domingo, 24 de maio de 2009

Papas de Carolo

Voltei!!!
Tenho andado ausente...um misto de falta de inspiração...um bocadinho desmoralizada e algum trabalho têm feito com que ande meio afastada do cantinho.

Agora que voltei vou por uma receita da terra de um dos meus avós...as papas de carolo.
É uma terra da Beira Baixa onde estas papas fazem parte da mesa durante todo o ano, mas em especial destaque em Agosto. Há a festa das Papas. Antigamente as papas eram feitas na rua em grandes tabuleiros de madeira e quem queria levava a colher e ia comendo.
Actualmente, cada pessoa faz na sua casa e trocam-se pratos de papas entre família e amigos :)
Ingredientes:
1 chávena de carolo; 1 litro de leite; 1 chávena de açúcar; 1 casca de laranja; sal e canela q.b.
Preparação:
Põe-se ao lume uma panela com água com uma pitada de sal e a casca de laranja. A água deve ter pelo menos o dobro do volume do carolo. Quando a água levantar fervura, introduz-se o carolo e deixa-se cozer, mexendo de vez em quando no princípio e constantemente assim que o carolo se torne mais espesso. Começa a juntar-se o leite a pouco e pouco, mexendo sempre, e por fim adiciona-se o açúcar. Há quem ponha em pratinhos...na minha tia sempre comemos assim :)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Um zingarelho fantástico =)

Ora hoje não me apeteceu postar nenhuma receita...venho antes mostrar este aparelhinho fabuloso e que me facilita a vida de uma forma que não fazem ideia!



Eu odeio arranjar feijão verde...cortar as pontas, cortar os fios, um de cada lado, cortar em tiras fininhas...ora são horas na cozinha de volta do dito feijão verde, resultado: nunca havia sopa de feijão verde nem nada com feijão verde! Pronto!



Até que o P. me disse que a mãe dele tinha uma coisa que cortava as pontas do feijão e tirava os fios ao mesmo tempo que o deixava em tiras fininhas! Não pode ser!



Ora cá está ele!!!! Uma pequena maravilha, não imaginam a rapidez com que se arranja o feijão e agora temos comido muitas sopinhas de feijão verde :)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cheesecake light de Maracujá e uma Troca

Lembram-se do Bolo de Maracujá de há uns dias atrás??? Pois é, não usei a lata toda de polpa de maracujá dessa vez....aliás...uma lata deu para dois bolos daqueles e este cheesecake.

No Natal eu tinha feito um cheesecake light de Framboesa da Miss Slim que adorei, assim, lembrei-me de fazer de novo a receita, mas desta vez com o resto da polpa de maracujá.


Ingredientes:
3 iogurtes naturais (usei de soja); 2 queijos frescos; 2 colheres de sopa de açúcar amarelo; 1 pacote de bolacha Maria ou outra; 1 colher de sopa de margarina; 4 folhas de gelatina e a polpa de maracujá.
A preparação é muito simples. Picam-se as bolachas e envolvem-se o melhor possível com a manteiga, atenção que fica meia farinhenta...é muito pouca manteiga... Depois no liquidificador mistura-se o resto, incluindo as folhas de gelatina derretidas num bocadinho de água...E pronto :)
Frigorífico e comer!


Há uns tempos atrás a nossa querida Ana Maria do blog Mão na Massa lançou um desafio...uma troca culinária entre vários blogs. Quem quis participar deu o nome e a Ana fez os pares...eu calhei com a protagonista heheheh imaginem a responsabilidade :)
No cantinho dela podem ver o que eu enviei...e este embrulho gigante foi o que recebi :)
Entre ervas aromáticas, livro de receitas, rebuçados, uma colher de pau, chá, forminhas, etc vinha uma coisa que achei o máximo!!! Uma pregadeira ovo estrelado que diz: "A chef sou aqui sou eu"!
Aninhas adorei tudo, mais uma vez obrigada :)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

SUSHI step by step e dois aniversários muito especiais!!!

Pois é...hoje é um dia especial...



Para além de ser dia 7...um número que gosto muito :) é também o meu dia de Aniversário...

Quando era miúda adorava fazer anos, adorava as prendas, adorava as festas, o andar de sala em sala na escola para me cantarem os parabéns...sei lá...adorova tudo!

Hoje que faço...pronto...não importa quantos ;) já não ligo nenhuma, aliás cada ano que passa ligo menos, mas não deixa de ser um dia engraçado.



Mas o melhor deste dia são as coincidências que vamos encontrando...

Conheço pelo menos umas 5 pessoas que partilham este dia de aniversário comigo, mas ontem descobri mais uma!

