O Blog do Movimento de Moradores do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem

Ponto de encontro e mobilização dos habitantes do Alto do Lagoal e Vale da Terrugem dirige-se, também, a todos os interessados pelas questões da cidadania e melhor qualidade de vida.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


domingo, 31 de maio de 2009

NOVA OEIRAS ACONTECE...OU ACONTECEU




Imagems da iniciativa da Associação de Moradores de Nova Oeiras, hoje de manhã.

ARRANJO DE ESCADAS DA RUA BARTOLOMEU DIAS NO ALTO DO LAGOAL



Começou esta semana o tão ansiado e solicitado arranjo das escadas da Rua Bartolomeu Dias. Não obstante, fomos confrontados com uma opção que difere da usada na requalificação de três escadas da Rua Pêro de Alenquer. Como se isso não bastasse, fomos alertados por moradores para a circunstância dos degraus não terem todos o mesmo tamanho o que poderá pôr em causa a segurança dos moradores.

De facto o Sr. Presidente da Junta já havia referido à nossa Associação ser sua intenção dar continuidade ao arranjo das escadas que fora iniciado, na Pêro de Alenquer ,vai para quatro anos.

Compreendemos a dificuldade da Junta em disponibilizar verbas para a presente obra. Ter-se-à optado pelo menor custo. Compreendemos mas lamentamos.

De uma vizinha recebemos esta indicação sobre os requisitos para uma escada exterior e possível recuperação do que se vê nas imagens...

"O pavimento deverá ser estável, durável, firme e contínuo sendo recomendável um acabamento não polido. Assim, estes revestimentos devem garantir boa aderência na presença de humidade e água, com qualidade de drenagem superficial e de secagem, e uma inclinação entre 0.5 e 2% para escoamento das águas.
Assim, julgo de sugerir uma pedra mais porosa com possibilidade de ser mais texturada ou porventura, através de trabalho mecânico, de ser bujardada."

Vamos solicitar uma reunião com o Sr. Presidente da Junta a fim de dissiparmos os receios de todos.

sábado, 30 de maio de 2009

URBANIZAÇÃO DOS TERRENOS DO IHRU



Decorreu no dia 28 do corrente mês, conforme fora previsto, uma reunião entre a CMO, representada pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara e responsáveis pela Direcção Municipal de Planeamento Urbanismo e Habitação, e representantes do Movimento de Moradores (Bartolomeu Dias), do Movimento Salvem Caxias, da Cooperativa CHELAG e Associação de Moradores. Esteve também presente o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Caxias.
Para além dos quesitos apresentados pelos moradores (Bartolomeu Dias), já AQUI referidos, da Intervenção do Movimento Salvem Caxias, da intervenção do Presidente da JFC e da Cooperativa, a Associação de Moradores complementou a sua intervenção com as questões e propostas em baixo.

Terrenos do INRU (Rua Bartolomeu Dias)

Foi manifestada compreensão e solidariedade pela posição dos moradores (Bartolomeu Dias) e satisfação pela significativa adesão conseguida. Foram também relevadas as questões relativas a uma melhor integração na envolvente já construída e ao dramático problema de estacionamento desta e de outras ruas do bairro

Acesso à Rua Vasco da Gama
Foi referenciado o uso costumeiro de acesso a esta rua e a exigência dos moradores de que tal se mantenha

Equipamentos a instalar no Espaço que reverte para o domínio público
Foi reafirmada a importância da área dedicada ao domínio municipal, particularmente num local tão sensível do ponto de vista paisagístico e ambiental. Sugerimos ambição no espaço a reverter para o domínio público e apontámos para a relevância concelhia do ou dos equipamentos a instalar. Como sugestão deixámos a referência a um auditório-anfiteatro ao ar livre, de média dimensão, qual balcão-miradouro virado ao Tejo, local de desfrute da paisagem onde se poderiam realizar alguns eventos de âmbito cultural.
Resultado da Reunião:
O Sr. Vice-Presidente e os Técnicos presentes manifestaram compreensão e disponibilidade para analisar com os decisores e promotores as propostas dos moradores.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

ESPAÇOS PÚBLICOS CULTURA E LAZER



Imagem do sítio Espaços da Tapada (Ajuda)

"Este auditório ao ar livre, com uma estrutura semelhante a um anfiteatro romano, encontra-se localizada a cerca de 150 metros do edifício principal do Instituto. Envolvido por uma manta verde de árvores e arbustos, é um local surpreendente e único na cidade de Lisboa, possuindo uma atmosfera incomparável que não se consegue descrever sem uma visita ao local. Com capacidade para cerca de 400 pessoas, é ideal para a realização de actividades de carácter sócio-cultural ao ar livre, incluindo concertos, teatros ou recitais."

