[google6450332ca0b2b225.html

segunda-feira, maio 31, 2010

Um pássaro raro da Coreia do Sul



Bom sinal Este pássaro da Coreia do Sul é um dos que figura na Lista Vermelha das aves da IUCN como estando em perigo. Esta espécie colorida vive na ilha de Goje, na província de Gyeongsang, e esta fotografia, tirada há dias, mostra que ele ainda anda por lá. 

fonte DN

Cientistas contestam Ardi, a avó da Humanidade

Ardi, o diminutivo pelo qual ficou conhecido o fóssil de Ardipithecus ramidus apresentado em Outubro como o mais antigo hominídeo (por ter vivido há 4,4 milhões de anos), pode afinal não pertencer à linhagem da Humanidade. E pode não ter vivido numa floresta, como dizia a equipa de Tim White, mas antes numa savana, apenas com algumas árvores, dizem dois artigos publicados esta semana na revista "Science", onde também foi publicada a descoberta original.
Um dos artigos, por Esteban Sarmiento, da Fundação para a Evolução Humana, de New Jersey (EUA), defende que não foram apresentadas provas suficientes de que Ardi seja de uma época posterior à separação da linhagem humana da que originou os chimpanzés. 
Para este cientista, o Ardipithecus ramidus tratar-se-á de "um membro primitivo" da linhagem comum dos grandes primatas e dos humanos após a divergência dos orangotangos - que partiram para uma evolução própria na Ásia. Ardi, diz, não é posterior à divergência dos hominídeos dos antepassados dos chimpanzés.
Tim White, da Universidade da Califórnia em Berkeley, e alguns elementos da sua equipa - que estudou o fóssil ao longo de 15 anos e o revelou em 11 artigos publicados a 2 de Outubro na "Science" -, tem direito a resposta. Para além das respostas mais técnicas, diz que Sarmiento "não oferece interpretações alternativas" ou correcções.
O segundo artigo crítico relaciona-se com uma ideia central da evolução: que os hominídeos começaram a andar de pé quando as savanas se espalharam no Leste de África, o berço da Humanidade. 
A equipa de White apresentava um retrato diferente: Ardi andaria erecto/a (a maior parte dos ossos são de fêmea) num habitat de "floresta cerrada" e não na savana aberta do cenário clássico. Thure Cerling, geoquímico da Universidade do Utah (EUA), e sete outros cientistas contestam este argumento, dizendo que o fóssil estudado terá vivido numa faixa de árvores ao longo de um curso de água que atravessava uma savana.Artigos da revista "Science"

dia mundial sem tabaco

 
As figuras de Hitler e Bin Laden são feitas usando 13.600 cigarros e caixas de acrílico. A mensagem é directa: o cigarro mata mais que eles. A campanha criada pela F/Nazca para a Unimed Rio está baseada em números alarmantes. A Organização Mundial de Saúde estima que o total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as actuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos). Além das peças de media impressa, a campanha tem filmes para cinema e TV. A agência também preparou uma instalação que estará em exposição na sede da Unimed Rio.

11 Expressões usadas pelas mulheres

...e os seus verdadeiros significados (uma ajuda para nos compreenderem melhor...ou não!!!)

1 - "Chega": Esta é a palavra que as mulheres usam para encerrar uma
discussão quando elas estão certas e tu tens que te calar.
2 - "5 minutos": Se ela está a arranjar-se significa meia hora. "5
minutos" só são cinco minutos se esse for o prazo que ela te deu para
veres futebol antes de ajudares nas tarefas domésticas.
3 - "Nada": Esta é a calmaria antes da tempestade. Significa que ALGO
está a acontecer e que deves ficar atento.. Discussões que começam em
"Nada" normalmente terminam em "Chega".
4 - "Tu é que sabes": É um desafio, não uma permissão. Ela está a
desafiar-te, e nesta altura tens que saber o que ela quer... e não
digas que não sabes!
5 - Suspiro ALTO: Não é realmente uma palavra, é uma declaração
não-verbal que frequentemente confunde os homens. Um suspiro alto
significa que ela pensa que és um idiota e que só está a perder tempo
a discutir contigo sobre "Nada".
6 - "Tudo bem!!!": Uma das mais perigosas expressões ditas por uma
mulher.. "Tudo bem!!!" significa que ela quer pensar muito bem antes de
decidir como e quando vais pagar na mesma moeda pelo que fizeste.
7 - "Obrigada": Uma mulher está a agradecer, não questiones, nem
desmaies. Apenas diz "de nada". A menos que ela diga "MUITO obrigada"
- isso é PURO SARCASMO e ela não está a agradecer por coisa nenhuma.
Nesse caso, NÃO digas "de nada". Isso apenas provocará o "Esquece".
8 - "Esquece": É uma mulher a dizer "Vai-te ... !!"
9 - "Deixa estar, EU resolvo": Outra expressão perigosa, significando
que uma mulher disse várias vezes a um homem para fazer algo, mas
agora está ela a fazer. Isto normalmente resulta no homem a perguntar
"mas afinal o que é que queres?". Para a resposta da mulher, consulta
o ponto 3.
10 - "Sabes, estive a pensar...": Esta expressão até parece
inofensiva, mas usualmente precede os Quatro Cavaleiros do Apocalipse.
11 - "Precisamos ter uma conversa!": estás a 30 segundos de
levar com um belo par de patins
recebido por email

