"Fofolete,
Você completou 4 meses, o tempo está passando rápido demais! Estes primeiros meses de um bebê são tão gostosos e esta idade de 4 meses é uma das mais deliciosas. Mamãe queria congelar você deste tamanho em que está.
Você começou na aula de natação, é a menorzinha da turma. Os outros bebês da sua turma já tem entre 6 e 9 meses, o que faz muita diferença pra alguém na sua idade. Todos os domingos, é seu pai quem entra com você na piscina. Na verdade, o objetivo da aula não é ensinar os bebês a nadar, mas a sobreviver dentro da água. Eles dão ênfase em ensinar a boiar e a ficar confortável com água caindo sobre o rosto. Você adora!
Você teve bronquiolite no final de janeiro (claro que a Baka disse logo que foi por causa da natação). Ficou três dias com febre, bem prostrada, olhos lacrimenjantes, tossindo muitíssimo. Até emagreceu, dava uma pena! Confirmamos que era bronquiolite (RSV) pela cultura da secreção do nariz. Um médico de família chegou a prescrever antibiótico, que Mamãe recusou-se a dar. Onde já se viu? Pulmão limpo, ouvidos idem, mas ele disse "ela é muito novinha, melhor dar antibiótico". Se tem uma coisa que sua mãe não é, nem nunca foi, é apavorada. Acabamos indo ao hospital, como o médico de família recomendou, para que você fosse vista por um pediatra (que confirmou a falta de necessidade de antibiótico). Nem antitérmico você tomou, só banho para baixar a febre e homeopatia. De positivo, Mamãe aprendeu a usar o óleo de tomilho para massagem no peito e nas costas, um santo remédio, que ajudou você a dormir nas noites de tosse.
Por conta da virose, tivemos que adiar suas vacinas de 4 meses até esta semana. Você engordou somente 275 gramas em janeiro, certamente ganhou mais e depois perdeu peso enquanto esteve doente. Está no percentil 75 de altura e 50 de peso, com as coxas grossas e os pulsos fofinhos cheios de dobrinhas, mas seu segundo queixo deu uma encolhida.
Mesmo doentinha, você logo voltou a dormir a noite toda, depois de duas noites acordando e tossindo muito. Graças a Deus, você tem tirado uma soneca ocasional no balanço, no carrinho e até no moisés durante o dia. As costas da sua mãe andam muito doloridas. O fato de ter dois bebês que dormem a noite inteira desde novinhos mas lutam contra as sonecas diárias por meses a fio é um mistério que sua mãe ainda não conseguiu desvendar. O que poderia ter sido feito de diferente para que vocês dormissem melhor de dia?
Você está a cada dia mais parecida com seu irmão quando ele tinha a sua idade. Como ele, também aprendeu a rolar de bruços para as costas antes do contrário, que é o mais comum para a maioria dos bebês. E, também como ele sempre foi, é agitadíssima quando está no chão. Passa grande parte do tempo acordada com as mãos na boca, mas não chupa nenhum dedo em especial (geralmente 3 ou 4 ao mesmo tempo). Consegue segurar os brinquedos e eventualmente leva um à boca. Por enquanto, ainda prefere chupar as suas mãos. E, outra coincidência com ele nesta idade, seu lugar preferido na casa é o trocador de fraldas. Você dá gritinhos de felicidade enquanto está deitada lá e a cada dia tem sido mais difícil trocar as fraldas, com tanta agitação e movimentos novos.
Você adora seu irmão. Como Mamãe já tinha previsto desde que você nasceu, suas primeiras gargalhadas foram para ele. Hoje mesmo, enquanto brincávamos os três no colchão, você riu alto até perder o fôlego vendo-o esconder-se debaixo de uma pilha de travesseiros.
Você não gosta de estranhos, ou melhor, nem desgosta deles, contanto que não a peguem no colo. Mesmo a Baka e o Deda são recebidos com beicinho e muitas lágrimas em 90% das tentativas de segurar você. Mas você sorri para estranhos na rua, o problema é a aproximação.
Você é muito curiosa. Se alguém estiver conversando durante sua mamada, você prefere ouvir a conversa olhando para a pessoa (ou a TV) a matar a fome.
Você tem um gorro de orelhas de coelho, cor de rosa-choque, que é uma sensação na rua. Não houve um só dia em que tenhamos saído de casa sem que um estranho (os homens principalmente) tenha dito "cool hat" ou algo do tipo. Nos dias mais frios, Mamãe coloca as luvas combinando com o gorro, mas só mesmo nos dias em que as mãos estão doendo de frio, porque você detesta as luvas.
Mamãe, quem diria, este mês resolveu testar umas fraldas de pano em você. Cansada que estava de lavar roupas borradas de cocôs desafiadores da lei da gravidade, daqueles que sobem pelas costas várias vezes por dia, ela ouviu dizer que as fraldas de pano não vazam. Ela adoraria dizer que estava preocupada com o meio-ambiente, mas não foi essa a razão. E estamos felizes com as fraldas da
Bum Genius! Se alguém tivesse dito que em pleno 2011 sua mãe iria sequer pensar em experimentar uma fralda de pano num filho, ela teria dito que certamente nunca. Por enquanto, ainda não estamos usando em 100% do tempo, mas a ideia já está cada vez mais atraente. As fraldas de pano modernas são lindas, práticas e em nada lembram as que suas avós dobravam e colocavam nos filhos. Para quem já liga a máquina de lavar todos os dias, umas fraldas a mais não fazem diferença.
Na sua curta existência, já superamos um monte de dificuldades para amamentar, uma mastite, uma bronquiolite e ainda assim, na maior parte do tempo, tem sido uma aventura deliciosa ter você conosco. Obrigada por trazer de volta a esta casa seu cheirinho irresistível de cabeça de bebê, suas meias minúsculas caídas na secadora de roupa, sua gargalhadinha contagiante e muitos motivos para usarmos um tom de voz meloso.
Um beijinho no pescoço mais cheiroso do pedaço,
Mamãe".