Serve este post para indicar algo que já circula há algum tempo no mercado nacional, e que foi anunciado quando da sua publicação, por outras plataformas. Tratam-de duas antologias na qual colaboramos como argumentistas, não fazendo sentido, portanto, fazermos um alargado juízo de valor sobre os mesmos projectos. Tratando-se de dois projectos bem distintos em termos de humor, propósito e natureza, isso revela-se na própria qualidade das histórias propostas por nós.
Crónicas da Comic Con trata-se de uma antologia coordenada por Bruno Caetano para a Zero a Oito, e cujo fito era um diálogo entre alguns criadores de banda desenhada com o famoso certame que tem tido lugar em Leça da Palmeira, para celebrar todo um sector da cultura popular. Nesse volume, participamos com duas histórias, "Dia da Caça", uma peça cómica com Marta Teives em torno de algumas das possíveis ideias do multiverso e variações de personagens famosos, e "Um para todos, tudo para um", com Nuno Rodrigues, um everything-bender dessas mesmas culturas mas procurando celebrar esses divertimentos de uma forma simples. Estamos numa companhia variada e não obstante a leveza do projecto, há competências asseguradas nas peças dos vários autores.
Dando início ao que se espera adivinhar como uma série de volumes de histórias curtas dos autores do The Lisbon Studio, e de certa forma dando continuidade a uma relação pessoal com esse colectivo mas mais particularmente com a artista Marta Teives, participámos com uma curta intitulada "O rasto do fantasma", que surge como uma mescla entre história de um quotidiano realista e alguns contornos onírico-poéticos. TLS Series: Cidades apresentar-se-á como uma colectânea de peças subsumida a um tema, e procurámos sublinhar essa palavra através da flânerie, as palavras e o amor. A companhia é significativa, se bem que muito diversa igualmente.
Ficam os agradecimentos aos artistas que aceitaram o desafio ou que estenderam esse desafio, assim como aos editores respectivos.
28 de junho de 2017
Colaborações: histórias curtas em antologias
Publicada por Pedro Moura à(s) 6:15 da tarde 2 comentários
24 de junho de 2017
Aventuras na Ilha do Tesouro. Pedro Cobiaco (Kingpin)
Publicada por Pedro Moura à(s) 10:18 da manhã 0 comentários
Etiquetas: Brasil
20 de junho de 2017
O convidador de pirilampos. Ondjaki e António Jorge Gonçalves (Caminho)
Publicada por Pedro Moura à(s) 10:53 da manhã 0 comentários
Etiquetas: Ilustração, Infantil, Portugal
18 de junho de 2017
Nimona. Noelle Stevenson (Saída de Emergência)
Publicada por Pedro Moura à(s) 3:25 da tarde 0 comentários
Etiquetas: EUA
12 de junho de 2017
Nagual. Diniz Conefrey (Quarto de Jade)
Publicada por Pedro Moura à(s) 9:19 da manhã 0 comentários
Etiquetas: Portugal
10 de junho de 2017
The Comics Alternative: Entrevista a Christopher Pizzino.
Mas por agora, fiquemos por um volume no qual não apenas operámos, ou assim o esperamos, uma leitura atenta, como tivemos o privilégio de conversas alargadamente com o seu autor, sublinhando alguns dos aspectos mais importantes do seu livro. Como dizemos na resenha crítica inicial no The Comics Alternative, não temos dúvida de que o argumento central de Pizzino neste livro tornar-se-á um pilar dos estudos futuros. basicamente tem a ver com o alerta e um despertar aos discursos que se tecem em torno da banda desenhada, mormente norte-americana, que constrói uma ideia de "maturidade" conquistada ao longo dos últimos anos. Nessa história simplificada ("antes as bds eram simples e infantilóides, hoje são para adultos", numa caricatura bruta), acabam por se criar outros perigos de recepção social, desde a ideia, absolutamente errónea, de distinguir "os romances gráficos" do "resto" da banda desenhada, e, claro, a criação de hierarquias de juízos de valor entre material que parecerá "digno" de atenção crítica e académica e disciplinar, e todo um fundo "negligenciável". É um peso valorativo que incorre com menos precisão noutras áreas criativas e inflecte um estatuto diminuído a esta arte em particular.
Poderão aceder ao artigo introdutório e à entrevista aqui.
Publicada por Pedro Moura à(s) 12:39 da tarde 0 comentários
Etiquetas: Academia, Colaborações, EUA
9 de junho de 2017
O rei macaco. Silverio Pisu e Milo Manara (Arte de Autor)
Publicada por Pedro Moura à(s) 12:19 da tarde 0 comentários
8 de junho de 2017
Klaus. Felipe Nunes (Polvo)
Publicada por Pedro Moura à(s) 11:00 da manhã 0 comentários
Etiquetas: Brasil
6 de junho de 2017
Colaboração no The Comics Alternative: Fun, de Paolo Bacilieri
O lerbd, estamos em crer, é um espaço suficientemente amplo e presente para providenciar um contexto de leitura, ainda que atreito a livros relativamente recentes, mas que criam um panorama, esperamos nós, o mais alargado possível no que diz respeito à banda desenhada (e além dela) em termos de agentes de produção. E acreditando na necessária variedade das leituras que não permite comparações directas entre livros bem distintos, de instrumentos "contrários", estilos paradoxais e propósitos divergentes, ainda assim forma-se sempre uma "massa" da qual emergem, de quando em vez, intensidades de prazer distintas. Ora, o livro Fun, do autor italiano Paolo Bacilieri, traduzido recentemente para a língua inglesa, é um desses projectos que cria uma espécie de "inveja da criação". E são todos os seus elementos constitutivos que o tornam digno da atenção de um público alargado. Deixamos algumas notas aqui.
Publicada por Pedro Moura à(s) 9:32 da manhã 0 comentários
Etiquetas: Itália
5 de junho de 2017
Cemitério dos Sonhos. Miguel Peres et al. (Bicho Carpinteiro)
Publicada por Pedro Moura à(s) 9:44 da manhã 5 comentários
Etiquetas: Portugal
3 de junho de 2017
Lugar maldito. André Oliveira e João Sequeira (Polvo)
Publicada por Pedro Moura à(s) 1:49 da tarde 0 comentários
Etiquetas: Portugal