domingo, 19 de maio de 2013

Bolo mármore para o world Baking Day e um prémio que me fez muito feliz

 
 
 
Embora eu não precise de muitas desculpas para ligar o forno e assar um bolinho, dois foram os pretextos que me levaram a fazer este que se revelou muito saboroso.  Hoje, o World Baking Day, dia em que se celebra internacionalmente a panificação, soou-me como uma boa razão para divertir-me na cozinha com a minha filhota. Que bom ver o seu cuidado a pesar os ingredientes, o seu gosto em partir os ovinhos, a sua delicadeza em misturar os ingredientes e a sua alegria em enfarinhar-se... E tem ela 4 aninhos! Um puro momento doce e de felicidade!

Esta receita saiu directamente de um livro maravilhoso que recebi como prémio pela minha participação no projecto " A escolha do Ingrediente" da nossa querida Susy.  Foi um deleite contemplar o livro Bolos Clássicos que contém delícias maravilhosas e clássicos intemporais como este bolo mármore,  bolo de chocolate, bolo de cereja, de maçã, bolo de queijo e muitas outras receitas fantásticas! O meu forno que me aguarde. Escolhi uma receita deste livro como forma de agredecer à Susy o seu carinho e simpatia e mais uma vez parabenizá-la por este passatempo original, cuja anfitriã da 2ª edição é a querida Carla Sofia. Juntamente com o livro, vieram umas mimosas forminhas a que darei uso brevemente e cujos resultados aqui publicarei! Muito Obrigada Susy, do fundo do coração! Adorei!
 
 
Segue então a receita extraída do livro "Bolos Clássicos"

Ingredientes para uma forma rectangular

250g de manteiga
275 g de açúcar
1 saqueta de açúcar baunilhado
4 ovos
2 colheres (sopa) de rum
500g de farinha com fermento
1 pitada de sal
125 ml de leite
30g de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de leite
Margarina e farinha para untar

Preparação

Misture a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Adicione os ovos e o rum. Misture farinha com o sal, adicione à massa e misture tudo. Junte o leite.

Deite 2/3 da massa numa forma rectangular untada. Misture a restante massa com o chocolate e duas colheres de sopa de leite. Deite na massa clara e, com um garfo, mexa a massa em espiral.

Deixe cozer o bolo em forno pré-aquecido a 175ºC (se o forno tiver circulação de ar, 155º C ) durante cerca de 60 minutos (fazer teste do palito).

Um grande abraço e um Feliz Domingo!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Fantasia de Morango


A época dos morangos está aí em toda a sua força. Brilhantes, aromáticos e sedutores, lá nos encantam com a cor da paixão e irresistivelmente os trazemos no nosso cabaz. Uns servirão para o meu doce de morango que gosto sempre de ter na minha despensa, para fazer um miminho aos Amigos, para rechear e cobrir bolos, mas também para com ele me deliciar barrado num pãozinho acabadinho de trazer da padaria, logo pela manhã... Outros terão um destino diferente, servirão para uma fantasia... Esta que hoje vos apresento e que nos levou a outro mundo, repleto de sabor!
Ingredientes
Para o bolo
100g de farinha
80g de açúcar
50g de manteiga derretida
4 ovos
1/2 colher (café) de fermento em pó
Margarina para untar
Papel vegetal
Para o creme e cobertura
300g de morangos
250 g de açúcar
6 dl de natas
1 iogurte de aroma de morango
Sumo de 1 limão
5 folhas de gelatina
5 colheres (sopa) de doce de morango
Preparação
Para o bolo
Barrei uma forma 22 cm com margarina e liguei o forno a 180ºC. Bati as claras em castelo e juntei-lhes o açúcar, aos poucos e batendo sempre até ficarem bem firmes. Adicionei as gemas, bati mais 5 minutos, juntei a margarina derretida, misturei, adicionei depois a farinha peneirada com o fermento e envolvi delicadamente. Verti para a forma e levei ao forno durante 20 minutos. (fazer teste do palito)

