sábado, 30 de setembro de 2006

Mágicas

Brugmansia . Solanaceae

A família botânica das Solanáceas é fascinante, dela fazem parte espécies tão conhecidas e inocentes como as batatas, os tomates, as beringelas e o menos inocente tabaco, também conhecido em Portugal por erva-santa ou erva-de-todos-os-males (nicotiana spp).

Pertencem ainda a esta família uma série de plantas profundamente ligadas ao mundo do fantástico e a ritos e actividades mágico-religiosas, são plantas com substâncias alucinogénicas (e não só) que podem matar, mas simultaneamente com extraordinárias capacidades terapêuticas. Uma destas plantas é a Mandrágora, espontânea em algumas regiões do centro e sul de Portugal, cuja raiz se dizia ter uma forma humana e ao ser arrancada da terra dava um grito tão horrível que matava quem o ouvia, dizia-se ainda desta fantástica planta que quem a ingeria, morria no primeiro dia e ressuscitava no dia seguinte, foi esta a droga que Julieta tomou para fingir a sua morte. 

O género Datura ou Brugmansia povoa também inúmeras lendas, mitos e inspiram respeito e medo a quem não conhece os seus segredos, porque da mesma maneira que as suas poderosas substâncias podem curar também matam quem as utilizar indevidamente.

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Frágil


Lagerstroemia indica
Apesar de estar neste momento em mais um florir (esta árvore chega a florir três vezes por ano) é esta a fotografia dela que mais me agrada, gosto particularmente do seu perfil frágil. Aqui numa das minhas fotografias favoritas podem ver as Lagerstroemias como deve ser. E aqui as Lagerestroémias dos Jardins da Casa de Mateus.

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Surpresas


Chorisia speciosa (Bombaceae) Lisboa Parque E.VII

Primeiro dia de chuva na cidade, greve do metro e início do ano lectivo... Uma manhã para esquecer....Se não fosse a surpresa de encontrar a primeira Chorisia em flor.

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Lirios de Sangue (Ano II)



Haemanthus coccineus L. (Amaryllidaceae)
Do grego haima (sangue), anthos (flor).

Estas flores originárias da África do sul, são ideais para terrenos áridos, este ano fiz a experiência de não as regar durante todo o verão e cá estão elas como sempre.

terça-feira, 12 de setembro de 2006

Açores

Então surgiram as ilhas luminosas
De um azul tão puro e tão violento
Que excedia o fulgor do firmamento
Navegado por garças milagrosas
E extinguiram-se em nós memória e tempo
Sophia de Mello Breyner

domingo, 10 de setembro de 2006

Planta-dos-dentes

Pluméria (Apocynaceae)
Funchal
Chamam-lhe Frangipani em homenagem a um inventor de perfumes do sec.XVI, deram-lhe nomes como Jasmim-do-cabo, Jasmim-de-manga, Jasmim-de-cayenne. Na Madeira onde abundam estas belíssimas árvores com flores de odores estonteantes, chamam-lhes Planta-dos-dentes, porque será?

terça-feira, 5 de setembro de 2006


Marcas do verão que se entranham.