"A gente só conhece bem as coisas que cativou.
Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo prontinho nas lojas.
Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos.
Se tu queres um amigo, cativa-o!”
Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo prontinho nas lojas.
Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos.
Se tu queres um amigo, cativa-o!”
(Antoine de Saint-Exupéry, em O Pequeno Príncipe)
Amigos ficam felizes com as nossas vitórias e choram connosco as nossas tristezas. Eles brilham na nossa adversidade e na infelicidade, acolhendo-nos despretensiosamente nos momentos mais obscuros e apoiando-nos mesmo quando discordam das nossas posições, sem julgamentos nem preconceitos, respeitando nossas diferenças mesmo antes de desfrutar dos nossos pontos comuns. Autênticos bâlsamos para as dores, ouvem-nos paciente e atentamente, eternos e confiáveis confidentes muitas vezes sabendo que não queremos opiniões mas apenas desabafar. Falar com eles sobre um problema, é encontrar metade da solução. Com eles, compartilham-se segredos, os deles e os nossos. Os meus Amigos têm um olhar brilhante quando me encontram, uns braços envolventes e palavras calorosas. Os meus Amigos tornam-me uma pessoa mais feliz, mais gentil, mais generosa. Ajudam-me a evoluir, a crescer e a partilhar ao invés de ficar centrada em mim própria.
Tenho bons Amigos? Sinceros ou falsos? Nem uns nem outros. Tenho Amigos! Porque um Amigo é por definição verdadeiro, honesto e leal, um tesouro inestimável que quero preservar até ao fim dos meus dias.
E é geralmente, à volta da mesa e na escolha, preparação, apresentação e degustação das refeições que vou cimentando grandes amizades. Encontros simples à volta da comida mas que proporcionam ambientes de sã camaradagem, de franco convívio e Alegria e que dão um certo colorido à minha vida e me fortalecem enquanto Ser Humano. E assim foi com este bolinho de batata que cumpriu deliciosa e excelentemente a sua função, rematando delicadamente um almoço entre Amigos de longa datas que partilharam não só o Pão, mas também a generosidade de uma Amizade sincera.
Com este delicioso e surpreendente bolo de batata com molho de chocolate, participo no Desafio bloggers/ Batatas de França cujo site podem visitar aqui.
Ingredientes
450g de batatas
Sal q.b
6 ovos
250g de açúcar
100g de farinha
1 colher (chá) de fermento
Margarina para untar
Farinha para polvilhar
Para o molho
1 dl de natas
150 g de chocolate em tablete
Preparação
Descasquei as batatas, lavei-as e cozi-as em água temperada com uma pitada de sal. Escorri-as e passei-as pelo passevite.
Untei uma forma com margarina e polvilhei com farinha. Numa tigela, bati os ovos adicionando o açúcar aos poucos até obetr um creme bastante fofo.
Juntei o puré de batata, bati bem e depois adicionei a farinha misturada com o fermento batendo sempre.
Verti a mistura para a forma e levei ao forno cerca de 45 minutos (fazer o teste do palito). Retirei do forno, desenformei e deixei arrefecer.
Levei as natas a ferver num tacho. Juntei o chocolate picado e mexi até ficar um creme. Reguei o bolo com o molho e servi aos meus Amigos :)
Viva a Amizade! Um abraço a todo