28 de setembro de 2012

Aquisições



Este volume vem dar continuação à extraordinária trilogia de Ken Follet, O Século, depois do êxito internacional alcançado pelo volume inaugural, A Queda dos Gigantes. A história recente do conturbado século XX continua a desenrolar-se como se diante dos nossos olhos, as figuras históricas e os acontecimentos reais evoluindo e decorrendo em simultâneo com as vidas da segunda geração das cinco famílias que já protagonizaram o primeiro volume, misturando-se num grandioso e colorido fresco em amplas pinceladas que, graças a uma rigorosa fundamentação e a um talento narrativo raro, se encaixam numa totalidade cheia de vida realismo. O Inverno do Mundo decorre entre a ascensão do nazismo e as suas dramáticas consequências até ao início da Guerra Fria.




Ursula K. Le Guin iniciou o ciclo de Terramar em 1968, com o título O Feiticeiro e a Sombra, a que se seguiram Os Túmulos de Atuan (1971) e A Praia Mais Longínqua (1972). Entretanto, em 1990 surgiu Teanu, o Nome da Estrela. Todos eles se encontram traduzidos em português, pela Presença, na colecção «Estrela do Mar». No início deste século Le Guin revisitou Terramar e sentiu que algo tinha continuado a acontecer. Assim, escreveu Tales From Earth and Sea e Num Vento Diferente que agora se publica. Neste belo romance fantástico, há uma ruptura e um desequilíbrio devidos ao uso perverso da magia, pelos humanos, que têm de ser sanados para que seja restituída a unidade da Antiga Fala, a Língua da Criação.

9 de setembro de 2012

Opinião - As Aventuras de Hornblower


Horatio Hornblower é um jovem de 17 anos e está prestes a embarcar na maior aventura da sua época: a de oficial da Marinha Britânica, e logo no momento em que a Europa começa a tremer perante o génio militar de Napoleão Bonaparte. Mas antes que Hornblower possa mostrar as suas habilidades como líder e herói, ele terá que enfrentar a hostilidade dos seus camaradas, será forçado a um duelo e, mais importante, terá que se manter bem afastado da guilhotina em território inimigo. A sua coragem será testada até ao limite pela inclemência dos mares e a dura disciplina da Marinha, mas assim começa a carreira do jovem Hornblower para se tornar num dos maiores heróis das Guerras Napoleónicas. E numa das mais fascinantes personagens da literatura histórica.

Opinião:

"As Aventuras de Hornblower" é um romance histórico escrito pelo C.S. Forester, que retrata a vida de um jovem marinheiro inglês, um pouco antes da Guerra Napoleónica. A história mistura factos verídicos com fictícios.

Horatio Hornblower é um jovem de 17 anos, que acabou de entrar ao serviço da Marinha Real Britânica, para servir como Guarda-Marinha na fragata Justiniam. Mas como nunca antes tinha andado de barco a sua adaptação ao novo meio é algo turbulenta.

O autor consegue fazer uma óptima descrição das dificuldades envolventes a vida num navio envolvido num cenário de guerra, e que tem de estar sempre em alerta.

As descrições da batalhas navais estão muito bem descritas, e o autor tem o cuidado de explicar um pouco a estratégia das mesmas

A maior dificuldade que tive ao ler este livro foi perceber os vários termos náuticos usados. 

Gostei bastante do livro, e devo continuar a seguir esta longa saga, que é composta por 14 livros. Acho que os apreciadores de romances históricos que envolvam guerra, vão sem dúvida apreciar esta obra.

Avaliação: 8-10