15 de nov. de 2013

Na revista deste mês

Eu querendo passar umas receitas, mas uma coisa de cada vez. Não tenho como não compartilhar! Se você gosta dessa revista, não perca a reportagem com a minha nutricionista Helouse Carneiro Odebrecht sobre a dieta do pH. É uma dieta detox para uma semana. Confira!





12 de nov. de 2013

Lidiane Barbosa na Band - receita com biomassa de banana!

E a chef Lidiane Barbosa ensinando a gente no programa, Dia a Dia, do Daniel Bork!!

"Nesta segunda (11/11/13), Daniel Bork recebe a ajuda da chef Lidiane Barbosa. Ela e o apresentador vão fazer Nhoque de Batata Doce Recheado com Frango e Tofupiry. O nhoque surgiu no norte da Itália e até os napolitanos, adeptos das massas de fio longo, aderiram. Supõe-se que ele existe desde os antigos gregos e romanos. Na Idade Média, já era conhecido com o seu nome atual."

★ Nhoque Funcional de Batata
Doce com Frango e Tofupiry

★ Biomassa de Banana Verde


Pena que não consegui incorporar o vídeo na postagem, então, acesse o link:  




6 de nov. de 2013

Vídeo de exercício

A gente tem que se virar, certo? Sem desculpas e dar um jeito, né? Bom, já recomendei vídeos de caminhada estacionária dessa instrutora, aqui no blogue e vou recomendar mais um. Tem quem goste, tem quem não goste. Dá uma hora e pouco de exercício. Ela usa pesinhos, extensor e faixa elástica, mas quem não tiver nada disso, não esquenta. É só seguir os movimentos.

Pelo que pesquisei, dá para queimar umas 350 cal com esse vídeo isso varia de pessoa para pessoa, claro. E você nem sai de casa! E se chover, então, não faz diferença, hehe!

E o espaço? Bom, o espaço que uso, é cerca de 1,4 x 2,5 m de área livre na minha sala. Eu gosto de deixar o notebook, sem som, ao lado da TV. Assim, vou me informando com o noticiário, enquanto me exercito. Pronto, cada um arranja o seu jeito.
 



1 de nov. de 2013

Quase dois

Dos sete quilos a mais (jan/set deste ano), já mandei quase dois para o espaço. Ufa! E vamos.

29 de out. de 2013

Filme e matéria interessante

Tempos atrás, vi o filme Julie & Julia. Numa das cenas, num restaurante, Julia (Meryl Streep) e seu marido Paul (Stanley Tucci), que estavam morando em Paris, conversam sobre coisas que ela poderia fazer para não ficar parada no apartamento (ela tentou curso para fazer chapéus, por exemplo e enjoou). E o marido pergunta:
- O que você gosta de fazer?
Ela olha para o prato, segurando os talheres e exclama:
- Comer, oras!

Ou algo assim.

Exclamei sozinha:
- AAAAAaaahahahaha!! Eeeeeuuuuuuuu!!

Feio, né? Hahahahaha!

E assim, Julia Child foi cursar o Cordon Bleu. Apesar da ideia ser interessante (um projeto pessoal de blog que virou filme), o filme em si não me disse a que veio, SALVO saber a história de Julia Child e seu marido, ótimamente interpretados pelos já mencionados atores. De alguma forma me lembrou O Diabo Veste Prada. Isso teve muito a ver com os atores e levemente com o enredo, eu consegui fazer um paralelo forçado. Sim, eu forcei. A partir disso, se não viram: 1) ou vocês vejam o filme ou 2) leiam a história dela, hehehe! Não vou dar spoillers.

Conclusão: quero ter aulas de culinária. Aliás, ops, vou parar por aqui, tenho um pão para moldar e colocar na fôrma para a segunda bateria de crescimento. se sentindo chef de meia pataca
Falar nisso, 1) se a receita pede fôrma untada e enfarinhada, use óleo vegetal e farinha fina de milho. Fica muito mais fácil de desenformar e limpar depois. Dica da Eli. 2) para receita de pão que precisa crescer duas, vezes, na segunda, use o velho truque da bolinha de massa em copo d'água. Também dica da Eli.

 *************************************

Ontem, eu vi uma rápida matéria sobre alguns temperos, no Dia a Dia já contei que sou fã do Daniel Bork e tenho evitado assistir ao programa? Vale conferir!


27 de out. de 2013

Curtas e entrevista com exemplos de emagrecimento

♞ Estou para compartilhar uma receita de maionese funcional, mas a preguiça e a falta de tempo para copiar as duas receitas (a original e a minha) não ajudam.

♞ Na outra semana, fiz cookies integrais, que foram devorados por crianças e adultos. Preferiram-nos em lugar de rosquinhas convencionais, que também foram servidas junto. Pobres rosquinhas rejeitadas! Geralmente, não faço a receita na íntegra. Minha variação dessa última fornada foi assim: no lugar de ½ xíc de castanhas e ½ xíc de chocolate, usei ½ xíc de amendoins pré-torrados e triturados e quase ½ xíc de fibra de trigo e um pouco de linhaça triturada na hora. Moldei cookies de no máximo 4cm e rendeu cerca de 40 unidades. - Como não tenho cão, sempre caço como gato. No link  da receita tem mais dicas.

♞ Ufa, que o peso baixou mais um pouquito. E assim vamos. Todos os anos faço check-up e os exames que saíram esta semana estavam muito bons. A médica achou ótimo e a nutricionista reparou numa questãozinha, já fez um ajuste na minha alimentação. E vamos!

♞ Mais uma entrevista da nutri, 8 minutos, com caso de três pacientes que emagreceram com reeducação alimentar. Confira:


22 de out. de 2013

Reportagem com minha nutricionista

E finalmente a matéria que foi ao ar no dia 20/10/13, pelo Domingo Espetacular (Record), onde minha nutricionista Helouse Carneiro Odebrecht, fez participação.




E a receita da entrevista:


Pão francês sem glúten (SEM TRIGO)
Helouse Carneiro Odebrecht - nutricionista funcional
 

"Ingredientes
  • 2 xíc de farinha de arroz ( para acrescentar fibras misturar a integral com branca)
  • 1 xíc de farinha de tapioca ou polvilho doce
  • 1 c.s. goma xantana
  • 1 c.chá de sal não refinado
  • 2 c.s. de fermento biológico seco
  • 1 ½ xícaras de água morna (40o C) – quanto baste
  • 1 c.s. de azeite de oliva
  • 3 claras
  • 1 c.chá de vinagre de maçã
  • 1 c.s. de mix fibras (semente de chia e linhaça)
  • Gergelim para polvilhar

Modo de preparo
Em um recipiente, coloque ½ xícara de água morna o fermento para fazer uma levedura. Deixe descansar por 20 minutos até crescer. Em outro recipiente, misture os ingredientes secos, acrescente o azeite, vinagre, claras e a levedura e misture com auxílio de uma colher ou com as mãos.

Leve à batedeira com garfos para bater o pão ou à máquina de fazer pão. Acrescente a água aos poucos até dar o ponto de uma massa firme e que não grude nas mãos. Pode ser que não seja necessário utilizar tudo.