Sabem que tenho como parceira do Intercâmbio Culinário a minha querida "mamãe" do Brasil, a Neyma...e a química entre nós foi muito especial desde o primeiro mais que trocámos....Daí que nos tratemos por mãe e filha...pois é :)

A minha querida Neyma também faz anos hoje e por isso...Parabéns para nós!!!!






Agora o Sushi...não sei se gostam...mas eu ADORO!!! Mas os restaurantes japoneses são um bocadinho carotes...

Então em conversa com um amigo descobri que ele sabia fazer sushi e vai daí pedi umas dicas de confecção e os melhores sítios para comprar as coisas e voilá! Sushi caseiro....ficou uma delícia, todos os que comeram adoraram e é sem dúvida para repetir.


E não servem desculpas como: não tenho jeito ou sai caro... Todos nos safamos, melhor ou pior e não fica caro, sobretudo, se fizerem como eu...um sushi maioritariamente vegetariano...é que assim nem há a famosa desculpa do peixe cru....hehehehe



Estas são as coisinhas que comprei: a esteira, o vinagre de arroz, o arroz e a alga Nori (a mais cara do conjunto, mas vai dar para pelo menos mais 2 jantares de sushi)



Aqui estão as coisinhas já cortadas, com uma faca afiada da cozinha, não comprei nenhuma faca especial: alface, kiwi, cenoura, papaia, pepino e salmão fumado (sim...não é cru)



O arroz... a parte mais importante do sushi!

Fiz assim: lava-se muito bem duas chávenas de arroz em água corrente até esta sair transparente, depois põe-se numa panela com três chávenas de água e deixa-se levantar fervura, depois baixa-se o lume e deixa-se cozer 10m ou até evaporar a água. Apaga-se o lume e deixa-se o arroz na panela, tapada com um pano húmido, mais 20m.

Durante este tempo prepara-se o tempero do arroz, mistura-se 5 colheres de sopa de vinagre de arroz, com meia colher de sal e duas colheres de açucar e vai a lume até se unirem. Quem quiser pode juntar duas colheres de saké, como não comprei, não pus.


Depois põe-se o arroz num recipiente e vai-se deitando o molho à medida que se mistura, cortando e não mexendo para não partir o arroz. Ele é muito pegajoso...para o modelarem molhem a ponta dos dedos numa mistura de viangre de arroz e água ;)



Depois do arroz vem a parte gira :)
Põe-se a alga sobre a esteira...com a parte brilhante para baixo....



Põe-se o arroz, com a ajuda das mãos (ou espátula) molhadas e deixando cerca de 1cm na ponta para depois "colar" o rolo...



E a meio põe-se o recheio ao nosso gosto. É nesta fase que, quem gostar, pode por um bocadinho de Wasabi na alga, antes do recheio....



Depois é começar a enrolar....e no fim "cola-se" com umas gotinhas de água...



Depois fica assim...as pontinhas ficam sempre feias :)...



Esta é uma outra versão...URAMAKI...se não estiver a dizer asneira...ou o californian roll.

É ao contrário ;)

Coloca-se película aderente sobre a esteira, depois o arroz, depois a alga, o recheio e enrola-se. Por fim rola-se o rolinho sobre sementes de sésamo...tão giro :)


Cá está o feioso com as sementes ;)


Depois é escolher uma faca bem afiada...nada de facas de serrilha e cortar!!!


Cá está um dos pratinhos...rende imenso....e dá para fazer imensas vezes...

Como sobrou imenso arroz e não queria gastar mais folhas de alga Nori fiz também aqueles de arroz com salmão e outras coberturas...mas não me lembro do nome deles :(



Mais um pratinho :)



Mais um....





E o festim completo :)

Adorei fazer e é muito divertido, em especial, com companhia na cozinha...



Atrevam-se....vão ver que não é difícil :)

terça-feira, 5 de maio de 2009

Galinhada Mineira e Cuca de Banana - Intercâmbio Culinário

Esta é a nossa segunda participação no Intercâmbio Culinário, minha e da Neyma do blog Memórias Gustativas da Vó Mindoca.
Que a culinária de Portugal e do Brasil é muito rica já todos nós sabemos, contudo, é cada vez mais difícil escolher a receita a fazer.
Da primeira vez também fiz frango e desta queria variar....mas ssim que vi as receitas que a Neyma me enviou os meus olhos ficaram retidos neste arroz de frango com ervilhas....que adoooooro!!!!
Escolhi assim para a primeira receita esta Galinhada Mineira....aqui na panela ainda a fumegar :)