domingo, maio 30, 2010

Paleotermómetro 'tira febre' a dinossauros

fonte DN


Nova técnica avalia temperatura de animais extintos a partir de fósseis.

Uma nova técnica desenvolvida por investigadores norte- -americanos poderá permitir em breve saber se os dinossauros eram animais de sangue frio, como os répteis, ou se pelo contrário tinham sangue quente, como as aves. O artigo foi publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
Os autores deste paleotermómetro pretendem também perceber, através de medições, se as aves já tinham sangue quente antes de terem penas. Para isso vão estudar fósseis.
A técnica desenvolvida pelos investigadores consiste em analisar as concentrações de dois isótopos raros, de carbono 13 e de oxigénio 18, que têm tendência a aglomerar-se em função da temperatura, como explicou Robert Eagle, do Caltech, na Califórnia, e principal autor da investigação, ao jornalista Jean--Louis Santini da AFP.
"A temperaturas muito elevadas, estes dois isótopos aglomeram-se muito menos, mas fazem-no frequentemente a temperaturas mais baixas", adiantou aquele investigador.
Nos seres vivos, a taxa de aglomeração destes dois isótopos pode ser medida na bioapatite, o mineral a partir do qual se formam os ossos, os dentes e a casca dos ovos.
"Quando este mineral se produz a partir do sangue para formar ossos ou dentes, a sua composição isotópica fica marcada e pode ser preservada durante milhões de anos", explicou Robert Eagle, sublinhando que o laboratório do investigador John Eiler, no Caltech, "estabeleceu a relação precisa entre a taxa de aglomeração daqueles dois isótopos e a temperatura".
"Estas medições em laboratório podem ser convertidas em temperatura do corpo", adiantou o investigador, notando que a precisão do método tem uma margem de erro de um grau.
"Não se trata de colocar um termómetro em criaturas do passado, mas é quase a mesma coisa", afirmou, por seu turno, John Eiler, co-autor da investigação.
Os cientistas testaram com sucesso o seu paleotermómetro em seres vivos e também em mamutes, determinando que estes animais já extintos tinham uma temperatura corporal entre os 37 e os 38 graus.
A equipa está agora a trabalhar com cascas de ovo fossilizadas e dentes de dinossauro para tentar responder à questão em aberto sobre se aqueles vertebrados extintos há 65 milhões de anos tinham sangue quente ou frio.

a arte infantil - Marta 5 anos

aguarela
lápis de cera

A ti, siempre alegría

A ti, siempre alegría

Es el pagaros gloria tan subida
que cuanto más os pago, más os debo.

A ti, siempre alegría
si jazmín amanezcas
o canario en la jaula
de mi ventana seas.
Pero más si tu cuerpo
en mi amor se concreta,
de una herencia celeste
suavísimo albacea.

Mucho más cuando carne
de mi carne te entregas
y ante tus labios pálidas
son todas las anémonas,
si luna, porque clara;
si mar, porque serena;
si vegetal, por ser
prisión para la estrella.

Pues te debo alegría
y esperanza y certeza
y ser quien soy sin ti
no puede ser sin mengua,
tómame por rehenes
de mi amorosa deuda
y canario en la jaula
de tu ventana sea.

Y todavía, entonces,
¿cómo no te debiera
el alpiste y el agua
y la lechuga tierna?
Tenme como un jazmín
silvestre que, a tu vera,
se nutra de suspiros,
mi amor, mientras sesteas.

Antonio Carvajal

sábado, maio 29, 2010

vídeo do dia

dia mundial da energia

O Dia Mundial da Energia foi criado para sensibilizar as pessoas e os líderes mundiais para a necessidade de poupança de energia e para a promoção das energias renováveis, mais amigas do ambiente, em substituição das energias fósseis, altamente poluentes e prejudiciais para a própria vida na Terra.

