Todos nós temos no coração aquela aldeia querida que, por razões diversas e em determinados momentos das nossas vidas, nos deixou simplesmente nas nuvens! Aqui na Aldeia da Minha Vida, ao longo de um ano e meio, foi possível conhecer a Aldeia dos sonhos doces de cada um de nós. A emoção foi a alma deste blogue. Chorámos, rimos, cantámos, rimámos, saboreámos, enfim houve uma profunda partilha de vivências, memórias, pensamentos, frustrações, alegrias, tristezas …Tudo à volta daquela aldeia que nos marcou no passado e nos tornou no que somos hoje. Aquela aldeia que nos viu nascer, crescer, aprender, trabalhar, enfim viver! Até ao dia em que a vida nos obrigou a fazer escolhas duras, mas necessárias, para seguir aqueles sonhos de criança. Pesando na balança o que será mais duro, a busca por uma vida melhor, pareceu a decisão mais acertada. Voar alto, bem longe para outro lugar, onde moram promessas, acabou por ser uma ida, sem volta.
Aquela aldeia que guardamos no coração deixa de ser a mesma, no dia em que decidimos partir, para não voltar. Nesse dia, ela ficou certamente mais pobre. Quanto mais o tempo passa, cresce a saudade e a vontade de voltar atrás reviver outra vez, aqueles momentos simples, inocentes, mágicos. Da aldeia nada resta, senão memórias de um tempo que não volta mais.
******* ****** ******
Depois de tudo o que foi vivido aqui na Aldeia da minha vida, também este cantinho mudou. Todos vocês deram conta disso e por isso devo-vos uma explicação. Quero partilhar convosco o que vai na alma …
A vida, por vezes obriga-nos a fazer aquilo que mais dói. Mostra-nos que, por vezes, é preciso mudar quando se atinge o auge...São aquelas partidas que surgem quando menos se espera, quando tudo está perfeito. Alimentei a expectativa de que seriam apenas falsos alarmes. De nada serviu, senão adiar a hora da decisão. Infelizmente soube este mês e não queria acreditar no “veredicto”. As minhas suspeitas transformaram-se em certezas, nuas e cruas. Porque alguém muito especial vai precisar de mim e eu não sei como fazer. É a luz da minha vida que me pede mais tempo, dedicação e muita compreensão. Alguém que vive mergulhado num mundo diferente do nosso. Alguém que precisará muito de mim, até ao meu último sopro…
Como vocês sabem, este cantinho significa muito para mim, o que torna ainda mais dura a decisão que tenho que tomar. Chegou a hora de vos dizer que hoje escolho dedicar parte do meu tempo ao meu menino. A Aldeia da minha vida mantém-se aberta para consulta. Para quem quiser ler e reler os magníficos textos que estão arquivados neste livro virtual.
A partir de agora vou estar, apenas disponível na página do faceboock – Susana Falhas - onde podem fazer uma visitinha , sempre que quiserem. Podem também contactar-me via email : geral@olhodeturista.pt
Nada mais me resta para vos dizer, senão desejar-vos, em meu nome e em nome da Olho de Turista,:
Até sempre!
Susana,que melhor escolha tu poderias fazer???
ResponderEliminarFiquei sem palavras ao ler...
Só quero dizer,que DEUS VOS AJUDE E PROTEJA,pois esse lindo menino vale muito mais que todo o ouro do mundo.
UM SANTO E FELIZ NATAL
Ana Bernardo
Por uma causa muito justa, Susana e, apesar de lastimar, concordo plenamente com sua decisão.
ResponderEliminarE a Aldeia sempre estará aqui, para passearmos por suas ruelas mágicas, sempre que quisermos !
Feliz Natal para você e sua família.
Beijo
Flora Maria
Porque também sou mãe, e também me dói quando ele não está bem ou tem algum problema, entendo perfeitamente a tua decisão, que foi sem dúvida a mais acertada.
ResponderEliminarMinha querida amiga, os filhos estão acima de tudo, e por eles tudo fazemos, e todos os sacrifícios valem a pena…
Quero que “partas” nessa tua jornada, com todas as tuas forças, toda a tua coragem, toda a dedicação, todo o amor que lhe tens, e principalmente com muita fé e esperança que ele há-de melhorar.