Vou deixar-vos a receita tal e qual a Neyma me enviou, esta é uma receita típica do Estado de Minas Gerais e era preparada com a galinha caipira, ou seja, a galinha criada no quintal... Ora como não tenho galinhas no quintal heheheh usei uma galinha do campo que deixei cozer previamente, depois de temperada, porque todas sabemos que se não for bem cozida fica muito rija....e não queria correr o risco de evaporar a água do arroz e a bicha ficar crua ;)

Ingredientes e preparação:
3 colheres de tempero (alho batido com óleo)
1 colher (sobremesa) de açafrão
1 pitada de sal e pimenta do reino
½ maço de cheiro verde (não tinha por isso usei alecrim e outras ervas)
óleo para fritar o frango (usei azeite)
250 gramas de vagem
250 gramas de cenoura
1 cebola em cubos
½ quilo de arroz (usei só duas chávenas)
1 quilo de frango (não sei quanto pesava o bichito)
1 litro de água (usei quatro chávenas)
Temperar o frango com o tempero, sal e pimenta do reino e deixar um pouco para pegar o gosto. Fritar o frango, escorrer o óleo e na mesma panela refogar o arroz. Em seguida, colocar todos os ingredientes e 1 litro de água, fervendo em fogo alto. Quando a água começar a secar, deixar em fogo brando até secar a água.
Espero que gostem, eu adorei, gosto mesmo muito destes comeres de panela...
Mas depois da escolha da 1ª receita as coisas complicaram....eu e a Neyma gostámos tanto de todas as receitas que não conseguimos fazer só uma hehehehehe
E já que tínhamos feito mais do que uma...pedimos às meninas se havia mal em publicar mais uma receitinha...ficando uma doce e uma salgada e é assim que temos aqui a CUCA DE BANANA nham nham

Este é um bolo óptimo...não é muito doce e é ideal para um lanchinho de Domingo...que foi o caso ;)

Este é um prato típico do Sul do Brasil e consta que tem origem européia. É muito servido nos cafés coloniais nas fazendas do Sul do Brasil.

Ingredientes e preparação:

2 ovos
1 chávena de leite
7 colheres (sopa) de açúcar
9 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
Bananas bem maduras

Bata bem o açúcar, manteiga e as gemas. Acrescente o leite, a farinha, as claras em neve e o fermento, só misturando. Faça uma calda de água com açúcar (como para pudim). Coloque a calda na forma, as bananas cortadas ao comprido e, por último, a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 40 minutos.

Neyma adorei tudo!!!! Vamos à terceira participação???? :)

domingo, 3 de maio de 2009

Doce da avó e os doces da festa =)

Como disse no dia 1 foi o aniversário do meu afilhado...e a festa foi no dia 2 e houve muito que fazer!
Este foi o bolo de aniversário...feito na padaria mas decorado pelo aniversariante em casa :P


Mas entre as várias goluseimas esta foi a que fez mais sucesso, o Doce da Avó.

Fiz assim:

1 lata de leite condensado; 1 lata de leite normal; 4 ovos; 2 pacotes de natas e bolachas e café q.b.

Numa panela colocam-se as gemas, o leite condensado e o leite normal e fica em lume brando até engrossar, mexendo sempre. À parte batem-se as claras em castelo e as natas, com umas 4 colheres de açucar.

Depois quando o pudim de base está mais ou menos frio cobre-se com bolachas maria embebidas em café e por cima colam-se as natas e as claras em castelo previamente envolvidas juntas.

Decora-se com bolacha moída...nham nham :)

Fiz também este Bolo de Bolacha com doce de ovos...se quiserem a receita peçam. E ainda...

Uma mousse de chocolate e uma Baba de Camelo (que não tenho foto...) para além das tradicionais sandes e gelatinas :)

A completar o leque de doces estava esta Torta de Morango!!! A melhor que alguma vez comi...se alguém souber a receita por favor diga-me!

E este bolinho de Brigadeiro, ambos de compra....Como podem ver foi uma tarde de barriga cheia :P

Ah e os salgados....

E hoje é o aniversário da minha tia...vamos comer o resto dos bolos hehehehehe

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Aniversário do Nuno =)

Hoje é dia do Trabalhador...mas é também o dia de anos do meu afilhado, que é simultaneamente o meu primo mais novo...
Ou seja, hoje é dia de ir para a cozinha fazer bolos, encher balões, preparar as mesas, etc etc etc para amanhã receber os amiguinhos dele para a festa.

Mostro-vos o bolo do ano passado...feito pela vizinha da minha tia :P

Não se nota nada que ele é benfiquista, pois não???

E agora vou para a cozinha :)