Dicas Verdes:
-Substituir uma lâmpada incandescente de 100 W de potência por uma lâmpada fluorescente compacta equivalente (de alta eficiência);
-Desligar os aparelhos no botão, em vez de desligar no comando pode levar a uma grande poupança;
-Evitar abrir a porta do forno durante o cozinhado, pois este vai precisar de bastante energia para recuperar a temperatura a que estava anteriormente;
-Retirar os alimentos do congelador atempadamente, de forma a estes terem tempo de descongelar, e não necessitar de recorrer ao micro-ondas;
-Baixar o lume dos cozinhados, após estes iniciarem a sua fervura, consome menos gás e mantém a temperatura de cozedura; desligar o lume um pouco antes de terminar o cozinhado, pois o calor presente no tacho é suficiente para acabar de cozer os alimentos;
-Sempre que possível, secar a roupa ao sol e/ou vento. Esta energia é gratuita;
-Ligar as máquinas de lavar roupa e louça só quando estiverem cheias e utilizar os programas de mais baixa temperatura;
-Para economizar energia sob a forma de aquecimento, isolar melhor a habitação, por exemplo, os telhados, janelas, portas e paredes. Colocar vidros duplos;
-Evitar a utilização de aquecedores com a resistência eléctrica à vista: o seu consumo é muito elevado e secam demasiado ao ar.

REFORMADOS ACTIVOS

Ao menos num capítulo ninguém nos bate, seja na Europa, nas Américas
ou na Oceânia: nas políticas sociais de integração e valorização dos
reformados.Aí estamos na vanguarda, mas muito na vanguarda. De acordo, aliás, com estes novos tempos, em que a esperança de vida é maior e, portanto,
não devem ser postas na prateleira pessoas ainda com tanto a dar à
sociedade.Nos últimos tempos, quase não passa dia sem que haja notícias
animadoras a este respeito. E nós que não sabíamos!
Ora vejamos:
* o nosso Presidente da República é um reformado; 
* o novo candidato a Presidente da República
   é um reformado; 

* o nosso ministro das Finanças é um reformado; 
* o nosso anterior ministro das Finanças já era um reformado; 
* o ministro das Obras Públicas é um reformado; 
* gestores activíssimos como Mira Amaral (lembram-se?) são reformados; 
* o novo presidente da Galp, Murteira Nabo, é um reformado; 
* entre os autarcas, "centenas, se não milhares" de reformados - garantiu-o
   o presidente da ANMP 

* o presidente do Governo Regional da Madeira é um reformado 
 
E assim por diante...

Digam lá qual é o país da Europa que dá tanto e tão bom emprego a
reformados?
Quem valoriza os seus quadros independentemente de já estarem a ganhar
uma pensãozita?
Que combate a exclusão e valoriza a experiência dos mais (ou menos...)
velhos?
Ao menos neste domínio, ninguém faz melhor que nós!
Ainda hão-de vir todos copiar este nosso tão generoso "Estado social"...


Joaquim Fidalgo, jornalista

quando te disse

Quando te disse
que era da Terra selvagem
do vento azul
e das praias morenas...

do arco-íris das mil cores
do sol com fruta madura
e das madrugadas serenas...
das cubatas e musseques
das palmeiras com dendém
das picadas com poeira
da mandioca e da fuba também...
das mangas e fruta pinha
do vermelho do café
dos maboques e tamarindos
dos cocos, do ai ú'é...
das praças no chão estendidas
com missangas de mil cores
os panos do Congo e os kimonos
oa aromas, os odores...
dos chinelos no chão quente
do andar descontraído
da cerveja ao fim da tarde
com o sol adormecido...
dos merengues e do batuque
dos muquixes e dos mupungos
dos imbondeiros e das gajajas
da macanha e dos maiungos...
da cana doce e do mamão
da papaia e do cajú...
tu sorriste e sussurraste
"Sou da mesma terra que tu"

Júlio Magalhães - Os retornados - Um amor nunca se esquece.

Fungo mutante põe em risco produção mundial de trigo

Uma equipa de investigadores identificou quatro novas estirpes mutantes de um fungo fatal para o trigo, que poderá colocar em risco a segurança alimentar mundial, de acordo com um estudo apresentado ontem em Sampetersburgo, na Rússia.
As mutações naquele organismo, que foi denominado Ug99, surgiram em África, mas poderão estender-se à Ásia, segundo o Bourlag Global Rust Initiave (BGRI), um grupo americano que se dedica ao estudo das doenças dos cereais.
"As novas mutações, que foram identificadas no ano passado na África do Sul, vão tornar as culturas de trigo mais vulneráveis, ao passo que os fungos patogénicos aproveitarão os ventos para se dispersarem", explicou o BGRI em comunicado, citado pela AFP.
O estudo sobre as novas mutações, que foi realizado por uma universidade sul-africana, estará em foco na próxima semana, na 8º Conferência Internacional do Trigo, que se realiza em Sampetersburgo.
O Ug99 é uma variante da doença mortal do trigo conhecida por doença da ferrugem. Apareceu há seis anos na África do Sul e já se estendeu ao Iémen e ao Irão. David Hodson, especialista da FAO (a organização da ONU para a agricultura e a alimentação) considera que este é "um sério desafio". O trigo representa 30 por cento da produção mundial de cereais.  fonte DN