O texto em cima e as imagens que o antecedem sugerem-nos uma reflexão a propósito da carência, ou não, de equipamentos de proximidade no lugar em que habitamos, na freguesia ou até no Concelho onde residimos.

Como é sabido, Oeiras apresenta uma vertente Sul orientada para o Tejo com o Oceano como pano de fundo. A sua orografia que, por um lado suscita tantas dores de cabeça aos responsáveis do planeamento urbano, apresenta também oportunidades únicas de desfrute de uma paisagem que pode ser, à maneira dos clássicos, a simbiose com a reflexão e divertimento. falamos, é claro, do teatro grego, em socalcos.

Epidauro
Para saber mais clique
AQUI

CENTRO DE CONGRESSOS DA QUINTA DA FONTE


Do sítio da CMO

Ontem, dia 28 foi lançada a primeira pedra do futuro Centro de Congressos da Quinta da Fonte, aqui bem perto de nós, na Freguesia de Paço de Arcos.
A CMO informa-nos que a estrutura em causa terá..."três auditórios num total de 2020 lugares, mais seis salas de reuniões e quatro pequenos auditórios num total de mais de 216 lugares, o edifício terá ainda uma área de exposições de 8.000 m2 e cerca de 900 lugares de estacionamento, que contribuirão para minorar o problema de parqueamento do Parque Empresarial da Quinta da Fonte." (para saber mais clique AQUI )
Temos alguma dificuldade em perceber como será, do ponto de vista de estacionamento, quando o complexo estiver a funcionar em pleno. A não ser que, entretanto, o actual problema de acessibilidades e mobilidade do Concelho venha a ser ultrapassado. Ainda por cima falamos de congressistas que. em muitos casos chegam de fora do Concelho. De qualquer modo desejamos sucesso à iniciativa.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O NOVO TERREIRO DO PAÇO-PRAÇA DO COMÉRCIO



Imagens recebidas por mail

Até que enfim, de cara lavada!

Parece que a Obra Maior pós-terramoto de 1755, fruto da opção (iluminista) do nosso (polémico) Marquês de Pombal, Conde de Oeiras,vai abrir-se à população.

Vêr notícia AQUI

terça-feira, 26 de maio de 2009

O DIA DA CRIANÇA EM OEIRAS


"No âmbito das comemorações dos 250 anos do concelho, a Câmara Municipal de Oeiras promete aos mais novos que a celebração será inesquecível. O Dia da Criança, em Oeiras, será comemorado nos dias 30 e 31 de Maio, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal onde será recriada a vida no tempo do Marquês de Pombal e Conde de Oeiras."
Para ver programa entre no sítio da CMO


segunda-feira, 25 de maio de 2009

NOVA OEIRAS ACONTECE - 31 DE MAIO - DOMINGO




Visite o sítio da Associação de Moradores de Nova Oeiras AQUI

*Informação recebida da Associção de Moradores de Nova Oeiras

GRAÇA MORAIS EM OEIRAS

Nova data28.Maio - 21h30Biblioteca Municipal de CarnaxidePor motivos imprevistos de agenda profissional do jornalista Carlos Vaz Marques a sessão do Café com Letras agendada para dia 27 de Maio foi adiada para dia 28 de Maio. Graça Morais*

Referência já publicada AQUI

26 DE MAIO - DIA EUROPEU DOS VIZINHOS


sábado, 23 de maio de 2009

AVES DE NOVA OEIRAS


A Associação de Moradores de Nova Oeiras acaba de lançar, em colaboração com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra, uma publicação designada "Aves de Nova Oeiras" integrada no Projecto "Jardim Vivo".
Estivemos presentes e ouvimos com interesse falar da iniciativa de instalação de casotas para nidificação das aves, sendo que 25% apareceram com ovos. É intenção da Associação de Moradores de Nova Oeiras concretizar iniciativas orientadas para a flora local e para os espaços de Nova Oeiras.
Para saber mais sobre este assunto clicar AQUI e para ver fichas das aves clique AQUI

