quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Boas Festas


A todos os leitores do Sítio das Delícias desejo umas festas muito felizes, cheias de Paz e de Amor.  Obrigada pela companhia em 2011, conto convosco também em 2012! Até lá, divirtam-se, deliciem-se e sejam felizes! Beijinhos.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Coquinhos de Claras


À procura de um destino para claras? Amantes de coco? E dum travozinho a limão? Uma receita fácil, saborosa e com pouca gordura? Apresento-vos estes doces bolinhos de coco que passam afirmativamente e com excelente nota a todos estes requisitos. Divirtam-se a prepará-los mas sobretudo deliciem-se a comê-los!

Ingredientes:
  • 250 g de açúcar
  • 200 g de coco ralado
  • 6 claras
  • 1 colher (sopa) de farinha
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 colher (chá) de fermento
  • Raspa da casca de 2 limões (podem adicionar de laranja se preferirem)
  • Margarina para untar
  • forminhas de papel
Preparação:

Misturei bem o açúcar com a margarina, a farinha, o coco ralado e o fermento. à parte, bati as claras em castelo, adicionei-as à mistura, juntei também a raspa dos limões e mexi bem.

Untei forminhas com margarina e dividi o preparado. Levei ao forno pré aqueceido a 180 º C durante 30 minutos (fazer o teste do palito para verificar se os bolinhos estão cozidos). Desenformei-os, coloquei-os dentro de forminhas e deixei arrefecer. Deliciei-me e deliciei :)

Fonte: TeleCulinária 1619

Deliciem-se também e Obrigada pela Visita!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pescada no forno com Camarões e Mercado de Natal 2011


Dias curtos, chuvosos e frios... O inverno já se faz anunciar. O apetite por pratos de forno ganha intensidade. E os apetites existem para serem satisfeitos. Sai pois do forno, um calor extra para nos aquecer mas também uma pescada deliciosa para que à mesa também contribua para alegrar e acalorar o ambiente.

Ingredientes:
  • 1 pescada
  • Sal & pimenta q.b.
  • 2 cebolas
  • 1 dente de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 dl de azeite
  • 1 lata pequena de tomate pelado
  • 2,5 dl de vinho branco
  • 750 g de batatinhas
  • 250 g de miolo de camarão cru
Preparação:

Temperei a pescada com sal e pimenta e coloquei-a numa assadeira. Pré aqueci o forno a 180ºC. Levei ao lume um tacho com as cebolas às rodelas, o dente de alho picado, a folha de louro e o azeite e deixei refogar tudo até estalar.

Piquei o tomate e acrescentei-o ao refogado juntamente com o molho respectivo e o vinho. Temperei com sal e pimenta, deixei ferver e juntei as batatinhas descascadas e lavadas nesse molho, deixando-as cozinhar uns 10 minutinhos.

Verti o molho sobre a pescada e em volta coloquei as batatinhas. Levei tudo ao forno e deixei cozinhar (o tempo depende de cada forno, no meu foram necessários uns bons 45 minutos!). Nos últimos 10 minutos, adicionei os camarões e mexi até ficarem bem cobertos pelo molho.

Servi quente polvilhado com cebolinho. Como acompanhamento, sugere-se  legumes cozidos ou tiras de pimentos salteados. Eu optei por uma salada.

Fonte: Cozinha Regional 25

Mercado de Natal 2011

E porque aqui se partilha o interesse pelas artes culinárias, o prazer dos bons sabores e os bons produtos da nossa terra, chamo a atenção dos meus queridos leitores para a existência e actividades do Centro das Artes Culinárias, a funcionar desde Setembro no âmbitode uma parceria entre a associação “As Idades dos Sabores –Associação para o Estudo e Promoção das Artes Culinárias” e a Câmara Municipalde Lisboa, no Mercado de Santa Clara (feira da ladra), em Lisboa.

Está pois a decorrer no Centro das Artes Culinárias, no Mercado de Santa Clara em Lisboa, um Mercado de Natal onde poderá encontrar e comprar os melhores produtos alimentares portugueses, numa mostra variada de paladares e aromas chegados de diversas regiões do país:doçaria tradicional, frutos secos, legumes, queijos, vinhos, azeites, enchidos,pão, chocolates, compotas, licores e muitos mais. E também demonstrações culinárias, cursos, ateliers para crianças, livros, velharias e música.

