha

200ml de natas muito frescas (uso magras 10% de gordura)

1 pitada de sal

Preparação na Bimby( thermomix) :

Misture as gemas batidas com o leite, antes de as colocar no copo da Bimby.

Colocar os ingredientes dentro do copo e programar 7 minutos /90ºC/ vel 3-4.

Retirar o copo da base para arrefecer mais rápido, assim que arrefecer levar num jarro ao frio por algumas horas.

Ligue a sorveteira , deite o preparado lá para dentro e deixe na máquinha por um periodo de 35 a 40 minutos a bater, coloque numa caixa hermética e leve ao congelador 1 a 2 horas, se não tiver sorveteira coloque o preparado numa caixa hermética no congelador, retire e bata de 2 em duas horas para destruir os cristais que se vão formando.


Receita copiada na integra do blog da  Duxa


Este foi o cone do meu filho.

Espero que tenham gostado da sugestão.

Beijinhos

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Flores Folhadas

Para quem precisar de uma sobremesa rápida e deliciosa, aqui encontra o que procura!
Para isso só é necessário ter em casa doce/compota e massa folhada no frigorífico e num instante aparece uma sobremesa surpresa.

Ingredientes:

2 rolos de massa folhada (Continente)
Doce de tomate e maçã
1 ovo para pincelar

Fiz assim:

Sobrepus as duas bases de massa folhada. Cortei com cortadores e no interior com outro cortador mais pequeno, mas só à superfície e enchi com doce de tomate. Pincelei as bordas com o ovo batido e levei ao forno quente a cozer durante alguns minutos.


Serviu para acompanhar um belo gelado que vos mostrarei a seguir.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

terça-feira, 24 de maio de 2011

Empada Russa de Salmão

Esta receita já estava pendente já à algum tempo estava só à espera de arranjar um belo lombo de salmão. Pois este fim de semana aconteceu o dito acontecimento. Comprei o lombo do salmão já convicta do que ia fazer. Fui buscar o livro à estante "Viajar com a Bimby" e comecei a tarefa que apesar de parecer muito complicada, não foi. Não se assustem com a quantidade de palavras, apenas está muito bem explicadinho!
E vale mesmo a pena fazer, pois resulta numa refeição bastante completa e atraente, que servida com uma bela salada é uma refeição divinal.


Ingredientes:

Massa

360 g de farinha
180 g de manteiga
1 c. chá de sal
90 g de água
1 ovo, para pincelar

Recheio

25 g de óleo
1000 g de água
1 c. de chá de sal
150 g de arroz agulha
3 ovos, à temperatura ambiente
250 g de chalotas descascada inteira - usei cebolas pequenas
50  de manteiga
250 de cogumelos inteiros e limpos - usei pleurothus
900 g de salmão fresco em filete, sem pele e espinha
2 pitadas de pimenta preta - usei 5 bagas
3 pés de aneto - usei um pé de funcho

Preparação:

Massa:

1. Coloque no copo a farinha, manteiga, o sal e amasse 15 Seg/Vel. 6.

2. Junte a água e amasse 15 Seg/Vel. 6. Embrulhe a massa em película aderente e deixe repousar no frigorífico  30 minutos.

Recheio:

3. Coloque no copo o óleo, a água e o sal. Insira o cesto e pese o arroz. Coloque na varoma os ovos e programe 15 Min/Varoma/Vel.1.
Retire o cesto, transfira o arroz para um tabuleiro e deixe arrefecer. Reserve.

4. com o copo limpo coloque as chalotas e pique 3 Seg/Vel. 5. Com a ajuda da espátula faça descer os resíduos da parede do copo.

5. Junte a manteiga e refogue 6 Min/Varoma/Vel. Colher.

6. Junte os cogumelos e pique, 4 Seg/Vel. 4. Adicione 1/2 c. chá de sal e refogue 4 Min/Varoma/Colher Inversa. Reserve numa tigela e deixe arrefecer.

7. Descasque os ovos e separe as claras das gemas. Coloque no copo as claras e pique 1 Seg/ Vel. 4. Reserve numa taça. Coloque as gemas no copo e pique 1 Seg/Vel. 4.

8. Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Montagem da empada

9. Divida a massa em duas partes, uma ligeiramente maior que a outra. Estenda a parte menor para formar para formar um retangulo 5 cm maior que o filete de salmão. Coloque a massa num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.

10. Coloque na massa o arroz reservado por cima de retangulo de massa, deixando uma borda de 3 cm. Espalhe a mistura de cogumelos e chalotas por cima do arroz.

11. Coloque o salmão por cima da mistura de cogumelos, de forma a ter uma camada com altura constante. Tempere com sal, pimenta e funcho. Polvilhe com a gema picada e depois com as claras.

12. Estenda o resto da massa e cubra o recheio de forma a unir as bordas. Pressione levemente as bordas e corte para deixar 2 cm. Revire a borda para selar a empada. Corte ou molde tiras de massa para decorar.

13. Numa taça, bata o restante ovo. Decore a empada com as tiras e pincele com o ovo.  Com uma faca, faça várias pequenas incisões no topo da massa, para deixar sair o vapor. Leve ao forno pré-aquecido cerca de 25-30 minutos.




Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pudim de Cuajada

Quando vi essa receita na colmeia da abelha achei que seria a receita ideal para usar o pacotinho de cuajada que tive de oferta de Dina do blog flor de tavira. Ficou com um sabor láctio a lembrar aquelas sobremesas que nossas mães faziam quando eramos crianças e que era do agrado de todos. Pois o resultado foi semelhante e pena é não ter mais pacotinhos de cuajada porque seria uma sobremesa que faria mais vezes!
Excelente para alternar com os meu iogurtes caseiros porque o filho adorou.

 

Vou colocar a receita com as minhas alterações.
Ingredientes:

1 litro de leite meio gordo
15 bolachas digestivas
100 g de light brown sugar - açucar mascavado light
1 pacote de cuajada
1 c. de sopa de caramelo líquido

Fiz assim:

Coloquei as bolachas  no copo e pulverizei-as na Vel.9.

Juntei todos os outros ingredientes e misturei uns Segs. Vel.4.
Programei 6Min.Vel.4 Temp 90º.
Coloquei em frasco de iogurte e copinhos.
Deixei arrefecer e coloquei no frigorífico.

Espero que gostem da sugestão e votos de uma boa semana para todos.

Beijinhos


sábado, 21 de maio de 2011

Um agradecimento e justificação

Olá a todos/as passei por aqui para vos agradecer os comentários de preocupação que me deixaram, isso só prova que existem pessoas amigas e boas espalhadas por essa  infinita blogosfera. Pessoas que sem nos conhecerem mostrem amizade e preocupação, o meu muito obrigada.
Pois o que se passa é que a minha sogra, que é uma pessoa que gosto bastante (ao contrário de muita gente) teve um AVC seguido de um enfarte o que a levou aos cuidados intensivos. E como podem ver a situação não tem sido boa, pelo contrário, e como sabem essas situações afetam toda a família. Mas parece que aos poucos ela está recuperando e estamos esperançosos que ela irá ficar boa de saúde, mas isso só o tempo dirá. Agora temos que esperar com paciência e acreditar no futuro.

E para nos aliviar um pouco dessa frustração deixo.vos uma faixa que gosto muito.

Dr. Dre - I Need A Doctor (Explicit) ft. Eminem, Skylar Grey

Beijinhos

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Medalhões de Pescada Aromatizados com Laranja

O tempo realmente não quer fazer parceria comigo!
Ontem depois de vir do hóspital e de estar com os nervos à flor da pele, consegui abstrair-me do mundo e das suas complicações e fui fazer o jantar.
O que saiu foi algo de maravilhoso... como já devem ter apercebido nós comemos muito peixe cá em casa e eu tento inovar sempre que possível para que seja sempre do agrado de todos. E esse não foi exceção!



