quarta-feira, 17 de abril de 2013

Bolo de Batata com Molho de Chocolate



 
 
"A gente só conhece bem as coisas que cativou.
Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo prontinho nas lojas.
Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos.
Se tu queres um amigo, cativa-o!”

                                (Antoine de Saint-Exupéry, em O Pequeno Príncipe
)
 
Amigos ficam felizes com as nossas vitórias e choram connosco as nossas tristezas. Eles brilham na nossa adversidade e na infelicidade, acolhendo-nos despretensiosamente nos momentos mais obscuros e apoiando-nos mesmo quando discordam das nossas posições, sem julgamentos nem preconceitos, respeitando nossas diferenças mesmo antes de desfrutar dos nossos pontos comuns. Autênticos bâlsamos para as dores, ouvem-nos paciente e atentamente, eternos e confiáveis confidentes muitas vezes sabendo que não queremos opiniões mas apenas desabafar. Falar com eles sobre um problema, é encontrar metade da solução. Com eles, compartilham-se segredos, os deles e os nossos. Os meus Amigos têm um olhar brilhante quando me encontram, uns braços envolventes e palavras calorosas. Os meus Amigos tornam-me uma pessoa mais feliz, mais gentil, mais generosa. Ajudam-me a evoluir, a crescer e a partilhar ao invés de ficar centrada em mim própria.
Tenho bons Amigos? Sinceros ou falsos? Nem uns nem outros. Tenho Amigos! Porque um Amigo é por definição verdadeiro, honesto e leal, um tesouro inestimável que quero preservar até ao fim dos meus dias.
E é geralmente, à volta da mesa e na escolha, preparação, apresentação e degustação das refeições que vou cimentando grandes amizades. Encontros simples à volta da comida mas que proporcionam ambientes de sã camaradagem, de franco convívio e Alegria e que dão um certo colorido à minha vida e me fortalecem enquanto Ser Humano. E assim foi com este bolinho de batata que cumpriu deliciosa e excelentemente a sua função, rematando delicadamente um almoço entre Amigos de longa datas que partilharam não só o Pão, mas também a generosidade de uma Amizade sincera.
 
Com este delicioso e surpreendente bolo de batata com molho de chocolate, participo no Desafio bloggers/ Batatas de França cujo site podem visitar aqui.

Ingredientes

450g de batatas
Sal q.b
6 ovos
250g de açúcar
100g de farinha
1 colher (chá) de fermento
Margarina para untar
Farinha para polvilhar

Para o molho
1 dl de natas
150 g de chocolate em tablete

Preparação

Descasquei as batatas, lavei-as e cozi-as em água temperada com uma pitada de sal. Escorri-as e passei-as pelo passevite.

Untei uma forma com margarina e polvilhei com farinha. Numa tigela, bati os ovos adicionando o açúcar aos poucos até obetr um creme bastante fofo.

Juntei o puré de batata, bati bem e depois adicionei a farinha misturada com o fermento batendo sempre.
 
Verti a mistura para a forma e levei ao forno cerca de 45 minutos (fazer o teste do palito). Retirei do forno, desenformei e deixei arrefecer.
 
Levei as natas a ferver num tacho. Juntei o chocolate picado e mexi até ficar um creme. Reguei o bolo com o molho e servi aos meus Amigos :)
 
Viva a Amizade! Um abraço a todo


sábado, 13 de abril de 2013

Bolachas com Morangos



Da minha forte paixão pela culinária, já não prescindo deste acto rotineiro que me dá imenso prazer. Posso ter muito trabalho  e diversos afazeres, mas entre tempo para eles e para os Amores da minha Vida, há sempre aquele momentinho do merecido descanso, em que venho até ao mundo mágico da blogosfera gastronómica e por alguns escassos minutos que por diversas vezes acabam se prolongando mais do que deveriam, me perco em delícias atrás de delícias. E se hoje arquivei nos favoritos um punhado generoso de receitas que gostaria de experimentar, outros dias há em que me sinto desafiada  a participar nos divertidos reptos por vós lançados. Outros ainda, são dias de Festa, de Comemoração e de Alegria e se fomos convidados para celebrar não queremos ir de mãos vazias. Mas... O tempo é parco e a Vontade é muita.
Se me senti convidada para uma maravilhosa festa:  a da Mané tão gentil e acolhedora anfitriã do maravilhoso Bolo da Tia Rosa, não podia recusar. Ela gosta de fruta e quero lhe levar uns morangos. suculentos e bem saborosos. E que tal uns morangos acamados em lindas flores docinhas? Perfeito para a Mané que docinha é.
Mas, eis que me deparo com o divertido projecto: "A escolha do Ingrediente" levado a cabo pela simpática Josy na sua Tertúlia. Gostaria tanto de participar. Olha, é o Morango que é posto em honra . Vou até lá levar-lhe este pomposo a coroar umas gostosas bolachas.
E eis que  a bela Manuela do  perfumado Cravo e Canela nos desafia a fazer bolachas, mas bolachas com frutas... Vou já pôr as mãos na massa e as bolachas no forno e sim... Fazer um 3 em 1 porque o tempo é parco e a Vontade é muita.  3 deliciosas bolachas com morangos para 3 sublimes blogs. A quarta... A quarta não podia deixar de ser, é para todos Vós que embelezais o meu dia com a vossa presença.
 
