Li um post no blog Floresta de Livros (http://florestadelivros.blogspot.pt), sobre um desafio em termos de perguntas. Decidi responder, adoro este tipo de coisas faz-me lembrar aqueles inquéritos muito teen que se faziam no ensino básico! =)
Devo responder às 11 perguntas, criar outras 11, e passar o desafio a 11 bloggers, A ver vamos =D
Aqui ficam as perguntas e as respostas!
1) Qual o livro mais antigo que tens?
O livro mais antigo que tenho, chama-se "Terras Malditas" e é do escritor Vicente Blasco Ibanes.
Encontrei este livro num banco no Jardim da Estrela, em Lisboa. Estava ali abandonado, possivelmente esquecido por alguém. Tive de lhe pegar, simplesmente não resisti! Verdade se diga, ainda não o li. Acontece que o livro está em muito mau estado, a cair de maduro mesmo, se lhe mexo muito é bem capaz de se desfazer!
2) Qual é o primeiro livro que te lembras de ler?
O 1º livro que me lembro de ler, sem contar com os livros infantis que fizeram parte da minha infância, penso que foi um livro da colecção Uma Aventura. Qual não me recordo. A partir dessa altura comecei a ler muito. Dentro do género, partindo depois para a série dos Arrepios, e indo por aí.
3) Onde preferes ler? Quarto? Sala? Metro?
Como o tempo tem sido escasso para ler, costumo ler maioritariamente nos transportes, especialmente no comboio (o metro, agora com 3 carruagens, é impossível).
Mas quando posso ler em casa, é geralmente no quarto. Quantas e quantas vezes não entrou a minha mãe pelo quarto a dizer "ainda a ler?" =D
4) Usas marcadores de páginas ou dobras os cantos?
Uso marcadores. Tenho um colecção enorme de marcadores. Sou incapaz de dobrar um canto de uma página. A verdade, é que sou muito picuinhas com o estado dos livros. Demasiado até. Mas ao preço que eles são, tem mesmo de ser.
5) Se pudesses passar umas férias dentro de um livro, qual seria?
De todos os que já li? Possivelmente passaria férias em Hogwarts, simplesmente porque a série Harry Potter, continua a ser a minha favorita, ao fim de tantos anos! Se bem que umas férias em Itália, no livro As Raparigas da Villa também seriam muito boas!
6) Se pudesses ser o/a protagonista de um livro, qual escolhias?
Teria de ser protagonista de um livro de género Fantástico. Com muita magia, sangue, vampiragem e os seres todos à mistura, com uma pitadinha de romance e tal, só para adoçar a coisa. Se bem que também me vejo como protagonista de um livro bem dramático, cheio de baba e ranho do inicio ao fim!
7) Qual é a personagem mais cómica que já leste?
Bom, a verdade é que não costumo ler livros que sejam muito cómicos, ou que tenham personagens muito engraçadas. Olhando assim de repente para a minha estante, escolheria o Pixy Jenks, da série da Rachel Morgan. Uma personagem muito pequenina, mas simultaneamente muito grande, cheia de tiradas irónicas ao longo do livro. Para mim, a ironia é das melhores formas de se ser engraçado.
O Cão do Sócrates, também é um bichinho cómico =)
8) E a mais trágica?
A personagem mais trágica que já li, não tem um nome, porque não é apenas uma personagem. É todo um livro de contos, repleto de situações tristes, e de personagens marcadas pela infelicidade. Falo do livro Diz que és um deles. Foi dos livros que mais me marcou, por nos apresentar uma realidade que nos é muito afastada, e muito desconhecida. A realidade dos países africanos, e que no entanto, nos é tão familiar.
9) Preferes ler livros na língua original (quando possível) ou em português (traduzido)?
Prefiro ler livros traduzidos, simplesmente porque na língua original pode sempre escapar algo. Dá-me muito mais trabalho ler noutras línguas. Li alguns livros em inglês, que de seguida quis ler em português. Há sempre alguma coisa que me escapa.
10) Quantos livros tens autografados pelos/as autores/as?
Infelizmente, tenho apenas um. O livro Governo Sombra, que ganhei num passatempo. Veio com rabisco =)
11) Preferes livros novos, usados ou emprestados?
Livros novos sem dúvida. Nada se compara à sensação de comprar um livro novo, de o escolher de entre muitos iguais, para procurar aquele que está sem marcas, sem vincos, simplesmente perfeito.
Um livro usado também é bom, desde que, esteja em bom estado. E como não conheço (pessoalmente) muitas pessoas que estimem os livros como eu, acabo por não ter muitos livros usados. Livros emprestados é que não.... se gostar muito do livro depois tenho de o comprar. É uma chatice!!! =)
E pronto, são estas as minhas respostas. Obrigada ao blog Floresta de Livros, por ter tido a preguiça de nomear 11 pessoas, e assim tornar o desafio público =) e como é óbvio, seguirei as suas pisadas!
Aqui ficam as minhas 11 questões!
- Quais os ingredientes que compõem o livro perfeito?
- Tens cartão de biblioteca, actualizado?
- Qual o teu livro preferido?
- E o que mais detestas, e porquê?
- Qual o género literário com que mais te identificas?
- Se tivesses de escrever um livro, neste momento, que titulo lhe davas?
- Qual o cenário ideal para se ler um bom livro?
- Quantos livros costumas comprar por mês?
- Diz-me a 5ª frase do livro que estás a ler neste momento.
- Cenário de Idade do Gelo, precisas de fazer um fogueira. Queimas os livros?
- Em portugal, ainda se lê muito pouco. Que medidas tomarias para incentivar a leitura junto da população portuguesa, especialmente, juntos dos jovens?
E aqui ficam! =) Deixem comentário caso respondam às perguntas!