Mercado Biológico de Oeiras muda temporariamente de local

Logotipo da Agrobio


"Devido à realização das Festas de Oeiras, o Mercado Biológico de Oeiras (que tem como local normal de realização o Jardim Municipal de Oeiras) vai mudar temporariamente de local. Nos dias 23 e 30 de Maio e 6, 13 e 20 de Junho, o referido Mercado transfere-se para o Jardim Almirante Gago Coutinho. O horário de funcionamento é das 9H00 à 14H00.
Relembre-se que os consumidores podem encontrar neste mercado grande diversidade de produtos de Agricultura Biológica, incluindo legumes e frutos frescos, mas também produtos transformados tais como pão, azeite, vinho, cereais e doces, entre outros.
É possível adquirir, no Mercado Biológico de Oeiras, directamente ao produtor, produtos saudáveis, produzidos sem químicos de síntese, na sua máxima frescura."*

*Notícia do site da CMO

quinta-feira, 21 de maio de 2009

QUE EQUIPAMENTOS INSTALAR COM A URBANIZAÇÃO DO IHRU?

...
N0 projecto existente referem-se as áreas para domínio público (municipal). Porém, não se referem os equipamentos a instalar. Ora, de há muito pensamos que ao menor custo se podia instalar naquele espaço um auditório-anfiteatro, ao ar livre, onde as crianças,os jovens, os adultos e os idosos possam estar, sobre o rio, ou a ver um qualquer espectáculo.
Clique nas imagens para ampliar

AINDA A URBANIZAÇÃO NOS TERRENOS DO IHRU





























As imagems em cima demonstram as características do terreno (em declive) frente à urbanização já existente (em socalcos).

Parece-nos de todo razoável que seja adoptada o princípio aplicado há mais de vinte anos para a urbanização a Poente (CHELAG). Se assim for, ganham a paisagem e os moradores...e os futuros habitantes.

QUINTA-FEIRA DE ASCENSÃO OU DIA DA ESPIGA


Recordar, mesmo que de forma simbólica, comprando um arranjo floral com a espiga, o ramo de oliveira, e as flores campestres.
A comerciante da praça de Paço de Arcos trouxe a espiga da zona de Torres Vedras. Não há muito, era possível colhê-las aqui bem perto. Por ora restam os mal-me-queres brancos e as efémeras papoulas vermelhas.
Das seares ondulantes restam recordações.

CASAS NAS IMEDIAÇÕES DO TERRENO DO IHRU
















...
As casas em cima estão situadas na Rua Pêro de Alenquer e, como podemos observar, encontram-se a uma cota que respeita o declive do terreno e as casas que se encontram no lado superior da rua. Neste caso, promotor e regulador (CMO) tiveram em atenção a integração num espaço previamente urbanizado.
Porquê então a frente de 9,5m no projecto de urbanização do IRU previsto para a Rua Pêro de Alenquer.
Esperamos todos que a razoabilidade das propostas do grupo de moradores, recentemente divulgada e apoiada por esta Associação, venham a ser consideradas pela CMO.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

PERCURSOS PEDONAIS NOS TERRENOS DO INSTITUTO DA HABITAÇÃO E REABILITAÇÃO URBANA

















































As imagens em cima provam a utilização durante mais de vinte anos (tempo de existência do bairro da Cooperativa CHELAG) de percursos que foram adaptados pelos moradores nas suas deslocações pedestres a Caxias. Também são visíveis nas imagens vestígios claros de caminhos rurais ancestrais.
Estes ou outros caminhos devem ser tidos em consideração pelos promotores e pela CMO a quem compete atender ao uso costumeiro e às necessidades práticas de dos moradores.
A Associação de Moradores tudo fará para que, a par das reivindicações já divulgadas por um grupo de moradores, com quem nos solidarizamos, sejam tidas em consideração aspectos como:
ACESSOS PEDONAIS (eficazes) À RUA VASCO DA GAMA
ESPAÇO PÚBLICO AMPLO E ABERTO AO TEJO
DEFINIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS A INSTALAR
Nota: Iremos publicar em futuros postes imagens alusivas ao espaço e que traduzam a preocupação dos moradores.

HORTAS NO VALE DA TERRUGEM

Clique em cima para ampliar

Aqui mesmo perto de nós, em pleno vale da Terrugem, quase a entrar pelas nossas casas adentro alguns munícipes, resistentes, combatem a crise de enxada em riste.
Na nossa soberba "modernista" deixámos até de olhar para o campo humanizado. Mas somos humanistas e ecologistas como convém. Confundimos ruralidade com rusticidade, produção com importação. Mas se até na Província só restam os velhos! Tempos virão (ou já chegaram) que demonstrarão que não só é possível como necessário inverter a marcha para o abismo.
Pois é - dirão alguns, eu cá quando vejo uma enxada ponho-me logo a cavar! Sinais dos tempos - dirão outros.