Bata de 3 a 5 minutos.
Unte uma forma com óleo e com as mãos molhadas com água, modele os pães e coloque-os na forma, deixando-os descansar por 20 minutos, cobertos. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC e deixe assar por 35 minutos. Após esse tempo, cubra com papel alumínio e deixe assar por mais 20 minutos.


PS: Atentem para o uso de alumínio, ele não deve entrar em contato com o alimento para evitar contaminação. Utilizem então uma forma alta para não encostar. Pode colocar um papel manteiga entre o alumínio e o pão, mas fica um pouco mais difícil." 


AVISO: ó, pessoal, dúvidas sobre essa receita, não é comigo. É direto com a nutricionista, NESTE LINK via Facebook. Já tem algumas perguntas lá, vai que é justamente a que você iria fazer? Também já apareceram algumas respostas e ideias.

15 de out. de 2013

Um pequeno "causo"


Dia das Crianças. Crianças prestes a fazer um lanche, pausa para foto. Elas estão sorrindo porque não sabem que o patê de presunto sim, tive que fazer de presunto do mini-sanduíche (no pote verde), é feito com biomassa de banana, brócolis, tomate e farelo de trigo. E comeram, felizes, à exceção de um menino, que viu um pedaço minuuuuuuuuuuúsculo de tomate em seu sanduíche e não quis mais, entregando para a mãe comer o resto. Olhei BEM feio para a mãe dele anote aí, Bel Manjericão pode ser muito má e ela explicou que, se ele enxergar tomate, para de comer: "É igualzinho ao pai: arroz, feijão, carne e batata". Ui. Eu me perguntei como ele devorou o cachorro quente que fiz na outra vez, mas o tomate que deixei em pedaços estava cozido e desaparecia. "Tá serto". Meu marido, que tem bom coração, havia comprado um pacote de rosquinha de chocolate para emergências, e abriu para ajudar. Criançada voou em cima. Claro, né? Se fosse eu, não abriria. Anotou aí, que posso ser muito má? No fim, teve quem quis levar sanduíche para casa. E as mães que estavam junto ficaram maravilhadas que os filhos estavam comendo algo nutritivo.

SE INTERESSAR:
Sobre o patê de presunto, só seguir esta receita, trocando a sardinha por 500g de presunto magro. SIM, eu sei, presunto. Pre-sun-to. Mas o meu eleitorado não está pronto para um patê completamente saudável. Bata metade do presunto no liquidificador e a outra metade pique e misture depois à massa. A quantidade dá para rechear bem dois sacos de pão de fôrma de 500g. Se achar um pouco seco, como um certo alguém achou ó, minha cara de má, acrescente um pouco de leite.

FIM


Epílogo: não prometo, mas vou tentar parar de escrever sobre essa biomassa, nas próximas postagens, antes que vocês enjoem ou antes que eu monte uma seita sobre a mesma. Por falar em tomates, hoje descobri que meus pés de tomate que mais parecem moita porque não tive a dignidade de fazer um anteparo para eles, estão começando a dar tomatinhos!!!!!!!!!!!!!


ATUALIZAÇÃO - Essa mãe que citei, é uma excelente pessoa, e também não foi acostumada quando criança e vem de uma família de poucos recursos e conhecimento. Hoje, perto dos 40 anos, é que ela está mudando e sabendo mais sobre alimentos, está tentando mudar os filhos. Ela é super esforçada, mas ainda tem dificuldades.

11 de out. de 2013

Curtas

Atrasada, mas:

1) O molho nutritivo de tomate fez sucesso. Fiquei quieta, mas duas amigas desconfiaram, perguntaram e pediram a receita. Ficaram encantadas por ter banana no meio. Quanto às crianças, bem, a estas não compete saber receitas e ingredientes, apenas comeram e gostaram muito.
2) Salsicha não entra aqui em casa, foi só para essa social.
3) Acho que meu peso diminuiu um tico.
4) Biomassa de banana no feijão, na lentilha, além de ajudar a engrossar um pouco o caldo, é super nutritivo e de baixas calorias.
5) Minha nutri-magra-linda-maravilhosa link de Féicebúk vai ao ar no próximo Domingo Espetacular da Record. Olho vivo!

Amanhã, tenho que preparar um lanche para o Dia das Crianças. 'Ma-gi-na se não vou colocar biomassa no meio?

5 de out. de 2013

Molho Caseiro E Nutritivo de Tomate - em segredo

Olá para você, que está enjoada de receita neste blog. Aqui vai mais uma.

E essa postagem, é para você, amighe, que está na onda de fazer o máximo de coisa saudável, mas tem um eleitorado que até elogia suas iniciativas mas não está convencido de fazer uma social com lanche saudável. E escolhe cachorro-quente e você é voto vencido. Pero não contam com sua astúcia. ENTÃO EU ME OFERECI para fazer. Salsicha é salsicha, não adianta nem versão light: é porcaria dispensável a qualquer boa alimentação e nem vou me ater ao assunto, basta pesquisar na internet. Mas o molho que já está pronto e coloco foto depois - preguiça é nutritivo. Vou olhar todo mundo comendo e não darei um pio, desta vez, para dizer como é feito. Só se perguntarem. Criançada vai se acabar no alimento funcional e nem sabe. Segue:


Molho Caseiro E Nutritivo de Tomate
 Porção para um pequeno batalhão

Ingredientes
  • 10 tomates  médios bem maduros, vermelhos - picados
  • 2 cebolas médias - picadas
  • 2 dentões de alho - picados
  • 1 copo de biomassa de banana
  • 3 c.s. de aveia em flocos finos ou fibra de trigo
  • 2 c.s. de colorau
  • a gosto: sal, manjericão usei 3 folhas, orégano
  • um susto de canela
  • um fio de mel
  • um fiozão de azeite

Modus Operandi
Reserve dois tomates picados e leve o restante para cozinhar, junto com alho e cebola e esqueça, vá fazer outras coisas. Quando estiver bem cozido, desligue e aguarde amornar para só então levar ao liquidificador (não leve coisas quentes para o copo de liquidificador). Bata com a biomassa, a aveia, o colorau, sal, manjericão, orégano, até ficar homogêneo. Leve novamente ao fogo, acrescente os tomates reservados, antes que eles se sintam rejeitados e esqueça a vida por 20-30 minutos, mais ou menos. Desligue, e acrescente o mel e o azeite. O susto de canela, é assim: você chega perto do molho e derrama um pouco, um respiro, "sem querer", como se fosse um susto "Ah, não é isso, me enganei, ainda vem que foi bem pouco". porque a canela é altamente aromática e pode sobressair. E não queremos isso nesse molho. Misture bem, prove e acerte sal, se necessário. Está pronto.

Vejam bem: só virou cachorro-quente porque não tinha jeito. Mas, vou escrever algo óbvio, esse molho, muito saboroso por sinal, pode ser usado para várias coisas.


