Não deixe suas emoções presas, vc não é mais uma criança, vc é uma adulta agora, tem direito a ter suas opniões, de gostar ou não de algo, ou de alguma atitude.
Quanto mais verdadeira vc for com vc, mais forte ficará.
O fato de muitas vezes vc não ter controle sobre o que come, e o quanto come, está na sua incapacidade de se mostrar ao mundo.
A partir do momento que vc começar a dizer não quando tiver vontade, e dizer sim só quando quiser, este ato tão simples de ser verdadeira com seus sentimentos, vai te trazer a força que tanto precisa para evitar os ataques de compulsão.
Sei que pode parecer estranho isso, mas se vc puder tentar, fazer uma experiencia por um tempo determinado, verá a diferença.
Tenho pesquisado muito sobre os fatores psicológicos que influenciam na obesidade. Pois percebi nesses anos todos que faço reeducação alimentar, que estar gorda não é questão apenas de comer muito. E emagrecer, não é questão apenas de fechar a boca ou de saber o que comer.
Claro que temos de saber fazer isso, mas há muito mais coisas...
Não somos animais de laboratório, que não teêm sentimentos, que não têm a noção do mundo como nós temos.
O ser humano, tem emoções contraditórias, vive numa eterna luta de emoções e nem sempre, pode dizer o que está sentindo. Muitas vezes temos que nos calar com o que achamos injusto, pois se não o fizermos, estaremos nos colocando em evidência. E nem sempre, somos fortes o suficiente para aguentar as consequencias disso.
Quando finalmente aceitei que era hora de ser verdadeira, de dizer “não” todas as vezes em que tinha vontade, e parar de me preocupar com o que os outros iam pensar ao meu respeito, começou então uma revolução dentro de mim...
Estou aprendendo a ser mais feliz comigo, e curiosamente, parei de ter compulsões com qualquer alimento.
Isso não quer dizer que parei de abusar de certos alimentos, mas agora isso só acontece com a minha total permissão, não como mais descontroladamente, pois não preciso mais suprir nenhum sentimento me entupindo de comida como antes.
Existe uma boa explicação para isso. Quando decidimos a não deixar mais nenhum sentimento preso, estamos recondicionando nosso cérebro a sempre ter outra resposta nesses momentos contraditórios. Essa é uma lição que precisamos ensinar ao cérebro, pois ele esta programado a agir de maneira diferente a muito tempo.
Esse é um ciclo vicioso que já está instalado em seu cérebro. Que se repete a cada dificuldade encontrada.
Mas vamos ir mais fundo nisso. Porque a comida lhe traz essa sensação de bem estar? Por que ao invés de atacar a geladeira ou fogão, vc não vai direto ao que causou o problema e enfrenta de uma vez por todas a questão?
Se vc estiver sendo sincera, sua resposta será por que não se sente capaz de resolvê-lo.
Porque não acredita realmente em seu potencial para isso! Vc se considera derrotada antes mesmo de tentar. Então corre atrás do que já está gravado em seu cérebro, desde sua infância. Para o seu cérebro, bem estar e comida andam juntos.
Esse é um erro muito comum que os pais cometem em relação aos seus filhos. Quando a criança nasce, seu cérebro está vazio, sem conceitos ou preconceitos. A maioria das mães, achando que estão zelando pela saúde dos filhos, ao escutar seu bebê chorarem, sempre imagina que é fome, e lá vai uma mamadeira quentinha e gostosa para a criança, e a cada choro, mais uma mamadeira, deixando de lado a recomendação do pediatra de que a criança deve comer a cada 3 horas.
E o cérebro da criança por sua vez, assimila que a cada dificuldade ou desconforto a solução é comer!
Mais adiante, essa mesma criança, é bombardeada por mais conceitos errados. Quem, quando criança, nunca ouviu da mãe, pai ou avó, que se não comer tudo o que está no prato, não vai crescer, não será inteligente, não será forte e saudável?
Ou então frases como:
___ Só poderá brincar depois de comer tudo!
___ Se comer tudo eu lhe dou sobremesa!
___ Isso mesmo! Que menina linda! Comeu tudo!
___ Come para deixar a mamãe feliz ta?
E mais uma vez, nosso cérebro vai guardando que para ser feliz, para ser bonita, para todos ficarem felizes é necessário que se coma bem e esse comer bem significa comer tudo. Por isso aquela sensação que temos de ter que comer tudo o que está na mesa, de que quanto mais farta a mesa estiver, melhor.
A conquista de um corpo bonito, de uma vida saudável, para ser definitiva começa pelo nosso cérebro.
Vc com certeza já ouviu a palavra “auto-sabotagem”.
Sabotagem significa toda a ação que visa prejudicar o trabalho de alguém. Sua origem vem da França, onde a palavra ¨sabot¨quer dizer tamanco e antigamente, os operários trabalhavam usando tamancos.
Nos protestos contra o patrão, jogavam os tamancos sobre as máquinas para danificá-las, daí o termo ficou conhecido com o seu significado atual.
Auto-sabotagem é toda a ação que fazemos para prejudicar o nosso próprio trabalho, inconscientemente.
Nem sempre percebemos que nosso maior inimigo está dentro de nós mesmos.
É um sentimento mais forte, como se fosse outra pessoa comandando nossas ações, nos impedindo de acertar.
Sua inimiga, a auto-sabotagem, fica escondida, esperando a hora de entrar em ação e mesmo que vc não queira acreditar, quem a controla é o seu cérebro!
Por isso, seu emagrecimento tem que começar de dentro para fora.
Seja sincera consigo mesma e admita. Quantas vezes depois de uma compulsão alimentar por motivos emocionais, vc concluiu que já que tinha jogado tudo pro alto e estragado o dia, então comeria a vontade naquele resto de dia que sobrava, e deixaria para o dia seguinte a tarefa de ter controle novamente sobre a comida?
Porque ter que ficar mantendo o controle sobre o que se come sempre? Não seria bem melhor, não precisar mais se preocupar com isso?
Experimente ser verdadeira com seus sentimentos por 21 dias seguidos. Esse é o tempo suficiente para seu cérebro registrar o novo comando e se reprogramar.