Ingredientes:

6 medalhões de pescada da pescanova
Azeite
1 cebola cortada em meias luas
4 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 alho francês cortados às rodelas (só a parte branca)
3 cenouras cortadas às rodelas
Sumo de 2 laranjas
1 caldo knorr de alho, louro & tomate
!1 c. de sopa de alcaparras
1 gole de vinho branco
Sal q.b.
Pimenta preta moída na hora q.b
Pimentão doce q.b


Fiz assim:

Aqueci azeite no wok e salteei a cebola, a folha de louro, com os alhos e o alho francês em lume brando para não secar.
Quando a cebola começou a ficar translúcida adicionei a cenoura às rodelas e deixei estufar um pouco. Adicionei o caldo knorr e o sumo das laranjas. Temperei com a pimenta e o pimentão e refresquei com o de vinho branco e deixei ferver por 3 minutos.
Num pirex distribuí os lombos de pescada e reguei com um fio de azeite e umas pedrinhas de sal. Deitei por cima o estofado de legumes e cobri com uma folha de aluminio e levei ao forno a assar mais ou menos 30 minutos.

Espero que gostem da sugestão...

Beijinhos

P.S- Quando puder retribuo os comentário aos vossos blogs. Obrigada pela compreenção.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Creme de Cogumelos Light


Já sei! Estão a pensar que abandonei o meu blog, não foi bem isso, mas confesso que tenho andado um bocadinho ausente. Tenho andado um bocado desmotivada e cansada e como se não chegá-se estou com um membro da minha família hospitalizado (sendo este muito chegado) num estado muito crítico. E por todos esses motivos que considero bastante graves tenho andado um pouco ausente. Espero que compreendem e que não levem a mal eu não conseguir visitar-vos tantas vezes como gostaria.
E agora deixo aqui um cheirinho do que publiquei no receitas ao desafio .


Beijinhos e mais uma vez obrigada a todos pelos comentários deliciosos que têm deixado.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Quiche de Bacalhau com Espinafres

Com 3 postas de bacalhau para o jantar e sem vontade de comê-lo simplesmente cozido com batatas, grão ou ovo, optei por fazer uma quiche que sei que assim iria ser mais bem vindo à mesa.
E com alguns ingredientes que estavam no frigorifico, uns até com urgencia de serem consumidos, juntei-os todos e resultou nesta deliciosa quiche, que como eu previa, foi bem aceite à mesa pelo resto do meu pessoal!lol.
E passo a ditar a receita...

Ingredientes:

1 placa de massa folhada

3 postas de bacalhau cozido
1 embalagem de salmão fumado
Azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 tomate chucha
1 pimento vermelho em cubos
Espinafres congelados - mais ou menos uma caneca
Sal p.b
Mistura de pimentas q.b
2 ovos
200 ml de leite
1 c. de sopa de farinha maizena
2 queijinhos frecos magros
Coentros frescos picados
Sementes de sésamo

Fiz assim:

Num tacho coloquei o bacalhau em água, assim que começou a ferver desliguei o lume e deixei repousar num pouco.
Numa frigideira alta cobri o fundo de azeite e refoguei a cebola com os alhos e as folha de louro. Logo que começou a ficar transparente juntei o tomate descascado e picado e os espinafres e deixei refogar um pouco até os espinafres estarem cozidos.
Desfiei o bacalhau e adicionei ao preparado anterior. Temperei com a mistura das pimentas, envolvi e desliguei o lume.
Numa tarteira coloquei a massa folhada e piquei o fundo. Coloquei o preparado anterior no fundo e cobri com o salmão partido em bocados. Corti os queijos eu cubos e distribuí por cima do preparado. Bati os ovos com o leite e a farinha e deitei por cima da tarte. Polvilhei abundantemente com sementes de sésamo e levei ao forno a cozer por 40 min.




Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cheesecake Light

Com muita pena minha perdi as fotos que tinha tirado ao meu cheesecake. Na hora que passei-as para o pc ele entendeu que as imagens eram repetidas e eu (parva!) não as copiei. Logo fui à máquina fotográfica e eliminei todas as fotos como é hábito fazer. Coloquei a marca d'água nas imagens e quando fui procurar as fotos só encontrei "estazinha"! Fiquei danada porque esse até era a que tinha ficado pior, sorte a minha.
Mas fica aqui o meu testemunho que esse cheesecake ficou fantástico, leve, saboroso e very light. Pude comer sem culpas!


