terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Estimados associadas/os
 
No passado dia 26 de Novembro de 2016 teve lugar a Assembleia Geral Eleitoral, para a eleição dos novos corpos sociais da Liga dos Amigos do Jardim Botânico de Lisboa.
 
A Lista A, a única a concorrer às eleições e presidida pelo Arquitecto Paisagista Júlio Moreira, foi eleita por unanimidade.

A nova Direcção entrará em funções a partir de Janeiro de 2017.

Saudações Botânicas da Direcção cessante da LAJBL

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Mais uma palmeira morta no Jardim Botânico: Brahea armata

















Mais uma palmeira morta pelo escaravelho-vermelho. Este exemplar era uma Brahea armata e estava na Classe, junto das estufas. Até à presente data o Jardim Botânico já perdeu 10 exemplares de palmeiras.

Mesmo atrás desta palmeira morta vemos uma grua de mais uma obra de demolição integral de interiores de um imóvel do séc. XIX - esta obra vai impermeabilizar uma grande parte do logradouro que confina directamente com a cerca do Jardim Botânico. A LAJB consultou o projecto e verificámos que o pedido que o proprietário fez à CML para avançar com o edifício sobre a área do jardim foi aprovada. Justificação? Para caberem mais uns carros na garagem... Este imóvel está localizado na Rua Nova de S. Mamede 62 a 68.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

VILLA SASSETTI: canaletos restaurados





Os jardins da antiga Villa Sassetti em Sintra foram restaurados e já estão abertos ao público. A entrada é gratuita até terminarem as obras de restauro dos interiores desta antiga casa de veraneio implantada em plena Serra de Sintra. Ao olharmos para a forma cuidada como foram reabilitados os jardins e os canaletos artificiais não podíamos deixar de pensar nas obras descuidadas (para além de ilegais e seguidas de abandono) a que foram sujeitos os canaletos e lagos do séc. XIX no Jardim Botânico ainda há bem poucos anos. Resta esperar que desta vez, no âmbito do Orçamento Participativo, os canaletos sejam intervencionados segundo os padrões de restauro que os Monumentos Nacionais exigem. Para que a água corra de novo nos canaletos do Jardim Botânico de Lisboa.  

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Jardim do Caracol da Penha vence Orçamento Participativo, com votação recorde


São 17 os projectos vencedores da nona edição do Orçamento Participativo de Lisboa. Fernando Medina diz que a lista de eleitos "é um sinal muito forte, claro, directo, sobre aquilo que devem ser as prioridades do executivo".
 
O Jardim do Caracol da Penha foi o grande vencedor do Orçamento Participativo de Lisboa de 2016/2017. O projecto, que prevê a abertura de um novo jardim público nas freguesias de Arroios e Penha de França, conquistou uma votação recorde de mais de nove mil votos.
 
Dentro dos projectos estruturantes, o Jardim do Caracol da Penha foi o projecto que mais votos conquistou: 9477. Até aqui o projecto mais votado da história do Orçamento Participativo de Lisboa tinha sido o da requalificação do Jardim Botânico de Lisboa, que arrecadou 7553 votos em 2013. [...]
 
Também o presidente da Câmara de Lisboa considerou que a lista de vencedores "diz muito sobre o que são os anseios das forças vivas da cidade". "Todos os dias ouvimos o debate sobre o automóvel, o estacionamento, a obra", lembrou Fernando Medina, notando que os projectos que mais votos conquistaram não têm a ver com essa realidade, mas sim com o desejo de "mais espaços verdes, mais espaço público, mais segurança para os peões, para as pessoas de idade, mais segurança e possibilidade de as crianças poderem aceder ao espaço público e aos jardins, mais instalações desportivas, mais wi-fi pela cidade, mais valorização da história e do património". "São estas as grandes áreas de participação", frisou o autarca. E isso, acrescentou, "é um sinal muito forte, claro, directo, sobre aquilo que devem ser as prioridades do executivo".
 
in Público, 28 de Novembro de 2016
 
Nota: a Liga dos Amigos do Jardim Botânico de Lisboa foi um dos apoiantes oficiais deste projecto - a todos os nossos associados que votaram, e angariaram votos, MUITO OBRIGADO!

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Eleições para os Corpos Sociais da LIGA DOS AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO DE LISBOA

Voto presencial:
Para votar presencialmente, pode fazê-lo em Lisboa, na Assembleia Geral Eleitoral - na sala de atendimento no R/C, da Junta de Freguesia da Misericórdia, sita no ​Largo Dr. António de Sousa
de Macedo, nº. 7 D, Lisboa.
A urna estará instalada entre as ​14H - 17H do dia 26 de Novembro​ (sábado) de 2016.
O eleitor deverá exibir o seu cartão de associado ou documento que inequivocamente o identifique.
 
