terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Chutney de Tamarilho e Ananás e Um Feliz Ano Novo!


Mais um chutney da estação, feito a partir de tamarilhos que chegaram à minha cozinha pela mão da I. Um chutney que acompanha especialmente bem queijos fortes e apimentados, pratos de carne ou de caça. Fica a sugestão para acompanhar, quem sabe, o assado da noite de passagem de ano...  

A todos, votos de um Ano de 2014 realmente bom. Com saúde, alegria e o coração quente. Com desejos realizados e surpresas  boas que vos façam felizes. Com esperança. Com amor!


Ingredientes

28 tamarilhos
4 cebolas
4 dentes de alho
4 maçãs
1 chávena de chá de ameixas secas
450 gr de ananás em conserva, aos pedaços
calda do ananás
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
pimenta caiena
1 colher de sopa (rasa) de sal
2 chávenas de chá de vinagre de sidra
4 a 5 chávenas de chá de açúcar mascavado

Preparação

Escaldar os tamarilhos em água a ferver durante 3 a 5 minutos. Passá-los depois por água fria e tirar a pele. Picar grosseiramente a polpa para um tacho. Descascar e picar as cebolas e os alhos. Descascar e descaroçar as maçãs, partindo-as depois em pedaços. Picar as ameixas ou tâmaras. Num tacho grande e baixo, colocar todos os ingredientes e deixar ferver, mexendo frequentemente, por 40 minutos a 1 hora. Colocar em frascos esterilizados e fechar depois de frios. 

Bom Apetite! 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Arroz de Carne à Portuguesa



Nos dias de frio sabem especialmente bem as refeições de uma panela só. A ideia de uma massa ou um arroz de alguma coisa soa logo a comida de conforto. Foi isso que aconteceu com este arroz de carne. Comido num dia especialmente frio, com um copo de vinho tinto a acompanhar...

Ingredientes

500 gr de vitelão ou novilho aos cubos
1 cebola
azeite
2 tomates
2 cenouras
1 chávena almoçadeira de ervilhas
1/4 de chouriço ou salpicão
2 chávenas almoçadeiras de água
sal, pimenta
1 chávena almoçadeira de arroz agulha

Preparação

Num tacho refogar a cebola picada num pouco de azeite. Juntar o tomate aos cubos e refogar mais um pouco. Adicionar então a carne e temperar com um pouco de sal e pimenta. Ao fim de uns cinco minutos, juntar a cenoura às rodelas e deixar cozinhar em lume brando. Se necessário, ir acrescentando um pouco de água. Ao fim de 30 a 35 minutos, acrescentar as 2 chávenas almoçadeiras de água, as ervilhas e o chouriço ou o salpicão cortado às rodelas. Rectificar os temperos, a gosto. Quando começar a ferver, acrescentar o arroz e baixar a temperatura deixando cozer por 12 a 13 minutos.

Bom Apetite!


sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Bolo de Tangerina


Foi um dos doces deste Natal. Um bolo aromático, cítrico, bom para comer simples ou com uma fatia de queijo a acompanhar. Ideal para um pequeno-almoço reforçado ou para compor uma mesa de Festa!

Ingredientes

5 ovos
3 chávenas de chá de farinha
2 chávenas de chá de açúcar
1 chávena de chá de óleo
2 chávenas de chá de sumo de tangerina (utilizei 13 tangerinas)
raspa de 5 tangerinas
2 colheres de chá de fermento royal

Preparação

Bater todos os ingredientes juntos, com a excepção do fermento, que deve ser adicionado mesmo no final e envolvido delicadamente. Levar ao forno em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, no 170ºC, por 40 minutos. 

Bom Apetite!


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O Nosso Natal


O Nosso Natal foi quente e terno. A Noite, passada nos meus pais, soube a bacalhau cozido, rabanadas da I e aletria da mãe. O Dia foi passado em nossa casa, com as minhas cores de Natal: verde e vermelho. 





A primeira refeição do dia, que cá em casa nunca é descurada, teve direito a mesa especial. Uma mesa vermelha, enfeitada com as coisas que nos fazem lembrar pessoas especiais. Pequenos presentes que vão povoando as nossas memórias afectivas. A nossa tradição manda que os presentes se abram na manhã do dia 25, e os garotos ficaram radiantes por o Pai Natal não os ter esquecido. Enquanto brincavam com os seus presentes novos, na cozinha ultimavam-se os preparativos do almoço...