sexta-feira, maio 28, 2010

Nova espécie de pterossauro descoberta em Marrocos

Tinha uma envergadura de asas de seis metros, de uma ponta à outra, 34,4 centímetros de mandíbula e viveu há 95 milhões de anos, quando o Sara era a bacia verdejante onde corria um rio e existiam fauna e flora tropicais em abundância.
Trata-se de um novo tipo de pterossauro (o réptil voador gigante conhecido por pterodáctilo), que foi descoberto nas areias escaldantes do deserto do Sara, em Marrocos, e cujo nascimento para a ciência foi ontem anunciado online na revista científica PloS ONE.
O novo pterossauro, considerado o mais antigo da sua espécie até hoje identificado pelos cientistas, foi baptizado Alanqa saharicafrom, devido à sua origem. Al Anqa, significa em árabe "fénix", a criatura voadora mitológica que morre pelo fogo e renasce das cinzas. A segunda parte do nome refere-se ao local onde foi encontrada esta nova espécie.
"Este pterossauro distingue-se de todos os outros pela sua longa mandíbula que não tinha dentes e que se assemelhava muito ao bico de uma garça-real", explicou Nizar Ibbrahim, investigador da University College de Dublim, na Irlanda, que liderou os trabalhos de escavação que permitiram encontrar os restos fossilizados da nova espécie de pterossauro.
Além da mandíbula foi encontrada também uma vértebra.   fonte DN

A delicadeza de uma mãe não vê raça nem lugar!

No rio...
No oceano...
em África...
 na Índia...
no estacionamento do LIDL...

DIANA

Jean-Antoine Houdon (1741-1828)
Paris, 1780
Mármore
A. 210 x L. 98 x Prof. 115 cm
Inv.º 1390

Obra-prima da escultura francesa do século XVIII, Houdon conferiu a esta deusa um tratamento original, apresentando-a nua e em movimento de corrida, em contraste com a Diana estática e idealizada dos seus antecessores, vestida de túnica como símbolo de virgindade. Para além dos atributos habituais da deusa Diana – o arco, as flechas e a lua em fase de quarto minguante na cabeça – nesta versão em mármore, por exigência técnica, devido ao peso excessivo do material, Houdon foi obrigado a criar pontos de apoio: um tufo de plantas aquáticas na base e uma aljava para consolidar o braço esquerdo.

Exemplar único em mármore, pertenceu a Catarina II da Rússia, tendo estado exposto no Museu do Ermitage. A sua popularidade advém-lhe de um conjunto de factores, incluindo o do escândalo causado na época pela sua nudez integral, considerada excessiva e inconveniente.

quinta-feira, maio 27, 2010

Texto de Jardim plagia relatório da Comissão

"A Porto Editora define plágio como "apresentação feita por uma pessoa da obra ou do trabalho de outrem como se fosse seu". A Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira diz que plagiar é "assinar ou apresentar como seu trabalho literário ou científico de outrem". Na Faculdade de Letra da Universidade do Porto o conceito é o seguinte: "Plágio é, por conseguinte, apresentar intencionalmente as ideias, o trabalho e as palavras de outrem sem uma atribuição, clara e desambígua". O que Jardim escreveu como texto de sua opinião, na passada segunda-feira, no Jornal da Madeira, pode ser sempre considerado plágio, qualquer que seja o conceito que se adopte.
O presidente do Governo e do PSD escreveu sobre 'Os trabalhos da Comissão Paritária mista para a reconstrução da Madeira'. O problema é que o texto pouco mais é do que a utilização de frases (algumas sem alterar qualquer palavra) e parágrafos do 'Relatório Final da Comissão Paritária Mista'.
Um exemplo. Logo no primeiro parágrafo, Jardim escreve: "(...) com a sua intensidade anormal de precipitação provocaram saturação dos solos e consequentes aluimentos de terras e graves inundações (...)". No relatório está escrito: "(...) por uma intensidade anormal de precipitação, que provocou saturação dos solos com consequente aluimento de terras e graves inundações (...)".
Acontece assim em todo o texto, excepto no último parágrafo, em que é feito um agradecimento às entidades que participaram nos trabalhos.
Apenas num parágrafo, o antepenúltimo, o presidente usa aspas, mas esqueceu-se de referir a origem.
Há ainda um 'post-scriptum', que não é plagiado, mas que nada tem a ver com o tema principal." fonte DN

