quarta-feira, 26 de maio de 2010

A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA FRESTA

Caros amigos bloguistas, este mês a Aldeia decidiu juntar-se à Blogagem de Maio com um texto sobre um local de culto, situado numa das 12 famosas aldeias históricas de Portugal. Dessa forma, pretende homenagear não só o dia de Nª. Sª. de Fátima, como também dar-vos um cheirinho do que poderão descobrir no evento do dia 10 de Junho, intitulado “Encontro de Bloggers – Lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico”. Trata-se da Igreja de Nª. Sª. Da Fresta, em Trancoso.

(Igreja de Nª. Sª. da Fresta, em Trancoso. Foto da autoria de Dias dos Reis)

Perto do Castelo de Trancoso, mais propriamente da Porta do “Olhinho do Sol”, entrevê uma paisagem lindíssima. A cerca de 800 metros, vislumbra o cemitério da cidade e ao seu lado: a bela Igreja de Nª. Sª. da Fresta. Reconstruída em 1953, podemos apreciar a sua arquitec¬tura (séc. XII) de estilo românico ogival/gótico, patente nas portas laterais, no arco do transepto e nas frestas. Na porta norte, uma cruz patriarcal (generalizada no séc. XII pelos Cavaleiros do Santo Sepulcro) chama a atenção. A frontaria, a torre sineira e o coro são outras 3 componentes de relevo (acrescentados a quando da reconstrução no séc. XVIII). As cachorradas também são originais, sem falar da impressionante capela-mor com o seu sublime altar. Esta ermida possui uma bonita história:

A Lenda da Ermitoa Iberusa Leoa

Decorria o ano de 711, os árabes conquistavam a Península pela primeira vez. Em Trancoso, a vida seguia o seu rumo… Os habitantes eram há alguns anos devotos da Senhora do Sepulcro. Entretanto, em 985, os mouros invadem esta bela aldeia histórica. Assustado, o povo esconde a imagem da santa numa fresta da sua igreja, camuflando-a bem com tijolo. Ao entrar no templo, os invasores não desconfiam de nada. Em 1033, sob o domínio de Fernando Magno, os trancosenses respiram de alívio e libertam Nª. Sª. do seu esconderijo. A partir daquele instante, apelidaram-na de Nª. Sª. da Fresta e o culto aumentou. Naquela altura, uma donzela chamada Iberusa Leoa venerava fervorosamente a padroeira, dedicando-lhe todo o seu tempo. Mas o emir de Badajoz estava à espreita. Após conquistar Leiria, captura a bela moça. A jovem reza, prometeu total devoção à Santa para proteger a sua virgindade e honra. Em 1131, D. Afonso Henriques retoma Trancoso. Ao assistir a uma missa na Igreja da Senhora da Fresta, fica boquiaberta ao ver à sua frente: Iberusa Leoa, sã e salva pela Virgem. Junto dela, estavam os soldados do soberano árabe, amarrados e atónitos com o sucedido.





quinta-feira, 20 de maio de 2010

ENCONTRO DE BLOGGERS E LANÇAMENTO DO LIVRO “ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL – GUIA TURÍSTICO”


Amigos bloguistas, a equipa do blog Clube das Mulheres Beirãs está em pulgas. Em Junho, o seu parceiro, o blog da Aldeia da minha Vida festeja o 1º aniversário da primeira blogagem colectiva. Devemos este facto a todos vocês, que mês a mês, participam e dão alento a todas as nossas iniciativas. Daí, decidimos comemorar em grande, organizando um Encontro de Bloggers. Para tal, escolhemos uma data importante: o dia 10 de Junho, Dia de Portugal. Assim, temos não um, mas dois motivos para festejar!
Todavia, na Aldeia da minha vida não fazemos as coisas por menos e acrescentamos mais uma razão para celebrar. Trata-se de algo exclusivo (e revelamos: é o prémio que os vencedores de Abril e os das próximas blogagens irão receber). No intuito de dar valor ao património histórico e cultural português de uma forma refrescante, inovadora e criativa, a Olho de Turista (recente empresa de produção e edição de publicações de informação turística) apresentará no dia 10 de Junho: o primeiro Guia Turístico das Aldeias Históricas de Portugal!!! Esta original obra promove as mais diversas áreas das 12 emblemáticas aldeias: infra-estruturas, recursos turísticos, património, artesanato, produtos típicos, tradições.... Curioso? A partir do dia 10 de Junho, poderá adquiri-lo em diversas bancas lusas.


