domingo, 30 de dezembro de 2012

Nosso Natal

Como sempre fomos passar o Natal na casa dos meus pais. Minhas irmãs vieram, junto com meus sobrinhos e cunhado. Só faltou a Jéssica, minha sobrinha mais velha, que não veio pelo segundo ano seguido. Meu irmão também trabalhou na noite de Natal, mas esteve conosco em outros momentos.
Foram dias muito gostosos, como eu estava de folga, acabei ficando uma semana por lá direto, só curtindo a família. Uma das minhas irmãs só passou o Natal e foi embora no dia 26, mas a outra ficou uma semana com meu cunhado e os 3 sobrinhos. Jorge ficou indo e vindo, voltando pra casa pra trabalhar e cuidar dos gatos. Clara curtiu demais os parentes, principalmente os primos. Quando eu chamava pra ir pra casa ela respondia:
- Não, quelo bincá com o meninos!
E como brincou! Os primos tem idades bem diferentes, um tem 7, outro 12 e outra 16, mas mesmo assim eles brincaram bastante. Clara toda hora abraçava e beijava, fazia carinho, tudo de forma bem espontânea e natural, foi um xodó com eles. Por outro lado ficou numa agitação só. Não dormiu a tarde nem um dia, e ia dormir super tarde, querendo participar de tudo que acontecia.
Todos colocamos os presentes na árvore de Natal, menos a bicicleta dela. Depois de jantarmos abrimos os presentes e no meio da confusão falei para o Jorge ir do lado de fora, colocar a bicicleta e bater palmas. Quando ele fez isso, fui com a Clara olhar quem era e ela viu a bicicleta. Ela ficou maravilhada, procurando por todo lado onde estava o Papai Noel. Meu sobrinho disse que tinha visto o Papai Noel passando rapidamente e nós explicamos que ele não tinha tempo de parar porque tinha que levar todos os presentes. Ela ficou muito feliz e intrigada, procurando onde o Papai Noel poderia ter ido, falou tiau várias vezes e agradeceu, foi bem legal.



Quase todos os primos, só faltou a Jéssica. Gabriel, Clara, Murilo e Thainã.

Murilo, Clara e Gabriel.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

É quase Natal!!!

Não sei se conseguirei postar mais antes do Natal, portanto quero desde já desejar a todos ótimas festas de final de ano, um lindo Natal e que 2013 seja um ano cheio de luz e muita felicidade.




This funky card is created by Kelly Resende.
Create your own funky card at CardFunk.

Cartões

Uma vez enquanto brincávamos de pintura na casa da Vovó eu propus pra Clara para fazermos cartinhas para a Vovó, o Vovô e o Titio. Ela fez as pinturas e eu escrevia algumas coisas, depois colocamos tudo na caixinha dos correios. Quando eles pegaram ela ficou toda orgulhosa e agora de vez em quando fazemos isso.
Essa semana estávamos em casa e eu propus que fizéssemos cartões de natal para todo mundo. Claro que ela adorou a ideia. Recortei algumas figuras e mostrei como colar, ela fez um desenho para cada, geralmente desenhava a pessoa, fazia o fundo, e nós duas escrevemos alguma coisa. Ela ajudou até na hora de escrever, segurando o giz de cera junto comigo e a dobrar cada cartão, adorou a brincadeira, fez cartão até pra Nina, a cachorrinha e para a gata Kali. Agora vamos levar e colocar na árvore de natal da casa dos meus pais. Vejam como ficaram fofos:




Detalhe do Clara, meu amor. Ela que pediu para colocar assim.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Cantata de Natal