Meninos alegres, comida quente, doces, alegria e boa disposição. O meu serviço cor-de-rosa desta vez misturado com o verde da Bordallo Pinheiro. Guardanapos escoceses a dizer com os copos de duas cores. De cor e sabor também foi feito o nosso Natal...
  



terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Um Feliz Natal!



E chegou um dos dias por que se espera todo o ano. Estamos a horas de mais uma Noite de Natal, ultimam-se os preparativos, antecipam-se os momentos que estão para vir. A todos desejo saúde, harmonia e paz. Que seja uma noite de união, vivida com alegria.Que seja uma noite terna e quente nos afectos... Um Feliz Natal!...

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Arroz de Bacalhau com Pimentos



Outra forma deliciosa de comer bacalhau: com arroz e pimentos. Era um prato recorrente da casa dos meus pais. Com tomate no refogado, ou simplesmente "branco", como lhe chamávamos, fazia as delícias de muitos jantares de domingo. Mais delicioso ainda, só se tivesse umas pataniscas a acompanhar...

Ingredientes

250 gr de bacalhau desfiado
1/2 pimento vermelho
1 cebola
1 dente de alho
azeite
2 chávenas almoçadeiras de caldo de peixe caseiro  (água de cozer pescada aromatizada com sal e um fio de azeite, rodelas de alho francês, uma folha de louro e um dente de alho descascado)
1 chávena almoçadeira de arroz agulha
salsa fresca

Preparação

Num tacho largo refogar a cebola e o alho no azeite por uns minutos. Adicionar o pimento vermelho cortado em cubos e refogar mais um pouco. Adicionar o caldo de peixe e o bacalhau desfiado e deixar levantar o lume até que ferva. Deitar o arroz, mexer bem, e baixar o lume para o mínimo. Deixar cozer por 12/13 minutos. Polvilhar com salsa picada e servir de imediato.

Bom Apetite!


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Tarte Salgada de Bacalhau e Grelos



Eis uma sugestão alternativa para aproveitamento das sobras do bacalhau da Consoada que não a famosa “Roupa Velha”. O princípio é quase o mesmo: tudo junto numa tarte salgada deliciosa, que mantém todo o sabor do Natal…

Ingredientes
1 base de massa quebrada fresca
1 cebola
azeite
1 cenoura
1 molhinho de grelos
2 dl de leite
4 ovos
queijo da Ilha ralado q.b. (facultativo)
sal e pimenta

Preparação


Forrar uma tarteira com a massa, picá-la e cozer por 10 minutos a 180ºC e reservar. Colocar o bacalhau num tacho e levar a cozer por 17 minutos. Lascar o bacalhau cozido e reservar. Cozer os grelos e uma cenoura num pouco de água com sal por 15 a 20 minutos. Escorrer bem os grelos e reservar. Fatiar a cebola em rodelas bem finas e refogar no azeite por uns 5 minutos. Juntar o bacalhau cozido, os grelos e a cenoura às rodelas e envolver bem. Numa taça, bater os ovos com o leite e temperar com sal e pimenta. Sobre a massa, pré-cozida, espalhar o recheio de bacalhau com legumes e colocar um pouco de queijo da Ilha ralado (facultativo). Verter a mistura de ovos e leite sobre a tarte. Levar a cozer, em forno pré-aquecido, nos 180ºC, por 25 minutos. 

Bom Apetite!


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Arroz Fradinho de Bacalhau



Com as sobras do bacalhau do Natal podem preparar-se refeições verdadeiramente simples e deliciosas. Como este arroz fradinho de bacalhau. Leve e saboroso para comer por estes dias que antecedem o Natal ou nos outros que medeiam os que são de excessos. Aromático e reconforante...

Ingredientes

1 cebola pequena
1 dente de alho
1 fio de azeite
feijão frade cozido ou em lata
sal
1 chávena de chá de arroz
2 chávenas de chá de água (ou de água de cozer o feijão)

1 posta de bacalhau já cozido e desfiado
noz-moscada
1 folha de louro
salsa

Preparação

De véspera, deixar a demolhar o feijão frade em bastante água. No outro dia, cozê-lo em água e sal, por cerca de 40 minutos. Num tachinho, refogar num pouco de azeite, 1 cebolinha picada e 1 dente de alho.  Ao fim de uns minutos, adicionar o bacalhau lascado e o feijão frade e mexer bem. Adicionar a água (ou a água de cozer o feijão), temperar com sal ( se se utilizar a água de cozer o feijão pode não ser preciso), noz-moscada e uma folha de louro. Quando ferver, adicionar o arroz e baixar o lume, deixando-o cozer por 13 a 14 minutos. Servir polvilhado com salsa picada.

