Oi gente que ama livros, hoje venho compartilhar com vocês a viagem que fiz para a cidade de São Tomé das Letras em Minas Gerais no Carnaval. Não estava nos planos viajar, mas a oportunidade surgiu e quase de última hora, decidimos pegar a estrada e passar os dias de folia fora de São Paulo.
São Tomé das Letras é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Localiza-se a 346 km de Belo Horizonte e 349 km de São Paulo. Sua população em 2010, segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 6 655 habitantes e essa população chega a quadruplicar em feriados.
Chegamos na madrugada do dia 26/02 e ainda deu tempo de dormir por umas duas horas antes de tomar um delicioso café da manha na pousada e partir para o primeiro dia de roteiro que consistiu em tirar fotos no letreiro da cidade, conhecer a Ladeira do Amendoim, Cachoeira do Vale das Borboletas e uma parada para almoçar em um típico restaurante mineiro com fogão a lenha e pratos típicos.
Letreiro da Cidade
Ladeira do Amendoim e Pedreira
Cachoeira Vale das Borboletas
Almoço no Restaurante Cachoeira
Voltamos para a pousada depois do almoço por volta das 16 horas para tomar banho e em seguida fomos ver o pôr do sol na Casa da Pirâmide, o ponto mais alto da cidade, com uma visão privilegiada do espetáculo da natureza.
Após o pôr do sol, passeamos pela cidade, fomos em várias cachaçarias fazer degustação, esperamos por duas horas uma pizza que não chegou e acabamos comendo um lanche perto da pousada. Mas o primeiro dia foi muito divertido.
O segundo dia, após o café seguimos para a Gruta do Sobradinho, um espaço que além de cachoeiras e uma piscina natural, tem também um circuito com grutas para o turismo que é feito com guias especializados e indumentária necessária.
Passamos o dia todo por lá e a hora de ir embora foi triste porque ninguém queria ir, mas nosso tempo no espaço já tinha acabado, mas isso já era mais de 16 horas e na verdade estávamos bem cansados.
A noite fomos comer pizza na pedra, uma tradição do local e desta vez, o pedido veio e a pizza estava maravilhosa.
O terceiro dia fomos para o complexo de cachoeiras chamado Véu de Noiva.
A noite, apesar de uma chuva fina que caiu sobre a cidade, saímos para comprar lembrancinhas e jantar.
Dia seguinte era o dia do retorno a São Paulo e após o café, voltamos a Casa da Pirâmide para admirar a cidade com dia claro e foi maravilhoso. Na volta, ainda paramos em diversas lojinhas para comprar quinquilharias e souvenirs.
Retornamos a São Paulo as 15 horas da terça-feira, cansados, um pouco queimados de sol, mas extremamente felizes.
Eu adorei!
Observações: Fizemos essa viagem por uma agência chamada Brothers Trips que organiza excursões dentro do Brasil. As acomodações são simples, mas limpas e confortáveis e os roteiros são flexíveis e os guias acrescentam locais por sugestão do grupo. Além disso, uma fotógrafa profissional acompanha o grupo durante todos os passeios registrando tudo e depois disponibiliza as fotos gratuitamente.