Um possível SAC: 
Bel, posso fazer sem a biomassa? Claro, mas se conseguir utilizá-la, melhor, pois além de ser altamente nutritiva é de baixíssimas, baixíssimas calorias.
Bel, biomassa tem gosto? Nenhum, se você fizer como manda o figurino. É pior que chuhcu: pega o gosto de onde estiver.
Bel, posso colocar pimenta do reino ou outro tempero? Claro, eu não coloquei outras coisas porque no meu eleitorado há quem tenha problemas com pimenta. Eu utilizei os que acredito que casam bem para um cachorro quente.
Bel, posso congelar? Pode, mas não coloque sal, alho, nem os temperos para não saborizar demais. Deve durar uns três meses no congelador.

Se tiverem mais perguntas, e eu souber responder, acrescento à postagem.

30 de set. de 2013

Patê de Sardinha com Biomassa

No sábado, minha igreja fez um encontro com lanche. O tema do lanche era "salgadinhos". Brrrr! Já vou avisando que me comportei. Decidi que levaria sanduíches, aqueles pequenos um sanduíche de pão de fôrma cortado em quatro. Quanto ao pão, tive que comprar convencional; nada de integral para não assustar a turma POR ENQUANTO. Mas o patê, não abri mão, tinha que ser PELO MENOS nutritivo. Aproveitei uma das receitas do curso do Culinária Criativa "Molho de Bacalhau com Pesto de Brócolis", e fiz à minha moda simplificada:



Patê de Sardinha com Biomassa

Ingredientes
  • 2 latas de sardinha em conserva, escorrida
  • 1 xíc de biomassa
  • 2 talos de brócolis
  • 2 tomates pequenos beeeem picadinhos
  • 2 c.s. de fibra de trigo
  • 1 ramo de manjericão
  • 1 ou 2 c.s. de azeite extra-virgem
  • temperos a gosto - sal, salsinha, cebolinha, orégano, pimenta do reino

Modus Operandi
Ferver um pouco de água e cozinhar o brócolis "no susto" ou seja, rapidamente. Bater no liquidificador o conteúdo de uma das latas de sardinha, a biomassa, o brócolis, as folhas de manjericão e o azeite até virar uma pasta. Colocar em um recipiente e misturar com o restante da sardinha, apertando com um garfo, para desmanchar. Adicione a fibra de trigo e os tomates e misture bem. Adicione os temperos, leve por um tempinho à geladeira e deixe descansar para pegar o gosto. Se precisar, acerte o sal. Sirva com torradas, sanduíches etc.

Rendimento
Essa receita deu para rechear dois sacos de 500g de pão de fôrma e sobrou 1/2 xícara. Recheio generoso, certo? Nada de economizar.

Fácil, né? De uma próxima vez, vou fazer com algum peixe cozido e desfiado, nada de conserva. Alguma sugestão de peixe? Bacalhau, não, só se aparecer alguma super promoção de queda vertiginosa de preço ou se for para alguma coisa MUITO especial.

Elogiaram o patê e perguntaram o que tinha nele, porque já estou com uma certa fama de quem não traz prato "normal". Respondi: "Tem certeza que querem saber?" Enxotei as crianças por perto para conversar com mães/tias:  "Vão para lá, pegar mais sanduíche de sardinha, vão." Contei, já pediram receita, querem saber mais da biomassa etc.

26 de set. de 2013

Babei!!

Laiá.
Ontem foi o curso da Culinária Criativa - Cursos Funcionais, em Porto Alegre. Uma palavra: sensacional! É muita coisa para uma postagem só ou contar tudo. Fiz tanta anotação...! Além disso, dá para revolucionar uma cozinha inteira, só com a biomassa de banana! Hehehe! Mas olha uma foto de uma das receitas que eu TIVE que provar:

Crepe de biomassa de banana com creme de chocolate e tangerina
sem glúten e sem lactose

Triste, né?
Muito. Hoje, não dá para colocar receita. É muita coisa para ficar digitando.

Acredito que ainda tenha vaga para esse curso em Curitiba e Rio de Janeiro. Gente, é ótimo, tem que fazer. Vale o investimento, se você quer mais saúde na cozinha e mandar embora leite condensado, creme de leite, farinha de trigo, açúcar, das suas receitas e ir se livrando de industrializados, glúten e lactose. Lidiane Barbosa é o bicho, essa moça magra e simpática! Sabe muito, fiz bastante pergunta e anotei muito! Teve até receita brinde, saída de conversa. Anotei furiosamente, hehehehehe!

SE TUDO DER CERTO, e tiver outro curso em Porto Alegre, talvez, t-a-l-v-e-z seja eu a hostess, enquanto a grande culinarista dá o seu show de cozinha. Espero.

Quem quiser seguir:

Instagram Culinária Criativa

Instagram Instanutri - da minha nutricionista e sócia do Culinária Criativa



17 de set. de 2013

Ite, ite, celulite

De SC para um site na BA, minha nutricionista linda, maravilhosa, deu uma entrevista sobre o assunto, com dicas. Eu, como "paciente", posso confirmar que, depois que mudei os hábitos alimentares sob orientação dela, a minha "casca de laranja" melhorou MUITO, quase um sonho! Mas, por mea culpa, engordei um tanto, e aí, voltou um pouco, né? Foi bom me olhar no espelho, enquanto durou, hehe! Vou correr atrás novamente. CON-FI-RA:



Entrevista com a nutricionista Helouse Carneiro Odebrecht


******************************


E finalizando a atividade física de hoje, com o pé nos anos 80,
Patrick Swayze, seu lindo - in memorian, snif!

16 de set. de 2013

Omelete Assada em Forminha

Minha nutricionista postou em sua página esta receita, para eu colocar aqui no blog. Estou para testar! Parece bastante saboroso e do jeito que gosto: simples e com ingredientes fáceis de achar. E lá vou eu comprar ovos, pois acabaram! E creio que um gengibre ralado também ficaria ótimo.



 Omelete Assada em Forminha
Nutricionista Clínica Funcional


Ingredientes
9 ovos
½ xíc de frango picado
½ cebola picada
½ maço de espinafre
1 tomate em rodelas
1 dente de alho ou alho poró
Sal e pimenta a gosto

Modus Operandi
Salteie a cebola e o alho com 1 c.chá de azeite de oliva por 1 a 2 minutos. Adicione o espinafre, já higienizado, e cozinhe até murchar. Reserve. Em um recipiente, quebre os ovos e adicione o frango, sal e pimenta. Misture bem com garfo ou fuê. Unte forminhas - tipo cupcake - com azeite de oliva e preencha aproximadamente 2/3 do espaço com a mistura. Acrescente, ao final, uma colher de sopa do refogado reservado em cada forminha. Cubra com a fatia de tomate e asse em forno 180ºC, por 35 minutos. Rende cerca de 6 porções. E se você colocar tudo num refratário de vidro, vira uma quiche.