Ingredientes
 
225g de Farinha de trigo
25g de farinha de milho
75g de açúcar
175g de manteiga cortada aos pedaços
 
Para o recheio
150g de natas
250g de iogurte
450g de morangos
Folhas de morangueiro ou hortelã para decorar
 
Preparação
 
Aqueci o forno a 180ºC. Deitei a farinha, o açúcar e a manteiga para uma tigela. Esfarelei a manteiga até ficar uniforme e amassei rapidamente.
 
Estendi a massa sobre uma superfície enfarinhada. Cortei as bolachas com o cortante em flor até gastar a massa toda e levei-as a cozer durante cerca de 15 minutos ( elas ainda estão moles à saída do forno mas vão ficando duras  e estaladiças à medida que arrefecem).
 
Bati a nata até ficar firme e juntei-lhe o iogurte. Reservei alguns morangos para decorar. Retirei o pé dos restantes e cortei-os às fatias.
 
Deitei uma colherada da mistura sobre uma bolacha e cobri-a com os morangos cortados e de seguida com outra bolacha. Voltei a pôr mais natas e decorei com um dos morangos que reservei e com as folhas.
 
Parabéns Mané.
Um grande abraço a todos e uma excelente semana.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Frango à Romana

 
 
Dada a pouca gordura que contém, o  peito de frango é um alimento bastante saudável e versátil, prestando-se a pratos deliciosos que ao contrário do que se possa pensar, tornam esta peça do frango bem suculenta e saborosa. É o caso desta receita que faz parte de um livro de receitas Becel para uma vida saudável  e que se prepara rapidamente. Fica muito bom. Experimentem.
 
Ingredientes
 
400g de peitos de frango
1 colher (sopa) de Becel Culinária ou outra margarina
1 cenoura
1 cebola
4 dentes de alho
Sal & Pimenta q.b.
1 lata pequena de cogumelos inteiros
1 dl de polpa de tomate
2 dl de vinho branco
1 folha de louro
 
Preparação
 
Cortei o peito aos bocadinhos e alourei-o na margarina.
Juntei a cenoura, cebola e alhos, cortados em rodelas finas e deixei estufar um pouco. Temperei com sal e pimenta. Juntei os cogumelos inteiros e a polpa de tomate. Reguei com o vinho e introduzi o louro.
Deixer cozer suavemente cerca de 30 minutos e servi.
 
Eu acompanho com arroz, mas o puré de batata também combina perfeitamente. É uma receita óptima para o dia-a-dia.
Um abraço e Bom fim-de-semana.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Tarte Fina de Queijo Fresco e Nozes


 
Os primeiros junquilhos e lírios já desabrocharam majestosamente. A poupa já nos brindou com o seu repetido e característico canto. O cuco já inicou o seu joguinho predilecto do esconde-esconde, fazendo-nos levantar o nosso olhar sempre que entoa o seu famoso "CUCU" que o baptizou. Os melros assobiam mais alegres e outros pássaros chilreiam graciosamente de volta dos seus ninhos. Não terá o Sr carrancudo e cinzentão Inverno percebido que chegou a hora de partir?  Eu gosto de todas as estações e todas elas despertam-me sentimentos de gratidão pela Vida e pela Natureza com que fomos abençoados, mas se o calendário diz que a Primavera já devia ter entrado, porque continua a teimosia do Inverno? Não terá ele percebido que já todos estamos cansados de chuva, vento e frio e que andamos todos a implorar pelo brilho e calorzinho do Sol? Como não tenho mão Divina para interferir, só resta rezignar-me e aconchegar-me quando posso no quentinho de uma mantinha e no sabor reconfortante de uma fatia de tarte de nozes com canela, sabores bem invernis para não não zangar mais o Inverno...
 
