Comida típica do Nordeste, mas especificamente do Ceará.
Faz tempo que estou com vontade de fazer essa comida, mas sempre faltava algum ingrediente. Finalmente conseguir fazer e ficou bom. Quer dizer, nem tudo ficou bom, porque fiz uma carne de sol para acompanhar e ela ficou muuuuuito salgada. Da próxima vez, deixarei a carne por mais tempo de molho.
500g de feijão verde;
2 xícaras de arroz (lavado e escorrido);
100g de bacon cortado em cubinhos;
4 colheres (sopa) de azeite;
3 dentes de alho amassado;
1 cebola picada;
um pouco de cheiro verde (usei salsa desidratada);
sal;
queijo coalho cortado em cubos.
Cozinhe o feijão em água e sal (mas não deixe cozinhar muito); Reserve o caldo.
Em uma panela refogue o bacon e acrescente o azeite, a cebola e o alho. Junte o arroz, o feijão e o caldo do feijão que estava reservado. Deixe cozinhar em fogo um pouco baixo, mexendo de vez em quando para não pegar na panela. Acerte o sal. Quando estiver perto de tirar do fogo, acrescente o cheiro verde e o queijo coalho que ficará semi-derretido.
Obs.: o baião de dois não fica com caldo, portanto se quando o arroz cozinhar ainda estiver com caldo, espere este reduzir.
Para acompanhar: carne de sol assada. (Gente a minha ficou péssima, deixei de molho no leite por apenas 4 horas, dá próxima vez deixarei por mais tempo, então postarei sobre a carne de sol, fico devendo :) )
Fonte: O Brasil bem temperado Nordeste, de Ana Cecília Mazzilli e Fátima Helena Leime
História dos Sabores Pernambucanos, de Maria Lectícia Monteiro Cavalcanti
P.S.: Nas receitas encontradas em minhas pesquisas, o baião de dois é feito com carne de charque ou com carne de sol, sendo a carne cozida junto com o feijão. Mas não preparei dessa forma, então coloquei a receita do jeito que preparei.