Foto: Arboreto do Jardim Botânico, 2016

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

As Árvores e a Cidade: Choupo na Travessa dos Barbadinhos (Madragoa)

Estão a desaparecer da nossa cidade estes belos choupos. Este belo exemplar de Populus nigra pode ainda ser admirado na Madragoa. Foto enviada por um nosso associado.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

Cerimónia de atribuição do topónimo Largo José Mariano Gago 
 
Caro (a) Amigo (a),
No dia 24 de Novembro celebramos a Cultura Científica em Portugal. Este dia integra a Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorre de 21 a 27 de Novembro, com centenas de actividades em todo o país.
 
Nesta data tão especial temos o gosto de lhe dirigir o convite para a cerimónia de atribuição do topónimo Largo José Mariano Gago, no dia 24 de Novembro, quinta-feira, às 12.30, frente ao Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, no Parque das Nações, em Lisboa.    
 
Será plantado um plátano oriental (Platanus orientalis), árvore que acompanha o conhecimento, no Largo José Mariano Gago, com intervenção de Paulo Farinha Marques, Director do Jardim Botânico do Porto. Tiago Carvalho, bisneto de Rómulo de Carvalho, irá ler o “Poema das Folhas Secas de Plátano” de António Gedeão.
 
Esta homenagem integra a comemoração dos 20 anos da Ciência Viva, também assinalada pela apresentação pública de uma exposição, livro e arquivo histórico que retratam duas décadas de actividade ao serviço da cultura científica.   
 
Com a presença de Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, António Costa, Primeiro-Ministro, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Contamos também consigo. 

domingo, 20 de novembro de 2016

Visita ao futuro Jardim Caracol da Penha III









Este pulmão verde nas freguesias de Arroios e Penha de França tem de abrir as portas para todos os cidadãos. Lisboa não pode perder este espaço verde com cerca de 10000 m2 numa área urbana com poucos espaços verdes! Vote no Projecto 180 do Orçamento Participativo da CML - envie um SMS para o número 4310 apenas com o texto: 180. Hoje, domingo dia 20 de Novembro, é o último dia para votar!

sábado, 19 de novembro de 2016

Visita ao futuro Jardim do Caracol da Penha II



 
No final da nossa visita tivemos uma bela surpresa, uma comovente dádiva da Natureza: meio escondida pela vegetação cerrada encontrámos uma bananeira com os seus frutos maduros! Todos os participantes da visita tiveram o raro privilégio de comer bananas de Lisboa, ali mesmo, em pleno centro da capital, no futuro Jardim do Caracol da Penha! Ajude a preservar este pulmão verde de Lisboa. Vote no Projecto 180 do Orçamento Participativo da CML - envie um SMS para o número 4310 apenas com o texto: 180. Amanhã, domingo dia 20 de Novembro, é o último dia de votação.

Visita ao futuro Jardim Caracol da Penha - I























São quase 10000 m2 de terreno livre de construções, onde a Natureza conseguiu recuperar a sua presença e dessa forma lembrar aos seres humanos que a cidade não é apenas nosso domínio. Lugares como este - verdadeiros sobreviventes da voracidade constructiva e lucrativa das urbes - devem ser salvaguardados como preciosos vazios. A Liga dos Amigos do Jardim Botânico de Lisboa apoia com convicção a comunidade de moradores que defende a ideia deste espaço enquanto lugar para todos. Um pulmão verde para Lisboa! Vote no Projecto 180 do Orçamento Participativo da CML - envie um SMS para o número 4310 apenas com o texto: 180!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Sábado 19 de Novembro: Uma visita à procura do Jardim do Caracol da Penha

Estimada/o associada/o

A Direcção da Liga dos Amigos do Jardim Botânico tem a honra de informar que irá realizar uma visita guiada ao espaço do Caracol da Penha.

"Uma visita à procura do Jardim do Caracol da Penha", guiada por Rita Cruz do "Movimento pelo Jardim do Caracol da Penha", sábado dia 19 de Novembro às 14:30.

Uma pesquisa do Movimento pelo Jardim do Caracol da Penha apurou que Arroios e Penha de França estão entre as cinco freguesias de Lisboa com menos espaços verdes: são menos de 1 metro quadrado de jardim por habitante. Ver aqui a página do Movimento: http://www.caracoldapenha.info/
A LAJB é uma das organizações que apoia este Movimento: http://www.caracoldapenha.info/a-cidade-apoia
Visita da LAJB ao CARACOL DA PENHA:

Data:  19 de Novembro às 14:30 ( Sábado )

Guia da Visita: Rita Cruz

Ponto de encontro: entrada da Rua marques da Silva, 79 (portão da Escola Selecta) junto  da Av. Almirante Reis

Inscrições: amigosdobotanico@gmail.com

Número de participantes: 25 pessoas

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

OP: POR UM JARDIM NO CARACOL DA PENHA!

















A votação para o Orçamento Participativo de Lisboa já começou e decorre até 20 de Novembro. A Liga dos Amigos do Jardim Botânico de Lisboa apoia a proposta nº 180 para a criação de um novo jardim no Caracol da Penha, em terrenos municipais. É muito fácil votar, não deixe de participar na concretização deste sonho! Agradecemos a divulgação! Precisamos de todos os votos possíveis! Lisboa vai ter mais um jardim público!