 Ingredientes:

5 folhas grandes de gelatina
5 c. de sopa de água
150 g de açucar
150 g de corn flakes - usei tipo kellogs k integrais
80 g de manteiga amolecida - usei manteiga vegetal que já é mole
3 iogurtes naturais
500 g de queijo fresco ou requeijão *
Gotas de limão
1 lata de (430 g)cobertura/recheio para tartes de cerejas

Preparação

Demolhei a gelatina na água e reservei.
Coloquei no copo o açucar e pulverizei 15 Seg./Vel. 9. Reservei.
Coloquei no copo os corn flaks e triturei 20 Seg./Vel 4. Reservei.

Juntei a manteiga e programei 20 Seg./Vel. 4. Retirei e forrei o fundo de uma forma de aro removível de 22 cm de diâmetro.
Entretanto escorri as folhas de gelatina e levei ao microondas por 30 seg.
Coloquei 1 iogurte no copo e programei 2 Min./ 70º/Vel.2 1/2.
Adicionei a gelatina e programei 12 Seg./Vel. 3.
Juntei os iogurtes restantes, o queijo, o limão, o açucar reservado e programei 25  Seg./Vel. 4.
Deitei o preparado sobre a base e levei ao frigorífico cerca de 3 horas. No meu caso foi de um dia para o outro.
Antes de servir cobri o cheesecake com o preparado da compota de cereja e só depois é que tirei da forma.



* Usei desse queijo fresco magro batido que encontrei nas prateleiras do continente na zona dos queijos. 0% matéria gorda,uau!




Receita retirada do livro base da bimby - As receitas essenciais.




Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

sábado, 14 de maio de 2011

Caril de Tofu

Eu gostei tanto dessa refeição que não aguentei e vim aqui partilhar com vocês.
Não tenho por hábito comprar tofu até porque acho que é caro, só o compro quando está perto do final da validade, que é quando baixa de preço no continente. Como ontem fui às compras e como é hábito gosto de ver com muita atenção o corredor de produtos naturais, lá dei de caras com o tofu em promoção. Bem trouxe logo duas embalagens e fiz a receita que vinha no verso.
Só posso dizer que adorei, fiz para o almoço, mas aconselho a fazerem para o jantar pois resulta numa refeição muito aromática e leve e que casa bem com um bom vinho verde ou Rose que é o meu preferido.
Ora vejam...




Ingredientes:

500 g de tofu
2 cebolas
4 tomates maduros
10 c. de sopa de azeite
1 maçã ralada
1 cx de leite de côco
2 c. de sopa de caril
1 limão
1 frasco de natas de soja
4 dentes de alho
Molho de soja (soyu), sal, 2 folhas de louro, pimentão doce, pimenta 5 bagas moída na hora.

Fiz assim:

Cortei o tofu em cubos e temperei com o sumo de limão, os dentes de alho picados e sal. Deixei marinar durante 1 hora. 
Num tacho aqueci o azeite e refoguei a cebola picada com o tomate descascado e cortado em cubinhos e deixei estufar em lume brando com a tampa fechada até fazer um molhinho.
Adicionei o tofu e umas gotas de soyo e deixei refogar um bocadinho tendo o cuidado para não desfazer.
Adicionei a maçã ralada, o caril, as pimentas e o leite de côco, mexi com cuidado e deixei estufar mais um pouco.
Antes de servir retifiquei os temperos e deitei as natas de soja até começar a ferver.

Servi com uma rodela de ananás dos Açores e batata doce assada.

Foi uma refeição deliciosa e delicada com sabor tropical.
Esperimentem e vão ver que não se arrependerão.


Beijinhos e votos de um bom fim de semana para todos.

De volta ao normal com mais um selo

Olá pessoal!
Parece que o bloger voltou ao normal depois de uns dias malucos.
Os meus biscoitos rústicos desapareceram como os comentários de todos vós, mas eu vejo isso pelo lado positivo, porque fiquei com medo de nunca mais poder publicar, visitar-vos e receber as vossas visitas e carinho. Ainda bem que tudo voltou ao normal.
E um desses dias recebi da São esse selo que desde já lhe agradeço, muito obrigada pela consideração.