Entretanto, pode antecipar-se e vir conhecer não só esta novidade literária e cultural, como também toda a equipa da Olho de Turista e Aldeia da Minha Vida. Lançamos então o convite seguinte: Junte-se a nós neste evento especial que decorrerá no Convento dos Frades Franciscanos, na cidade de Trancoso. No programa, constam 3 momentos marcantes: o Encontro de Bloggers (com início às 9h30 da manhã), um almoço-convívio no restaurante “A Cerca” do Hotel Turismo de Trancoso 4* (às 13h00), o lançamento do livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico” (às 16h00 com conferência de imprensa e inauguração da exposição “Aldeias Históricas de Portugal”) e por fim, um passeio pela bela aldeia histórica de Trancoso. Pelo meio, haverá ofertas de coffee-breaks e degustações de iguarias regionais, de manhã e de tarde.

Nota de extrema importância: O almoço-convívio é buffet e é pago. O preço é de 15€ (com inscrição até dia 2 de Junho). Inclui a refeição (entradas variadas, sopa, cozido à moda de Trancoso, sortido de sobremesas e bebidas, à descrição), os coffee-breaks e as provas gastronómicas. Haverá serviços de baby-sitting e animação infantil (para crianças a partir dos 3 anos; ambos os serviços são gratuitos). O livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico” estará à venda no local.

O convite é dirigido a todos os bloguistas. Quem desejar estar presente, basta mandar um mail para aminhaldeia@sapo.pt para lhe enviarmos o formulário de inscrição e o programa detalhado. Faça-o com antecedência, pois tem até ao dia 2 de Junho para se inscrever.

Nota1: Os interessados em pernoitar uma ou mais noites no Hotel Turismo de Trancoso 4*, indique-nos essa informação através do mesmo mail. No formulário, constará as ofertas especiais deste estabelecimento hoteleiro.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

“NASCER É SOMENTE COMEÇAR A MORRER”* (Parte III)

(A jovem Cláudia Pais, de 11 anos. Foto cedida por Cristina Pais, a mãe)

O exercício físico é então aconselhável?
Muito. Não se pode é obrigar. Se a criança gostar de algum desporto e se sentir à vontade, devemos incentivar. Com a Cláudia, a natação é essencial e não pode ser praticada numa piscina qualquer, por causa do contacto com a água fria. Em Viseu, só pode nas Termas onde a temperatura da água é de 36/38ºC, a adequada aos ossos. Mas a verdadeira paixão dela é o Ballet. Começou há 4 anos e nunca mais parou. É uma aluna muito aplicada e adora dançar. Alias, se faltar a um dia de aula de Ballet, seja por que motivo for, ela fica aborrecida comigo.

Como reagiu a Cláudia quando lhe contou sobre a doença dela?
Nunca contei, ela foi sabendo e aprendendo ao mesmo tempo do que eu. Apesar dos seus 11 anos, é uma menina muito madura e super inteligente. A doença afecta-lhe o corpo e não a parte cerebral. O desenvolvimento intelectual é perfeitamente normal. Desde o início, acompanha tudo o que se passa com ela e à volta dela. Não gosta de ficar de fora das coisas, sobretudo dos assuntos que lhe dizem respeito. Por vezes, faz perguntas as quais não sei ou não quero responder porque quero que ela viva normalmente como o irmão, e não sobrecarregada de preocupações. Mas ela apercebe-se do que está bem ou mal, está atenta, conseguindo entender e saber de tudo.