No último domingo aconteceu a Cantata de Natal da escola da Clara e foi muito linda! A apresentação aconteceu no auditório da Escola de Música de Brasília, um espaço bem grande, que ficou lotado. Durante a semana as crianças foram até lá para conhecer e já irem se ambientando. Eu ainda não conhecia e quando cheguei lá e vi o tamanho comecei a achar que os pequeninos não iriam segurar a barra ao ver tanta gente. Mas até que a grande maioria encarou tudo numa boa. O professor de artes teve um papel importante, pois ao apresentar o evento, instruiu a platéia a ser moderada nas apresentações dos pequenos, pediu até para não batêssemos palmas normais para não assusta-los, mas sim estalarmos os dedos.
A abertura da Cantata ficou por conta das pequeninas do balé, incluindo a Clara. Era um grupo pequeno, das alunas do integral. Clara quase nunca chegava a tempo de participar das aulas e eu nem tinha comprado a roupa, só comprei pra apresentação. Eu jurava que ela nem faria nada, mas ela fez tudo bem bonitinho, claro que na medida do possível para uma criança tão pequena. Foi simples mas lindíssima a apresentação, eu fiquei super emocionada.
Este ano o tema do Natal na escola foram os valores, tais como: amor, família, alegria, honestidade, simplicidade, etc. Cada turma tinha um valor e cantou uma música relacionada a ele e ao nome da turma, que geralmente é um animal. A turma da Clara é Panda Gigante, por exemplo, e o valor deles foi Alegria. Até mesmo os bebezinhos entraram com os pais e participaram direitinho, foi fofo demais.
A turminha da Clara entrou junto com as outras 2 turmas do Infantil II, e só foi ruim porque justamente a dela ficou atrás, eles ficaram bem escondidos pois são pequeninos, quase não saíram nas fotos.
Os maiores do Ensino Fundamental fazem parte do Coral da escola e ficaram no fundo palco, fazendo algumas participações. Enfim, gostei demais dessa apresentação, a escola está de parabéns com a organização e com a beleza do evento.







quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Clarinha de mãe

- Cadê a Clarinha de Mãe?
- Não é Calinha de Mãe, é Calinha de todo mundo!
- Ah é?
- Mas não é Calinha das pessoas que eu não goto não né!
- De que é então?
- dos meus amigos, do Papai, de você, da Vovó, do Vovô, da Nina (cachorrinha), da Lucy, da Gaia (gatos)....


Mas é muita gente pra dividir!

domingo, 2 de dezembro de 2012

Papai tá demolando muito!

Papai está viajando há mais de uma semana e nossa rotina está toda bagunçada. Como tenho ponto eletrônico no trabalho e preciso cumprir as 8 horas diárias, além de estar pagando o recesso de final de ano, se tivesse que levar e buscar a Clara na escola durante todos esses dias eu ficaria devendo muitas horas nesse tempo. Então minha mãe se ofereceu pra vir ficar conosco na semana passada e quebrou o maior galho. Com a Vovó em casa, Clara não quis saber de ir pra escola nenhum dia a semana toda. Minha ideia inicial era deixa-la em casa pela manhã, vir almoçar e leva-la a tarde, mas todos os dias ela dizia que queria ficar com a Vovó. Foi ótimo, as duas se curtiram bastante, brincaram um monte, mas sempre aqui dentro de casa, pois a Vovó não é de descer, ir ao parquinho, etc. Outro ponto negativo é que a Clara perdeu o aniversário dos 2 melhores amiguinhos na escola, que foi na quinta. Eu pensei que seria na sexta, mas me esqueci que em Brasília era feriado (só distrital, todo mundo da área federal trabalha), então foi na quinta.
Só sei que Clara ficou ótima, curtiu bastante a Vovó, falou com o Papai pelo telefone várias vezes, inclusive mostrando tudo pra ele, jurando que ele podia ver do lado de lá, mas por outro lado acho que ficou com a energia muito acumulada. Ontem saímos e passeamos bastante, fomos ver um espetáculo da Turma da Monica (que não gostamos!), mas quando voltamos pra casa começou uma seção de birras e pirraças terrível que se estendeu até hoje. Tivemos um começo de dia bem difícil, eu perdi a paciência totalmente, brigamos pra valer (eu sei, ela é criança, mas nem sempre consigo me controlar).
Hoje passamos o dia na casa dos meus pais e em algum momento falei que o papai ia chegar amanhã e ela falou: "eu vou falá pala o Papai que ele tá demolando muuuuuito!" Aí eu fiquei pensando que todo esse stress deve ser pela falta do Papai, dos amigos e de toda a rotina! Enquanto a Vovó estava aqui tudo foi relativamente tranquilo, mas depois a coisa se complicou. Amanhã cedo ela vai pra escola e vamos ver como tudo vai ficar.