18 dezembro 2017

Esvaziando a adega :: Miolo Terroir Merlot 2005


País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor: Miolo
Uvas: 100% Merlot 
Maturação: 12 meses em barricas de carvalho francês
Álcool: 14%

Ainda fico esperando oportunidades para abrir meus vinhos brasileiros da histórica safra de 2005, mas preciso dar um jeito de abrir logo essas garrafas, pois eles já estão com 12 anos e posso ter alguma decepção profunda, embora isso ainda não tenha acontecido. 

Fazendo um churrasco em casa em um domingo desses resolvi abrir esse que é um dos exemplares mais importantes da uva Merlot em nosso país, um dos ícones da tradicional vinícola Miolo e eu tinha comigo que seria um vinho para longa guarda. 

Na taça a cor era rubi, com notas evoluídas nas bordas tendendo ao alaranjado. Muitas lágrimas e os resíduos normais apareceram já no fim da garrafa, porque não decantei o vinho. Não fiz isso porque simplesmente não me importo com as borras, coisa pessoal!

Os aromas, inicialmente fechados, apresentaram complexidade à medida em que foram abrindo. Primeiro uma clara lembrança de azeitona preta, depois a boa fruta madura, compota, notas tostadas e tabaco. 

Na boca a acidez marcante ainda estava lá. Vinho muito macio, intenso, bom corpo, com taninos já bem amaciados, mas marcando as gengivas com uma adstringência viva. Final longo, prazeroso. Evidentemente o vinho perdeu potência e ganhou notas evoluídas, mas foi um dos vinhos brasileiros antigos mais prazerosos que experimentei. Esvaziamos a garrafa! 

Foram elaboradas 22.000 garrafas e abrimos a de nº 2.056. 


Detalhes da compra:

Obviamente, não há como precisar quanto paguei por essa garrafa, mas a Miolo vende a safra 2015 por R$ 154. 

A safra atual já recebe o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, distinção que não existia em 2005, porque a região ainda era uma Indicação de Procedência.  

Saúde a todos!



Nenhum comentário: