Vinte sete graus de temperatura na cozinha da Tasca... quente demais para se conseguir confeccionar algo comestível... o calor do fogão incomoda a todos e nos ultimos dias só têm apetecido coisinhas frescas... saladas, frutas, gelados e... em Dia Rosa, dia de mais uma apresentação colorida, mais uma cor fantástica no arco-iris das cozinhas da blogoesfera, mais uma pintura em tom alegre que simboliza saúde, beleza, sensualidade... mais um lance no Desafio da Mary do blog Chá, Canela e Chocolate a Tasca vai desfilar com um sublime Batido de Cereja!
Estamos na altura das deliciosas Cerejas, este fruto que dizem ser como as conversas... não se consegue comer só uma ou duas... pega-se numa taça cheia delas lavadinhas em água corrente e fresca, levam-se à boca pegando pelo píncaro que se lhe retira num franco e abrupto trincar lançando fora sem dó nem piedade aquele carocinho que entremeia o fruto e... saboreiam-se umas atrás das outras... sempre com o mesmo gesto como se não houvesse amanhã.
- Há que comer agora! Daqui a pouco acabam e depois... só para o ano!
- Ah pois é!
Do Fundão, como não poderia deixar de ser, desde que "abriu a época" da Cereja, vêm caixas e caixas e mais caixas todas as semanas, o Nino vem sempre carregadinho, traz para a tasca e para os amigos e... têm sido tão boas, mas tão boas... hummmm!
Usei:
500 gr cereja
1 lata de leite condensado
7 dl leite bem frio
Fiz assim:
Lavei as cerejas, retirei-lhes o píncaro e descarocei.
No liquidificador deitei o leite condensado e as cerejas, deixei bater bem. juntei o leite bem frio e voltou a bater. Deitei nos copos e servi.
Saboreámos esta delícia na esplanada da Tasca sob o chapéu de sol... onde se estava tãaaooo bemmm!!!
Ainda sobrou um pouco da mistura das cerejas com o leite condensado, que guardei numa tacinha e vai servir para fazer mais batido ou decorar um doce.