quarta-feira, 28 de abril de 2010

TORTILLA DE BATATA E ATUM


A foto não está bonita, mas o sabor estava bom.

Usei, mais ou menos 500g de batata fatiada(cortada em tamanhos desiguais);
5 ovos;
1 lata de atum (deveria ter usado duas);
1 cebola cortada em pétalas;
sal à gosto;
um fio de azeite;
manteiga

Modo de Preparo:
Fritei as batatas na manteiga, em fogo baixo, até que elas começassem a ficar mole. Adicionei a cebola e continuei fritando até que as batatas ficassem macias.
Em um refratário coloquei os ovos com uma pitada de sal e bati bastante. Depois, adicionei as batatas. Misturei. Um fio de azeite e o atum. Misturei e levei toda a mistura para fritar.
Virei em um prato e depois retornei à frigideira para fritar do outro lado. Tampe e deixe cozinhar um pouco.


Não sei qual foi a fonte dessa receita, já a tenho faz tempo e já fiz algumas vezes.

Um abraço,

domingo, 25 de abril de 2010

TAPIOCA


Gosto muito de tapioca.
Gosto de tapioca com coco, tapioca com coco e queijo, tapioca só de massa(com um pouquinho de manteiga por cima)... Acompanhada de uma boa xícara de café então...
Tapioca pra mim, tem cara de casa de avó. É... da casa da minha avó. Que gosta de fazer umas tapiocas com coco bem grandes e bem bonitas.

Eu já tentara fazer tapioca, mas não tinha dado certo. Então, semana passada, conversando com uma amiga, ela me disse direitinho como fazer. Fiz e deu certo. Oba!!!!
Um dia quando tiver netos (daqui a muitos anos, heheh) quero que meus netos também se lembrem de mim quando comerem uma boa tapioca. Ou melhor, quero que venham a minha casa comer muitas tapiocas. heheheh

Então, foi assim:
No sábado, acordei cedo, peguei a filhota e fui na feirinha da praça(que é montada só aos sábados de manhã), especialmente para comprar a goma de fazer tapioca. Só que não era tão cedo assim, era umas 8:30h e nesse horário encontra-se pouca coisa por lá, porque o povo madruga e leva tudo logo cedo. :(
Saí perguntando em várias barracas:"Tem goma de tapioca?" E não tinha, fiz então uma simples comprinha e já ia embora quando vi, numa barraca que fica bem escondidinha no final da feira, um pacotinho branco, fui lá e comprei, feliz da vida, minha goma.

Essa goma da feirinha só precisa peneirar, então peneirei e coloquei numa vasilha com tampa dentro da geladeira, a idéia era no decorrer da semana, sempre que desse vontade, ia lá na vasilha, tirava uma quantidade de massa para fazer umas tapiocas e o restante era só guardar para a próxima vez (não tem mistério, não precisa congelar, nem nada).

Pega-se uma assadeira, coloca-se em fogo baixo, deixe-a esquentar um pouquinho. Enquanto isso coloque um pouco de sal na massa que vai usar e mexa um pouco.
Com a mão pegue um pouco de massa e vá espalhando-a no fundo da assadeira. Preencha todos os buraquinhos que por acaso tenha ficado. Deixe a massa "assar" um pouquinho (detalhe: não precisa passar nada na assadeira, ela vai assar só com a quentura da mesma) e então recheie com o que quiser(na da foto usei queijo prato), se não quiser rechear também pode só dobrar, aperta um pouquinho (só pra ficar bem feitinha) com uma colher e pronto. Antes de fazer a próxima, passe um pano seco na assadeira quente.
Hum... algumas saíram feias e outras mais bem feitas como a da foto. É na sorte, pois minhas mãos ainda não está treinada para tapiocas. kkkkkkkkkkk
Beijos! E boa semana para todos!

sábado, 24 de abril de 2010

POLENTA DA MÃE DA PAULA


Outro dia vi uma receita de polenta maravilhosa no blog COM CAPRICHO, que tive que fazer. Na verdade, faz um tempinho que venho com vontade de fazer uma polenta, faz muitos anos que comi uma, então quando vi a receita logo tratei de fazer uma.
Vou passar pra vocês a receita da Paula, eu fiz a mesma receita mas tudo pela metade.