NOTA DA REDACÇÃO - A idade não perdoa e os excessos cometidos também não. O dr. Jardim, na verdade, já comete plágio há "bué", em atitudes arcaicas, medievais e fascistas, como soba de uma república das bananas que, felizmente, parece começar a acordar. Continua a ser compungente  a horda de bajulação que o rodeia, em salamaleques bisados, a contínua atribuição de pelouros aos amigos pê-pê-dês, a maioria das vezes sem competência -como se lia no DN local ontem -e, portanto, ou se arranja uma cadeira que não aguente o peso do corpanzil jardiniano, ou o senhor vai para a casa de férias do povo pagando 10 € ao dia até morrer ou, o que duvido, tem um ataque de racionalismo e sai, deixa de vez este desgoverno despesista regional. A bem da Região!

cada vez mais perto....

estou a ler (e a gostar. Recomendo)

..."O senhor de Ardres dá de si uma pobre impressão.A sua armadura vetusta provém, sem dúvida, de uma era juvenil mais musculosa,porque agora dança folgadamente em volta do seu corpo esquelético. A malha de ferro está rota e ferrugenta e quase tão suja como as barbas mal aparadas do guerreiro, que revelam crostas secas de alguma matéria indiscernível, grumos de antigas sopas e pedaços de moncos."....."...Faço um esforço para me acalmar e concentro-me no sermão. As palavras de Frei Angélico caem-me nos ouvidos como chumbo derretido. Palavras sedosas, açucaradas, cantadas, que alternam habilmente com palavras ardentes e afiadas, tão retumbantes como as trompetas de Apocalipse. Sim, frei Angélico aprendeu a pregar nestes anos, mas toda a sua sabedoria de pregador não consegue disfarçar a estridência discordante que emerge da sua prédica, o sabor a falsidade, a agudeza ameaçadora. Fala o doutor Angelical  do pecado, da nossa miséria essencial, da nossa incapacidade para compreender os desígnios divinos....E quanto mais fala, mais me horroriza o que diz, mais odeio a dureza e a limitação do seu pensamento, mais me assombra tê-lo admirado um dia e tê-lo achado inteligente."...."-Falei-te alguma vez do elixir ambarino? Provavelmente não...É um dos saberes mais ocultos.Passei toda a tarde de ontem, toda a noite e toda a manhã a fazer o elixir segundo a fórmula antiquissíma que não pode ser escrita e que se deve guardar apenas de memória.E consegui encher todo este frasco.Levanta um pedaço de veludo escuro que está em cima da mesa e deixa a descoberto uma garrafinha bojuda de vidro opalino e translúcido.Dentro do recipiente leitoso, um líquido alaranjado cintila como fogo....-Para que serve esta poção? Nyneve sorri:-É a salvação.É o caminho que conduz a Avalon."

NOTA DA REDACÇÃO - "Num tumultuoso século XII, uma camponesa adolescente, despe um guerreiro morto num campo de batalha e veste as suas roupas para se proteger sob um disfarce viril.Assim começa o vertiginoso e emocionante relato da sua vida,uma peripécia existencial que não é apenas  de Leola mas também nossa, porque este romance de aventuras com ingredientes de fantástico fala-nos, na verdade, do mundo actual e do que nós somos.Uma insólita viagem a uma Idade Média desconhecida,relatada de uma forma tão vivida que quase se consegue sentir na pele, uma fábula que comove pela sua grandeza épica."

