foto tirada do site Terra
É muito fácil um governo chegar e expulsar uma comunidade para criar no lugar dela algo que renda mais dinheiro a eles. Isso me deixa profundamente indignada!
Estou falando do que está acontecendo Rio de Janeiro, com os índios que vivem na Aldeia Maracanã. Antigo Museu do Índio.
Pretende-se demolir o prédio, que tem 150 anos de existência, tem toda uma história alí, e também abriga índios de 17 etnias.
Para nada mais nada menos que, construir um estacionamento para o estádio do maracanã com capacidade para 10 mil carros, e fazer uma área de circulação para torcedores para a copa de 2014.
O governo do Rio já comprou o terreno por cerca de R$60 milhões.
Fizeram uma proposta de que vão colocá-los em outro lugar, próximo dali mesmo, e que ainda vão criar o centro de referência da cultura indígena.
Só que, não estamos a 512 anos atrás não é?
Se já estavam com esses projetos, por que não fizeram primeiro o lugar onde eles vão ficar, para depois despejá-los?
Depois que eles saírem do local, o governo nunca mais vai lembrar deles.
Não existe respeito com a história do país... Isso é lamentável.
Essa terra toda aqui, pertencia a eles. Hoje eles brigam por um pedaço de espaço para continuarem a viver.
Quem deveria defender, humilha. E a grande maioria da população discrimina.
Me orgulho de descender dessa raça tão guerreira. Que luta por seus direitos. Falo com conhecimento de causa, ví isso de "perto". Lutam por Direitos que nunca deveriam ser violados. Eles só querem poder viver em paz, seguir com sua cultura que não incomoda a ninguém.
Mas há 512 anos, não tem paz. Desde que o Brasil foi invadido. (me recuso a dizer descoberto, Cabral não descobriu nada, pois já existia população aqui, ele invadiu e desde então...)
Desde então, os povos indígenas foram ficando cada vez menores ... e temo que chegará o dia em que seja extinto.
Já pensou que triste, minha filha dizer para um bisneto: -"Olha, aqui no Brasil já existiram índios de verdade, meu avô era um índio, tive um tio que foi cacique. Mas infelizmente o governo os oprimiu e enfim conseguiu extingui-los".
Minha descendência vem desta etnia:
Kiriri
Com muito orgulho!
Deixo aqui a minha indignação. Um país que não tem respeito pela sua história... É lamentável!