12 de set. de 2013

Flashdance na sala

Não ligo para me espelhar em modelo, atriz etc. Cada pessoa tem o seu tipo físico e o que está na moda agora, em termos de aparência, além de ser imposição para consumo, será mudado em algum tempo.  Mas que é bão estar com um peso saudável, isso é. Dadas as devidas explicações, vou ao tema: fiquei com in-ve-ja da Jeniffer Beals por sua elasticidade e leveza ao assistir este trecho do filme Flashdance (1983):



Gosto da trilha sonora inteira. Então, finalizei a atividade física de hoje cedo com isto:



E isto:


A pessoa tentando imitar os passos dos clips. Sensacional, não? A graça e a leveza da cena, na sala da minha casa. Aliás, como nunca pensei nisso antes? Por que nunca fiz isso antes? Além de cômico, é uma delícia!

Aliás, aliás...por que Kevin Bacon não fez outros filmes com dança, já que dançava que era uma fofura? Mas naaaaaaão, né, preferiu atuar em um monte de filme mórbido depois. Coisa mais sem graça. E eu tinha me apaixonado, humpf.

11 de set. de 2013

Passou. Resumo.

Passou o pití, agradeço os comentários pacientes. Mas a irritação comigo mesma, não. Fui me pesar na farmácia, nenhuma surpresa. EDITADO 7kg a mais EDITADO. SACO.

Dei uma entrada nos eixos, mas não sou aquela francesa fina da pequena porção. Na farmácia, aproveitei para comprar chá verde (pacote de 100g, folhas secas), que não comprava há...seis, oito meses? Algo assim. Enchi de ficar comprando chá verde para lá e para cá, fazer todo dia...não sei o quanto ajuda pois sempre duvido que qualquer coisa possa ser taaaaaaão fabulosa assim para emagrecer. Mas comprei, pronto, já preparei uma jarra.

Semana passada, iniciei um programa de exercícios, até gostei. Deixo o notebook no mudo e sigo as imagens, enquanto ouço o noticiário na TV, até que li na tela algo como "monster truck"...prestei atenção e vi que eram nomes de exercícios. Então, surgiu o "hot foot". Mais adiante o "rock star hop" você pula juntando as pernas, fingindo segurar uma guitarra e dá um giro com o braço na parte alta do pulo...oooooô, breguice! Umas quatro pessoas saradas no vídeo, e o instrutor manda a marmanjada fazer exercícios com esses nomes! Se houver tradução, tenho certeza que a melhor para "hot foot" seria saci-pererê, alternando 30seg cada perna. Com isso, vocês já devem saber que exercício é. De qualquer jeito, já enjoei deles, do instrutor bombado, dos coadjuvantes sorridentes, das barrigas-tanquinho, dos nomes ridículos dos exercícios, de ficar parando o vídeo o tempo todo para reposicionar o notebook no chão, na cadeira, na mesa, de modo a conseguir acompanhar os exercícios. E de quebra, arrebentei meu extensor para pernas e braços num dos exercícios. Também, fui alocar o elástico na grade da janela para simular igual ao vídeo...estiquei demais, a borracha, cansada, não aguentou e arrebentou, dando a chicotada em meus dedos. DOEU MUITO. Ainda bem que uso luvas para musculação, senão, estava sem lugar para usar minha aliança, agora.

VOLTEI para os vídeos da Leslie. Pronto, nunca enjoei dela. E quando comecei a emagrecer, fiquei quatro meses seguidos só usando os vídeos dela e caminhando. E, sim, mais alguns vídeos para pernas e braços que eu gosto.

Os primeiros 8kg a 10kg, há dois anos atrás, queimei com estes:





E se você não enjoou de mim, da minha ranzinice, apelo para o Fábio Jr.: " 'Brigaduuu!"

9 de set. de 2013

Blé de Bel: "Publicar"


******************************************

 Eu não gosto de texto stylllu auto-ajuda, bibibi-bobobó. Tem uns que são pieguice até não poder mais e me sinto até boba de ter caído naquele embuste do texto da águia, primeiro que recebi por mail, lá nos confins da década de 90. Mas hoje, bati co's olhos nesse. Procurei a autoria por aí, mas sabemos que é difícil. Segue:

"Uma psicóloga, falando sobre gerenciamento do estresse em uma palestra, levantou um copo d'água. Todos pensaram que ela perguntaria: 'Meio cheio ou meio vazio?', mas, com um sorriso no rosto, perguntou: 'Quanto pesa este copo de água?' As respostas variaram entre 100 e 350g. Pessoa que faz AF + RA acertaria, hahaha!! Ela respondeu:
'O peso absoluto não importa. Depende de quanto tempo você o segura. Se eu o segurar por um minuto, não tem problema. Se eu o segurar durante uma hora, ficarei com dor no braço. Se eu o segurar por um dia, meu braço ficará amortecido e paralisado. Em todos os casos o peso do copo não mudou, mas quanto mais tempo eu o segurava, mais pesado ele ficava'.
Ela continuou: 'O estresse e as preocupações da vida são como esse copo d'água. Eu penso sobre eles por um tempo e nada acontece. Eu penso sobre eles um pouco mais de tempo e eles começam a machucar. E se eu penso sobre eles durante o dia todo, eu me sinto paralisada, incapaz de fazer qualquer coisa'. Então lembre-se de 'largar o copo."

 É o seguinte, queridocas: eu estou de saco cheio. De saco cheio de estar engordando desde dezembro. Uns 5kg desde a última vez que me pesei e acrescento mais dois, só de observar minhas roupas. De saco cheio de saber que eu sou ótima de garfo, apesar de estar me exercitando. De saco cheio de gostar de cozinhar, inventar gororobas, mas não ser elegante como uma francesa na hora de comer: só um pedacinho. Está uma chatice segurar esse copo. E eu nem estou estressada. Uh, raiva! Queria me moldar numa fôrma, não de bolo, mas de requinty e elegâncya é, vou escrever bem brega, com y pegar um teco de qualquer coisa com as pontas do dedo e dizer com ar blasé: "Está delicioso, mon chère, estou satisfeita". Mas naaaaaaaaaaãoooooo. Está lá a Bel, gostando de um monte de coisa, mesmo sendo integral, mesmo sendo menos industrializados, mesmo não enchendo o papo até passar mal (não faço isso), mas de um pouco mais em um pouco mais, a gentchy já sabe, NÉ!? SACO!

Mash'tá, antes que me consolem nos comentários, não estou triste. Favor, também não me chamar de flor, não sou lá muito delicada. Só estou com os pacová' enchidos. Segurando copo há cerca de dois anos e pouco. Emagreci 16kg, fiquei pimpona e quase no peso ideal, dá a louca e voltam 7kg.  MAS é isso, é assim meeeeeeeermo. Vamo'lá. Tem gente que veste a camisa da magra, vai lá e arrazzzzza. E tem pessoa EU que veste o avental de cozinheira e quer ir para a Itália aprender a fazer massa caseira. Ainda por cima fiz uma sobremesa muito legal da Nigella essa chata, com três ingredientes. E ainda tem um pedaço de empadão receita da vó, que deixei mais funcional que fiz, na geladeira e só por milagre que ainda não sumiu. Naquele papo de "pelo menos", pelo menos está durando, pois se fosse antes, já tinha su-mi-do...recebi minha linda enteada aqui, no fim de semana, e é tão bom preparar coisas para ela! Ainda por cima, tive que pagar 37 brigadeiros para recebê-la. Piada interna, não perguntem e comemos, sim. Coisa boa! Mas vamos, né? Que o objetivo enche. Vou dar Publicar nesse texto e, amanhã cedo, vou acordar pensando: "Mash'qui ridiiiiiiiiícula!! Pra que fui escrever aquilo?"