Ingredientes:

Para a Polenta:

8 col. (sopa) de fubá, dissolvida em 500ml de água;

2l de água filtrada;

1 fio de azeite;

1 dente de alho picadinho;

1 tablete de caldo de galinha;

1 col. (chá) de sal (rasa);

Pimenta do reino a gosto;

Para o Molho:

1 kg de carne moída

1 fio de azeite

1 dente de alho picadinho

1 cebola média picadinha

1 col. (café) de colorau

3 tomates maduros picadinhos (sem pele e semente)

500ml de caldo de carne fervente

1 col. (chá) de extrato de tomate

Sal, pimenta e cebolinha a gosto (no lugar da cebolinha usei manjericão desidratado);

300g de mussarela fatiada.


Modo de preparo:

Polenta: Na panela de pressão, frite o alho no azeite, coloque os 2 litros de água filtrada, o tablete de caldo de galinha, o sal e a pimenta, mexa bem, aguarde a água levantar fervura e acrescente o fubá que deverá estar dissolvido no 1/2 litro de água. Mexa até o caldo começar a engrossar, tampe a panela e deixa cozinhar em fogo baixo por 40 minutos. (Gente, não consegui fazer na panela de pressão. Segredo: Morro de medo de usar a tal. Quando ela começou a chiar e a sair um caldinho amarelo, por causa da fuba, eu corri e desliguei, aí ligava de novo, aí começava a chiar e a sair o caldinho e eu desligava de novo. Fiz isso pelo menos umas 3 vezes, então desisti e cozinhei a polenta sem ser na pressão mesmo.)

Molho: Em uma média, frite o alho no azeite com o colorau, acrescente a cebola, deixe dar uma murchadinha, coloque a carne moída, de uma leve fritada na carne, acrescente o tomate picadinho, misture bem e adicione o caldo de carne fervente, cozinhe por aproximadamente 20 minutos, ou até que o caldo tenha reduzido pela metade, junte o extrato de tomate, acerte o sal e cozinhe por mais 5 minutinhos, desligue o fogo, acrescente a pimenta do reino (de preferência moída na hora) e a cebolinha picadinha, misture e está pronto!

Na hora de servir abra a tampa da panela de pressão, com uma colher de pau longa , mexa bem a polenta, despeje a polenta sobre uma vasilha que suporte calor, cubra com a mussarela fatiada e em seguida coloque conchas do molho de carne moída. Leve para a mesa e sirva-se com a polenta ainda quente.


Abaixo a foto da minha polenta, não servi com a carne moída, preferi colocar no meu prato.




Paula, apesar de não ter usado a panela de pressão, a polenta ficou maravilhosa. Pena que aqui em casa, só eu que gosto. Parabéns para você e para sua mamãe. A polenta é nota 10!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

FILÉ DE FRANGO COM BACON


Hoje, 21 de abril, dia do Tiradentes, é aniversário de 2 pessoas que gosto muito: meu sobrinho mais velho(que tá completando 4 aninhos) e minha tia Iolanda. PARABÉNS PRA VOCÊS!





Outro dia, fiz esses filezinhos com bacon que ficaram uma delícia! Vale repetir muitas e muitas vezes. hehehe

Peguei meio peito de frango, cortei em filezinhos. Temperei com limão, sal e pimenta do reino. Reservei.
Peguei 1/4 de cebola, piquei bem pequenininho, 1 dente de alho também bem picadinho e misturei com + ou - 2 colheres de sopa de maionese.

Montagem:
Coloquei uma fatia de bacon, por cima coloquei o filé de frango, coloquei um pouco da mistura de maionese. Enrolei e prendi com 2 palitinhos. E assim fui montando vários rolinhos.

Untei uma forma com um pouco de manteiga, coloquei os rolinhos e levei ao forno até ficarem dourados (não lembro quanto tempo).

Ficou muito gostoso e essa maionese dá um toque bem especial.
;)


domingo, 11 de abril de 2010

SUCO DE UMBU


Oi gente, finalmente apareci.
Tô meio ausente do blog, o tempo tá curtíssimo, mas não me esqueci nem do blog, nem das amigas blogueiras. heheh

Outro dia postei um suco de umbu cajá... Hoje venho postar um suco de Umbu.São frutas bem parecidas, mas de sabor e cor diferentes!
Preparo da mesma forma que o suco de umbu cajá. Um brinde! :)




A fruta: Umbu