Vai ser uma jornada difícil e talvez esgotante, vai ser uma jornada a longo prazo, uma jornada em que custará a ver resultados imediatos, mas tudo tem o seu tempo, e vais ver que se persistires e nunca desistires, ele melhorará…
Tal como já havíamos falado minha amiga, já presenciei crianças que ali (e tu sabes onde) entraram e nada se percebia; completamente no mundo delas… E no último ano de escolaridade, é emocionante ver e pensar: “meu Deus, este menino já se percebe, este menino sai daqui feliz, pois fez amigos que o aceitaram mesmo com as suas diferenças…” Este menino que entretanto cresceu, e dos frutos de muito trabalho e persistência, poderá vir a ter uma profissão, e fazer-se um homem…
Por isso amiga, nunca desistas, e quando te sentires esgotada ou a faltarem-te as forças para continuar, lembra-te que é teu filho, e precisa de ti. Precisa que nunca desistas, e acredites na recuperação dele.
Amiga, tens o meu mail e meu endereço também do facebook. Já sabes, quando precisares alguma coisa, estarei sempre lá para ti, apesar de também eu ter as minhas ausências, pois também eu tenho a quem dedicar o meu tempo. Também ele precisa de mim, e os filhos estão sempre em primeiro lugar…
Sabes que há quem diga que a noite de 24 de Dezembro é a noite mais mágica e milagrosa do ano? Há tempos ouvi uma astróloga falar disso e dizer que devíamos à meia-noite em ponto, esquecer os presentes e tudo o que nos rodeia, e concentrarmo-nos em algo que desejamos muito. E pedir esse desejo com muita força e convicção. No ano que experimentei, comigo resultou (coincidência ou não, não sei). Nos outros anos distraio-me e deixo passar a meia-noite em ponto, perco o desejo. Este ano vou pôr o alarme do telemóvel para não deixar passar, pois preciso muito de algo…
Faz o mesmo Susana. Não custa nada experimentares.
Minha amiga, desejo-te um Natal passado com muita paz, harmonia, felicidade e muito amor, junto de todos aqueles que amas.
Muita força, coragem e esperança…
Até sempre!
Beijinhos.
Um abraço muito apertado e afectuoso. No coração das mães a Esperança nunca morre. Muito sentido o seu texto e muito comovente. Também eu passei por um problema grave com o meu filho, embora completamente diferente. A minha preocupação vai durar até ao fim dos meus dias. Diariamente, desde há 15 anos, que peço a Deus em nome do seu Divino e Amado Filho, Jesus Cristo, que proteja o meu, que o defenda do «Grande Perigo». As mães não vivem só para sorrir, mas para chorar lágrimas amargas.
ResponderEliminarCom muito carinho
Soledade Martinho Costa
De há uns tempos a esta parte que eu vinha notando, neste blogue, uma atitude para mim bastante estranha. De tal modo que, como não sou de ficar calado, confesso, estava a preparar-me para, no momento oportuno e que pensava ser no aproximar da quadra natalícia, deixar aqui a minha perplexidade por tal facto.
ResponderEliminarPerante o que nos descreve, amiga, tudo isto fica sem sentido e eu que pensava vir deixar-lhe as minhas Boas Festas, deixo-lhe apenas os meus votos de Santo Natal e os versos que consegui alinhavar esperando com eles dar-lhe alguma coragem, que bem falta lhe fará e a minha solidariedade!
Mas que triste notícia, amiga,
nos foi dada aqui a saber.
Que a Esperança, minha amiga,
seja, sempre, a última a morrer!
Dizem que a vida é bela,
e que é para ser vivida,
mas isso é quando ela
não nos prega uma partida.
Parece, porém, que a vida
vê, em cada um, um herói,
quando nos abre uma ferida
sempre onde mais nos dói!
Porque será assim, Senhor?
Quase nos mata a Esperança,
e faz estremecer o Amor,
quando sofre uma criança!
Que lhe dê forças o Senhor
para vencer esta provação,
pondo à prova todo o Amor,
guardado em seu coração!
Que possa minorar sua dor,
e decerto não estou sozinho,
termino pedindo ao Senhor
que lhe ilumine o caminho!
Abraço,
João Celorico
Feliz natal e continue com este seu bom trabalho!
ResponderEliminarNeste dia de Natal, dia do Menino Jesus, venho aqui desejar-vos muita força, muita saúde e muita serenidade, unindo-vos em torno dos vossos objectivos, sem nunca perder a esperança.
ResponderEliminarUm abraço.
J. Pinto
Feliz Natal.
ResponderEliminarSuzana vim agora ao blog. ainda é dia de Natal, e tenho sempre esperança.
ResponderEliminarPor isso um beijo muito muito grande e quando quizeres o meu mail é minalopes@gmail.com.