in : HISTÓRIA DO REI TRANSPARENTE - Rosa Montero

Extinção de herbívoros causou arrefecimento

Há 12 500 anos, a chegada do 'Homo sapiens' ao Novo Mundo levou à extinção de grandes herbívoros, como os mastodontes ou os mamutes, diminuindo as emissões de metano.
 Há 13 400 anos o continente americano era um paraíso para mais de uma centena de espécies de herbívoros gigantes, que produziam metano às toneladas com as sua megadigestões. Mas, com a chegada dos primeiros Homo sapiens ao Novo Mundo por essa altura, isso mudou. A caça intensiva que a espécie humana fez a esta megafauna contribuiu para o seu desaparecimento. E a quebra na produção de metano que isso implicou ter-se-á repercutido também numa alteração climática abrupta (de arrefecimento súbito do planeta) que então ocorreu (durou um milénio) e ficou conhecida por Younger Dryas.
Esta é, pelo menos, a tese de um grupo de investigadores coordenados por Felissa Smith, da universidade norte-americana do Novo México, publicada na última edição da Nature Geoscience. De acordo com os investigadores, a influência dos seres humanos no clima terá assim começado bem antes do recente capítulo da revolução industrial, com as suas emissões de gases com efeito de estufa devido à queima dos combustíveis fósseis.
Antes da chegada do homem ao Novo Mundo, aquele era um reino de herbívoros gigantes, com mamutes e mastodontes, preguiças gigantes e camelídeos, que pouco depois se extinguiram. Segundo os cálculos da equipa de Felissa Smith, baseados em extrapolações a partir das emissões dos ruminantes de hoje, toda aquela megafauna emitia anualmente mais de dez milhões de toneladas de metano para a atmosfera, só por fazer a digestão - o metano é, como se sabe, um gás com efeito de estufa.
Mas então, há 12 700 anos, três coisas aconteceram: as concentrações atmosféricas de metano decresceram abruptamente, o planeta sofreu o tal período de mil anos de arrefecimento, denominado Younger Dryas (a temperatura média caiu sete graus centígrados) e mais de 114 espécies de herbívoros gigantes desapareceram.
Esta extinção em massa "teve efeitos profundos nas emissões e na concentração atmosférica de metano", explicou a coordenadora da investigação, notando que isso "pode ter desencadeado a súbita alteração do clima". A investigadora sublinha: "Pensamos que a perda desta megafauna poderia explicar entre 12,5 a cem por cento da redução do metano que se observa naquela altura."
A medição da concentração de metano na atmosfera foi realizada a partir de amostras de gelo das calotes polares, que permitem viajar até esses tempos recuados, já que guardam intocada essa memória química do passado. Há 12 500 anos ocorreu uma queda abrupta da concentração de metano na atmosfera de 180 ppbv (partes por milhar de milhão por volume), desencadeando o arrefecimento então verificado.fonte DN

Bons Amigos


Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro para chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora para consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direcção.
Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!
Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

 
Machado de Assis

quarta-feira, maio 26, 2010

Mundial-2010: vuvuzela, de desconhecida a instrumento nacional

A típica vuvuzela sul-africana, desconhecida há uns tempos, está a tomar conta das ruas e praças portuguesas e ameaça tornar-se no instrumento oficial de apoio à selecção portuguesa rumo ao Mundial de futebol de 2010.
Na Covilhã, onde a “equipa das quinas” prepara a presença na África do Sul, é fácil ouvir a típica corneta sul-africana, a qualquer hora e em qualquer lugar, na rua ou nos treinos da selecção portuguesa.
“Os portugueses são bons a tocar vuvuzela. Ouvi um miúdo de oito anos a tocar tão alto como eu consigo. Toda a gente pode tocar vuvuzela e toda a gente já está familiarizada com ele”, afirmou Mahbuti.
O sul-africano, que anda pelo país a ensinar a tocar vuvuzela, explicou à Agência Lusa o quão fácil é retirar som da corneta: “É apenas um método de vibrar os lábios, depois pôr a vuvuzela na boca e soprar”.
Mas nem todos conseguem tocar, como acontece com Paulo Carvalho, que, equipado com as cores da selecção portuguesa, acredita que vai “ser campeão do Mundo”.
“É preciso prática. Complicado não deve ser. Estou a ver primeiro como é que é a técnica para depois transmitir aos jogadores”, referiu.
Também Mabhuti acredita na equipa das “quinas”, “uma selecção muito forte, que tem um dos melhores jogadores do Mundo da actualidade”.
“Estou muito optimista. Penso que eles vão muito longe. Com a adopção da cultura da vuvuzela vão ter muito apoio”, referiu.
Na África do Sul, Mabhuti garantiu que os jogadores e os adeptos vão encontrar “pessoas muito alegres”.
“Estamos todos muitos felizes e orgulhosos por irmos receber o Mundial2010. Vai ser uma alegria, toda a gente tem de ir lá sem se preocupar com nada”, concluiu.(fonte jornal i)

NOTA DA REDACÇÃO - Esperemos que ao fim dos 3 jogos obrigatórios não haja muito português a meter a vuvuzela no....saco
.

Priôlo fora da lista de espécies em vias de extinção

A União Mundial de Conservação (UICN) anunciou hoje oficialmente que decidiu retirar o priôlo, dos Açores, da lista das espécies Criticamente em Perigo de Extinção, descendo uma categoria e passando a estar “apenas” em Perigo.
Os critérios que são avaliados pela UICN são a quantidade de indivíduos, a área de distribuição e as tendências de decréscimo ou de aumento. “No caso do priôlo, foi principalmente o baixo número de indivíduos” que fez a espécie entrar para a categoria de Criticamente em Perigo de Extinção, explicou Luís Costa, director-executivo da Spea (Sociedade portuguesa para o Estudo das Aves).
No início deste século, a população mundial do priôlo (Pyrrhula murina) estava reduzida a um grupo de entre 120 e 140 indivíduos, concentrada num cantinho montanhoso da ilha, nos concelhos do Nordeste e da Povoação. A ave, com 30 gramas e cerca de 16 centímetros de comprimento, estava a desaparecer devido à falta de alimento. A justificação estava no “recuo da floresta Laurissilva e da proliferação das espécies exóticas”, explicou Luís Costa.
Hoje estima-se que a população de priôlo esteja algures entre os 500 e os 800 casais.
Mas as boas notícias não são fruto do acaso. De 2003 a 2008, a Spea conseguiu recuperar 230 hectares de floresta nativa, através do corte e do controlo da vegetação exótica e da plantação de espécies autóctones. Tudo aconteceu no âmbito do projecto europeu LIFE “Recuperação do Habitat do Priolo na Zona de Protecção Especial (ZPE) Pico da Vara/Ribeira do Guilherme”.
“A próxima meta é conseguir recuperar 350 hectares de habitat e chegar aos mil casais”, diz Luís Costa.
Mas sair da categoria Em Perigo e descer para a Vulnerável “já será mais difícil”, considera o responsável. Isso implicaria que a área de distribuição da ave fosse maior. “Mas acontece que o trabalho de recuperação é relativamente lento. O que gostaríamos agora era de manter o estatuto da espécie”.
A decisão anunciada pela UICN faz parte de um trabalho de revisão da sua Lista Vermelha para as Aves, relativa ao ano de 2010. Mas nem tudo são boas notícias. A nova lista confirma a extinção do anatídeo Tachybaptus rufolavatus, de Madagáscar. "Restrita a uma pequena área na zona Este de Madagáscar, esta espécie entrou em rápido declínio depois da introdução de peixes carnívoros nos lagos onde vivem. Isto e o uso de redes finas de pesca, onde as aves ficavam presas e se afogavam, empurrou a espécie para o abismo", conta a Birdlife International em comunicado.fonte Público

Identificado antepassado das lulas

fonte DN
A criatura, à qual deram o nome de Nectocaris pteryx, viveu há 500 milhões de anos, mas mantinha-se inclassificada.
Um grupo de investigadores canadianos determinou agora que aquela espécie há muito desaparecida era um ancestral dos polvos e lulas. "Isto é importante porque significa que os cefalópodes primitivos já existiam muito antes do que até agora se pensava", explicou Martin Smith, do Royal Ontario Museum e um dos autores do estudo.
A nova interpretação do fóssil do Nectocaris pteryx tornou-se possível depois de aquele museu canadiano ter recolhido outros 91 fósseis nas Montanhas Rochosas, no sítio de Burgess Shale, onde estavam incluídos outros exemplares de Nectocaris pteryx.
Os novos espécimenes, com dois a cinco centímetros de comprimento, mostram que aquele ser tinha forma de papagaio, era achatado, tinha dois olhos salientes e um par de tentáculos, que os cientistas pensam que serviriam para caçar as suas presas.
"A nossa descoberta mostra que os cefalópodes aparecerem 30 milhões de anos antes do que se pensava", concluiu o investigador.

quem é Prahlad Jani?


Prahlad Jani tem 83 anos. Aos 8 anos terá avistado uma deusa que lhe concedeu um privilégio único: olhar o sol para se alimentar, em vez de comer e beber. Aproveitamento solar! Também conhecido como Mataji, alega segregar um néctar milagroso no céu da boca que o liberta para além de comer, das necessidades básicas de evacuação humana. Vive numa caverna e são os médicos e os cientistas os que mais o procuram para esclarecer aos olhos da Ciência este estranho caso.  Observado já por duas vezes por equipes médicas, que nunca divulgaram resultados, esteve o guru indiano sob observação 24 h por dia, sem receber qualquer género de comida. Apenas bochechava com água ou tomava banho. Nestes 15 dias de internamento a meditação e o yoga eram o único "alimento" do seu corpo que, aliás, apesar da idade, tem características fisiológicas de um indivíduo com metade da sua idade .

o verdadeiro pato bravo
















Num país em que proliferam patos bravos, este é o autêntico!

terça-feira, maio 25, 2010

a selecção....