ROTUNDA NA TERRUGEM DE BAIXO

...















Clique nas imagens para ampliar
...
Acaba no dia 26 deste mês o prazo para que esteja terminado o arranjo paisagístico da rotunda situada na Avenida Salvador Allende .
Esta obra está cargo de uma empresa privada, cujo dono de obra mencionado na placa instalada no local será o proprietário do Hotel junto à marginal. A CMO é também o fiscal de obra através do Serviço de Espaços Verdes.
...

FEIRA DO LIVRO DE PAÇO DE ARCOS

...
"23 de Maio a 7 de Junho no Jardim Municipal.Com a presença de Editores e Livreiros e actividades durante os dias de Feira

23/5 Inauguração com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Paço de Arcos às 12.00
24/5 Sessão de Autógrafos com o General Loureiro dos Santos às 16.00

29/5 Concerto do Coro da Ermida às 21.00

31/5 Actividades todo o dia dedicadas ao Dia Mundial da Criança (Ateliers de Olaria e Pintura, Leitura de contos, malabaristas, etc.) e conferencia sobre "Bulling! com a presença de uma psicóloga.

Com emissões em directo do local com a Rádio Miramar."
...
Com os agradecimentos ao Blogue Oeiras Local

terça-feira, 19 de maio de 2009

URBANIZAÇÃO EM TERRENOS DO IHRU NO ALTO DO LAGOAL

Na sequência do post anterior, recebemos da signatária, nossa vizinha, o documento circular que publicamos a seguir:

"Entregue Petição e
Marcada Reunião com Director Municipal de Urbanismo

Conforme o previsto, no passado dia 18 do corrente mês, procedeu-se à entrega na Câmara Municipal de Oeiras e na Assembleia Municipal da Petição de moradores requerendo a atenção destas entidades para os problemas que a urbanização prevista para o terreno adjacente à Rua Bartolomeu Dias vem colocar aos residentes do Alto do Lagoal.
Nesta Petição, subscrita por 134 pessoas, requer-se aos órgãos autárquicos a tomada de medidas que minimizem o impacto das edificações previstas que, designadamente:

· Seja o número de lotes previsto reduzido para um máximo de 25;

· Seja a construção acima da cota do passeio reduzida para uma altura máxima não superior a 5 metros, equacionando-se ainda a construção de terraços em vez de telhados;

· Seja o número de lugares destinados ao estacionamento exterior de viaturas automóveis aumentado para 45, em vez dos 33 previstos, ponderando-se o estacionamento em espinha - tal como se verifica no lado oposto da Rua Bartolomeu Dias – mantendo-se a largura prevista para os passeios de 2,25 metros;

· Que a distância entre o muro junto aos lotes que confinam com a R. Bartolomeu Dias, e o limite do espaço destinado à construção das moradias, diste entre si pelo menos 10 metros.

Após a entrega do documento na Assembleia Municipal, e no período reservado a intervenção do público, um representante deste grupo de moradores e outro da Associação de Moradores usaram da palavra para solicitar aos eleitos de todas as forças políticas ali presentes a melhor consideração para as nossas preocupações, e para a necessidade de se salvaguarda do direito de todos pudermos continuar a viver nesta zona com a qualidade de vida a que nos habituámos e nos consideramos com direito.

Na sequência destas intervenções, o Vice-Presidente da Câmara propôs-se interceder junto do Director Municipal de Planeamento Urbanístico para que, com a urgência possível, nos seja marcada uma reunião com o propósito de se analisar a possibilidade de no projecto de urbanização serem contempladas as nossas preocupações.

As diligências a que posteriormente procedemos permitiram já confirmar a realização da reunião, que ficou marcada para o próximo dia 28, pelas 15h30.


Apesar de ter tido a iniciativa de mobilização para o problema, este grupo de moradores não quer e não deseja ter o protagonismo ou deter a exclusividade das propostas para as possíveis soluções. E entendendo que para a obtenção dos objectivos que todos pretendemos será mais conveniente e eficaz a conjugação de esforços das diferentes organizações que de alguma forma têm interesse nesta questão, solicitámos à Direcção da Chelag, à Associação de Moradores, à Associação ‘Salvem Caxias’ e à Junta de Freguesia de Caxias que conjuguem esforços para, em conjunto, participarem na referida reunião com o Vice-Presidente da Câmara e o Director de Planeamento e Urbanismo.