Amiga, estou agora mais contigo do que no dia do lançamento do teu livro no Gaiashoping.
Que o próximo ano re faça sorrir.
Um beijo e apertado xi do coração.
Herminia
Caros amigos,
ResponderEliminarObrigada pelas vossas palavras ;) Vou guardá-las comigo e lembrar-me delas...nos momentos mais difíceis ;)
Um grande beijinho para todos e continuação de festas felizes ;)
Susana, acredite que virá a caminho um ano melhor! e no que precisar, acredito que têm aqui pessoas verdadeiras que estão a seu dispor para o que pudermos ajudar!
ResponderEliminarCumprimentos e voltarei sempre que puder, sempre na esperança de novidades!
Tânia Barreira
Para além de todas as emoções que este TEXTO me despertou, lamento muito não ter aproveitado melhor todos os momentos que este espaço proporciona. Tenho no entanto esperança e acredito que muito ainda está por contar aqui.
ResponderEliminarEntendo que é necessário que o empenho e carinho dedicados a esta OBRA, são apenas transferidos, temporariamente, para algo mais nobre e acredito que no final obterás igual êxito.
Nesta quadra natalícia em que tanto se fala no divino, que Deus te ilumine e vos guarde no seu seio ...
Um xi-coração apertadinho da
Pascoalita
Não há palavras que possam confortar uma mãe quando vê o seu filho a sofrer! A única coisa que podemos fazer é deixarmos aqui a nossa solidariedade e a nossa ESPERANÇA de que as coisas irão melhorar. Precisa acreditar, Susana, pois é através da sua coragem que o seu filhote vai adquirir força para superar e caminhar feliz! Pense nisso e logo o ânimo voltará! Tenho a certeza de que vai conseguir! Fica aqui o meu beijinho carregadinho de pensamentos positivos e os meus sinceros votos de que o 2011 lhe traga a força necessária para driblar essa partida que a vida lhe pregou. Não conheço com detalhes o tamanho da pedra que a fez tropeçar, mas não é preciso; quem é mãe sabe que ver um filho sofrer é como se um pedregulho do tamanho do mundo nos travasse o caminho. FORÇA! Beijos, amiga!
ResponderEliminarEmília
OLA TUDO BEM..
ResponderEliminarCOMO E BOM TER AMIGOS QUE ESTAM SEMPRE TAO PERTINHO DE NOS...
A ALEGRIA DE NOS CONVIVER MESMO A DISTANCIA NOS EMOCIONA PROFUNDAMENTE. CONQUISTAMOS AMIGOS PELA NOSSA SIMPLICIDADE DE SER E A REAL E A VERDADEIRA AMIZADE.
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.” Antoine de Saint-Exupéry
AGRADECO A TODOS OS AMIGOS QUE POR AQUI CHEGARAM..
AGRADECO DE CORACAO A VISITA E O CARINHO.
UM GRANDE ABRACO. COM SAUDADES JA. MAS ESTA VALENDO A PENA. TUDO VALE A PENA QUANDO A ALMA NAO E PEQUENA. ESTOU AMAND0 ESTAR POR AQUI.E UMA GRANDE AVENTURA. TUDO E POSSIVEL QUANDO ACREDITAMOS. BUSCAR..CONQUISTAR.. TER A CORAGEM... E UM GRANDE DESAFIO. ESTA SIM VALENDO A PENA...
...FELIZ ANO NOVO.QUE O ANO QUE SE APROXIMA POSSA LHE TRAZER MUITAS ESPERANCAS..ALEGRIAS E CREDIBILIDADE NO FUTURO. E MUITO BOM ACREDITAR, PRINCIPALMENTE EM NOSSAS POSSIBILIDADES.
TER A CERTEZA QUE O SUCESSO ESTA DENTRO DE NOS.. A VITORIA SERA BRINDADA COM O ESFORCO, DEDICACAO E PERSISTENCIA.ACREDITAR EM NOSSOS SONHOS E TUDO O QUE DEVEMOS FAZER. TRAZER O SUCESSO PARA BEM PERTINHO DE NS. VISUALIZAR TUDO,O QUE QUEREMOS ALCANCAR E LUTAR POR ISSO.
CORRER SEMPRE EM BUSCA DE NOSSOS SONHOS E O QUE PRECISAMOS.. PODE DEMORAR UM POUQUINHO, MAS ESTARA ALI NA NOSSA FRENTE PARA SER RESGATADO E CONQUISTADO. OBRIGADA PELO CARINHO..PELA VISITA..PELA ENERGIA BOA QUE DEIXAS NO BLOG. ESTOU MUITO FELIZ.
