Andava eu nas minhas visitas pelos blogues de culinária quando cheguei a
este post da Mariana. A receita chamou-me a atenção e fiz questão de dar uma espreitadela no blogue de origem, o
Kanela Y Limón. De imediato fiquei fã das fotos da receita em questão, que está muito detalhada com um passo a passo que me ajudou imenso. Não deixem de visitar - a receita deste pão está
aqui.
Confesso que estava com algum receio de fazer a trança, foi a primeira vez, mas correu bastante bem! Uma coisa que notei no post do "Kanela" foi ela dizer que tinha sobrado imensa massa e tinha feito outros pães... No fim de ver o tamanho com que a minha ficou percebi porquê :). Deveria ter feito as tiras mais fininhas, devia também ter apertado um pouco mais a trança, mas para primeira vez acho que não me saí nada mal! Uma experiência a repetir, com toda a certeza.
Apenas alterei a decoração porque não tinha sementes de papoila, optei então por colocar sementes de linhaça. Usei também um pouco mais de farinha, mas isso também tem a ver com a capacidade de absorção de cada farinha e com o tamanho dos ovos, que sendo maiores fazem a massa mais mole.
Vamos então à receita...
Pão de leite condensado
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 medida (a lata) de leite
- 1/2 medida de azeite
- 50gr de fermento de padeiro
- 3 ovos
- 1 colher (de sobremesa) de aroma de baunilha
- 1,1 kg de farinha, aproximadamente
- uma pitada de sal
- 1 ovo batido para pincelar
- sementes de linhaça q.b. para decorar
Num liquidificador colocar o leite condensado, o leite, o azeite, o fermento, a baunilha, o sal e por fim os ovos. Bater durante alguns segundos até ficar uma mistura uniforme.
Verter a mistura para um alguidar grande e juntar a farinha aos poucos, envolvendo com uma colher de pau. Quando estiver a farinha toda envolvida amassar com as mãos até a massa despegar facilmente do alguidar e dos dedos. Se necessário, juntar mais alguma farinha (eu juntei mais um pouco, cerca de 100gr).
Assim que a massa, que deve ficar elástica a despegar como referi acima, estiver pronta formar uma bola e colocar num recipiente untado com azeite. (Eu usei o mesmo, apenas segurei a bola de massa com a mão, untei o recipiente com a outra, e voilá, menos uma peça para lavar!).
Embrulhar o alguidar em película aderente e deixar levedar até atingir o dobro do volume. (Eu coloquei o alguidar dentro do forno (desligado), e por baixo um tabuleiro com água bem quente, para dar calor e ajudar ao processo.)
Passado cerca de duas horas a massa estava perfeita, bem lêveda, e muito maleável.
Dividi a massa em cinco bolas do mesmo tamanho, que depois formei em tiras, rodando com as mãos sobre a superfície de trabalho. (Se quiserem podem untar as mãos com azeite, facilita o processo - basta untar uma vez ao princípio, na primeira tira.)
Ao fim de ter as cinco tiras uni-as pelas pontas, fazendo depois uma divisão de duas tiras para a esquerda e três tiras para a direita.
Para começar a fazer a trança basta passar a tira do lado de fora do conjunto de três para o lado de dentro, ficando ao lado do anterior conjunto de duas tiras. Depois repete-se o processo: a tira de fora do conjunto de três passa para o lado de dentro do conjunto de duas tiras. Repetir até a massa terminar.
No fim devem colocar-se as pontas para dentro, por baixo da trança, para que fique com uma forma mais bonita.
Colocar a trança com cuidado dentro do tabuleiro onde vai cozer (que deve estar bem enfarinhado) e deixar levedar mais meia hora.
No fim da meia hora bater um ovo e pincelar a trança. Polvilhar com as sementes de linhaça (ou outras a gosto) e levar a cozer em forno médio, durante cerca de 25 a 30 minutos.
Como me sobrou alguma massa fiz uma mini-trança, desta vez com apenas três tiras. Confesso que me esqueci dela no forno, por isso está bastante mais coradinha!
Para a próxima irei fazer a trança de cinco tiras com tiras bem mais fininhas e apertar mais um pouco a massa, fica mais definida.
Vai uma fatia?