Blé.
Raios duplos.


**************************************************

Pessoa carente faz isso, repete: E não esqueçam da "promo" prazamigues de Porto Alegre!!

4 de set. de 2013

Promo!!

Acho super brega escrever "Promo" no título do post, mas vai assim mesmo, a criatividade se esvaiu pelo ralo.

"Mas não era isso o que eu queria falar".
Oswaldo Montenegro


Eu ia contar uma bobagem numa atividade física que estou fazendo, mas lembrei que tenho outra coisa mais útil para escrever, então, conto depois.
 
Babado é u'seguinte: a equipe do Culinária Criativa, está oferecendo a leitores(as) do blog Meu Pé de Manjericão, SIIIIIM, este blog desconto de R$ 50,00 na matrícula dos cursos em Porto Alegre, até o dia 15/09 (vagas limitadas) Você manda um mail para  cursos@h2onutricao.com.br escrevendo no assunto: "Eu li no blog Meu Pé de Manjericão". E escolhe qual curso quer. Ou liga para o telefone no cartaz, quem vai atender é a Adriana, super gente boa puxou a irmã mais velha, hehehehe! São eles:






Eeeeeeeu estou me preparando, achando ótimo que a Lidiane Barbosa venha finalmente para cá. Quem sabe, dou u'a mão de ajudante de cozinha, hehe! Já coloquei receita dela AQUI, que já testei, gostei e uso, mas ainda tenho que pegar a manha e o requynte para aproveitar melhor. Quem segue a muié no Face clique no nome dela acima, sabe que ela é fera e, volta-e-meia, compartilha muitas receitas funcionais, sem glúten e/ou sem lactose, tudo muito bom e saboroso mas a equipe está me devendo a prova do brigadeiro funcional, hahaha. Tem para todos os gostos. Acessem e vejam os vídeos, fotos, receitas que ela está sempre compartilhando! Quem ainda não conhece, vai gostar!!


************************************

AH!!! Acessando o site Culinária Criativa tem cursos abertos para RJ e Curitiba também, vagas limitadas.

2 de set. de 2013

Tênis de novo

Agradeço os comentários e dicas, sobre tênis e temperos de bife dois assuntos assim, suuuuuper duper a ver na mesma postagem, na postagem anterior. Quem se interessar, dê uma olhada, tem dica bem legal! Eita, como gosto dessa interação.

******************************

Aproveitei a semana de ofertas na cidade e comprei o tal tênis. Pesquisa ali, pesquisa dali, vai na loja, compara na internet, fiquei entre dois modelos Asics. Não adianta, foi amor à primeira pisada e melhor custo/benefício. Marido e eu, quando precisamos de algo, vamos nas baixas de preço e "desovas" de mercadoria cujos termos chiques usados em lojas são "saindo de linha" e "renovando nossos estoques". Deixei para ir no último dia, correndo o risco de não ter mais o meu número. Mas nos demos bem: cinco minutos após entramos na loja, foi anunciado no sistema de som: "Preços remarcados caem mais 20% a partir de agora!" Uêba!!! Um dos modelos que eu queria era remarcado!! Até preferia outro, MAS o preço baixo falou mais alto, com a licença do trocadilho. E lá estava ele:

 
Atualização: Asics Gel Sting 33

É bem macio e espero que seja tão bom e durável quanto o anterior um ótimo Asics Gel Kanbarra 6. Segundo o fabricante, "é perfeito para corredores que preferem curtas distâncias". No estilo mesóclise de escrever rárárá, alterná-lo-ei com o velho par, que serve agora para caminhadas e exercício em casa, mas não para corridas.
Quanto ao preço, fiz o cálculo: paguei cerca de 33% do preço de lançamento dele (jun/2012). Viu como vale à pena esperar desova?

Mas por que, raios, estou escrevendo sobre tênis? Se a amigue leu tudo acima, agradeço. Fiquei pensando se é interessante ou não para você que está com uma paciência enorme com minhas palavras. De qualquer forma, uso o chavão "fica a dica": se vai praticar atividade física, invista num tênis adequado para a mesma. Se não vai, nem pensa, melhor a grana no bolso.
Já, já, saio para correr.

30 de ago. de 2013

Tênis e bife

Pronto, meu tênis morreu mesmo, preciso de outro. Vou aproveitar que tem semana de promoção no comércio da cidade e ver se arrecado algo com preço interessante. Já vi que tenho preferência pelo Asics, para correr e já pesquisei uns modelos. Eu até não ligava para isso, mas senti a diferença. Minhas canelas e calcanhares passaram a doer, quando comecei a correr, e foi só trocar o tênis que sumiram as dores. E a colega corredora gosta do quê?

***********************************

 Outro dia, assistindo a um especial na TV sobre a cidade de Canela/RS, vi a dica de uma chef de cozinha sobre um bife que eles servem no restaurante: temperado com canela e um pouco de sal. QuÊ? Canela em bife? Não sei se é novidade ou não, mas para mim, é. Nunca tinha visto. ÓBVIO que fui testar. E gostei!!! E não é um pouquinho de canela, é quase uma "camadinha", digamos assim. Haha! E você, se não for vegetariana ou vegana, o que usa para temperar um belo bife? Não vela tempero industrializado, hehehehe! Eu, diminuí o sal e gosto de alecrim e pimenta do reino, alho...

26 de ago. de 2013

CURSOS EM PORTO ALEGRE

E finalmente recebi os flyers dos três cursos de culinária funcional, em Porto Alegre, que serão ministrados pela culinarista Lidiane Barbosa, uêba:




24 de ago. de 2013

Aniversário meu

É o que tem para hoje, meu aniversário, desculpem.
Bolo integral de achocolatado.
Eu sempre comemoro.
O "y" em côco ralado não adoçado sou eu dançando.
:))))))))))))))))




Um auto-retrato numa versão da tela "O Filho do Homem",
de René Magritte. Claro, Magritte chóra depois dessa.

22 de ago. de 2013

Tempo de corrida e blablablá pelo meu aniversário chegando

Estava enrolando na corrida, apenas caminhando e correndo percurso curto de 2km no máximo e resolvi engrenar de novo. Frio indo embora, ficou melhor de levantar às 6hs e correr antes da hora de começar a trabalhar. Hoje, pelo terceiro dia consecutivo, consegui correr 6,8km, evitando passar pelo local daquele causo. Resolvi marcar o tempo de hoje, para ter uma ideia:

Dist.: 6,8km
Tempo: 48min58seg
Pace: 7:12 min/km
Vel. média: 8,33 km/h
Peso: sei lá, acho que está a  mesma coisa, kkkkk

Não sei o que significa, pesquiso depois.

