Eu confesso: cozinha indiana é uma coisa que me intimida. Adoro os sabores mas tenho medo, muito medo de tentar em casa. São tantos os temperos e ingredientes que não conheço e com os quais não me sinto à vontade para experimentar, sinto-me humilde diante deles. Leio o blog da
Agdá e fico maravilhada, com água na boca.
Ainda tem o fato de que Montreal tem tanta variedade de restaurantes indianos maravilhosos - e baratos - que eu nem me atrevo a tentar reproduzir os pratos em casa. Mas arriscar é preciso, e eu arrumei uma receita basicona, ótima para dizer que eu consigo fazer pelo uma coisinha indiana: frango ao curry.
Gostei dessa receita porque ela é rápida, simples e tem cem por cento de eficiência garantida.
No guess work involved, eu vou seguindo a receita à risca que nem aquele passa-tempo de pintar os números. No final,
voilá, tenho um prato pronto e delicioso, diga-se.
É claro que muitas vezes sinto que falta alguma coisa, mas como não sei qual tempero faz o que exatamente, ainda não me arrisco a mudar nada. Eu sei, eu sei, o que eu preciso mesmo é ler mais sobre os temperos e provar mais coisas indianas, mas enquanto isso eu vou fazendo meu curry automático que já está de bom tamanho.
Curry de frango(receita adaptada do site
Culinate)
- Dois peitos de frango sem osso e sem pele
- Uma cebola picada
- Três dentes de alho picados
- Uma lata pequena de tomates sem pele
- Um pedaço médio de gengibre ralado
- Uma colher de sopa de cominho
- Uma colher de sopa de
coriander (sementes de coentro moídas)
- Uma colher de sopa de
garam masala- Uma colher de chá de curcuma
- Meia colher de chá de pimenta cayenne
- Sal e azeite de oliva a gosto
Corte os filés de frango em cubos e tempere-os com sal e pimenta do reino, se quiser um pouco de suco de limão. Numa panela média, esquente um fio de azeite e coloque as cebolas para dourar. Depois de um minuto ou dois, acrescente o alho e o gengibre ralado, e deixe cozinhar mais uns dois minutos. Depois acrescente todos os temperos e cozinhe por mais um minuto, mexendo bem para que não grude no fundo da panela.
Coloque os pedaços de frango e misture-os aos temperos. Quando o frango estiver começando a pegar cor, coloque a lata de tomate. Eu percebi que amassando os tomates antes o caldo fica mais encorpado, mas você pode simplesmente amassar os tomates com a colher de pau já na panela. Deixe cozinhar por vinte e cinco a trinta minutos em fogo baixo, até o frango cozinhar por completo. Prove e acerte o sal.
Eu gosto de acrescentar alguns vegetais ao curry - no meu caso, coloquei uma seleta congelada de cenouras, brócolis e couve-flor, que eu cozinhei no vapor separadamente e juntei só no final. Também gosto de terminar com um fiozinho de creme de leite, mas se não me engano isso transforma o curry em outro prato. Anyway. Sirva com arroz basmati ou jasmim e lascas de amêndoas tostadas.