Não, não é um jardim na serra mágica de Sintra, este também é um lugar mágico mas está plantado a meio do Oceano Atlântico…é a terceira ilha de um arquipélago majestoso, onde a natureza lutou com o tempo e o fez parar para que tudo ficasse como ela criou…
A Bela
Ilha Terceira de 29 Km de comprimento e 17,5 Km de largura apresenta-se com o peito cheio de orgulho por ter o galardão de uma cidade património mundial… Angra…Angra do Heroísmo.
Cidade que nos acolhe cheia de cores e simpatia, com ruas banhadas de casas tão bem reconstruídas que o terramoto de 80 decidiu mandar a baixo. A colina do Monte do Brasil oferece-nos uma vista sobre uma cidade engalanada que orgulhosamente apresenta as cores que nem um fenómeno tão horrendo conseguiu apagar.
Arquitectónicamente, Angra dá cartas a Ponta Delgada, é uma cidade colorida, bem organizada com edifícios bem recuperados e bem integrados na paisagem urbana, trata-se de uma cidade com mais vida, diferente…
Podemos dizer que S. Miguel está para a beleza Natural como a Terceira está para a beleza Arquitectónica.
Depois são os Impérios que cada freguesia constrói para o culto do Espírito Santo, tradição que já vem da Idade Média em que consiste distribuir pão e carne pela população, o culto do divino Espírito Santo é visível a cada canto da ilha através destas capelas coloridas que cada freguesia apresenta com orgulho.
A obra feita pelo interior da Terra pode ser visitada, basta para isso dar um salto às grutas do Algar do Carvão ou à gruta do Natal; natureza no estado bruto, natureza de nos deixar deslumbrados por uma áurea misteriosa e enigmática.
A Terceira faz jus à sua beleza e não ficando atrás de S. Miguel, oferece-nos igualmente paisagens de infinita beleza, trata-se de uma ilha diferente, mas indo à Terceira não se pode perder as piscinas naturais da freguesia de Biscoitos que convidam ao mergulho e à noite a ida é até à praia da Vitória onde as esplanadas abertas até tarde esperam pela vinda do Sol.
Se a coragem chegar, então estão convidados a participar numa tourada à corda onde os mais afoitos correm à frente de touros bravos mortinhos para dar uma boa cornada
Conhecida como a ilha da paisagem lilás, a Terceira oferece recantos paisagísticos originais e de múltiplas cores que obrigam a câmara fotográfica a trabalho árduo.
Depois, bem depois é deixarem-se guiar pelos sentidos e descobrir este pequeno tesouro de 381.96 Km² que nos faz pensar que é bom Viajar cá dentro.