 ******************************

Sábado, todo mundo aqui para me dar os parabéns pelo meu aniversário, ok? Mesmo que eu não publique nada, hehehehe! Marido, bonitinho, já está comemorando desde segunda-feira e já temos algumas coisas preparadas para comemorar a dois.

No sábado, teremos reunião na igreja, e eu quero comemorar com o pessoal, ao final. Comentei sobre levar um bolo e maridón prontificou:
- Vamos comprar no supermercado, então.
Respondi com um sonoro:
- NÃO.
- Mas vai dar trabalho a você, é seu aniversário.
- Não.
- Você vai ter que fazer.
- Vou.

Estou pegando a mania da minha vó: "meu bolo é melhor que bolo pronto de padaria e supermercado". Até ouvi sua voz, agora. Vou pagar de metida, mas a nega-maluca simples que faço é saborosa, para o meu gosto. Tem um motivo: de tanto mexer com integral e gostar disso, esses bolos de comércio, bonitos de olhar, têm perdido pontos no meu paladar. Acho-os, em sua maioria, apenas doces. Só aqueles especiais, de confeitaria boa, que eu sei que leva chocolate de primeira, é que eu toparia comprar, masSssSSSS$$$$$$$$$$$zá!
Além disso meu bolo, é funcional. Um funcional simples e sem lactose, embora leve achocolatado comum. Não compro a versão light nem a pau.

MAS tem um porém que coloca isso em risco: acabou minha farinha de trigo integral e estou procurando na região há dias...e NADA. Vamos ver no que vai dar. Ou no que não vai dar.

20 de ago. de 2013

Papo e receita de bolinho de banana

Aaaaaah, que legal, já tem um curso de culinária funcional confirmado para setembro em Porto Alegre, com a culinarista Lidiane Barbosa!!! Eu vou! Alguém mais quer ir? Assim que tiver mais informações anuncio aqui.

*********************************

 Hoje, levantei mais cedo para não preocupar com horário e saí para dar uma corrida na região da minha casa. Acho que deu uns 7 km, mais ou menos. Foi ótimo! Tenho caminhado ao fim de tarde, mas o pique para correr, não é o mesmo. Isso é comum de acontecer?

********************************

Nem posso, né? A minha nutricionista compartilha uma uma receita super leve e gostosa, com poucos ingredientes no Fêice dela, eu vou é trazer para cá. Segue na íntegra:


Bolinhos de Banana
Helouse Carneiro Odebrecth - nutricionista
  • 1 banana bem madura
  • 2 colheres de sopa de aveia
  • 1 colher de chá de canela
Cozinhe a banana: 1) em água, no fogão por 10 min com casca, ou 2) 2 min no microondas sem casca.
Misturar todos ingredientes com a polpa da banana até formar uma pasta. Enrolar como se fosse docinho dica: molhe as mãos com água para ajudar.  Assar no forno 10 min ou no micro por 1 e 1/2 min.

 
Na foto, o bolinho mais marronzinho levou 1 c.café de cacau.

17 de ago. de 2013

Curso e Rof!

Quem é de Florianópolis? Olha que legal: clique para ampliar


 Acho que esse curso virá a Porto Alegre logo. Que tal?

 *************************************

Qué sabê? Estou numa parada dura, vou é fazer o cardápio detox que minha nutricionista passou!!! Rof! Mimimi...estou descuidada, mal treinando mas caminhando, tênis pedindo para sair de tanto uso, bibibibobobó. Hoje levei um pito do marido que reclamou que eu fiz pão caseiro comum. Eu me espantei: "Como assim? Você não gosta de integral e está reclamando que fiz pão comum?" Ele respondeu: "Prefiro que você faça integral porque assim você está se cuidando". OK! Nem vou reclamar porque isso acaba me incentivando. Então, lá vou eu. Assim, fico mais apresentável para quando acontecerem os cursos em Porto Alegre.

12 de ago. de 2013

Tiro e queda

Ando numa melancolia que só vendo. Estou tendo crise de produção de qualquer coisa parecida com arte, aqui. Não é nada com alimentação, mas lá vou eu dar umas descontadas. Estou por um fio de pegar uma de minhas telas e jogar uma tinta branca nela. Mas enfim...




 Sim, sou eu na foto, ameaçando uma de minhas telas.








Ma'vamo' passá para algo mais saudável.

Minha nutricionista está para vir a Porto Alegre para fazer um de seus maravilhosos cursos clique nos links abaixo, perfil do Facebook. Ainda não estamos com data definida, mas vou avisar de primeira mão. Quem topa? 

 **************************************

Não tenho tido problema com gripes ou resfriados, mas semana retrasada, estava começando a resfriar e me sentir baqueada, e vi a dica deste chá, na página da minha nutricionista. Resolvi fazer um teste de uma semana, tomando todo dia. No terceiro dia o tal resfriado já tinha sumido e a disposição estava bem melhor. Tomei uns 8 dias seguidos e ficou tudo joia. Recomendo. Bendita hora que não entrei na farmácia para comprar aqueles raios de anti-gripais e resolvi testar isso. Segue na íntegra, como descrito pela dotôra:

CHÁ POWER DA NUTRI

"Difícil eu ficar doente, mas uma tosse me pegou e a voz esta péssima. O chá power salva muita gente da gripe. Sugiro tomá-lo a noite próximo de dormir.
Segue a bomba mata vírus:
  • 1 limão cortado em rodelas
  • 2 canelas em pau
  • 5 cravos
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 500ml de água
Ferver tudo por 15 minutos, deixar em infusão por mais 10 (panela tampada) e beber quentinho antes de dormir. Mata leão!!!!"

Tiro e queda, confirmei!!!

5 de ago. de 2013

O sorteio ganho no "Parada GG"

A pessoa me mensagem no celular, na quinta-feira passada: "Atualizar blog pra quê?!" Ooooooô, indireta! kkkkkkk

****************************************

 
Há dias, ganhei o sorteio comemorativo de 2 anos do blog Parada GG. Além do prêmio, uma gargantilha da Atitude campanha contra a violência doméstica, Fabiana Lange Brandes, que é escritora, manda para mim um livro de poesias de sua autoria, intitulado "Acordes Poéticos - Cartas, Poemas e Canções", com uma dedicatória! É muito carinho! E o fato de conhecê-la um pouco virtualmente, fez com que eu me aproximasse mais dos versos. Tomei um café da tarde com o marido, lendo alguns em voz alta, foi tão interessante!


Vários poemas me chamaram atenção: os de Natal, que assinaria embaixo por compartilhar o pensamento; alguns sobre paz e viver; um sobre alguém que se foi e que me fez lacrimejar; em "Poema Ligeiro", senti-me obrigada a ler em voz alta, pois os versos praticamente pedem isso; os de amor, que demonstram a trajetória de uma bela história de amor apaixonado!..."Soneto do Finalmente Amor", "Vida de Casal" e "Você" em especial, viu sra. Poetisa?

