segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Varanda em Sampaio
domingo, 20 de setembro de 2009
Vista Panorâmica de Torre de Moncorvo
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Noras no Vale da Vilariça
Com o aparecimento dos motores de rega, este sistema foi ficando cada vez mais fora de uso e hoje como se pode ver nas fotografias as noras no Vale da Vilariça estão ao abandono e num estado degradante.
Olhares sobre a Junqueira
Junqueira, é mais uma aldeia situada no Vale da Vilariça, pertence à freguesia da Adeganha - Concelho de Torre de Moncorvo que dista desta cerca de 15 quilómetros.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Hortas no Vale da Vilariça em Sampaio
A população de Sampaio, dedicam-se essencialmente à agro pecuária. Os terrenos que possuem no Vale da Vilariça, são bem aproveitados para hortaliças e frutas diversas. Produzem também azeite, vinho, e amêndoa, mas os produtos de cultivo nas chamadas canameiras juntas à Ribeira da Vilariça, são essencialmente feijão, batata, alface, tomate, couve, etc. Estes produtos são para consumo próprio, mas grande quantidade é para abastecer os mercados de outras regiões.
É com saudades que recordo os meus tempos de menino, quando saía da escola e ia com os meus pais para a canameira, ou na altura das férias que me levantava de madrugada para irmos regar as hortaliças. Ainda hoje me lembro do cheirinho da madrugada, daquele fresquinho junto à ribeira.
Hoje o cenário das canameiras no Vale da Vilariça já é um pouco diferente, havendo aquelas ainda bem cultivadas como se pode ver nas fotos, há outras praticamente ao abandono, pois as camadas mais jovens já não têm aquele interesse no cultivo da terra, ou arranjaram um trabalho noutra área ou então emigraram.
Só de me lembrar, daqueles campos todos cultivados e verdinhos com as hortaliças, olhar à volta e ver uma imensidão de gente logo de manha na labuta da terra, chegava-se a ficar todo o dia por lá, fazia-se de comer ou leva-se e na hora de mais calor comia-se à sombra da bebereira e dormia-se uma sesta e quando o sol já não queimava tanto, lá iam todos mais uma vez para a labuta.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Vinha em Sampaio
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Passagem pelo Vilarinho da Castanheira
Fica situado a Sudeste do concelho, paredes meias com o concelho de Torre de Moncorvo, onde faz limite com a freguesia de Lousa. Está na encosta de um Monte onde tem o seu Santuário da Senhora da Assunção, estendendo-se para Nordeste, numa zona planáltica, ficando assim na margem direita do Douro. Vilarinho da Castanheira, é também conhecido pela Anta de Vilarinho da Castanheira, designada na zona por Pala da Moura, com pinturas rupestres feitas a vermelho que representam figuras humanas, uma serpente e outros sinais enigmáticos. Monumento este que pretendo visitar numa proxima passagem por esta aldeia do concelho de Carrazeda de Ansiães.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Codeçais é noticia há 50 anos
Fotografias: Panorâmicas de Codeçais; Estação de Codeçais
Codeçais - II RAID BTT Socalcos do Tua 2009 em video
Para complementar a postagem Codeçais - II RAID BTT "SOCALCOS DO TUA", resolvi colocar um pequeno video sobre esse evento realizado na aldeia de Codeçais do concelho de Carrazeda de Ansiães.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Passeio por Samões
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Ave Turquesa do Antigo Sabor
No Sabor do peixe e da contrafacção
Súbita flecha entre as árvores
A morrer na enchente com o sonho
Submerso na esteira do rio-pântano
Guarda-rios fiscal de farda e boné azul
Subornado e pressionado na fronteira
Circulatória dos ventrículos do rio
Retarda um rancor pelos órgãos
e pelas igrejas submersas por
soldados de linhas direitas
Aguarda pela recapitulação das aves
Porque uma barragem é mais uma falha
Da natureza do que um edifício perpétuo
É a infusão do homem pelo cimento
Na sua lenta eutrofização
Poema: Tiago Patrício ( Revista de Poesia Saudad vol. 11)
Codeçais - II RAID BTT "SOCALCOS DO TUA"
Cheguei ao local da partida, isto junto ao Cruzeiro do Sr.º dos Aflitos às 8h:00, onde já havia um aglomerado de pessoas, entre as quais populares, a própria organização e os primeiros participantes. Participaram alguns clubes, o de Vila Flor entre outros, bem como alguns individualidades.
O início da partida estava programado para as 8h:30, mas deu-se às 9h:00, partindo assim para uma aventura em bicicleta.
Por volta do meio dia começaram a chegar alguns ciclistas com um ar de cansaço no rosto, o que não é de admirar, pois o percurso tinha alguns pontos com uma certa dificuldade.
domingo, 6 de setembro de 2009
Codeçais - Alminhas 1983
Estas Alminhas, tal como as antigas, são também em granito em forma rectangular, com uma cruz no topo, e por baixo desta existe um painel em azulejo.
Tem um canteiro com flores vedado com uma grade. De cada lado encontam-se ainda, uns bancos, onde já me sentei augumas vezes.