A equipa de arbitragem de Pedro Proença foi ontem homenageada pela Associação de Futebol do Porto pela presença nas finais da Liga dos Campeões e do Europeu de 2012. Até aqui tudo bem pois a AFP tem todo o direito de homenagear quem lhe apetecer e sendo o Proença-A-Zul um grande contribuidor da causa, só lhes fica bem.
Aparte da homenagem, o tema principal foi o polémico golo em fora de jogo de Maicon no clássico que decidiu o título. Tanto o árbitro, como o seu assistente, Ricardo Santos, defendem-se das criticas, invocando erros de outros, decisões boas que foram tomadas e até desconcentração para justificar o erro. Mas o facto é que assumem o erro. Desta vez já nem negam. Já não é preciso, com o Figueiredo na Liga e o Gomes na Federação está tudo muito bem controlado, e punições é coisa que não assiste àquela gente
Ricardo Santos «...Foi um momento de desconcentração, tratou-se de um erro de avaliação que analisei com os técnicos de arbitragem. Vou continuar a trabalhar para que não volte a acontecer uma situação deste género...Foi um erro que serviu para evoluir, foi uma aprendizagem...»
Pedro Proença «...A vida dos árbitros é feita de erros e lapsos, mas também de decisões acertadas. Não existe um lance em particular que destaque, houve mais erros não apenas meus, mas não quero individualizar. É pena que esse seja imediatamente lembrado...»As palavras transcritas acima servem para se ver bem o nível de filha da putice a que chegámos. Já não há vergonha nenhuma e pudor muito menos.
A respeito do assistente Ricardo Santos e da sua visão de evolução só tenho a dizer o seguinte.
Se um Árbitro Auxiliar desde 1998/1999 (14 anos disto), com 38 anos (mais 7 de actividade até se retirar) ainda comete erros de principiante e está a evoluir e em aprendizagem de uma das regras básicas do desporto em que decide lances fundamentais, então isso diz bem do nível a que chegou a arbitragem em Portugal. Mas claro que ele não está em aprendizagem ou em evolução, pois em jogos estrangeiros e/ou não mediáticos e/ou sem interesses por trás, ele está bem e dentro daquilo que é normal.
Cada vez mais revoltado com esta corrupção que grassa em Portugal, especialmente no desporto. E nós a ajudar-mos à festa...
Caro Danilo,
ResponderEliminarNo final do Euro - 2012, troquei une e - mail´s com o Master Grove, para tentar se fazer uma receção ao FDP do proença e companhia. Não era uma espera, era uma receção de boas vindas, que valesse tudo, menos a agressão, para esse brilhantina, não ficar cheio de peito. Agora podem escrever o que quiserem, que eles vão continuar a fazer o mesmo. Está a começar no CD da FPF, tem de manter a coisa +/- equilibrada até 2/3 terços da época, para haver recitas de bilheteira e audiencias na TV do oliveira e depois dão machadada final (onde já se viu este filme?)
Abraço,
BMC