Segue a primeira estrofe deste último:
"Você é tão especial
Que muitas vezes
Tenho vontade de sumir com você!"


Um trecho de "Sou Mulher":
"Sou mulher,
Troquei armas por flores,
Piedade por chances
E paixões por amores."


E entre outros.
Mas trago na íntegra, sob a permissão da autora, este que me chamou atenção, por causa do momento atual aqui em casa:


"Calendários e Relógios"

"O calendário na minha parede,
Os relógios na estante.

O calendário, não quer nos ajudar,
Os relógios, hoje resolveram parar.

Pulo os dias,
Conto as horas...

Falta tão pouco...

(faltava)"



Fabiana, parabéns pelo lindo trabalho e por estar tão próxima ao leitor, nos seus versos. Obrigada pelo presente. Deus inspire você cada dia mais. Um grande abraço!

Bel Manjericão

23 de jul. de 2013

Arroz Colorido - Prato McGyver

Outro dia, ao perceber a hora, exclamei: "11hs37 já!?" E nem sabia o que faria para o almoço. #partiucozinha Quando isso acontece, corro para abrir armário, geladeira, olhar o que tenho à disposição. Houve momentos em que não deu certo, mas a maioria das vezes dá. E geralmente não anoto e, então, nunca mais faço. Então, vou anotar essa gororoba que deu certo e que já vem com salada embutida:


Arroz Colorido
nome genérico para um típico prato McGyver,
aquele que você prepara sem planejar, com o que tiver por perto



Geladeira e armário devidamente vasculhados, reuní a turma e saí picando, separando etc:
  • um tanto de arroz integral congelado  \o/
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dt de alho picado
  • 1 pedaço de pimentão picado
  • 2 tomates picados
  • 1/2 cenoura ralada
  • 2 folhas de couve verde picadas
  • 2 c.s. requeijão light
  • temperos a gosto, no meu caso foram: cebolinha, manjericão, pimenta do reino, açafrão e sal

Modus Operandi
Cozinhar em um tantico de água, a cebola, o alho, o pimentão, numa panela. Pulo do gato: depois que comecei a fazer isso, diminuí o típico "refogar no óleo", hehehe!! Quando a população da panela estiver fervendo e com cara de que amoleceram, junte os tomates e a cenoura. Mexa um pouco e deixe. Acrescente o requeijão e misture bem até formar um creme. Passou um tempinho, despeje o arroz, mesmo que esteja congelado, vá desmanchado. Deu mais um tempinho, e com cara cremosa, jogue o restante dos temperos e o sal. Misture novamente, e deixe cozinhar mais um pouco. Se precisar acerte o sal.

Acompanhei com ovo cozido para acrescentar proteína. A salada, já está embutida tomate, cenoura, couve.

Possíveis perguntas frequentes:
Se só cozinhar na água e não refogar no óleo, o gosto fica igual?
Não, pois vai ficar sem o gosto do óleo. Só que eu nem percebo porque  capricho nos temperos. Mas se você já usa pouco óleo, também não vai perceber diferença.
Pessoal daqui de casa não gosta de couve/cenoura, o que fazer?
Azar o deles. Se picar a couve beeem picadinho e ralar a cenoura, some todo o gosto no refogado. Além disso a couve fica com cara de salsinha e dá para tapear.
Pode fazer com outro arroz?
Bom, a casa é sua, use o arroz que aparecer. Eu dei sorte de ter um pouco de integral congelado.
Posso acrescentar outras coisas ou tirar algumas?
Claro que sim! Afinal, não é à toa que considero um prato McGyver!

17 de jul. de 2013

Tarefa semanal - questionário / sorteio


Qual sua meta de perda de peso?
Para a vida, uns 6 kg a menos.

O que motiva você a continuar na luta?
Saúde e, um dia, olhar para minha cintura no espelho e dizer: "Tá um pitéu!" Haha!

Quais os motivos que levaram você a querer emagrecer?
(faça uma lista com todos eles)
Primeiro, foi a saúde mesmo, porque se dependesse só da aparência, eu só me incomodaria com mais 10kg, eu acho. Pense numa gordinha tranquila. Vamos à lista:
  • o primeiro alerta veio quando um de meus joelhos estalou e doeu horrivelmente, enquanto eu carregava uma sacola de feira pesadíssima até em casa, além de 20kg de peso extra no corpo. Até hoje, sinto que tem algo errado ali, apesar de não doer. Morri de medo I.
  • o segundo alerta, foi quando percebi que, depois de sentar ao chão para fazer alguma coisa, levantava com dificuldades e ofegante. E eu lembrava como era fazer isso de um pulo. Morri de medo II.
  • o terceiro alerta, foi num encontro com minha amada avó materna, jul/2011. Como vim morar longe, fico muito tempo sem vê-la. E nessa data, fiquei muito impressionada pela quantidade de problemas que ela adquiriu por conta da obesidade. Dá um texto enorme, que já ensaiei escrever aqui umas duas ou três vezes e desisti, por ser bastante melancólico. Pensei em mim, teimosa como ela...morri de medo III.
  • uma frase de uma cunhada, numa conversa de mesa.
  • uma resposta de minha enteada a um pergunta minha.
  • um "elogio" de uma amiga, que foi  sacanagem, mas ela não percebeu, hahahaha!!
Todas estas três falas não foram intencionais. Mas mexeram comigo e me ajudaram MUITO.

Se tiver uma 'roupa' meta, ou corpo meta fotografe, nos mostre, e fale um pouco mais sobre isso.
Tenho uma calça que vesti em 2003 uma única vez, em minha formatura. Mas deixou de servir rapidinho...a etiqueta dela diz PP, mas duvido que seja. Deve ser um 38 ou 40. Acho que foi a segunda época mais magra da minha vida; deve ter durado alguns meses. Agora, fotografar...pre-gui-ça. A calça é de poliéster, vermelho carmesim. Tim Gunn pira.
Se for pensar em 'corpo' meta, penso nela. Tenho a mesma altura e tipo físico. Com algum esforço posso até ficar parecida de corpo, um pouco à exceção da comissão de frente,  pois ela colocou silicone e isso nem passa pela minha cabeça. Mas não é obsessão. Ando tão contente com o que já consegui que quase larguei mão, hehehe! Pense numa pessoa que não serve de exemplo. kkkkkk

 *************************

E, ah! Sorteio no blog Adeus Obesidade, da Dani Campos, clique: Sorteio de Coisinhas da Daiso Japan, fiquei interessada. Além disso, tem simples e poucas regras, o que muito me atrai, hehehe!

15 de jul. de 2013

Curtas e boas

CheGOU meu prêmio do sorteio do ParadaGG. Conto depois, com calma, pois veio com um algo a mais. Fabi querida usou o correio para aquecer minha alma e fazer companhia no café do fim de tarde, não em pessoa por falta de possibilidade, mas em letra e verso: <3 <3 <3

*******************************

Ontem, domingo, perdi a brincadeira com a Suziel. Maridón torrou uns 'minduins e eu no notebook, por perto. AÍ, SEM PENSAR, estiquei o bracinho e comecei a comer, comer...e belisquei fora de hora. PERDI!!!!! Mas é uma coisa isso, hem? "Quando a cabeça não pensa, o corpo padece", estou até ouvindo meu pai falar isso. 