Bom Apetite!





quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Comemorar






A nossa amizade nasceu há 3 anos. E isso era de comemorar. Este ano, no sítio onde fui encontrar a receita de lombo wellington que nos fez encontrar. Na casa da minha amiga com nome de água. Estes nossos amigos recebem-nos sempre de braços abertos. E com o coração inteiro. Uma mesa linda, acolheu-nos desde o primeiro momento. Aconchegou-nos um caldo de seguida. Purificador. Depois o arroz que era um presente de aniversário para o meu Zé. Doces conventuais para sobremesa e aqueles docinhos fofos com nome delicado para o café. À volta de uma mesa, a tarde prosseguiu. Com o calor da amizade sempre presente. E depois, mesmo antes da viagem de regresso, um chá para ajudar ao frio que veio com a noite que, por este mês, desce sempre demasiado cedo. Nas mãos, sacos com as coisas boas que a Serra tem para oferecer. No coração, as memórias de mais páginas escritas. Como um diário. A que se acrescentam as páginas vividas: 3 anos e alguns dias de uma amizade entre duas pessoas que se querem bem.





terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Uma espécie de Meia Desfeita de Bacalhau


Gosto muito de bacalhau com grão! Parece que este era um prato tipicamente lisboeta e que se comia nas tabernas às doses e às meias doses. Como o prato se chamava "desfeita de bacalhau", quando se pedia meia dose, pedia-se "meia de desfeita", que rapidamente se transformou em "meia desfeita" . Independentemente da sua origem, esta é uma combinação de ingredientes deliciosa! 



Ingredientes

1 lombo de bacalhau
400 gr de grão de bico 
2 ovos
azeite
sal
salsa

Preparação

De véspera, demolhar o grão de bico em bastante água. No dia seguinte, cozer em água com um pouquinho de sal, por 45 a 55 minutos ou até estar bem cozido. Escorrer e reservar. Cozer o lombo de bacalhau em água apenas fervente, por 17 minutos e lascá-lo grosseiramente. Cozer 2 ovos e cortar às rodelas. Numa travessa de ir à mesa, colocar o grão de bico cozido, as lascas de bacalhau e as rodelas de ovo. Polvilhar com salsa picada e temperar generosamente com um bom azeite.

Bom Apetite!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Risotto de Bacalhau com Grelos


5 receitas de bacalhau. Assim será o mote para estes dias. Porque apesar de a minha noite de Consoada ser muito tradicional, servindo à mesa bacalhau cozido com todos e para todos, sei que há quem procure pratos de bacalhau alternativos para esta Quadra. Por isso ficam algumas sugestões, com os votos  de que o fiel amigo possa estar à mesa da maioria dos portugueses…



Ingredientes

2 copos pequenos de arroz para risotto (arborio ou carnaroli)
1 lombo de bacalhau
1 dente de alho
1 chalota
1 molhinho de grelos
manteiga (3 colheres de sobremesa)
azeite
água de cozer o bacalhau (1/2 litro)
água de cozer os grelos (1/2 litro)
1 copo de um bom vinho branco

Preparação

Cozer o bacalhau em água apenas fervente por 17 minutos. Escorrer, guardando a água da cozedura e lascar o bacalhau em pedaços grandes. Cozer os grelos num pouco de água com sal por 15 a 20 minutos, escorrendo de seguida e aproveitando também a água da cozedura. Num tacho largo, colocar o alho picado e a chalota também picada, um fio de azeite e duas colheres de sobremesa de manteiga. Quando aquecer juntar o arroz e mexer bem, até que este mude de cor (cerca de 2 minutos). Deitar o vinho branco e deixar que evapore. Juntar, a pouco e pouco, a água de cozer o bacalhau e a de cozer os grelos, que devem estar quentes, mexendo sempre o arroz até que este absorva o líquido. Adicionar, a meio do processo de cozedura, o bacalhau lascado e os grelos. Continuar a juntar os caldos quentes até que acabem. No final deste processo o arroz deve estar cozido (mais ou menos 20 a 25 minutos). Já fora do lume, juntar uma colher de sobremesa de manteiga e envolver bem. Deixar tapado por uns 3 minutos antes de servir.

Bom Apetite!