Segue pois uma lista de algumas actividades que lá poderá encontrar:



“Showcooking”: Guloseimas de Chocolate, por Graça Vasconcellos. Dia 14 Quarta-feira, das 18 às     20 h;

Concerto de Natal,  pelo Coro Preparatório do Coro Infantil da     Universidade de Lisboa, dirigido por Erica Mandilo e a companhado ao piano  por João Lucena e Vale. Quinta 15, 18h30;

“Showcooking”: Filhoses das nossas terras, por doceiras vindas de     diferentes regiões do país. Sábado 17, das 15h00 às 17h00;

Ateliê para crianças a partir dos 8 anos: A minha cozinha:  o 1º Ateliê da Michèle,     por Michèle Miranda. Sábado 17, das 10h30 às 13h;

“Showcooking”: Sabores de alheira, pela Escola de Hotelaria e     Turismo de Mirandela. Domingo 18, à tarde;

Ateliê para crianças a partir dos 6 anos – Biscoitos de Natal - ABC: amassar,     biscoitar, caixinhar, por Jorge Ribeiro. Segunda 19, das 14h00 às 17h;

“Showcooking”: Guloseimas de Chocolate e Brownies, por Graça Vasconcellos. Dia 21, Quarta-feira, das 18 às     20 h;

Curso de cozinha: Preparar o     Peru - do Mercado para a Mesa, onde se aprende a desossar e     rechear o peru, por Teresa Pinto Leite . Quinta 22, à tarde

Para mais informações, e para conhecer melhor o Centro de Artes Culinárias visite o  site em :

http://www.centrodasartesculinarias.com/index.php?text_id=6

 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Alheira Guisada com Couve


A primeira das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa a ser anunciada  casou-se com a mais portuguesa das couves resultando numa iguaria exemplar da boa mesa portuguesa. Para apreciadores de alheiras, recomendo!

Ingredientes 4 pessoas
·        1 cebola grande
·        2 dentes de alho
·        4 alheiras (usei de Mirandela)
·        3 colheres (sopa) de azeite
·        3 colheres (sopa) de polpa de tomate
·        1 couve portuguesa pequena
·        Sal & Pimenta q.b.
Preparação
Descasquei e lavei a cebola e os dentes de alho e piquei-os finamente. Retirei a pele às alheiras e cortei-as em pequenos pedaços.
Levei ao lume um tacho com o azeite, a cebola e os alhos e deixei refogar até alourar a cebola. Juntei depois a polpa de tomate, os pedaços de alheira e 1 dl de água, mexi e deixei cozinhar durante 15 minutos.
Entretanto, arranjei a couve, lavei-a e escorri-a, cortei-a em pedaços, juntei-os ao tacho e deixei cozinhar aproximadamente mais 15 minutos, mexendo de vez em quando (se necessário, acrescentar uns golinhos de água de vez em quando). Rectifiquei os temperos, retirei do lume e servi de imediato.
Fonte: Cozinha Regional nº25

Aproveito para mandar um beijinho grande para Mirandela ;)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Filhós


1 de Dezembro  é para muitos a abertura oficial da época natalícia. Eu enquadro-me neste  grupo. A casa veste-se com as cores do Natal, o pinheiro e o presépio passam a ornamentar graciosamente a sala de jantar, canções de Natal fazem-se ouvir alegremente e na cozinha chegam os primeiros aromas tradicionais da Consoada. Foi assim que munida do espírito da quadra, fiz as minhas primeiras filhós desta época, receita que vi na Cozinha Regional e que quis experimentar. Souberam-nos deliciosamente a Natal.

Ingredientes 8 pessoas
·        750 g de farinha
·        1 colher (chá) de sal fino
·        40 g de fermento e padeiro
·        5 colheres (sopa) de leite morno
·        100g de banha
·        3 dl de água morna
·        Farinha para polvilhar
·        Azeite para untar
·        Óleo para fritar
·        Açúcar para polvilhar
·        Canela para polvilhar
Preparação
Deitei a farinha em cima da bancada, fiz-lhe uma cavidade e juntei o sal. Dissolvi o fermento no leite, juntei à farinha, adicionei também a banha e misturei bem. Juntei depois a água aos poucos e mexendo sempre até ficar uma massa macia que se descole da bancada.
Fiz uma bola com a massa, coloquei-a dentro de uma tigela polvilhada com farinha, untei-a com azeite e cobri com um pano deixando levedar até duplicar de volume (cerca de 2 horas).
Levei ao lume um tacho com óleo abundante e deixei-o aquecer bem (é importante o óleo estar bem quente para que a massa abra e forme bolhas). Passei as mãos por azeite, retirei pequenas porções da massa e estendia-as bem com os dedos até ficarem bem fininhas. Deitei-as no óleo, poucas de cada vez, e deixei-as fritar até ficarem bem douradinhas. Retirei, deixei escorrer e servi polvilhado generosamente com açúcar e canela.
Fonte: Cozinha Regional nº25