quarta-feira, setembro 30, 2009

Literacia mediática: conceitos e horizontes

Media Literacy:
«Just as we are taught to read and write, we need to understand how the various types of media work and how to critically evaluate their content. With the developments in Information and Communication Technologies, the media environment has been changing rapidly. Media play an increasingly important role in our everyday life. They allow us to participate in democratic and cultural life. This is why the European Commission has issued guidelines for this skill, referred to as "Media Literacy".»
Factsheet 73, 29.9.2009
Europe's Information Society: Thematic Portal

Multiliteracies, by TMD

The New London Group (1996) [in in the Harvard Educational Review] introduced the term “multiliteracies” with a view to accounting not only for the cultural and linguistic diversity of increasingly globalized societies and the plurality of texts that are exchanged in this context, but for the “burgeoning variety of text forms associated with information and multimedia technologies” (p. 60). Distinguishing multiliteracies from what they term “mere literacy” (a focus on letters), the group calls for attendance to broad forms of representation, as well as to the value of these forms of representation in different cultural contexts. (...)

sábado, setembro 26, 2009

"Jornal e escola: tudo o que você sempre quis saber"

Jornal e escola: tudo o que você sempre quis saber é o título de um trabalho de Marcus Tavares publicado no número mais recente da revistapontocom.
Uma pesquisa realizada no ano passado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) em sete capitais brasileiras destaca que o uso do jornal na sala de aula "traz mais benefícios ao sucesso escolar do que se imagina. Melhora nos hábitos de leitura, concentração e disciplina são alguns dos pontos positivos. "
Esta é uma das ideias fortes da entrevista que a peça inclui com Cristiane Parente, coordenadora executiva do Programa Jornal e Educação da ANJ. Leitura integral: AQUI.

quarta-feira, setembro 16, 2009

RTP2 programa informação para os mais novos

Volta ao Mundo em 5′ é o título de programa de informação dirigido aos mais novos, que a nova grelha da RTP2 incluirá nestes próximos meses. A notícia foi dada ontem pelos responsáveis do canal e constitui resposta a uma das críticas que foi recentemente feita ao canal, num estudo sobre a programação para os mais pequenos feito pela Universidade do Minho.
"Sob o lema Usar bem a Língua Portuguesa a estação - refere o site Meios & Publicidade - organizou toda a programação infantil para o último trimestre deste ano, com aposta na produção nacional. O concurso Fala-Escreve-Acerta-Ganha, 40 novos episódios da série Ilha das Cores, Volta ao Mundo em 5′ (programa de notícias), Vamos Ouvir (13 contos originais narrados por actores), as séries de animação Ema e Gui e a Gombby são alguns dos programas".

domingo, setembro 13, 2009

«SMS e boas leituras»

Texto de Ricardo Castanheira (Microsoft Portugal) no Jornal OJE:
As novas tecnologias fizeram surgir uma “nova literacia”, evidentemente digital, que traz consigo o aumento de produção cultural e literária, sendo que os jovens têm a capacidade de distinguir os contextos e o inerente grau de exigência.

sábado, setembro 12, 2009

Digital natives: A lost tribe?

Interessante seminário sobre Jovens e Internet, agendado para o dia 24 de Novembro. Desde logo pelo título: Digital natives: A lost tribe?, mas também pelo nome que dois dos intervenientes (que por si já constituem motivo de interesse) deram às suas intervenções:
  • Enabling media literacy for ‘digital natives’ – a contradiction in terms? - Sonia Livingstone
  • Talking about their generation: constructions of the digital learner - David Buckingham
Pena ser em Londres (New Academic Building, LSE).

Ainda o Magalhães

Medina Carreira, entrevistado por José Carlos Carvalho para a Visão desta semana...
No seu tempo, em que a escola era tão "boa", havia 30 ou 40% de analfabetos. Hoje não há uma criança que não saiba aceder à internet. Não acha que melhorámos?
Se a criança souber ler, escrever, ler, contar, pensar, expor, tudo bem. O Magalhães vai morrer por si próprio. As crianças escangalham aquilo tudo rapidamente ou vendem-no na Feira da Ladra...

Mas os paradigmas do conhecimento mudaram, em relação ao seu tempo. É melhor ter computador do que não ter...
Sim, mas as coisas têm o seu tempo. Eu prefiro que eles estudem a tabuada.

«Web 2.0 nuevas formas de aprender y participar»













"Web 2.0 nuevas formas de aprender y participar"
é o nome de um novo livro que resulta do contributo de vários autores, entre os quais se encontra o de Sonia Livingstone.
Há mais informações sobre o livro no blogue de Tíscar Lara, uma das autoras, que participa com o capítulo Alfabetización digital desde el pensamiento crítico.

segunda-feira, setembro 07, 2009

Obama fala aos estudantes

Amanhã, terça, ao meio dia nos EUA (meio da tarde em Portugal) o presidente fala em directo aos estudantes. A mensagem é, ao que foi dado saber, um apelo ao trabalho diligente e ao investimento e participação no processo de aprendizagem.