"O Presidente da MAG tomou uma decisão, para que os sócios do Clube não tivessem de enfrentar um dilema
O futebol e a música são áreas que nos acompanham desde os primeiros anos da vida, chegando a influenciar as nossas escolhas. As cores do clube passam a ser as favoritas, tal como o gosto por determinado estilo musical faz com que nos vistamos de determinada forma. Temos músicas para quando nos sentimos tristes e outras que nos deixam em êxtase. No futebol acontece algo semelhante, o resultado da nossa equipa interfere com o nosso humor... para o bem e para o mal. A rotina também é alterada em função dos jogos ou pela oportunidade de estarmos presentes num concerto.
Em Março de 1969, Benfica e FC Porto competiam de forma acérrima na conquista do Campeonato Nacional. Os adeptos benfiquistas já sonhavam com o tricampeonato nacional, enquanto os portistas tentavam quebrar esse ciclo vitorioso. Para além da disputa externa, o Benfica também vivia uma altura de eleições, com três listas candidatas. A qualidade dos nomes sujeitos e votação impulsionou o presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) dos encarnados, José Maria Gaspar, a apresentar uma diferente solução: a junção das três listas numa só. Pois 'em qualquer das três listas se encontravam elementos de inegável capacidade'. Essa ideia seria debatida na Assembleia Geral de 29 de Março.
No entanto, nesse mesmo dia realizava-se um dos eventos mais esperados em Portugal. Desde finais de Fevereiro, de norte a sul do país, os portugueses cantavam a Desfolhada, música interpretada por Simone de Oliveira e vencedora do Festival de Canção, apurando-se para o Festival da Eurovisão. Num Portugal cinzento, que vivia sob uma ditadura, o verso 'quem faz um filho, fá-lo por gosto' teve um impacto tremendo, 'abalou a sociedade e começou a mudar pontos de vistas'. Os brandos costumes foram substituídos por um ambiente efusivo e de expectativa, com muitos especialistas e considerá-la candidata à vitória.
Com os dois eventos no mesmo dia, o presidente da Mesa da Assembleia Geral considerou que esse facto 'iria colocar os associados do Clube perante este dilema: ficaram diante dos écrans da TV ou deslocarem-se ao Pavilhão do Estádio da Luz'. Por forma a evitar essa escolha, José Maria Gaspar optou por adiar a assembleia para o dia 31 de Março.
Os benfiquistas puderam, assistir à atuação de Simone de Oliveira. Apesar de intérprete estar condicionada por uma intoxicação alimentar, a música entrou para o repertório nacional, perdurando na memória dos portugueses até aos dias de hoje. Quando às eleições, Duarte Borges Coutinho entrou para a história do Clube como o 26.º presidente dos encarnados.
Mais do que um clube desportivo, desde longa data que o Benfica desempenha um papel no fomento da cultura. Saiba mais sobre a atividade cultural dos encarnados na área 16 - Outros Voos, do Museu Benfica - Cosme Damião."
António Pinto, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!