As comemorações oficiais do Dia do Exército realizam-se em Braga e Coimbra, no último fim-de-semana de Outubro, disse à agência Lusa fonte militar.
No dia 24 de Outubro em que se celebra a tomada de Lisboa, em 1147, pelo primeiro rei português o Exército celebra na igreja da Graça, em Coimbra, uma missa em homenagem a D. Afonso Henriques, que é simultaneamente patrono deste ramo das Forças Armadas.
No mesmo dia arranca um programa de dois dias de comemorações do Dia do Exército, que incluem uma cerimónia militar, um conjunto de palestras em colaboração com a Universidade do Minho bem como uma exposição de capacidades e meios no centro de Braga.
Em 2008, o Dia do Exército foi comemorado em Faro (no ano anterior a cidade escolhida foi Leiria).
Pela capital algarvia desfilaram mais de mil militares em parada, entre tropas pára-quedistas, comandos, oficiais, sargentos, praças, pupilos do exército, que entoaram o hino nacional com a presença de largas centenas de civis que participaram nas comemorações.
As cerimónias contaram com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Pinto Ramalho, do ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, do antigo Presidente da República Ramalho Eanes, além das principais autoridades locais.