Entretanto, e apesar de a Petição já ter sido entregue, consideramos favorável prosseguir com a recolha de assinaturas, que posteriormente serão juntas ao processo. Deste modo, estaremos a dar mais força ao movimento iniciado e a favorecer a possibilidade de o concluirmos com o sucesso que todos desejamos.

A bem de Caxias e do Alto do Lagoal colabore, dando as suas sugestões e assinando a Petição.

Caxias. Maio de 2009
Pl’ O Grupo de Moradores


(Teresa Castelo-Branco)
Rua Bartolomeu Dias, 60"

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE OEIRAS E URBANIZAÇÃO DOS TERRENOS DO IRU (EX-INH)

Clique em cima para ampliar

Abaixo-assinado promovido por moradores da Rua Bartolomeu Dias e Alto do Lagoal, já entregue pelos promotores deste documento na Câmara Municipal, ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Caxias e a todos os deputados presentes da Assembleia Municipal em 18.05.2009.

...
Nota: No final da Sessão, um morador da Rua Bartolomeu Dias tomou a palavra para manifestar a grande apreensão de todos em face da frente em altura das moradias planeadas para esta rua.
De seguida um representante da Associação manifestou solidariedade para com os moradores e realçou aspectos relacionados com a necessidade do reforço e eficácia dos percursos pedonais (uso costumeiro) a implementar, do espaço destinado ao domínio municipal e público e do equipamentos a instalar (referenciados de modo impreciso na planta consultada).
O Sr.Vice-Presidente da CMO sugeriu a marcação de uma reunião com a Sr.ª Directora da Direcção de Planeamento Municipal a fim de se procurar um solução equilibrada e que responda também às necessidades dos bairros limítrofes
Sobre este assunto ver AQUI

A REAL QUINTA DE CAXIAS E O SEU ABASTECIMENTO AUTÓNOMO DE ÁGUA

Para ampliar clique em cima
...
Para ver a carta da AMALVT que justificou a resposta em cima clique AQUI

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Coro com 500 crianças protagoniza “Cantar Oeiras”



"Um coro de 500 pequenos cantores protagoniza a iniciativa “Cantar Oeiras”, no dia 23 de Maio (Sábado), às 16H00, no Anfiteatro do Parque dos Poetas, em Oeiras. Trata-se de um espectáculo musical no qual serão cantadas e tocadas músicas bem conhecidas do público além de alguns originais, da autoria de professores e de alunos das escolas do Concelho de Oeiras. Refira-se que as crianças são alunas, desde o pré-escolar ao 3º Ciclo, dos diversos Agrupamentos Escolares locais.
Esta iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras, inserida no âmbito das comemorações dos 250 Anos da elevação de Oeiras a Concelho, tem por objectivo promover as relações inter-pessoais entre os alunos e os professores e fomentar o envolvimento do público nas actividades escolares. Pretende, ainda, contribuir para a dinamização do Parque dos Poetas"


Informação prestada no sítio da CMO

sábado, 16 de maio de 2009

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE OEIRAS E URBANIZAÇÃO DOS TERRENOS DO INU (EX-INH)

Recebemos de vizinhos, devidamente identificados, o documento em baixo que passamos a divulgar.
...
"LOTEAMENTO NA RUA BARTOLOMEU DIAS


Caro Vizinho,

Como já verificou, está em estudo um projecto de construção de 28 lotes de terreno (30 fogos) na Rua Bartolomeu Dias.
Quem estiver interessado poderá dirigir-se à Câmara Municipal de Oeiras e pedir para ver o procº 5464/89 - Divisão de Planeamento – responsável Arqª. Ana Palha.

O processo não foi ainda aprovado, e a altura dos lotes prevista é de 9,5 mts. acima do passeio, iremos ficar com uma parede em frente de nossas casas com se fosse um “muro de uma prisão”.
Relativamente ao estacionamento já é difícil estacionar nesta Rua como irá ser depois? Estão previstos dois estacionamentos dentro dos próprios lotes, mas como podemos ver tanto na R. Pero de Alenquer, como na Rua dos Cedros, em que existem também parqueamentos individuais apenas 10% dos mesmos ou menos são utilizados, poderíamos talvez forçar a que do lado do loteamento houvesse um parqueamento em espinha como existe no nosso lado.
Foram solicitadas cópias de uma planta e das condições técnicas, que assim que estiverem prontas ser-lhe-ão colocadas na caixa do correio. No entanto, e enquanto as cópias não estão prontas, (demoram 15 dias úteis) poderá sempre consultar o processo na CMO.