Ingredientes
 
Para a Base
50 g de farinha + o necessário para polvilhar a bancada
100 g de açúcar
80 g de margarina
1 ovo  colheres (sopa) de água
 
Para o Recheio
350 g de queijo fresco
200 g de açúcar
150 g de miolo de nozes
4 gema + 2 ovos
2 dl de natas
1 colher (sopa) de farinha Maizena
1 pitada de canela
 
Preparação
 
Comecei pela base, deitando a farinha para uma tigela. Juntei o açúcar e a manteiga, misturando  com a ponta dos dedos, até obter uma mistura granulada.
Numa tigela, bati o ovo e a água e depois juntei a mistura da farinha aos poucos, amassando bem. Deixei repousar durante 15 minutos.
 
Pré-aqueci o forno a 180º.
Estendi a massa numa bancada polvilhada com farinha e forrei com ela uma forma de fundo amovível.
Quanto ao recheio, piquei grosseiramente as nozes. Numa tigela, misturei a Maizena com o açúcar. Juntei o queijo fresco, os ovos, as gemas e as natas e misturei muito bem.
 
Piquei o fundo da tarteira com um garfo e verti-lhe o preparado anterior. Polvilhei-o com as nozes e a canela e levei ao forno durante 40 minutos. O tempo varia consoante o forno de cada um.
 
Esta receita foi retirada de uma TeleCulinária e pedia avelãs. Mas o Inverno também já não está nos hipermercados e as avelãs com ele desapareram. Usei por isso nozes que tinha ainda em abundancia e não me arrependi. Com o mel e o queijo fresco, fizeram uma combinação deliciosa. Para a próxima, as amêndoas.
 
Obrigada pela vossa visita. Um abraço.
 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Pudim Maravilha

Um desejo de pudim, aquele mais tradicional tipo pudim francês, mas com poucos ovos à mão? Esta é a solução maravilha! Bastam 5 ovos, mais propriamente 4 gemas e 1 ovo e... Num instante se prepara esta delícia. Gula satisfeita, fica aqui a receita!

Ingredientes

200g de açúcar
4 gemas + 1 ovo
3dl de leite morno
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de raspa de casca de limão ou laranja
5 colheres (sopa) de caramelo líquido*

* Pode-se preparar o caramelo levando ao lume 120 g de açúcar com um pouco de água até atingir o ponto.

Preparação

Numa tigela, misturei o açúcar com as gemas e o ovo e juntei depois o amido de milho, a raspa do limão (ou da laranja) e o leite morno em fio e mexendo delicadamente.

Barrei uma forma com o caramelo líquido, verti-lhe a mistura, tapei e coloquei na panela de pressão com água até 3/4 da forma. Tapei e deixei cozer durante 20 minutos depois de começar a ferver, Depois de cozido, deixei arrefecer dentro da forma, desenformei e levei ao frio.

Uma delícia, acredite!
Obrigada pela vossa presença. Um abraço.


terça-feira, 2 de abril de 2013

Pá de Porco Rápida


Porque o tempo é um bem precioso e há que saber geri-lo da melhor forma possível, hoje deixo aqui uma receita rápida e simples mas que fez um brilharete. Feita na panela de pressão, esta pá de porco não nos toma grande tempo na cozinha, podendo dedicar-nos a outras deliciosas actividades como brincar com os nossos filhotes. Não é uma maravilha?
 
Ingredientes 6 pessoas
 
1,5 kg de pá de porco
10 dentes de alho
1 colher (sopa) de banha
1 colher (sobremesa) de ervas da Provença
1 folha de louro
2 dl de vinho branco
1,5 dl de azeite
1 cebola grande
1 cenoura
Sal q.b.
 
Preparação
 
Retirei as gorduras à carne sem a desmanchar e esfreguei-a com sal. Descasquei e esmaguei os dentes de alho num almofariz. Juntei a banha e as ervas da Provença, misturei e barrei a carne com esta pasta. Juntei o louro partido em bocados e reguei com o vinho branco. Deixei marinar durante algum tempo.
 
Escorri a carne da marinada e alourei-a na panela da pressão com o azeite quente até ficar bem dourada de todos os lados. Juntei então a cebola descascada e cortada em gomos e a cenoura pelada e cortada em palitos. Reguei com a marinada, fechei a panela e deixei cozinhar sobre pressão durante 30 minutos. Depois de deixar a pressão sair, abri a panela e escorri a carne. Servi regada com o molho previamente coado. Acompanhei com puré de batatas.
 
A cenoura e a cebola ficaram com um sabor ligeiramente caramelizado e acompanharam deliciosamente a carne e o puré. Experimentem. Um abraço!