domingo, 24 de junho de 2012

Gelado de Chocolate

E claro que aqui por casa continua a aventura da máquina de gelados. Desta vez o gelado saiu mesmo no ponto, adorámos!

A receita foi vista por aí em diversos blogues, mas eu alterei um pouco - não usei água, apenas leite. Se quiserem ver onde me inspirei procurem aqui, vale bem a pena a visita!


Gelado de Chocolate


Ingredientes:
  • 200gr de chocolate (usei 74% cacau)
  • 2 chávenas de leite (aprox. 440ml)
  • 3/4 chávena de açúcar
Para acompanhar:
  • natas batidas com um pouco de açúcar em pó
  • granola
  • amoras frescas

Preparação:

Num tacho colocar o leite, o açúcar, e o chocolate partido em pedaços. Deixar levantar fervura, mexendo sempre. Depois de levantar fervura deixar em lume brando durante cerca de 5 minutos, continuando a mexer. O creme vai engrossar um pouco (apetece começar a comer logo ali!)
Colocar num recipiente (evitar o plástico, se for de barro melhor, porque mantém melhor o frio) e levar ao frigorífico. Eu deixei de um dia para o outro.
Antes de levar à máquina de gelados ainda coloquei cerca de 30 minutos no congelador. Coloquei então na máquina durante o tempo recomendado pelo fabricante.
Ficou um gelado bem cremoso, comido na hora.
A foto da apresentação é do gelado já no dia seguinte, depois de estar no congelador. Permaneceu muito cremoso (bastaram meia dúzia de minutos fora do frio para formar as bolas), e os acompanhamentos deram alma a este gelado. Divino!


Vai uma colherada? (vá lá, duas?)

Versão para impressão

domingo, 10 de junho de 2012

Passei as 100.000 visitas!

Tenho andado tão fugida do blogue que só com mais de 500 visitas a ultrapassar o marco das 100.000 é que me apercebi!
Muito obrigada a quem me continua a visitar, mesmo andando eu tão preguiçosa nos últimos meses...


Obrigada a todos!

Gelado de Baunilha

Há muito tempo que não publico nada - não tenho andado muito inspirada pelos lados da cozinha, apenas se fazem pratos simples ou já publicados.
Mas há algum tempo comprei uma maquineta nova cá para casa e estou em fase de experiências. Ainda não domino completamente o método (com o tempo vou lá), mas esta experiência já merece uma publicação!

A maquineta nova é de gelados e agora ando por aí em busca de receitas. Esta encontrei-a aqui, um blogue de referência para muitas leitoras, acredito. Não reproduzi a receita exactamente, mas o que fiz ficou delicioso!


Gelado de Baunilha


Ingredientes:
  • 200ml natas (1 pacote)
  • 250ml leite gordo
  • 3 gemas
  • 1 vagem de baunilha
  • 90gr açúcar

Preparação:

(Para quem tem a máquina de gelados, na véspera colocar o recipiente no congelador, fechado num saco de plástico para não ganhar cristais de gelo.)

Começar por abrir a vagem de baunilha ao meio, com cuidado para não separar totalmente, e raspar cuidadosamente as sementes.
Num tacho colocar as natas, o leite, a vagem e as sementes. Levar ao fogão até levantar fervura.
Deixar em infusão durante 30 minutos.
Passado este tempo bater muito bem as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e volumoso. Adicionar à mistura anterior e levar novamente a lume brando até engrossar ligeiramente.
Passar para um recipiente e deixar arrefecer. Não esquecer de retirar a vagem de baunilha.
Refrigerar durante algumas horas (eu deixei 4 horas no frigorífico).
Passado este tempo levar à máquina de gelados entre 30 a 45 minutos. Se passado este tempo a mistura não ficar com a consistência desejada levar ao congelador algum tempo. (Foi o que me aconteceu - acho que ainda não domino a parte da refrigeração antes de ir à máquina! Se me puderem dar algumas dicas, agradeço).

Para quem não tem máquina, levar ao congelador e de hora a hora mexer a mistura para não ganhar cristais de gelo.


Apesar de não sair logo cremoso da máquina de gelados, depois de um tempo no congelador fiquei com o melhor gelado de baunilha que alguma vez comi! Há uma diferença abismal entre os aromas e a verdadeira baunilha.
Para decorar, usei algumas cerejas e polvilhei com granola.
Delicioso!

Nota: depois de retirar a vagem passei por água para limpar e deixei secar. De seguida coloquei num frasco com açúcar - assim reutiliza-se a vagem e fica-se com açúcar aromatizado!


Vai uma fatia?

Versão para impressão