Essa postagem eu acho de utilidade pública para todas as mulheres que sonham em ser mamãe, ou pessoas próximas a elas, para que entendam um pouco mais sobre o período tão especial que se chama gestação.
Quando estamos chegando ao término da gravidez muitas vezes a barriga fica tão grande que parece que vai estourar. Assim, se um pessoa vê logo pergunta: está de nove meses? O que muita gente não sabe que é normal um bebê nascer de dez meses. Sim! As 40 semanas, que são normais para a chegada de um bebê sadio, se completam ao término do nono mês e início do décimo. Há ainda bebês que nascem de 42 semanas, ou seja, de dez meses e meio. Por isso, para não errar na conta, os médicos contam as semanas e não os meses. Entenda um pouco melhor.
A gestação tem cerca de 280 dias, ou seja, 10 meses lunares (os mais antigos insistem em contar as luas e não as semanas ou meses). A fecundação ocorre no período fértil, aproximadamente duas semanas após a última menstruação. Por isso, na sua primeira consulta com a obstetra, certamente ela irá perguntar a data da última menstruação, pois a contagem das semanas de gestação acontecem a partir dela. Por isso, se a sua menstruação não chegou no dia correto e o seu exame deu positivo, você já estará de 4 semanas. E, a partir dessa data, a cada semana se acrescenta um até se chegar no máximo a 42 semanas, sendo que a data provável do parto é estimada para 40 semanas.
O ideal é que o bebê permaneça na barriga da mãe por 40 semanas. No entanto, cada corpo e cada bebê é diferente. Os bebês que nascem com até 36 semanas são chamados de prematuros. A partir da 37ª semana já são considerados normais e podem ficar no útero materno até 42 semanas no máximo.
Entenda um pouco mais a relação de meses x semanas.
Achou essa postagem útil? Não deixe de comentar!