PORQUE CRIAS-TE O TEU BLOG?

Criei o meu blog com a finalidade de fazer um arquivo das minhas comidas que faço diariamente, porque eu tinha muito o hábito de fazer comidas algumas inventadas, que mais tarde queria repetir e não me lembrava! Então achei que assim ficaria com acesso sempre que quise-se e partilhava com outras pessoas que também admiram os meus gostos gastronómicos.

QUAL O SIGNIFICADO DO NOME DO TEU BLOG?

Quando o escolhi foi a pensar em ser algo meu, pessoal e que de alguma forma me identifica-se.

QUAIS SÃO OS TEMAS NO MEU BLOG E QUE BASE?

Os temas são as receitas práticas do dia a dia, contendo também alguns interesses pessoais passando também por estados de espírito.

E como até agora tem sido dificil escolher a quem passar mais uma vez deixo aqui o selo para quem quizer levar. E para que ninguém fique triste deixo aqui uma faixa que gosto de ouvir.Lol.
Obrigado são por te lembrares de mim.



Beijinhos e espero que gostem da companhia.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Biscoitos Rústicos de Aveia e Custard Aromatizados com Cardamomo

 No fim de semana passado a minha mãe cozeu pão no forno a lenha e isso trouxe-me muitas saudades daquela época em que ela cozia semanalmente o pão para o sustento da família.




Ingredientes:

2 ovos
30 g de mel
70 g de manteiga vegetal
1 iogurte natural
1/4 cup de light brown sugar
1 c. de chá de cardamomo em pó
2 c. de sobremesa de farinha custard
110 g de aveia
200 g de farinha tipo 65
150 g de farinha integral
1 c. de chá de fermento royal

Fiz assim:

No copo da bimby deitei os ovos, o mel, o açucar, a manteiga e o iogurte e bati Vel. 4, durante 2 Min.
Juntei os restantes ingredientes e envolvi durante 3 Min. Vel. 5.
Dispus pequenos montinhos de massa com a ajuda de uma colher num tapete de celicone e levei ao forno a assar, no meu caso foi no forno a lenha por 15 minutos, no forno normal pode levar mais tempo.



Beijinhos e espero que gostem da sugestão.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Batatas novas assadas aromatizadas com alecrim

Estas batatinhas serviram para acompanhar a lula gigante que fiz para o almoço do dia da mãe. Ficam muito aromáticas e muito apetitosas, não conseguimos ficar só por duas ou três!!!


Ingredientes:

Batatas pequenas novas
Água
Sal
Alho picado
Astes de alecrim
Azeite

Fiz assim:

Depois de bem lavadas levei as batatinhas a cozer em água temperada de sal, deixando-as rijas.
Escorri a da água e deitei-as num tabuleiro de ir ao forno. Temperei com os alhos picados, o azeite e as astes de alecrim e umas pedrinhas de sal grosso (cuidado que já levaram sal na cozedura), e levei-as ao forno a rosar, nesse caso ao mesmo tempo da lula.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

Um momento "relax"




Andreia do blog aprendiz de cozinheira
Viciante do blog as ementas la de casa
Maria do blog 4 princesas na minha cozinha
Cidália do blog doces experiencias
Paty do blog os cozinhados da patricia

Foram essas meninas queridas que se lembraram de mim e ofereceram-me esse miminho, o meu muito obrigada a todas.
Só que eu não vou seguir as regras e mais uma vez ponho à disposição para quem quiser levar o selo consigo, pois nem sempre acertamos naqueles que se importam de receber esse tipo de gentileza.
E para que não fiquem zangadas comigo deixo aqui uma música para vos consular, é uma música que gosto muito... apreciem!

Deixo-vos na companhia de Adele com Rolling in the deep


Beijinhos e espero que gostam da companhia!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Salada de Couscus com Legumes

Esta salada surgiu da necessidade de aproveitar uma quantidade de couscus cozido que fiz desalmadamente para uma refeição anterior! A cozinha tem dessas coisas, por vezes há enganos e é preciso dar-mos resolução para eles e assim aproveitar-mos o que for possível.
Assim sendo deixo aqui uma salada um pouco inspirada nessa da minha amiga Ilídia e que foi um sucesso e que para mim serviu mesmo de prato principal.