E como é ela enquanto criança?
Na escola, ela tem um desenvolvimento regular. É esperta. Neste momento, frequenta o 6º ano. Claro que sou uma mãe babada e orgulhosa. Não é por ser a minha filha, mas a sua simpatia, e sobretudo o seu sorriso, encantam toda a gente. Ela transborda de energia e alegria, o que é contagiante. Adora pintar, dançar, passear ou ir ao cinema com as amigas. É uma grande adepta do Benfica. Mas o jogador que ela admira mais, é o Cristiano Ronaldo. Ah e é fã da gatinha japonesa Hello Kitty.

(Cláudia Pais e o irmão José, ambos de 11 anos. Foto cedida por Cristina Pais, a mãe)

E a relação com o irmão?
Eles só têm 10 meses de diferença, mas é como qualquer outra. Tanto se zangam como cão e gato ou é o amor de perdição. Defendem-se um ao outro, sendo ela a encobrir mais as asneiras dele. Mas ele também é muito protector com ela, às vezes até demais. Ai de quem falar ou fizer mal à irmã! Ela agora anda na fase em que quer mais liberdade. É muito activa e faz parte do carácter dela. Talvez por isso não compreenda, nem aceite de que não pode ser. Outra teima é quando tem de comer sopa de feijão ou lacticínios. Não gosta, não e não e pronto está o caldo entornado!

Ela sorri e a paz volta…
Ui, o sorriso dela! Quando o dia é cinzento, que tudo corre mal ou que se pensa nas muitas batalhas ainda por enfrentar, basta ouvi-la rir, basta vê-la sorrir e tudo passa, tudo vale a pena por mais um sorriso dela.

A Cláudia não pode fazer planos para o futuro, mas tem um sonho…
A vida dela é agarrada por um fio e vivida ao segundo. A única coisa planeada é a estadia de tratamento em Boston, assim como a marcação do tratamento nas Termas de Alcafache. Todavia, a esperança alimenta o sonho. Daí, a Cláudia também tem um: reunir em Portugal, os amigos especiais como ela. Ela já foi a uma reunião a outro país e ficou a imaginar um encontro similar aqui. Mas este sonho envolve uma grande organização e é muito dispendiosa. Ora, para me dedicar a 100% à minha filha, tive de deixar de trabalhar, ficando a receber o rendimento mínimo e um subsídio muito pequeno para a Cláudia. Apesar do valor dos tratamentos e das viagens aos EUA ser financiados pela fundação americana, toda a ajuda é necessária e bem-vinda.

Quem quiser ajudar a Cláudia na realização do seu sonho ou na sua luta contra a doença, pode fazê-lo através de donativos para a conta do banco Santander Totta, em nome de Ana Cristina Sousa Pais e cujo NIB é: 001800031419047402068.


* Citação de Théophile Gautier (séc. XIX), escritor, poeta, jornalista e crítico literário francês.


quarta-feira, 5 de maio de 2010

“NASCER É SOMENTE COMEÇAR A MORRER”* (Parte II)

(a jovem Cláudia Pais, de 11 anos. Foto cedida por Cristina Pais, mãe)

Passam 8 anos até que felizmente descobre um tratamento nos EUA…
Um dia, uma Juíza da Comarca de Viseu interessou-se pelo caso da Cláudia e marcou-me uma consulta na médica dela em Cantanhede que posteriormente me encaminhou para o Prof. Saraiva, da Genética Rara dos Hospitais de Coimbra. Através dele, a Cláudia tornou-se uma das pacientes dum ensaio terapêutico do Children´s Hospital Boston, nos EUA. Vai fazer quase 3 anos que descobrimos que eu não era a única mãe com uma criança tão maravilhosa e especial como a Cláudia. Não estávamos sós nessa batalha. Segundo a Progeria Research Foudation, há conhecimento de 52 crianças espalhadas por 29 países com essa patologia. Em Portugal, a Cláudia era a única a sofrer deste síndrome, mas depois de passarmos numa reportagem televisiva em Novembro de 2008, apareceu o caso de um menino.