Um grupo de moradores foi à Assembleia de Freguesia no passado dia 29 de Abril e solicitou ao Presidente da Junta que se inteirasse do Projecto, soubemos ainda que este teria uma reunião com a Arqª Ana Palha no dia 5 de Maio.

Esteja interessado!
É uma parte da qualidade de vida do nosso bairro que está em causa!

Participe na próxima Assembleia Municipal a realizar no dia 18 de Maio pelas 15 H no Edifício da Biblioteca Municipal, o público tem direito à palavra por volta da 18H (quem puder, deverá estar às 15 H) BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OEIRAS Av. Francisco Sá Carneiro, 17 - Urb. Moinho das Antas – Oeiras - 214 406 340/ 34/ 35.

Faça perguntas, pedidos de esclarecimento, tire dúvidas. PARTICIPE!!!"

quinta-feira, 14 de maio de 2009

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

(Imagem recolhida no sítio da CMO)
...
Museu da Pólvora Negra assinala Dia Internacional dos Museus

Para ver programas em Oeiras, Cascais e Lisboa clique em Espaço e Memória*`

Com os nossos agradecimentos ao Blogue Espaço e Memória e ao José António

terça-feira, 12 de maio de 2009

FUNDAÇÃO MARQUÊS DE POMBAL




Anúncio recolhido do Blogue Oeiras Local, a quem agradecemos a gentileza

domingo, 10 de maio de 2009

RIBEIRA DE PORTO SALVO

(Fotografia de FL)

"Discussão Pública de alteração de loteamento em Paço de Arcos

A partir do dia 4 de Maio de 2009 e pelo prazo de 15 dias, vai decorrer a consulta pública referente ao Pedido de Alteração do Projecto de Loteamento (P.º 8407/98), em Paço de Arcos, titulado por Pimenta & Rendeiro – Urbanizações e Construções, S.A.Conforme o Edital 243/2009, a consulta do processo, para efeito de eventuais observações ou sugestões, poderá ser realizada naquele prazo, todos os dias úteis, no período compreendido entre as 8:30 - 17:30 horas, na Divisão de Atendimento e Apoio Administrativo da Câmara Municipal de Oeiras."*

*Informação obtida no Blogue Oeiras 21

Para mais informações sobre este assunto ver artigo do DN .

sábado, 9 de maio de 2009

Antenas de Telemóvel retiradas da Escola Básica Dr. Joaquim de Barros em Paço d'Arcos

Antes e depois


"Aparentemente, o bom senso de alguém foi suficiente para levar as empresas da rede móvel a retirar estas 3 antenas que NUNCA deveriam ter sido instaladas num local tão sagrado como aquele onde é suposto que as crianças cresçam e se desenvolvam em segurança.É bom saber que estas antenas podem ser removidas e sempre que tal acontece, é um motivo de ânimo para todos aqueles que lutam pela sua segurança que se encontra assombrada por estes pesadelos metálicos que alguém decidiu semear bem perto de nós.Gostava de saber que medidas foram tomadas para remover este triste episódio nesta escola. Se alguém souber, escrevam para este blog ou simplesmente por mail.Já agora, se tiverem autonomia para continuar com esta cruzada, não se esqueçam que têm uma antena mesmo ao lado da escola na Rua Miguel Pinhanços N.º 9.
Publicada por AntenasNao em
22:50 0 comentários Hiperligações para esta mensagem"

Como se vê é possível tornar reversível a instalação de antenas. Moradores do Alto do Lagoal persistem na sua luta de contestação à instalação de uma antena da vodafone, na Rua dos Cedros, iniciada há algum tempo atrás.


Com os nossos agradecimentos ao blogue http://antenasaquinao.blogspot.com/

A Evolução de Darwin

Clique em cima para abrir

clique em cima para abrir

Esta actividade destina-se exclusi
vamente a associados e seus familiares*.

*Pode facilmente fazer-se sócio, contactando para: rui.lemos@netcabo.pt ou espacoememoria@gmail.com

"imagem à cabeça: captura de écran do site da Fundação Calouste Gulbenkian, a quem agradecemos."
Publicada por José António às 19:57:00 no Blogue Espaço e Medmória Associação Cultural de Oeiras