Esta tradução pode não refletir as alterações feitas desde 2022-04-13 ao original em Inglês.
Você deveria dar uma olhada nas alterações. Por favor, veja o README de traduções para informações sobre a manutenção de traduções a este artigo.
Tiranos privativos
O software não livre (privativo) é muitas vezes um malware (projetado para maltratar o usuário). O software não livre é controlado por seus desenvolvedores, o que os coloca em uma posição de poder sobre os usuários; isso é a injustiça básica. Os desenvolvedores e fabricantes muitas vezes exercem esse poder em detrimento dos usuários aos quais eles deveriam servir.
Isso geralmente assume a forma de funcionalidades maliciosas.
Um tirano é um dispositivo malicioso que se recusa a permitir que os usuários instalem um sistema operacional diferente ou um sistema operacional modificado. Esses dispositivos têm medidas para bloquear a execução de qualquer coisa que não seja uma versão de sistema “aprovada”. Também nos referimos a essa prática como tivoização.
Se você conhece um exemplo que deveria estar nesta página, mas não está aqui, por favor, escreva para <webmasters@gnu.org> para nos informar. Por favor, inclua a URL de uma ou duas referências confiáveis para servir como comprovação específica.
-
2016-07
A Microsoft acidentalmente deixou uma forma de os usuários instalarem o GNU/Linux em tablets Windows RT, mas agora ela “corrigiu” o “erro”. Eles têm a ousadia de chamar isso de “proteger” os usuários. O artigo fala sobre a instalação do “Linux”, mas o contexto mostra que ele é realmente o GNU/Linux que os usuários instalam.
-
2014-12
A Apple arbitrariamente bloqueia usuários de instalar versões antigas do iOS.
- 2014-03
-
2013-04
A Motorola, então controlada pelo Google, fez telefones Android que são tiranos (embora alguém tenha encontrado uma maneira de quebrar a restrição).
-
2012-12
TVs “inteligentes” da Samsung transformaram o Linux em base para um sistema tirano para poder impor o DRM. O que permite que a Samsung faça isso é que o Linux é lançado sob a GNU GPL versão 2, não a versão 3, juntamente com uma interpretação fraca da GPL versão 2.
-
2012-10
Algumas TVs da LG são tiranas.
-
2012-05
iCoisas da Apple são dispositivos tiranos. Há uma porta do Android para as iCoisas, mas a instalação exige encontrar um erro ou “exploit” para possibilitar a instalação de um sistema diferente.
- 2011-10
- 2011-05