Seguidores

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Morreu Stéphane Hessel autor de Indignai-vos

Inspirou o movimento dos Indignados, o único sobrevivente do grupo que em 1948 redigiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e morreu na última noite em Paris. Stephane Hessel, 95 anos, era o autor do manifesto "Indignai-vos", publicado em 2010, que vendeu 3,5 milhões de cópias em todo o mundo.
Evadiu-se em 1944 de um campo de concentração nazi e gostava de dizer a propósito: "Lutei contra Hitler e fui eu que ganhei".
Grande homem, nunca deixou de lutar pelos seus ideais e fê-lo sempre de uma forma pacífica. Mesmo depois dos 90 anos não baixou os braços e apelou à indignação das pessoas, segundo ele, a Europa está a ir por um caminho muito perigoso. Seres humanos com Stephane Hessel fazem muito falta ao mundo.

Sugestão de leitura e citações de Indignai-vos de Stephane Hessel:
http://sugestaodeleitura.blogspot.pt/search/label/Indignai-vos



domingo, 24 de fevereiro de 2013

Gostaria, Zeca Afonso, de ser hoje tão Popular?


Fez ontem 26 anos que José Afonso nos deixou.
"Zeca" marcou um período na música portuguesa. O período onde as músicas de intervenção imperavam.
”Uma revolução precisa de muitas músicas” e ele foi dos cantores que mais inspirou o povo português a fazer a revolução de 1974. Recorde-se que em 1963 canta “Os Vampiros” música censurada pela PIDE, viria a tornar-se símbolo de resistência anti-Salazarista da época. Grândola Vila Morena foi pela primeira vez cantada em 1971 e ficou para a história como uma das músicas do 25 de Abril de 1974.
Gostaria, Zeca Afonso, de ser hoje tão Popular?
 Julgo que não. O grande Zeca gostaria certamente de ser recordado como o grande cantor dessa época e não como um cantor muito em voga neste início de século. Porque se neste país “há beira-mar plantado” não morrerem tantas pessoas por não terem dinheiro para comprarem medicamentos; se centenas de famílias não tivessem a ser despejadas das suas casas; se o desemprego não fosse tão elevado; se tantas mães não desesperassem por não conseguir por na mesa comida para os filhos certamente não se ouviria tanto Zeca Afonso.
Por tudo isto, acredito que se fosse vivo, seria muito mais feliz se as suas músicas não passassem hoje tanto nas rádios, nas manifestações, na assembleia da república, ou para "mimar" o governo.

P.S: José Afonso teve vários problemas com a PIDE, sendo mesmo preço no Forte de Caxias entre Abril e Maio de 1973.


Obrigado rol de leituras


Este selinho foi oferecido pela Teresa Dias do blog rol de leituras.
Obrigado Teresa por mais um selinho ;-)

Assim que conseguir também vou atribuir alguns selos.


domingo, 3 de fevereiro de 2013

Pearl S. Buck em Há Sempre um Amanhã

Sobre o silêncio...



     Joan sabia o que era o silêncio. Conhecera o silêncio de uma voz não mais ouvida, depois da morte da mãe, silêncio que se tornava maior com a partida de Rose, e depois de Francis. Conhecera também o silêncio em que vivera com o pai e em que ele morrera, e o silêncio em que Bart a encontrar a ao qual a arrebatara, o silêncio de si mesmo, da sua desolação.

Excerto da página 208