Para o creme
Lavei e arranjei os morangos, cortei-os ao meio, deitei-os para um tacho, juntei o sumo de limão e 150 g do açúcar, levei ao lume e deixei cozinhar durante 10 minutos. Entretanto, coloquei as gelatinas a demolhar em água fria. Reduzi a mistura dos morangos a puré, levei de novo ao lume, deixei ferver, juntei a gelatina escorrida e mexi até esta dissolver e deixei arrefecer.
Forrei uma forma alta com papel vegetal e coloquei no fundo a base do bolo. Juntei o iogurte à mistura de morangos e mexi delicadamente. Deitei sobre a base do bolo e levei ao frio até ficar bem solidificado.
Antes de servir, mergulhei a forma em água quente, desenformei cuidadosamente, rejeitei o papel vegetal e espalhei por cima o doce de morango. Pode decorar com morangos frescos.

Fonte: TeleCulinária 1620


terça-feira, 7 de maio de 2013

Bacalhau Delicioso


Foi com muia Alegria que tomei conhecimento que  as minhas bolachas com morangos foram as felizes sorteadas pelo Random na 1ª edição do divertido passatempo A escolha do Ingrediente, levado a cabo pela simpática Susy. Fiquei contente pelo Random ter sido desta vez meu amigo e aproveito para parabenizar todas as partcipações fantásticas que esta 1ª edição teve! Foi muito divertido participar e isso já valeu tudo! Parabéns a todos nós e à Susy pela ideia muito gira e original!
 
Dito isso, a receita que hoje partilho tem por nome Bacalhau Delicioso e só vos digo que não se trata de publicidade enganosa! Bacalhau e batata frita, tudo envolvido por um saboroso molho bechamel e coberto com maionese e queijo... Que vos parece? A nós soube-nos deliciosamente...

Ingredientes 6 pessoas

4 postas de bacalhau demolhado
500g de batata aos cubinhos fritas (pode ser batata palha)
2 cebolas
2 dentes de alho
0,5 dl de azeite
150 g de maionese
60 g de farinha
8 dl de leite
1 folha de louro
Salsa q.b.
Noz-moscada q.b.
Sal e pimeta q.b.
100 g de queijo mozzarella ralado

Preparação

Cozi o bacalhau no leite com a folha de louro. Escorri-o e qunado morno, lasquei-o retirando-lhe pele e espinhas. Coei o leite e reservei

Piquei as cebolas e os dentes de laho para um tacho e refoguei-os com o azeite em lume brando até a cebola amaciar. Polvilhei com a farinha, mexendo sempre e acrescentei aos poucos o leite reservado, mexendo sem parar até ficar cremoso. Temperei com noz-moscada, sal e pimenta.

Juntei a batata, o bacalhau e salsa picada e envolvi. Deitei a mistura num pirex, cobri com a maionese e polvilhei com o queijo. Levei ao forno pré-aquececido a 200ºC até gratinar. Servi de imediato! E estava muito bom ;)

Bom Apetite!
Um abraço e até breve!



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Feijoada de Polvo

 
Fresco ou congelado, felizmente, o polvo está disponível ao longo de todo o ano e escrevo felizmente pois é alimento que adoro e cujas receitas que o empregam agradam-me sempre. Esta feijoada é um exemplo disso, uma autêntica maravilha que aconselho vivamente a experimentarem.
 
Ingredientes 6 pessoas
 
1 polvo médio
2 latas grandes de feijão manteiga ou feijão encarnado
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
1 dl de polpa de tomate
0,5 dl de azeite + 1 fio de azeite
1 folha de louro
Sal e salsa q.b.
 
Preparação
 
Levei o polvo a cozer numa panela de pressão, coberto com água, 1 fio de azeite e uma cebola inteira e deixei cozer cerca de 25 minutos depois de levantar fervura. Deixei arrefecer na panela. Cortei o polvo cozido em pedaços e reservei 2 dl do caldo.
 
Piquei as cebolas e os dentes de alho e refoguei-os em azeite até ficarem transparentes.
 
Acrescentei a polpa de tomate, o louro, a salsa, o polvo e a caldo reservado. Rectifiquei os temperos e deixei ferver 5 minutos. Retirei do lume e servi com salsa polvilhada.
 
Uma delícia!
Atá à próxima receita! Um abraço!