1 - Invista num bom par de tênis. Esse é um dos poucos grandes investimentos que você PRECISA fazer para poder correr. Algumas lojas tem testes de pisada para você saber qual o melhor tipo de tênis pra você. As que eu gosto: Fast Runner e a loja da Asics da Oscar Freire. Além disso, você pode fazer um teste mais completo de avaliação de pisada e postural com um fisioterapeuta ( que tb fiz, depois de algumas lesões. Precisei usar uma palmilha e isso só um fisio pode fazer por você)
2- Estão vendo essa foto minha? rs É beeem das antigas, quando ainda era lindo usar piercing no umbigo ahahahahaaha. Essa é pras meninas: gente, esse top que estou na foto NÃO SERVE PRA CORRER! Olha só (demorei pra aprender): corrida não é desfile de moda. Até o jeito que eu corria, parecia que estava desfilando! rs Olha a mão! haahahaha O top tem que ser reforçado, porque por mais devagar que você corra, tem um impacto, tem a gravidade. E pras meninas que tem silicone ou que estão grávidas ou amamentando e correndo, esse reforço do top é imprescindível!
3- No começo, não se preocupe com tempo. Quem se preocupa com tempo são pessoas que já correm há mais tempo. Claaaro que vc quer melhorar? Óbvio! Mas não precisa querer fazer isso no primeiro mês de treinamento,ok? Comece DEVAGAR! Construa seu cardio primeiro para a corrida e depois se preocupe em bater seus recordes pessoais!
4- Pode começar sozinho? Pode. Mas, quando você já estiver correndo/trotando 30/40 minutos, procure um educador físico. Eles estudaram pra isso! As assessorias são ótimas? São! Mas se você não tem grana para a assessoria e para a academia, peça a um professor da academia que você faz, que elabore uma planilha de treino pra você!
5- Não tenha "vergonha" de caminhar. Pra você construir o seu cardio pra corrida , a não ser que vc seja um queniano nato, provavelmente você terá que intercalar trote com caminhada.
6- Não foque só na corrida. Não estou dizendo pra vc ser um triatleta, mas o corpo precisa de estímulos diferentes. Eu sempre intercalo a bike com a corrida. É um outro tipo de exercício, ajuda no cardio e fortalece os músculos. Mas vc pode nadar, surfar, andar de skate. O importante é não colocar toda a vida na corrida. Um dia seu corpo vai cobrar o preço por isso. E falo de cadeira!
7- Use sempreeeeeeee vaselina! Esse é um item barato e que não pode faltar no seu pequeno asenal. Sempre vejo gente assada na faixa do top ou na costura do short!
8- Use um monitor cardíaco, pelo menos no começo. Você precisa ter uma noção de quanto esforço está fazendo e em que zona de treinamento está. Se você quer emagrecer é uma coisa, se que melhorar o cardio é outra completamente diferente!
9- Tenha metas a curto prazo. Não adianta você começar a correr pensando assim: "daqui a 2 meses vou fazer 21km!". Assim como no processo da RA, as metas tem que ser alcançáveis, senão você desiste na primeira dificuldade. E sabe o que é legal? Faz um "diário" das corridas. Tem um app super legal que dá pra colocar todas as info dos treinos e depois ele te mostra tudo! É o que o Garmin Training Center faz. Mas se vc está começando, use esse app que funciona pra ver a evolução! O app é o Running Log e é gratuito na App Store.
10- DESCANSO TAMBÉM É TREINO! E eu posso falar isso com propriedade. Quando comecei a correr, parecia a "maníaca das corridas". Ficava procurando provas pra correr todo domingo, corria todo santo dia, achava o máximo aquilo. Mas algumas lesões e puxões de orelha que tomei, serviram pra me mostrar que você pode amar corrida ( ou qq outro esporte) mas seu corpo precisa do day off! Vá curtir a família, os amigos, ficar deitado no sofá vendo tv, mas dê esse dia pro seu corpo. Ele precisa. Senão depois, ele cobra! Believe me!
E por fim, uma frase que pus ontem aqui, que ouvi da Carla Moreno e que vou levar pra minha vida: "O que você quiser na vida, você faz. basta treinar pra isso". Então, sim, você é capaz de correr 5km, 10km, 21km, 42km, ultramaratonas, ironman . Basta você querer, treinar e GOSTAR do que está fazendo! E tudo com muita paciência! Esse é o segredo!