Ingredientes:

Couscous cozido conforme indicação da embalagem
Azeite
1 cebola
1 pimento vermelho
6 cogumelos Portebello
6 pimentos Padrão
1 tomate de cacho rijo
1/2 lata de rebentos de feijão mungo
2 dentes de alho
Sal q.b.
Pimentão doce q.b.
Salsa fresca picada

Fiz assim:

Num wok aqueci um pouco de azeite e coloquei todos os legumes cortado aos cubos não muito pequenos e salteei até começarem a amolecer, mas não muito porque o objectivo é ficarem um pouco rijos.
Temperei com o sal e o pimentão doce e misturei com o couscus. Polvilhei com a salsa e levei à mesa... está pronta e ser devorada!




Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos


sábado, 7 de maio de 2011

Creme cor-de-rosa

Já alguns dias que não fazia sopa cá em casa, os dias ameaçaram aquecer, mas parece que se arrependeram, então com o frio outra vez a tormentar-nos apeteceu comer uma sopinha quentinha para aquecer e confortar a barriguinha.
 Eu gosto muito de fazer as minhas sopas na bimby é muito mais rápido, suja-se menos peças e ficam muito cremosas. Mas esta foi feita no tacho porque ainda estava à espera da minha bimby que tinha tornado ao "médico", (mas já a tenho outra vez) e não foi por isso que não ficou boa, aliás ficou mesmo muito boa!

 Ingredientes:

1 cebola
2 dentes de alho
Azeite q.b.
1 beterraba
1 chuchu
1 courgette
1 cenoura
1 caldo de legumes da marca Continente
Água

Fiz assim:

Num tacho aqueci um fio de azeite e refoguei a cebola e os alhos picados só até começarem a amolecer. Adicionei o resto dos legumes préviamente descascados, lavados e picados ao refogado e envolvi bem.
Juntei o caldo de legumes e adicionei água até cobrir os legumes. Deixei cozer em lume brando durante 25 minutos depois ralei com a varinha mágica.
Levei à mesa e servi... por momentos só se ouvia um som nasal mais ou menos assim: hhuuummmm!


Beijinhos e espero que gostem da sugestão.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bolas Integrais

Por aqui não tem havido muitas receitas feitas na minha Actifry, pois por acaso ela tem andado um bocado descansada. Por isso hoje resolvi trazer umas bolinhas de pão que fiz na MFP e que foram cozidas na Actifry. Já não foi a primeira vez que a utilizei para este fim, coze muito bem e em menos tempo, por isso é só poupar!
Estas bolas foram feitas para acompanhar umas bifanas que fiz para levar-mos para o Rali que fomos ver antes de irmos de férias. Souberam mesmo bem e reconfortaram bem o estômago naquele dia bem friorento e ventoso,hehhehe.

Ingredientes:

400 ml de água
1 c. de chá de sal *
1 c. de sopa de mel*
2 c. de sopa de azeite
250 g de farinha integral preparada para mfp
250 g de farinha integral
50 g de farinha de centeio
50 g de farinha de trigo
1 c. de chá de fermento granulado (tipo Fermipan)
1/2 copo de medida de sementes de linhaça dourada e sementes de girassol
Sementes de sésamo  para polvilhar

Fiz assim:

Coloquei os ingredientes na cuba da MFP pela ordem indicada, (primeiro os líquidos depois os sólidos) menos as sementes e precionei no botão do programa de massa. Assim que apitou deitei as sementes.
Quando terminou o programa retirei a massa para uma superficie enfarinhada e dividi em pequenas porções no meu caso fiz 7 bolas.  Moldei as bolas  e deixei levedar mais 30 min. cobertas com uma pano.
Depois borrifei as bolas com água e polvilhei com as sementes de sésamo.
Aqueci a Actifry durante 2 min. e coloquei 4 bolas de massa, sem a pá e com um copo no meio para proteção da máquina. programei 2 min. e ao fim de 10 min. ou quando começaram a ficar rosadas rodei-as e tapei-as com uma folha de alumínio para acabarem de cozer sem se queimarem. Procedi da mesma forma para as restantes, sendo que não foi preciso aquecer.