*******************************

Ri muito com comentários na postagem anterior. E o meu alter incomodando: "Acrescenta aí: 52. Causa-me aflição móveis colocados em diagonal nos cantos da casa." "53. Eu amo minha enteada e quero que ela pare de ter ciúmes por não ter sido convocada para escrever 50 coisas sobre ela." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

*******************************

Marido receberia visita hoje e eu prepararei um bolo de fubá. Recém tirei do forno, fumegante e cheiroso, o cônjuge faceiro adentra a cozinha sorridente:
- Diz para mim, que não é integral, diz, por favor!!
Sorri quadradinho e exclamei, repuxando as veias do pescoço:
- IH!!!!
 Mas a visita entrou em contato ainda há pouco e remarcou para a sexta-feira...AZAR, está uma delícia, perdeu playboy!!!! E decidimos fazer pizza, já que, aqui em casa, esse é o dia internacional da pizza. Tudo bem: tenho um disco de massa integral congelado no freezer.

*******************************

Tinha mais uma bobagem para escrever e não lembro, mas estão me chamando. Licença.

12 de jul. de 2013

50 coisas sobre mim. ATUALIZADO/modificado

 ATUALIZAÇÃO: mandei publicar em vez de salvar, por engano e só vi hoje, dia seguinte. Estava incompleta. Então completei e modifiquei. Hehe! Espero que gostem, sei lá.

Daí que a d. Cíntia me passou a encrenca de dizer 50 coisas sobre mim. Ok, se interessar, aí vai:

1. Cor favorita: todas.
2. Fico dias sem ouvir música.
3. Minhas unhas têm formato feiosinho.
4. Quando criança esperava o periódico semanal para ler crônica do Érico Veríssimo.
5. Não me identifico com a maioria das tirinhas da Mulher de 30, principalmente as deprês.
6. Não sofro com TPM. Uêbas!
7. Tenho revistas do Luke Luke, Tintin e Asterix em francês. Eles devem ter uns 33 anos.
8. Acho a saga Crepúsculo besta, mas já assisti três filmes. Não suporto quase nada de vampiro que seja posterior ao Drácula de Bram Stokers (1992).
9. Gosto muito de pizza. Muito. Muito. Muito.
10. Idem pipoca e não ligo para balas e chicletes.
11. Nunca fumei.
12. Gosto de ficar só.
13. Marido e eu não nos encaixamos em livros sobre relacionamentos; geralmente eu sou a ostra e ele, o pé-de-cabra.
14. Tenho ótimo senso de direção e não me perco com facilidade.
15. Sei localizar o Norte com um relógio de ponteiros.
16. Li As Crônicas de Nárnia os sete livros nos anos 80. E reli outras tantas vezes.
17. Já ganhei seis ou sete sorteios na internet.
18. Eu me acho gourmet mas sou apenas uma cozinheira esforçada, nada mal para quem aprendeu a cozinhar depois de casar.
19. Observo muito as pessoas na rua.
20. Tenho uma pequena escultura em casa que só eu gosto. Comprei direto do artista.
21. Dou risadas escandalosas assistindo The Big Bang Theory.
22. Eu uso coador de café de pano e acho engraçado!
23. Fui convidada para fazer parte da equipe deste site, mas recusei por saber que não sou nerd o suficiente.
24. Já tive um blog chamado "Casinha do Tobias" (2001/2004) na plataforma do iG já sumiu, e mantenho amizade virtual com cinco pessoas daquela época hello, Dani?. Até que era bastante frequentado.
25. Leio e estudo a Bíblia constantemente.
26. Em abril, após tentativas não muitas porque é caro, finalmente consegui fazer a lasanha à bolonhesa dos meus s-o-n-h-o-s! Marido, que só achava bom aquelas prontas, congeladas uuuuuuuuuuuuurgh! e uma de minha avó, finalmente disse: "Puxa, foi a melhor lasanha que já comi!" 'Tá, 'tá, não sou gourmet, como mencionei, mas me esforcei. D-E-T-E-S-T-OOOO perder para comida industrializada. O próximo agora, é o bolo de milho de caixinha, de uma marca, que está me deixando irritada.
27. Casei com um livre pensador que acha engraçado ser chamado assim. E de brinde, é a pessoa mais prática que já conheci.
28. Mini-dicionário não me serve muito, preciso daquele gigante.
29. Queria ser cult, mas não sei como faz, hahaha!
30. Não tenho paciência com reggae, apesar de achar muitas letras interessantes.
31. Além da profissão de formação, também trabalho como desenhista e artesanato mas parada neste último. link do Facebook
32. No momento que escrevo, meu cabelo está o contrário de oil free. Uuuuuuuuurgh!!!
33. Gosto de fenecos e jaguatiricas.
34. Quando criança, montei uma canastrinha, à moda Emília, inspirada nos livros do Sítio do Pica-Pau-Amarelo, de Monteiro Lobato.
35. Parei de usar avental na cozinha, há alguns anos, porque percebi que raramente me sujo ou me molho, hehehe!
36. Como alguém pode acreditar que o Facebook será pago e achar que o nome vai parar no SPC?
37. Eu protelo muito.
38. Sou insegura em algumas questões, mas não com a aparência.
39. Quando criança colecionava várias coisas. Fui um verdadeiro corvo, mas me libertei.
40. Gosto de todas as músicas do Roupa Nova.
41. Meu aparelho celular tem uns sete anos.
42. Na escrita, erros de português, concordância verbal, misturar a conjugação e pronomes do "tu" e "você", falta de vígula que não seja proposital deixam-me fi-bri-lan-do por dentro. Mas respeito. Mas se você quiser, manda o seu post para mim, via belmanjericao@gmail.com, que eu corrijo!!!!!!!!!! Gente procurando erros em meu blog em 3, 2, 1...mas quem nunca?
43. Gosto muito de observar plantas.
44. Chorei rioooooooooos quando vi "As Pontes de Madison" (1995) pela primeira vez, este ano.
45. Eu acho que essa lista está chata, isso porque eu resumi...
46. E apesar da lista, até que sou legal.
47. Eu fecho os olhos em cenas de muita violência ou sangue jorrando, na TV, não preciso ver isso. Risquei Tarantino da minha lista.
48. Nunca tive talão de cheque e uso pouco o cartão de crédito, hehehe!
49. Eu boicoto muitas coisas por ideal.
50. Dia 11/07 fez dois anos que comecei a mudar hábitos. Comecei o blog uns dias depois.


AÍ, tem que indicar cinco pessoas né?

Ivana, que é discreta e guerreira, hehehe!
Como melhor, logo emagreço, que já virou meio comadre.
Carolina, que nem sei se vai ter tempo, vou indicar de sacanagem!
Piig ♥, que eu acho muito fofo o jeito de escrever o apelido.
Rachel Emagrecendo, que gosta de escrever.