QUE DEUS NOS CONCEDA NO PROXIMO ANO QUE SE INICIA DENTRO DE POUCAS HORAS...UMA AMIZADE MAIS SOLIDIFICADA E VERDADEIRA. ASSIM COMO NO ANO QUE ESTA SE FINDANDO..MUITO OBRIGADA..DE CORACAO PARA CORACAO...
UM GRANDE ABRACO..E UM BEIJO NO SEU CORACAO.
SANDRA
Susana
ResponderEliminarQuando li a sua mensagem não cnsegui comentar. Volto hoje no final do ano, para lhe fazer os meus votos para 2011. Desejo que Deus lhe dê muita força e saúde para a sua luta.
Cm muita esperança, aguardo boas notícias.
Beijinhos
Lourdes
Mais um ano que caminhamos juntos vai chegando ao fim. Procuro no meu coração as palavras e não sei se encontro.
ResponderEliminarEu queria fazer um resumo do ano que passou, mas não acho que tenha sido um ano particular, apenas a continuidade dos tantos outros, onde vemos, infelizmente, que a humanidade caminha para a direção contrária: muitas coisas que antes nos surpreendiam começam a ser "naturais" pois o mundo evoluiu.
Vemos que muitos valores foram invertidos: o que é anormal, tornou-se comum; o que é imoral, tornou-se corriqueiro; a violência nos revolta, mas não nos impede de dormir; antes, compreendíamos nossos pais com um simples olhar, hoje tudo é diferente.
Muitas pessoas procuram a profissão onde vão ganhar mais e poucos são os que ainda fazem alguma coisa por paixão. É isso...
Falta paixão no mundo! O materialismo tomou conta de muitas coisas e muito poucos são os que ainda abraçam uma causa e seriam capazes de dar tudo por ela. O "eu" tornou-se rei e como há muitos eus espalhados pelo mundo, há muitos reis também, que pensam-se poderosos e acima de tudo. E ninguém está acima de tudo enquanto os homens não conseguirem controlar o mar e o tempo.
Nada no mundo se compara à paz de espírito, ao sentimento de ter feito o bem, ao conforto de olhar nos olhos dos que precisaram de alguém e conseguiram encontrar uma presença.
O que o mundo precisa é disso: a paz, que só encontramos quando nosso coração se sente saciado e um coração precisa de amor para se alimentar.
Se tiver que deixar uma mensagem a vocês, deixo esta aqui:
não desacreditem na vida, nem no bem, nem na força do bem...
Cultivem o amor, a paz, a alegria, o sorriso e tratem as pessoas com o mesmo respeito, amor, compreensão, como gostariam de ser tratados.
Muitos são os que avistam a porta do paraíso, mas, creiam, só as pessoas especiais são capazes de passar por ela.
Com muito amor, tenham um ano de paz, de muita luz!
FELIZ ANO 2011
FELIZ ANO NOVO !!!
ResponderEliminarDe passagem para deixar votos de um Ano Novo repleto de Paz, Amor e Felicidade. Um beijinho da Pascoalita
ResponderEliminarFeliz ano novo para todos vocês!
ResponderEliminar"Tenham tudo de bom,o que a vida contém, tenham muita saúde e amigos também!
Bjs
Que pena só agora ter descoberto este blog!!!!
ResponderEliminarComemorar meu aniversário na sua companhia é maravilhoso. Estou feliz em comemorar mais um ano de Vida. Fazer mais uma vez aniversário é ter a certeza de que DEUS, nos concedeu a oportunidade de mudança e reforma em nós. É ter a certeza que a nossa Missão ainda não terminou.
ResponderEliminarÉ muito bom ter VOCÊ COMIGO, neste dia tão ESPECIAL.
OBRIGADA PELA SUA COMPANHIA.
CARINHOSAMENTE,
SANDRA
Saltitando como um pardal,de blogue em blogue cheguei á ALDEIA DA MINHA VIDA e já tinha acabado.Só o nome ALDEIA,faz-me estremecer de emoção,isto se deve passar com todos os que nasceram numa aldeia,mais estremeci quando constactei o facto de tal término,não será demais dizer que sinto muito o que está a passar,mas melhor será dizer-lhe que anseio para que passe depressa e em especial para que não lhe faltem as forças,o ânimo,o apoio o carinho,o amor e calor humano,pois estas batalhas costumam ser longas.De todo o coração lhe desejo as melhoras do seu menino.
ResponderEliminar