para os que regressam a cada natal

 



No primeiro canto dispôs as pinhas, soltaram-se três pinhões e um pedaço de resina. No segundo colocou as estrelas de madeira e as latas de tinta. No terceiro, os pincéis e a cola. No quarto, quinto e sexto canto, alinhou as figuras de barro, o moinho, o lago dos patos. Os papéis de seda, as missangas e as penas, foram guardados dentro de uma caixa, pois não sabia o que fazer com eles. E escutou o silêncio da casa.

É um ritual esta espera, antes do burburinho, da confusão da família. Atardava-se o dia e a claridade lá fora esfriava os vidros das janelas e ele assentiu na eternidade que alguns escassos momentos adquirem, na capacidade que conquistara para alterar a composição do tempo. Pudessem todas as horas ser assim. 

Decorou a árvore, pintou as estrelas, espalhou as figurinhas de barro, construiu uma gruta, aconchegou o menino nas palhas ao lado da mãe, ajeitou-lhe o manto e disse-lhe, avé maria.

Por fim, acendeu as velas, ligou as luzes e sentou-se no canto mais quente da sala com uma chávena de café na mão, a saborear, a música baixinho e uma almofada. A caixa das missangas e dos papéis de seda começou a abanar, um ruído seco, qualquer coisa a bater. Levantou-se curioso e abriu a tampa. Da caixa vazia saltou um pássaro, bateu as asas a aprender o equilíbrio das penas, abriu e fechou o bico dourado, os olhos brilhantes de missangas e pérolas. Esvoaçou pela casa, rasou os livros, os quadros, deu cambalhotas, fez tombar o açucareiro. E ele parado segurando a caixa e a tampa, e o pássaro pousou-lhe no ombro e deu-lhe uma bicadinha na orelha.

No presépio o menino riu-se, dobrou o riso e o pássaro cantou.


dezembro 2023





 

5 comentários:

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA

Minha Querida,
Um Santo Natal e um Ano Novo Feliz!

Um grande beijo

Jaime Latino Ferreira
Estoril, 24 de Dezembro de 2023

Maria João Brito de Sousa disse...

Que belo conto!

Feliz Natal, Manuela.

Um forte abraço!

Rogério V. Pereira disse...

Vens
Vais
Fica a memória
Das tuas coloridas palavras

Tudo de bom

Abraço

Graça Pires disse...

Deste maravilhoso texto, fico com o silêncio da casa e com a caixa das missangas de onde saiu o pássaro a quem cobiço as asas.
Que saudades de a encontrar aqui, minha Amiga Manuela.
Tudo de bom.
Um ano de 2024 cheio de amor, saúde e conforto. E que haja paz no mundo.
Um beijo.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Felis Ano Novo - amiga