Essa máquina é mesmo multi-funcional cada vez mais estou satisfeita com a aquisição.

Beijinhos e espero que gostem da sugestão.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Lasanha com sabor a lula

Olá a todas/os,
quero agradecer pelos comentários e pelas visitas que fazem diáriamente ao meu blog, são sempre muito simpáticas/os.
Ontem quando cheguei a casa do trabalho e depois de ter jantado, vim aqui e surpreendi-me com o número de seguidores... 202 e hoje mais um. Fiquei muito contente, porque ao iniciar esse projeto não ambicionava tanto. Criei esse blog com o intuito de fazer um registo de todas as receitas que sai da minha cozinha e dessa forma fazer o meu próprio livro de receitas digital. Contudo, deparei-me com um mundo fantástico que é a blogosfera, e com muitas amizades virtuais que me alegram e dão-me força para continuar. Algumas dessas amizades acredito que são verdadeiras e pretendo alimentá-las para sempre e até algumas deixar de ser virtuais e passarem a reais!
O meu muito obrigada a todos e sejam sempre bem vindos a essa cozinha que apesar de ser pequena é de coração grande. É graças a vocês que arranjo muitas vezes inspiração para fazer os meus pratos que nos deliciamos cá em casa.
E assim ofereço a quem gostar e quizer, levar o selo oficial do meu blog, dessa vez não vou dizer nomes, porque não quero ofender ninguém.



Por isso fiquem há vontade e levem convosco porque terei muito gosto de o oferecer a quem aqui vem por bem. 

E como veem aqui por causa da comida aqui vai... mas desta vez a volta vai ser maior! lol

E com a outra parte do recheio da lula fiz essa lasanha que publiquei no receitas ao desafio e que serviu para satisfazer todos no almoço do dia das mães.


Como veem aqui dá para ver melhor o recheio da lula que infelizmente não tirei foto.

Espero que gostem da sugestão.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lula recheada com carne moída para as Mães

Ainda não vos contei como foi passei o dia da mãe... pois bem!
Como já devem ter reparado eu não sou muito de festejar esse tipo de datas, mas uma vez que as há, tambem não deixo passar em branco. Não celebro o dia com prendas, mas sim de algumas atenções. No domingo preparei um almoço caprichado e levei para almoçar com a minha mãe e a minha sogra foi um almoço de mães, minha, do meu marido e do meu filho. Foi engraçado e único.
Para prato principal fiz essa lula gigante recheada que deixo aqui a receita e que foi apreciada por todos, menos o meu filho, mas para ele havia outra versão que mostrarei depois.
Acompanhei com umas batatinhas novas assadas que tambem virão depois!
O resultado foi este...


Ingredientes:

1 lula grande inteira e limpa
Tentáculos picados
1 kg de carne moída de vaca (sobrou muito que deu para outra receita que irei mostrar noutra publicação)
Azeite a cobrir o fundo do tacho

2 cebolas médias picadas
5 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 lata de tomate frito
1 pimento vermelho picado
1 lata pequena de ervilhas
1 caldo de peixe
Vinho branco para refrescar
Sal q.b.
Mistura de pimentas em pó
1 c. de sopa de massa de malagueta
Azeitonas pretas em rodelas

Para o molho:

1 courgette às rodelas
2 cenouras às rodelas
1 cebola cortada em meias luas
2 dentes de alho picado
Azeite
1 gole de vinho branco
1 ramo de salsa

Sal q.b.
Pimenta preta de moínho


Fiz assim:

