Foi a primeira vez que fiz frango no espeto... O meu forno não tem, mas o da minha mãe tem espeto - o Carlos recorda-se de, na infância, a mãe dele fazer e estava cheio de saudades... Com um forno equipado ali à mão lá fomos nós!
Esta receita ficou maravilhosa, mas já estamos a pensar em melhorias para fazermos numa próxima visita aos meus pais.
Frango no espeto
Ingredientes:
- 1 frango inteiro, sem miúdos
- 50gr manteiga
- 10 dentes de alho esmagados
- sal q.b.
- 1 limão
Acompanhamento:
- batatas q.b. para 4 pessoas
- 2 dentes de alho
- 1 talo (pequeno) de aipo (talo e folhas)
- pimentão doce
- sal
- azeite
- vinho branco
Preparação:
Misturar bem a manteiga, os dentes de alho esmagados e o sal e barrar o frango por dentro e por fora.
Rolar um limão para libertar melhor o sumo e picar com um palito. Colocar dentro do frango.
Enfiar o frango no espeto, apertando bem. Atar as asas junto ao frango e atar também as patas, de forma a ficar o frango bem fechado.
Colocar no forno e deixar assar por cerca de 1h15.
Ao mesmo tempo colocar um tabuleiro com batatas cortadas em cubos, temperadas com alho picado, aipo picado (talo e folhas), pimentão doce, sal, um fio de azeite e um pouco de vinho branco. Colocar por baixo do frango, de forma a receber os pingos enquanto assa.
De vez em quando mexer as batatas. No final do frango assado ligar o forno (calor de baixo, porque com o espeto apenas funciona o grill) e terminar de fazer as batatas, se estas ainda não estiverem prontas (no meu caso demorou cerca de 10 minutos adicionais), sem retirar o frango do forno.
Como o espeto vai rodando o frango fica com uma cor uniforme e bastante apelativa. A pele fica bonita e estaladiça, e a carne não seca, nem na zona do peito.
Servir o frango com as batatas e com uma salada de alface, tomate, pepino e também algumas folhas de aipo. Temperar com azeite, sal e sumo de limão.
Vai uma garfada?
Versão para impressão