Sou contra.
Sou contra a selecção seleccionada.
Sou contra que se ocupem dois hotéis de turismo na Covilhã e na Serra da Estrela, para dar de comer e beber a 24 marmanjos e mais todos os técnicos necessários, em tempo de crise, quando podiam estar a treinar no estádio do Jamor (o estádio nacional), utilizando os audis, os bêémes, os mercedes e os ópéis para se deslocarem aos treinos e levando umas sandochas de pão integral com alface e tomate (há falta de tomates nesta selecção!) e umas garrafinhas de água Pingo Doce para ajudar a passar no gorgomilo.
Sou contra a mania de usarem as bandeiras Portuguesas nas janelas, (made in china), de pernas para o ar, do avesso e ali ficam até aos fiapos que nem o sol nem o vento querem.
Sou contra a campanha de vendas compulsivas de produtos seleccionáveis, do puto mais pequeno ao velhinho centenário, todos vestidos de tugas sem se saber porquê.
Sou contra as horrorosas cornetas cor de laranja (rrrrrrrhhh) que nos entram pela casa dentro nas mãos de actores, cantores, improvisadores, num som pré-histórico de canto mamutiano.
E como sou contra tudo isto, fora o que falta, ADOREI o resultado do jogo de ontem com a brava selecção do CABO VERDE que, para mim, só foi pena que não marcasse um golinho. Parabéns Cabo Verde, de vocês, estou a favor.

dia europeu do vizinho

 
"O Dia Europeu dos Vizinhos tem lugar na última terça-feira do mês de Maio e visa combater a apatia permitindo o convívio. É uma grande oportunidade para as cidades e as associações de habitação social mobilizarem os habitantes, criando um espaço de encontro e de socialização. De seguida, caberá a cada cidadão organizar a sua própria festa, participando activamente."...

"A agitação da vida urbana hoje em dia fomenta o individualismo, o isolamento e a indiferença por aqueles que mais próximo de nós residem. Não conhecemos os nossos vizinhos, e não estimulamos as relações interpessoais. Algo tem de mudar!" fonte netSendo hoje o dia em que se celebra a vizinhança, não deixo de agradecer a boa relação que sempre tive quer aqui quer na anterior  morada. 
Foi em Porto Moniz que ouvi dizer, pela primeira vez e da boca de gente idosa  que "O VIZINHO É O FAMILIAR MAIS PERTO DE CASA". Sábio ditado popular!

DEFINIÇÃO PERFEITA:

O Parlamento Português é um local que:

se se gradear será um Jardim Zoológico,

se se murar será um presídio,

se se colocar uma lona será um circo,

se se colocar lanternas vermelhas será um bordel,

e se se puxar o autoclismo não sobra ninguém...
recebido por email.

NOTA DA REDACÇÃO - QUEM DIZ NO PARLAMENTO PORTUGUÊS DIZ MAIS AINDA NO PARLAMENTO REGIONAL 

crise em Portugal? só para alguns!

ALGUÉM FALOU EM CRISE?
Isto reporta-se a um único Diário da República. Provavelmente houve/haverá mais nomeações.
Além de entradas de pessoal exterior à Função Pública, convém lembrar que os motoristas não se limitam a receber só o vencimento base....
Assim, não há país que resista nem impostos que cheguem! 

Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Requisita à empresa Deloitte & Touche, Lda., António José Oliveira Figueira, para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Requisita à Associação dos Bombeiros Voluntários de Colares Rui Manuel Alves Pereira, para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Requisita ao Sindicato dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Hotelaria e Serviços Vítor Manuel Gomes Martins Marques Ferreira, para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o agente principal da Polícia de Segurança Pública Augusto Lopes de Andrade para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Requisita à empresa Companhia Carris de Ferro de Lisboa, S. A.,Arnaldo de Oliveira Ferreira, para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o assistente operacional Jorge Martins Morais da Secretaria-Geral do Ministério da Cultura, para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o assistente operacional Jorge Orlando Duarte Vouga do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I. P., para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o agente principal da Polícia de Segurança Pública Jorge Henrique dos Santos Teixeira da Cunha para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa a agente principal da Polícia de Segurança Pública Liliana de Brito para exercer funções de apoio administrativo no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o agente principal da Polícia de Segurança Pública José Duarte Barroca Delgado para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o agente principal da Polícia de Segurança Pública Manuel Benjamim Pereira Martinho para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o agente principal da Polícia de Segurança Pública Horácio Paulo Pereira Fernandes para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o agente principal da Polícia de Segurança Pública Custódio Brissos Pinto para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro

NOTA DA REDACÇÃO - Deve haver portugueses desempregados e idóneos com carta de condução !...