Num tacho largo fiz um refogado com azeite, as folhas de louro, a cebola e os alhos picados e o pimento. Quando a cebola se apresentava mole juntei o tomate frito, envolvi bem e depois de começara ferver refresquei com um pouco de vinho branco.
Adicionei a carne moída e os tentáculos da lula picados, temperei com o caldo de peixe, o sal e a massa de malagueta, envolvi tudo e deixei refogar mexendo ocasionalmente.
Quando a carne se apresentava cozida acrescentei as ervilhas lavadas e escorridas e as azeitonas e deixei ferver. Retifiquei os temperos e reservei.
Quando o preparado esfreou um pouco recheei a lula e prendi com dois palitos de madeira.
Entretanto no fundo de um pirex grande distribuí os legumes e por cima deitei a lula recheada com carne. Coloquei dois pés de salsa em cada lado da lula,  temperei  e reguei com um pouco de vinho branco e azeite. Levei o pirex ao forno coberta com uma folha de aluminio e deixei assar mais ou menos 45 min. Para ver se está cozida basta espetar um palito se furar sem dificuldade é que já está pronta.
Antes de servir removi a folha de aluminio para rosar um pouco.

P.S- Sobrou um bocado de recheio que serviu para outra receita, por isso se quizerem experimentar podem usar metade da quantidade de carne moída.


Aqui dá para espreitar o recheio, pois esqueci-me de tirar a foto do interior...


Espero que gostem da sugestão!

Beijinhos

Salada vegetariana para o meu almoço

Quem costuma visitar o meu blog deve reparar que tenho poucas saladas e que não devo comer saladas... pois estao muito enganados!!!
As saladas fazem parte do meu dia a dia. Como-as ao almoço e ao jantar sempre que combine com a refeição, mas garanto-vos que não há um dia em que elas não vão para a mesa.
Essa salada foi um almoço que levei para o emprego, como é hábito, gosto de levar a minha comida porque sei o que como e sai mais em conta, claro!
Essa salada é vegetariana, pois gosto de vez em quando comer umas refeições mais leves para me sentir mais leve tambem.


No frigorífico andava um ovo do folar que a minha mãe fez, e que o destino tinha traçado que ia ser comido numa salada.

1 tomate , umas folas de alface, um queijinho fresco magro e uma azeitonas pretas descaroçadas.

Lavei a alface, sequei-a e ripei-a. Lavei o tomate e cortei-o às rodelas. Misturei o resto dos ingredientes e polvilhei com umas sementes de abóbora.
Na hora de comer adicionei uns croutons integrais, reguei com vinagre balsâmico e comi com muito regalo.

Espero que gostem da sugestão ligeira!

Beijinhos

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Arroz de Tamboril


Mais uma refeição de peixe que preparei para o jantar e dessa vez calhou ser tamboril. Encontrei a receita desse arroz de tamboril no sabor intenso que foi uma boa ajuda por ter um video já que a inspiração não era muita! Fiz algumas, mas poucas alterações por isso deixo aqui a minha versão.
Fiquei surpreendida com o resultado... mesmo muito, mas pela positiva!
Adorei, uma refeição bem leve e ao mesmo tempo reconfortante que aqueceu a barriguiinha e a alma.


Ingredientes:

800 g de tamboril cortado em postas
1 cebola grande
4 tomates maduros  sem pele cortado em pedaços
1/2 pimento vermelho picado
2 dentes de alho picado
2 folhas de louro
1 cubo de caldo de peixe
1,5 dl de azeite
1/2 copo de vinho branco
400 g de ameijoas
12 camarões
380 g de arroz agulha
1 l de água
1 molho de coentros picados
Sal q.b
Pimenta preta de moínho q.b
1 c. de sopa de massa de malagueta

Fiz assim:

Num tacho coloquei o azeite azeite a aquecer. Depois juntei a cebola, ps alhos, os pimentos e as folhas de louro, mexi e deixei refogar durante 5 minutos. Acrescentei o tomate e deixei refogar mais 5 minutos.
Depois juntei o tamboril e temperei com o sal, a pimenta, o caldo de peixe e refresquei com o vinho branco e deixei ferver.
Quando começou a ferver  virei o tamboril e deixei conhar mais 5 minutos. Juntei a água deixei ferver e juntei o arroz e deixei cozer durante 10 minutos.
Adicionei os camarões e as ameijoas e deixei cozer durante 7 minutos.
Depois desliguei o lume  e juntei os coentro picados e envolvi com cuidado para não desfazer o peixe.


Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos