Hoje eu trago aqui para o blog um assunto muito importante e que gera sempre muitas dúvida entre as mamães, principalmente as de primeira viagem. Quando começar a higienização oral dos filhos e qual o melhor produto a ser usado?
Como sou mãe de duas viagens, carrego comigo uma pequena bagagem, o que me permite compartilhar algumas experiências. Elas são minhas! Então, se quiserem aproveitar, embarquem comigo nesse post.
A preocupação com a higiene oral dos bebês deve existir assim que eles nascem. Mas calma! Se o bebê se alimentar única e exclusivamente de leite materno, não use nada! Nem o massageador ou gaze embebida em água filtrada. NADA! Isso foi o que o meu pediatra recomendou. E o motivo? O leite materno contém importantes anticorpos que protegem a boca do bebê e são também absorvidos pela mucosa. Ou seja, a limpeza da gengiva e língua só deve ser realizada quando houver um acúmulo grande de resíduos.
A higiene só deve mesmo acontecer a partir do momento em que começarem a surgir a cavidade bucal, independente da idade. Mas e aí, que produto escolher? Separei aqui algumas sugestões:
Eu gosto muito da Lillo porque, além de ser uma marca que atua no mercado há quase 50 anos, ela passa muita segurança. E, para cada fase do bebê ela tem um produto. Ou seja, ela vai acompanhando o desenvolvimento dos pequenos.
Se o seu bebê não se alimenta de leite materno por algum motivo - e a gente sabe muito bem que isso pode acontecer, principalmente porque muitas mãe trabalham fora e precisam deixar os filhos nas creches - o ideal é que a higiene das gengivas sejam realizadas diariamente com a escova dental massageadora.
Super prática, basta encaixar no dedo e delicadamente fazer a higienização da gengiva e da língua do bebê.
Informações sobre o produto:
A Escova Massageadora Lillo é feita em silicone macio e transparente. Possui cerdas macias, perfeitas para auxiliar na higienização dos dentinhos e massagear e aliviar a irritação da gengiva do bebê. Seu uso regular é recomendado para criar o hábito da higiene bucal, garantindo saúde e conforto ao bebê.
Idade recomendada: 0+ meses
Aprovado pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO).
Odontopediatras recomendam o uso da escova antes de o bebê dormir e ao acordar.
Mantenha o acessório em recipiente limpo e seco.
Guardar a embalagem e/ou rótulo para eventuais consultas.
Quando surgem os primeiros dentinhos, e o bebê já começa a interagir vem aquela fase gostosa onde tudo é novidade. Eles começam a comer papinha, frutinhas e a indicação do pediatra é que a gente dê a colher na mãozinha deles para que desenvolvam a coordenação motora. Com a escova de dente é a mesma coisa. Assim eles vão tomando gosto. Aqui eu escovo o denta da Lia e depois eu deixo ela dar uma "treinada". Nessa fase o indicado são essas escovas de treinamento. Na verdade elas são vendidas em um kit (duas unidades).
Informações sobre o produto:
O Kit Escova de Treinamento Lillo auxilia a introdução do hábito da higienização oral de forma independente, durante a fase de dentição. Suas cerdas macias massageiam e higienizam a gengiva e os primeiros dentinhos do pequeno.
Agora seu o seu bebê já tem muitos dentinhos, você precisa passar para a escova infantil. E essa é uma graça. Vem com ventosa, que permite deixar a escova na posição vertical. Disponível também na cor azul. Já estamos quase passando pra essa.
Informação sobre o produto:
A Escova Dental Lillo possui cabeça pequena e cerdas macias e eficientes que limpam e higienizam os dentes e língua da criança. Possui cabo longo e emborrachado, facilitando a escovação independente e base com ventosa que se fixa a superfície lisa, tornando o momento da escovação alegre e divertido.
Idade recomendada: a partir de 1 ano até 5 anos
Lembrando que escovar os dentes é um hábito que a criança levará por toda a vida, realizando todos os dias, pelo menos 3 vezes ao dia. Portanto, não há como contestar. Deve ser introduzido na rotina como alimentação, banho e sono. É absolutamente normal que a criança relute, mas os pais não podem ceder. Insistência, paciência, uso de materiais lúdicos como bonecos, músicas podem ajudar. Escova coloridas, pastas temáticas, tudo é válido. E não deixe de levar o seu filho ao dentista pelo menos a cada seis meses. Havendo dúvida sobre o melhor produto a ser usado, pergunte sempre a um especialista.