Milhares de visitantes chegam á cidade para as festas, caracterizadas pela animação, a exibição de ranchos folclóricos, de belíssimos trajes regionais, música, gastronomia e fantásticos espectáculos de fogo-de-artificio.
Dia 20, feriado municipal é o dia de Nossa Senhora d’Agonia. Na noite de 19 para 20 as gentes da ribeira passam a noite não na sua habitual e perigosa faina, mas na manifestação do seu amor pela Santa Padroeira, ao cobrirem as ruas com tapetes floridos para a passagem da Senhora.
O dia começa com bandas de música, gigantones e cabeçudos que percorrem as ruas da cidade.
À tarde depois da celebração solene presidida pelo Bispo da diocese, sai do santuário a imagem da Senhora da Agonia a caminho do Cais dos pilotos, onde será dada a “Bênção ao Mar” e às embarcações, seguindo-se-lhe a Procissão ao Mar e ao Rio com inúmeros barcos a acompanharem a Senhora na sua saída.
Caso o dia 20 não calhe a uma sexta, sábado ou domingo temos então mais estes 3 dias de festa. Sexta-feira de manhã realiza-se o desfile das mordomas.
As mordomas são as rainhas da Festa, raparigas solteiras, sem fama, que fazem os seus primeiros ex-votos de amor na Romaria da Nossa Senhora d’ Agonia.
(Foto da autoria de Jerónimo Martins Lomba; pode encontrá-la aqui.)
Da parte da tarde realiza-se a procissão solene Sábado à tarde é o dia do cortejo etnográfico, aqui desfilam os usos e costumes do Alto Minho as tradições, as feiras, as paradas agrícolas e os cortejos temáticos. As Festas da Senhora da Agonia são consideradas as maiores de Portugal
Texto escrito por : Emília do blogue Aprendemos ( há mais fotografias dessa festa, no blogue, vá espreitar)Festa da Agonia, Viana do Castelo, Braga
Se acha este texto o melhor., vote nele na caixa de votos e aproveite para comentar.
Quem sabe ainda sai daqui o melhor comentário do mês.
Emília:
ResponderEliminarJá ouvi falar muitas vezes dessa festa, mas nunca tive a oportunidade de assistir.Como tu, têm contado maravilhas sobra ela. Quem sabe um dia vá conhecer. Agora essas mrdomas, estão um espanto!
Obrigada pela paticipação, e boas férias, pois sei que vais até o final do mês.
Bjs Susana
Ola Emília!
ResponderEliminarDe facto,é uma festa muito bonita e muito crente.Há dois momentos que gosto particularmente: quando a Santa vai ao mar e o Cortejo Etnográfico.A minha família paterna já participou.Há convívio e interacção entre as pessoas que desfilam e as que assistem.E muito riso.
Cara Susana,aconselho-a mesmo a ir.Este ano,as festas começam dia 19 e acabam dia 23.Se nao puder ir os dias todos,o Cortejo é no sábado 22,pelas 15/16h,se nao estou em erro.
Jocas
Lena
Olá Lena: Espero que as tuas férias estejam a correr bem. Estou a gostar de ter ver por aqui, a apoiar os nossos participantes. Quanto à festa de Braga... não sei será possível este ano...já está programado irmos à feira de S. Bartolomeu em Trancoso, cujos dias quase coincidem com essa festa...quem sabe para o próximo ano...
ResponderEliminarSe por acaso fores lá gostava de ver as fotografias. E tenho pena não teres participado também, de certeza que irias complementar com o texto da Emília. Quem sabe para a próxima vez...
Boas férias!
Susana
Que um comentário lhe deixe
ResponderEliminarfoi a tarefa pedida,
por isso, amiga, não se queixe
se não for à sua medida!
Voltas e voltas à cabeça
e melhor coisa não me sai.
Mesmo que, amiga, não mo peça,
o meu comentário, ele cá vai!
Na Senhora da Agonia,
tudo o que a envolve é belo!
Tão linda é a romaria,
como Viana do Castelo!
Há um século classificada,
como sendo grande romaria,
pelas gentes é celebrada,
a festa da Senhora da Agonia!
Digo isto sem acinte!
Que festa tão “bacana”!
E, oxalá que o dia 20
não calhe ao fim de semana!
As mordomas são solteiras!
Olha a grande admiração!
As casadas foram as primeiras
a provar sua devoção!
São grandes festas, podem crer!
Mas se são as maiores ou não,
tal não sei, nem quero saber.
Deixo-o à vossa consideração!
João Celorico