Como se passa o tratamento americano?
De 4 em 4 meses, vamos até ao Campus Hospitalar de Boston. O tratamento dura 7 a 15 dias. Uma vez por ano, é mais longo para fazerem o balanço do estado da Cláudia. O objectivo é melhorar a qualidade de vida dela, e sobretudo retardar os sinais do envelhecimento. Por isso, fazemos as duas esta jornada dolorosa e cansativa do hospital ao hotel e vice-versa, não havendo tempo para mais nada. No centro, faz medicação oral e injectável, Tacs e Raios X, exames aos olhos e ouvidos, análises ao sangue e à urina e ressonância magnéticas, fisioterapia... De momento, não há nem cura, nem retrocessos. Porém, sendo um centro de estudo de medicina para qualquer patologia, acredito que um dia, haverá grandes descobertas.

(Children's Hospital, em Boston - Foto retirada da Internet)

Alguns exames são particularmente difíceis para ela…
A maioria. Há o das calorias que eu não conhecia. Na noite de véspera, ela não pode comer nada, só beber água. Às 7h, já estamos no hospital. Deitam-na numa cama com uma espécie de capacete de astronauta. Aí tem de estar muito quietinha durante 4 horas, com a luz apagada, podendo só olhar para o ecrã da televisão. Ela é forte e aguenta. E eu? Não me habituo, estou sempre com um nó de dor ao vê-la ali deitada, frágil e cheia de fome. A minha pequenina acaba até por adormecer. No final, ingere um suplemento líquido doce, geralmente, coca-cola ou ice tea. Mais tarde, almoçamos enfim. Na semana, há um dia inteiro em que está a tirar sangue quase de hora a hora. É um processo longo e demorado. Mas tem de ser…
Pela sua experiência, como descreveria a diferença entre a medicina portuguesa e a americana?
Abismal! Durante 8 anos, a minha filha foi considerada pela medicina portuguesa, uma criança normal. Não havia casos de Progeria, então não investigavam, não estudavam, nem se interessavam… Chamam-na apenas para as consultas de rotina e controlo de peso. Não têm meios técnicos, nem humanos. Vamos a uma consulta e esperamos 6 horas pelo médico que acaba por nos despachar em 5 min., sem nos ouvir ou examinar correctamente. Pela minha experiência de Boston, os utentes são tratados de forma mais humana. Dou dois exemplos: o primeiro centra-se na fisioterapia da Cláudia onde fazem um trabalho mais estudado, específico e dinâmico; até há um profissional que mede o tamanho de cada osso. O segundo: há um espaço chamado “sala de brincar”, onde além de brinquedos, há animadores, pintores, artistas, palhaços que vão lá propositadamente para entreter e descontrair as crianças; todos os funcionários, de recepcionistas a enfermeiros, transbordam sempre de alegria e boa disposição, fazendo com que os miúdos esqueçam por momentos onde estão.

No entanto, em Portugal, existe um lugar onde cuidam bem dela, não é?
As Termas de Alcafache, em Viseu. A terapia natural e termal faz-lhe tão bem que nos EUA ficaram espantados com a flexibilidade dela. Eles não conhecem os nossos bens naturais, nem termas. Pensavam que se tratava de um hotel com SPA. Expliquei-lhes ao pormenor o que ela fazia lá. De Março a Dezembro (fecham Janeiro-Fevereiro), faz lamas para as dores acumuladas nos ossos, em particular na coluna e joelhos onde o desgaste é maior; vapores nos pés e nas mãos por causa da artrite e artrose (ela não gosta nada dessa parte); piscina e hidromassagem para o desenvolvimento da flexibilidade.

Na próxima 4ª, não perca mesmo o final desta emocionante história!

* Citação de Théophile Gautier (séc. XIX), escritor, poeta, jornalista e crítico literário francês.